Buscar

Semana 2 - Atividade Avaliativa - Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 2 - Atividade Avaliativa - Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica
PERGUNTA 1
1. De acordo com Cury (2002), a educação básica é o mínimo imprescindível para a constituição do ser humano, para a formação do cidadão e para o desenvolvimento das habilidades mínimas necessárias para a entrada do profissional no mundo do trabalho.
CURY, C. R. J. A Educação no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200, 2002.
Sobre a educação básica, assinale a alternativa correta.
	
	a.
	A educação superior faz parte da educação básica, pois oportuniza o trabalho, qualifica os trabalhadores com a formação crítica.
	
	b.
	A educação básica aceita o modo elitista seletivo de se fazer educação, por isso é destinada apenas àqueles que possuem os requisitos mínimos.
	
	c.
	As instituições federais não oferecem os níveis da educação básica, apenas os munícipios são responsáveis por esse nível de ensino.
	
	d.
	As três etapas (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio)  se conjugam e formam um todo, dando o suporte para a participação ativa e crítica dos sujeitos na sociedade.
	
	e.
	Corresponde à educação infantil, ao ensino fundamental, ao ensino médio e à pós-graduação; estas etapas se conjugam e formam um todo, promovendo o direito social à educação.
3,33 pontos   
PERGUNTA 2
1. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Esta etapa contribui no desenvolvimento da criança e pode ser considerada "a base da educação básica" (CURY, 2002, p.170).
CURY, C. R. J. A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 168-200.
Marque o ente federado que deve atender prioritariamente a educação infantil:  
	
	a.
	Territórios.
	
	b.
	Territórios e Estados.
	
	c.
	União
	
	d.
	Municípios.
	
	e.
	Estados.
3,33 pontos   
PERGUNTA 3
1. Por ser um país federativo, a organização do Estado brasileiro possibilita o compartilhamento do poder e a relativa autonomia das circunscrições federadas no que tange às competências típicas de suas iniciativas. A Constituição Federal de 1988 (CF/1988) criou um sistema que reparte competências e atribuições legislativas entre os membros integrantes do sistema federativo. As atribuições são repartidas cooperativamente, tendo em vista uma finalidade comum e um entendimento geral. A CF/1988 não criou um sistema nacional de educação, optando por pluralizar os sistemas de ensino organizando-os de maneira consociativa e articulada com normas e finalidades gerais.
Qual era o objetivo da Constituição Federal de 1988 ao descentralizar o poder dos órgãos governamentais em relação à educação nacional?
	
	a.
	Propiciar uma atuação plural e cooperativa entre os entes federados, criando novos mecanismos de participação social e ampliando o número de sujeitos capazes de tomar decisões.
	
	b.
	Dificultar a efetivação da pluralidade consociativa do Sistema de Organização da Educação Nacional, criando empecilhos para o diálogo e a cooperação dos entes federados.
	
	c.
	Fazer com que as atribuições entre os entes federativos ocorressem de forma hierarquizada e verticalizada, sendo cumpridas as decisões originadas do Governo Federal.
	
	d.
	Executar um sistema dualista no território nacional, de modo que as decisões e as competências sejam centralizadas no Governo Estadual, de forma irrevogável.
	
	e.
	Favorecer a limitação da quantidade de sujeitos políticos tomadores de decisões em questões direcionadas à educação nacional, valendo as decisões da Justiça Federal.
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando

Outros materiais