Buscar

584052

Prévia do material em texto

Etapa Ensino Fundamental
Anos Finais
Transformações econômicas no Brasil nos anos 1990
9º ANO
Aula 13 – 4º Bimestre
HISTÓRIA
(EF09HI27) Relacionar aspectos das mudanças econômicas, culturais, sociais e tecnológicas ocorridas no Brasil a partir da década de 1990 ao papel do País no cenário internacional na era da globalização.
Para começar: 5 minutos
Foco no Conteúdo: 20 minutos 
Na prática: 5 minutos
Aplicando: 10 minutos
Abertura econômica e globalização;
As implicações da abertura econômica;
Planos econômicos e inflação no Brasil. 
Identificar o significado da abertura econômica e analisar os seus efeitos;
Explorar os esforços dos governos Sarney e Collor para combater a inflação por meio de planos econômicos;
Reconhecer os objetivos dos planos, como quebrar o ciclo inflacionário e acabar com a correção monetária.
Conteúdo
Objetivos
Para verificar se você compreendeu o que aprendemos nas aulas anteriores sobre a Globalização, levante a mão se quiser responder: 
O que é Globalização?
Para começar
O que é Globalização?
RESPOSTA ESPERADA:
Globalização é um termo que se refere à conexão entre diferentes países. É como se o mundo tivesse se tornado “menor”, porque as pessoas, os produtos, o dinheiro e até mesmo as informações passaram a circular mais rapidamente entre as nações. Isso aconteceu graças aos avanços tecnológicos nos transportes e nas comunicações. Pense na globalização como uma grande teia que conecta as nações, permitindo que elas trabalhem juntas, troquem coisas e influenciem umas às outras de maneira mais intensa.
Correção
Para começar
Abertura econômica 
Abertura econômica é um processo no qual um país reduz as barreiras comerciais que limitam o comércio com outras nações. Isso significa que o país passa a permitir a entrada de produtos estrangeiros em seu mercado, e seus produtos podem ser vendidos em outros lugares do mundo. Imagine que antes as fronteiras para o comércio eram como paredes altas, mas, com a abertura econômica, essas paredes diminuíram, permitindo que as trocas comerciais acontecessem com mais facilidade.
Containers com mercadorias vindas do mundo inteiro no Porto de Santos – SP
Foco no conteúdo
A década de 1990 e a abertura econômica
Na década de 1990, o Brasil estava passando por um momento econômico desafiador, após anos de inflação alta e problemas econômicos. As décadas de 1980 e 1990 foram marcadas por uma instabilidade econômica que afetou a vida das pessoas em todo o país. A inflação estava muito alta, o que significa que os preços dos produtos subiam rapidamente, dificultando o planejamento financeiro das pessoas e a compra do que era necessário. 
Os remarcadores de preços eram funcionários dos supermercados encarregados de colar etiquetas com novos preços
Foco no conteúdo
Nesse contexto, a abertura econômica foi adotada como estratégia no Brasil. O país adotou medidas como a redução de tarifas de importação, que são impostos sobre produtos advindos de outros países. Essa redução facilitou a entrada de produtos estrangeiros no mercado brasileiro. 
Proibidas desde 1976, as importações de automóveis foram liberadas pelo governo Collor no dia 9 de maio de 1990. O Mercedes 300E foi o primeiro carro importado após o plano Collor
Foco no conteúdo
O congelamento de preços 
Diversas estratégias foram adotadas para tentar estabilizar a economia. O congelamento de preços foi uma dessas estratégias. Alguns produtos não puderam ter seus preços aumentados durante um tempo. Isso ajudou a controlar a inflação, mas também trouxe desafios, já que, em alguns casos, determinados produtos passaram a sumir das prateleiras por não ser mais vantajoso vendê-los.
O congelamento de preços levou o governo federal a mandar a polícia federal confiscar o boi no pasto para suprir a falta de carne nos açougues
Foco no conteúdo
Privatização 
A privatização de empresas estatais foi outra estratégia adotada, ou seja, algumas empresas que eram administradas pelo governo passaram a ser controladas por empresas privadas. Essas ações impactaram a economia de diferentes maneiras. No entanto, também geraram debates sobre os efeitos dessas mudanças na sociedade e na distribuição de renda no país.
Protesto em 1993 contra a privatização da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN)
Foco no conteúdo
Os planos econômicos
Para resolver o problema da inflação, os governos Sarney e Collor criaram diferentes planos econômicos. Esses planos tinham dois objetivos principais: o primeiro era quebrar o ciclo da inflação inercial, ou seja, fazer com que os preços não subissem descontroladamente todos os meses. E o segundo era acabar com a chamada correção monetária ou indexação. Isso era uma forma de ajustar os preços de acordo com a inflação passada, o que parecia resolver o problema em curto prazo. Os primeiros seis planos que foram criados até ajudaram por um tempo, mas a inflação acabava voltando. 
O Cruzeiro era a moeda usada até 1986
Foco no conteúdo
O governo Sarney
Durante o governo Sarney foram criados 
quatro planos econômicos e duas novas moedas. 
Plano Cruzado
Lançado em fevereiro de 1986 pelo então presidente José Sarney. Ele congelou os preços de todos os produtos. Também foi criada uma moeda nova, o Cruzado, que retirava três zeros em relação à moeda anterior, o Cruzeiro. 
Aviso sobre a conversão de preços na entrada do supermercado
Foco no conteúdo
Isso fez com que os salários das pessoas tivessem maior poder de compra por um tempo. No começo, muitos gostaram do plano e ajudaram a verificar se os preços estavam sendo respeitados. Porém, o congelamento dos preços fez com que as pessoas consumissem mais, o que causou alguns problemas. Os produtos começaram a faltar nas lojas, e o governo teve que tomar medidas como confiscar bois dos pastos para garantir o fornecimento de carne.
Supermercado interditado por estar praticando preço acima do autorizado na época do congelamento de preços
Foco no conteúdo
Plano Cruzado 2
Em novembro de 1986, um novo plano foi lançado para resolver a falta de produtos causada pelo congelamento de preços. Este plano focou o controle do consumo e a resolução de problemas financeiros do governo, aumentando tarifas e impostos. Isso fez os preços de vários itens subirem muito, como carros (80%), combustíveis (60%) e energia elétrica (35%).
Nota de 1000 cruzados, com efígie de Machado de Assis
Foco no conteúdo
Plano Bresser
Em junho de 1987, com Bresser Pereira como responsável pelo ministério da Fazenda, um novo plano foi lançado. Esse plano congelou os preços novamente, mas desta vez por três meses. Uma medida que garantia aumentos de salários quando a inflação chegasse a 20% foi extinta. Além disso, a moeda do país perdeu valor, cerca de 10%. No final do ano, a inflação chegou a 363%.
Foco no conteúdo
Plano Verão
Em janeiro de 1989, foi lançado um novo plano econômico que congelou os preços mais uma vez durante o governo de Sarney, substituiu a moeda Cruzado pelo Cruzado Novo (1.000 cruzados passaram a valer 1 cruzado novo) e aumentou os juros. Embora tenha prometido acabar com a correção monetária, os preços foram aos poucos descongelados, a inflação voltou e a prática de ajustar os preços pela inflação retornou. No final do ano, a inflação chegou a 1.972%.
Preços na conversão do Cruzado para o Cruzado Novo
Foco no conteúdo
Governo Collor
Durante o governo Collor, foram criados dois planos econômicos e uma nova moeda. 
Plano Brasil Novo (ou Plano Collor)
No dia seguinte à sua posse, em 1990, o primeiro presidente eleito pelo voto direto lançou um plano econômico. Nesse plano, a moeda foi trocada novamente e voltou a se chamar Cruzeiro, sem redução de zeros. 
Assista ao anúncio do confisco das poupanças pelo governo Collor 
Foco no conteúdo
A medida mais importante foi o bloqueio de saques bancários acima de 50 mil cruzados novos, inclusive da poupança, para reduzir a demanda e o consumo. A economia enfrentava problemas de falta de dinheiro, queda na arrecadação;e o aumento das importações causou uma recessão significativa.
Plano Collor 2
Após o primeiro Plano Collor, foi lançado o Plano Collor 2 em janeiro de 1991. Esse plano trouxe novamente o congelamento de preços e a redução dos salários, mas também incluiu medidas para incentivar a produção. 
Foco no conteúdo
Em menos de um mês, empresários e trabalhadores já se mostraram muito insatisfeitos. No final daquele ano, a inflação já havia chegado a 472% e a economia estava parada. No ano seguinte, o presidente sofreu um processo de impeachment e foi substituído pelo seu vice, Itamar Franco.
Fernando Collor deixando a presidência
Foco no conteúdo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Impeachment_de_Fernando_Collor#/media/Ficheiro:Fernando_Collor_deixa_a_presid%C3%AAncia.jpg
Para verificar se você compreendeu o que aprendemos na aula de hoje, escreva uma resposta para o questionamento a seguir:
Quais foram os principais objetivos dos planos econômicos implementados pelos governos Sarney e Collor para combater a inflação?
Todo mundo escreve!
Na prática
Correção
Quais foram os principais objetivos dos planos econômicos implementados pelos governos Sarney e Collor para combater a inflação?
RESPOSTA ESPERADA:
Os planos econômicos do governo Sarney e Collor tinham dois objetivos principais para resolver a inflação. Primeiro, eles queriam conter a alta inflação para que os preços não subissem tanto a cada mês. Segundo, eles tentaram acabar com a correção dos preços causada pela inflação passada, ou seja, quando os preços sobem, porque a inflação aconteceu antes. Mas esses planos não resolveram o problema por muito tempo.
Todo mundo escreve!
Na prática
Partindo do que estudamos na aula de hoje, e considerando os questionamentos a seguir, vire e converse com seu colega:
1. Quais eram os desafios econômicos enfrentados pelo Brasil na década de 1990?
2. Como a abertura econômica foi implementada no Brasil e qual foi seu impacto nas trocas comerciais?
Aplicando
Quais eram os desafios econômicos enfrentados pelo Brasil na década de 1990?
RESPOSTA ESPERADA 
Na década de 1990, o Brasil enfrentava problemas econômicos, incluindo alta inflação e instabilidade financeira, o que afetava o poder de compra das pessoas.
Correção
Aplicando
2. Como a abertura econômica foi implementada no Brasil e qual foi seu impacto nas trocas comerciais?
RESPOSTA ESPERADA 
A abertura econômica reduziu tarifas de importação, permitindo a entrada de produtos estrangeiros no Brasil. Isso trouxe mais opções para os consumidores, entretanto, trouxe também desafios para as empresas nacionais que tiveram que competir com isso.
Correção
Aplicando
Entendemos que a abertura econômica acarretou redução das barreiras comerciais entre nações, permitindo a entrada de produtos estrangeiros no mercado nacional e impulsionando as trocas comerciais;
Identificamos o significado da abertura econômica e analisamos os seus efeitos;
Exploramos os esforços dos governos Sarney e Collor para combater a inflação por meio de planos econômicos;
Reconhecemos os objetivos dos planos econômicos, como quebrar o ciclo inflacionário e acabar com a correção monetária.
O que aprendemos hoje?
Tarefa SP
Localizador: 102001
Professor, para visualizar a tarefa da aula, acesse com seu login: tarefas.cmsp.educacao.sp.gov.br. 
Clique em “Atividades” e, em seguida, em “Modelos”.
Em “Buscar por”, selecione a opção “Localizador”.
Copie o localizador acima e cole no campo de busca.
Clique em “Procurar”. 
Videotutorial: http://tarefasp.educacao.sp.gov.br/.
LEMOV, D. Aula nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018.
LEITÃO, M. A saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda. Editora Intrínseca, 2011.
SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo Paulista: Etapas Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo, 2019.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo em Ação. Coordenadoria Pedagógica – COPED. São Paulo, 2023.
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slides 3 e 4 – https://s1.static.brasilescola.uol.com.br/be/conteudo/images/808fce3c7e28114fbb9f6e560b27c0e9.jpg ; https://kindpng.com/imgv/mbwwow_hands-in-the-air-png-transparent-png/ 
Slide 5 – https://classic.exame.com/wp-content/uploads/2018/11/marcos-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024 
Slide 6 – http://memorialdademocracia.com.br/img/hiperinflacao/luta/remarcador.jpg 
Slide 7 – https://ogimg.infoglobo.com.br/in/3031667-492-519/FT1086A/Mercedes-300-E-primeiro-carro-importado-apos-o-plano-Collor.jpg 
Slide 8 – http://memorialdademocracia.com.br/img/hiperinflacao/gallery/lightbox/02%20-%20Plano%20Cruzado%20II/1.jpg 
Slide 9 – https://i0.wp.com/www.monitordooriente.com/wp-content/uploads/2021/04/trabalho4.png?w=695&quality=75&strip=all&ssl=1 
Slide 10 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzeiro_(1970%E2%80%931986)#/media/Ficheiro:50_Cruzeiros_BRB_de_1985.png 
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 11 – http://memorialdademocracia.com.br/img/hiperinflacao/gallery/lightbox/01%20-%20Plano%20Cruzado/1.jpg 
Slide 12 – https://www.plural.jor.br/wp-content/uploads/2021/06/Plano-cruzado.png 
Slide 13 –https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzado_(moeda_brasileira)#/media/Ficheiro:Brazilian_1000_cruzados_obverse.jpg
Slide 14 – https://images02.brasildefato.com.br/1e1c93b003d9ae82f20bdb59cfd57411.jpeg
Slide 15 – https://veja.abril.com.br/wp-content/uploads/2021/10/AP799375466691.jpg.jpg?quality=70&strip=info
Slide 16 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:An%C3%BAncio_do_confisco_das_poupan%C3%A7as_pelo_governo_Collor.webm 
Slide 18 – https://pt.wikipedia.org/wiki/Impeachment_de_Fernando_Collor#/media/Ficheiro:Fernando_Collor_deixa_a_presid%C3%AAncia.jpg 
Slides 19 e 20 – https://tenor.com/pt-BR/view/cartoon-network-escandalosos-wbb-we-bare-bears-polar-gif-14559881
Slides 21, 22 e 23 – https://www.flaticon.com/free-icon/conversation_179858
Referências
Material 
Digital
image1.png
image8.png
image9.png
image10.png
image2.png
image11.png
image12.jpg
image3.png
image13.jpg
image14.jpg
image15.jpg
image16.jpg
image17.png
image18.png
image19.jpg
image20.png
image21.jpg
image22.jpg
image23.jpg
media1.mp4
image24.png
image25.jpg
image4.png
image26.gif
image5.png
image27.png
image6.png
image28.png
image7.png
image29.png

Continue navegando