Buscar

571254

Prévia do material em texto

1a SÉRIE
Aula 6 – 3º bimestre
Etapa Ensino Médio
Filosofia
A autonomia no Estado
A autonomia do indivíduo frente ao poder do Estado.
Analisar as relações de poder entre Estado e indivíduo.
Discutir a importância do equilíbrio entre disciplina e liberdade para a existência e a manutenção da autonomia.
Analisar a produção da filosofia, de forma a construir reflexão consistente e embasada sobre o tema.
Conteúdo
Objetivos
(EM13CHS206) Analisar a ocupação humana e a produção do espaço em diferentes tempos, aplicando os princípios de localização, distribuição, ordem, extensão, conexão, arranjos, casualidade, entre outros que contribuem para o raciocínio geográfico. processos e às possíveis relações entre eles.
Para começar: 3 min. Foco no conteúdo: 14 min. Na prática: 6 min. Na prática – correção: 5 min. Aplicando: 5 min. O que aprendemos hoje: 2 min.
Leia e reflita
Como habitantes e cidadãos de um Estado, nossas liberdades não são ilimitadas: as leis definem quais liberdades temos ou não, e de que modo devemos exercê-las em um território. Assim, por meio das leis, são criados os direitos que garantem e protegem as liberdades correspondentes. Por exemplo, as liberdades econômicas são reguladas por várias leis e através de vários direitos: de propriedade, trabalhistas, tributárias… (Fonte: Politize!)
Barbara Pozzi/Giphy 
Para começar
Vire e converse
Disciplina é liberdade
Essa assertiva é bastante utilizada em diversos contextos, inclusive citada em um verso de uma letra de música. Discuta com seus colegas de que música se trata e interpretem sua mensagem a partir do excerto e do GIF do slide Para começar.
Jon Frickey/Giphy 
Na prática
Correção
A música é “Há tempos”, que faz parte do álbum As quatro estações, da banda de rock Legião Urbana. Contudo, pode ser que outras músicas tragam a citação. 
Ao dizer que disciplina é liberdade, compreende-se que existem momentos, lugares, leis, entre outros fatores, que precisam ser considerados na tomada de decisões, planejamentos para futuro próximo e de longo prazo etc. Enfim, tomar as rédeas do próprio destino e, em conjunto com os demais, dos rumos da sociedade como um todo. Existe um equilíbrio importante entre os dois termos que os alimenta e retroalimenta.
Na prática
De acordo com o que você leu e refletiu no Para começar e respondeu no Na prática, a presença do Estado e a autonomia do indivíduo frente ao seu poder existe justamente porque o Estado determina limites. É um paradoxo, porque, se todos fossem livres para fazer o que quisessem, sem um Estado para regular suas ações, não existiria efetivamente uma sociedade livre. Por outro lado, se o Estado fosse autoritário, se constituiria uma ditadura. Portanto, é questão de equilíbrio: um Estado para garantir liberdades por meio de leis, que também impõem deveres, mas que precisa ser vigiado pelos indivíduos para não se tornar ditatorial.
Mensagens 10 
Foco no conteúdo
Michel Foucault (1926-1984) foi um filósofo francês do século XX que explorou a biopolítica em várias de suas obras, como Vigiar e punir e O nascimento da biopolítica, nas quais examinou as relações entre poder, conhecimento e práticas de governança em sociedades modernas.
Na biopolítica, o poder opera por meio da gestão da vida, da saúde, da reprodução, com o objetivo de maximizar a vida útil e a produtividade da população como um todo. Seu poder se constitui por meio de tecnologias de vigilância, sistemas de classificação e normalização, utilização do conhecimento científico e estatístico para regular a vida em sociedade.
O biopoder
Foco no conteúdo
A biopolítica emerge no século XVIII, quando surgem práticas e instituições destinadas a regular e controlar a vida coletiva por meio de medidas de higiene pública, vigilância sanitária, “docilização” dos corpos em instituições escolares e hospitalares, bem como a intervenção do Estado na economia e na política demográfica. A biopolítica se ocupa da gestão e do controle dos processos vitais da vida humana em nível populacional, diferentemente do poder disciplinar, que atua sobre os indivíduos.
A biopolítica da população, que age sobre a espécie humana, sobre o corpo como espécie, com o objetivo de assegurar sua existência. Questões como as do nascimento e da mortalidade, do nível de vida e da duração da vida estão ligadas não apenas a um poder disciplinar, mas a um tipo de poder que se exerce no âmbito da espécie, da população, com o objetivo de gerir a vida do corpo social. (FOUCAULT, 2015, p. 29)
Foco no conteúdo
Por meio do conceito de governamentalidade, que se refere às técnicas e às estratégias de governo utilizadas na biopolítica, Foucault discute o governo da população, cujo intuito é a otimização e a regulação de processos vitais, econômicos e sociais para alcançar objetivos políticos, econômicos e ideológicos específicos.
Por esta palavra, “governamentalidade”, entendo o conjunto constituído pelas instituições, os procedimentos, análises e reflexões, os cálculos e as táticas que permitem exercer essa forma bem específica, embora muito complexa, de poder que tem por alvo principal a população, por principal forma de saber a economia política e por instrumento técnico essencial os dispositivos de segurança. (FOUCAULT, 2015, p. 143-144)
Foco no conteúdo
Certo é certo
UNICAMP 2023 – De que se trata essa biopolítica, esse biopoder? A nova tecnologia do poder que se instala se dirige à multiplicidade dos homens, não na medida em que eles se resumem em corpos, mas na medida em que ela forma, ao contrário, uma massa global, afetada por processos de conjunto que são próprios da vida, que são processos como o nascimento, a morte, a produção, a doença etc. É com o nascimento da biopolítica que se lança mão da medição estatística desses fenômenos para fins de regulamentação e de intervenção. Um novo tipo de poder que consiste em fazer viver e em deixar morrer. (Adaptado de: FOUCAULT, Michel.
Em defesa da sociedade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010, p. 204)
Na prática
Como tecnologia de poder, a biopolítica se inscreve no corpo: 
do indivíduo como problema existencial.
da família como problema reprodutivo.
da escola como problema disciplinar.
da população como problema político.
Certo é certo
Na prática
Como tecnologia de poder, a biopolítica se inscreve no corpo: 
do indivíduo como problema existencial.
da família como problema reprodutivo.
da escola como problema disciplinar.
da população como problema político.
Certo é certo
Correção
Na prática
Dica: o manifesto pode concluir “que é possível”, “não é possível” ou “é possível em termos” estabelecer tal equilíbrio, de acordo com as conclusões do grupo.
Arremate
Redija com seus colegas um breve manifesto em que procurem estabelecer equilíbrio entre a assertiva disciplina é liberdade e o conceito de biopolítica de Michel Foucault. 
Uma vez pronto, publique o manifesto em suas redes sociais com #CurrículoEmAção
Aplicando
Paradoxalmente, o Estado propicia e restringe autonomia aos indivíduos por meio de legislação;
A biopolítica se ocupa da sociedade como um todo, diferentemente do poder disciplinar, que se ocupa dos indivíduos;
A reflexão filosófica pode indicar caminhos para equilibrar disciplina e liberdade, autonomia e governamentalidade.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 97736
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/
15
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução: Leda Beck. Consultoria e revisão técnica: Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. 2. ed. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: etapa ensino médio. Organização: Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica:União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020
SÃO PAULO (Estado). Currículo em Ação. Caderno do Professor. Primeira Série, volume 2, 3º bimestre (Filosofia), p. 192-200.
Slides 8 e 9 – FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução de Roberto Machado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slides 2 e 14 – Marcelo Ortega/@ortega_alemao
Slide 3 – https://www.politize.com.br/liberdade-politica-temos-autonomia-para-agir/ 
Slide 3 – Barbara Pozzi/Giphy yWst2LzUv6mtIMx0Ib
Slide 4 – Jon Frickey/Giphy l0NgQIwNvU9AUuaY0
Slide 6 – Mensagens 10 - https://cutt.ly/LwlU1bTI 
Referências
Material 
Digital

Continue navegando