Buscar

Proteção de Grupos Vulneráveis

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MODULO 1
1. Estudamos sobre a proteção de grupos vulneráveis no Supremo Tribunal Federal. Sobre o conceito de grupos vulneráveis, assinale a alternativa incorreta:
A) Minorias sociais e políticas, como povos indígenas e homossexuais, podem ser considerados grupos vulneráveis.
B) Maiorias numéricas podem ser consideradas grupos vulneráveis, caso tenham sofrido discriminações históricas, como no caso das mulheres.
C) Não cabe ao Poder Judiciário atuar em favor de grupos vulneráveis, quando isso signifique contrariar a visão das maiorias políticas e sociais.
D) A vulnerabilidade dos povos indígenas decorre da negação histórica de direitos, da perseguição e até mesmo do genocídio, praticado pelo Estado brasileiro contra esses povos ao longo dos séculos.
E) A ideia de discriminação que perpassa o conceito de vulnerabilidade está relacionada à negação de direitos a certas coletividades.
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
Ainda que o Poder Judiciário possa ter limitações em sua capacidade de proteger grupos vulneráveis, sua função é precisamente assegurar-lhes a proteção de seus direitos, ainda que contra os interesses da maioria.
2. Sobre a proteção constitucional aos povos indígenas, assinale a alternativa correta:
A) De acordo com o Supremo Tribunal Federal, a proteção aos povos indígenas busca integrar tais grupos sociais à sociedade em geral, de modo que eles possam incorporar os usos e costumes do restante da sociedade, atingindo um nível de civilidade.
B) A proteção aos povos indígenas é necessária, porque este é um grupo social intelectualmente atrasado e dotado de menor capacidade econômica e técnica.
C) A proteção constitucional aos povos indígenas é uma forma de assegurar-lhes o direito ao reconhecimento, promovendo o respeito ao multiculturalismo e à identidade coletiva desses grupos sociais.
D) O Supremo Tribunal Federal reconhece o direito dos povos indígenas às terras tradicionalmente ocupadas por eles, ainda que os aldeamentos não mais existissem nem ocupassem tais terras à data de promulgação da Constituição de 1988.
E) Nos termos da Constituição Federal, as terras indígenas são bens de propriedade dos povos indígenas.
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
O reconhecimento dos direitos dos povos indígenas consiste em uma forma de proteção do direito à diferença. Não se trata, portanto, de considerar os povos indígenas menos ou mais civilizados nem de reproduzir preconceitos racistas contra esses grupos. Trata-se, sim, de respeitar a diversidade étnico-racial, especialmente (mas não apenas) a partir do reconhecimento de seu direito à terra e de sua relevância na formação nacional.
MODULO 2
1. Sobre a judicialização da desigualdade de gênero no Supremo Tribunal Federal, assinale a alternativa incorreta:
A) O Supremo Tribunal Federal reconheceu, na ADI nº 1.946, que a limitação genérica do teto dos benefícios do regime geral de previdência geraria uma situação de discriminação indireta contra mulheres no mercado de trabalho.
B) O Supremo Tribunal Federal afirmou o direito à interrupção do feto anencéfalo, sem qualquer repercussão penal para a mulher nem para os profissionais de saúde que realizassem o procedimento abortivo.
C) O Plenário do Supremo Tribunal Federal declarou, com efeitos vinculantes, a não recepção da criminalização do aborto pelo Código Penal de 1940 até o terceiro mês de gestação.
D) Apesar de não serem minorias numéricas, as mulheres podem ser consideradas grupos vulneráveis diante da discriminação de gênero histórica a que foram sujeitas.
E) Em julgamento não vinculante proferido em habeas corpus, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal afastou as repercussões penais do aborto realizado em gestante que não havia concluído o primeiro trimestre de gestação.
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
A decisão do Supremo Tribunal Federal, que afastou as consequências penais da interrupção de gestação no primeiro trimestre, foi tomada em caso individual e proferida por órgão fracionário. Portanto, não se trata de decisão vinculante.
2. Sobre a posição adotada pelo Supremo Tribunal Federal nas discussões que envolvem identidade de gênero, assinale a alternativa incorreta:
A) O Supremo Tribunal Federal reconheceu o direito de pessoas transexuais, transgêneros e travestis a alterar seu nome e sexo no registro civil, independentemente de cirurgia ou de ação judicial.
B) O Supremo Tribunal Federal afirmou que o objetivo de promoção de uma sociedade livre de discriminações também implica levar discussões envolvendo a discriminação contra mulheres e contra pessoas LGBT às escolas.
C) O Supremo Tribunal Federal reputou potencialmente lesiva a direitos de crianças e adolescentes a realização de debates envolvendo discriminação de gênero no âmbito das escolas.
D) O Supremo Tribunal Federal considerou que a discriminação contra homossexuais e transexuais pode configurar uma expressão do crime de racismo.
E) O Supremo Tribunal Federal tem contribuído para o avanço de pautas de grupos vulnerabilizados em razão de gênero, como mulheres e pessoas trans.
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
O Supremo Tribunal Federal considerou que a ideia de “ideologia de gênero” é uma distorção do necessário debate acerca da discriminação de gênero e contra pessoas transexuais, transgêneros e travestis nas escolas — razão pela qual declarou a inconstitucionalidade de leis que tentavam impor silêncio sobre o tema.
MODULO 3
1. Sobre a proteção constitucional às pessoas idosas, assinale a alternativa incorreta:
A) A pessoa idosa que não possua meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família tem direito ao benefício mensal de um salário-mínimo.
B) Nos termos do Estatuto do Idoso, considera-se pessoa idosa aquela com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
C) A proteção da pessoa idosa é dever do Estado e da própria pessoa, com exclusão de quaisquer outros.
D) A proteção à pessoa idosa ocorre especialmente no campo das políticas públicas.
E) É constitucional a gratuidade nos transportes públicos, assegurada a pessoas com 65 anos ou mais.
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
De acordo com o art. 230 da Constituição Federal, a proteção da pessoa idosa é dever não apenas do Estado, mas também da sociedade e da família.
2. Sobre os conceitos que envolvem as pessoas idosas e os direitos assegurados a elas, assinale a alternativa correta:
A) A pessoa idosa não goza de direitos específicos na Constituição.
B) Diferentemente do que ocorre com relação a outros grupos sociais, a Fazenda Pública deve pagar, de imediato, as condenações judiciais realizadas em favor da pessoa idosa.
C) A vulnerabilidade da pessoa idosa decorre de sua idade avançada, fragilidade de saúde e dificuldade de inserção em diversos espaços sociais.
D) O Poder Judiciário, em geral, e o Supremo Tribunal Federal, em específico, são os principais promotores dos direitos da pessoa idosa.
E) Idoso é um conceito jurídico indeterminado, que admite diferentes conformações pelo legislador, desde que não ultrapassem os sentidos mínimos do termo.
Comentário
Parabéns! A alternativa "C" está correta.
A vulnerabilidade a que se sujeita a pessoa idosa diferencia-se, por vezes, daquela que atinge outros grupos sociais. Enquanto indígenas, negros e mulheres sofrem discriminações estruturais ao longo de sua vida, as pessoas idosas encontram-se vulnerabilizadas especialmente em razão da dificuldade de exercerem sua autodeterminação por motivos de saúde e de idade avançada, o que também atinge o gozo de seus direitos em outros espaços.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais