Buscar

Semana 3 - Atividade Avaliativa - Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Semana 3 - Atividade Avaliativa - Políticas Educacionais e Estrutura e Organização da Educação Básica
PERGUNTA 1
1. O sistema de ensino brasileiro é organizado e estruturado por níveis e modalidades. Essa organização, prevista em lei, permite compreender o processo educacional, respeitando a faixa etária e o desenvolvimento do aluno. Nem todos, porém, têm oportunidade de estudo na época adequada ou demandam atendimentos educacionais especializados. Para isso, as modalidades contemplam esses casos, por meio de uma adaptação curricular que contribua para que o estudante possa alcançar objetivos próprios.
A partir do exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma modalidade de ensino.
	
	a.
	Educação especial.
	
	b.
	Mestrado.
	
	c.
	Cursos de extensão.
	
	d.
	Ensino médio.
	
	e.
	Especialização.
3,33 pontos   
PERGUNTA 2
1. No ano de 1996, a aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) possibilitou ao governo federal induzir a ampliação da oferta de vagas no ensino fundamental, ainda que houvesse a restrição da base de recursos definida na Constituição de 1988. O FUNDEF, nas pesquisas sobre política educacional, é compreendido como indutor da municipalização do ensino contribuindo para a desresponsabilização da União administrativa e financeira no que tange à educação básica.
DUARTE, M. R. T. Regulação sistêmica e política de financiamento da educação básica. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92, p. 821-839, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/pMjZCdXX7bJrMYVX7MqStrz/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2023.
 
Pode-se analisar que o FUNDEF foi o elemento indutor e intensificador da municipalização do ensino, pois:
	
	a.
	Fez com que a União assumisse a incumbência de garantir o acesso ao ensino fundamental, exercendo funções de financiamento, coordenação, supervisão e assessoria técnica às escolas.
	
	b.
	Possibilitou ao governo federal a ampliação do atendimento ao público ao ensino médio, sendo este de responsabilidade dos municípios.
	
	c.
	Criou uma estrutura de poucos incentivos e custos financeiros aos municípios em desequilíbrio com a ampliação das vagas na rede pública de ensino fundamental.
	
	d.
	Favoreceu o equilíbrio dos recursos entre redes estaduais e municipais, referente ao compromisso de ampliar o acesso e de manter o atendimento à educação infantil.
	
	e.
	Contribuiu para que a União tivesse a plena responsabilidade pela ampliação garantia do acesso ao ensino fundamental, sem o compartilhamento de suas atribuições.
3,34 pontos   
PERGUNTA 3
1. O sistema nacional de ensino, a partir de 1988, apresenta inovações na sua estrutura e funcionamento. Complete o texto a seguir com as palavras adequadas. 
 
A organização do sistema nacional de ensino, a partir de 1988, apresenta estrutura ora centralizadora na atribuição de ____________, ora ____________ em relação aos entes federados: Municípios, ____________ e União.
 
Assinale a alternativa que melhor representa a sua escolha: 
	
	a.
	encargos, responsáveis, Países
	
	b.
	proventos, irresponsáveis, Cidades
	
	c.
	funções, descentralizadora, Estados
	
	d.
	financiamentos, centralizadora, Províncias
	
	e.
	empréstimos, centralizadores, Região 
image1.wmf
image2.wmf

Continue navegando