Buscar

Documento 16

Prévia do material em texto

História da literatura Prova Presencial 
Pergunta 1
6 / 6 pts
O movimento classicista em Portugal é o que mais se inspirou na cultura da Antiguidade Clássica Greco-Romana. Este retorno ao modelo da Antiguidade está representado pela figura do poeta Luís Vaz de Camões e por seu poema épico, Os lusíadas, escrito em 1572. 
 
Leia as proposições abaixo sobre esse texto. 
 
I - Escrito no contexto das grandes navegações essa epopeia busca reconstruir a história de Portugal, retomando os episódios mais trágicos e marcantes da formação do império português. 
 
II -Como nas epopeias de Homero e de Virgílio, começa sua narração in media res e centra-se na figura do navegador Vasco da Gama. 
 
III - Estruturalmente, Os lusíadas está dividido em X Cantos, compostos por 1102 estrofes, que totalizam 8816 versos decassílabos, rimados em ABABABCC. 
 
IV - Trata de forma épica que narra a viagem às Índias em busca de uma nova rota marítima e os episódios trágicos da história portuguesa, como a morte de Inês de Castro . 
 
V - apresenta o ecletismo religioso misturando entidades cristãs, como Jesus e a Virgem Maria a deuses pagãos como Baco, Vênus e Netuno. 
 
Estão corretas as proposições. 
 
 I, II, III, e IV 
 apenas a I 
 I e II 
 I, II,III, IV e V 
 I, II e III 
 
Pergunta 2
6 / 6 pts
No final da Idade Média, diante das transformações sociais surge um movimento literário conhecido como Humanismo. Sobre esse movimento é correto afirmar que 
 
 ocorreu apenas na Itália. 
 produziu apenas obras de cunho religioso. 
 voltou-se para os valores antropocêntricos. 
 representou uma volta ao teocentrismo. 
 subordinou-se ao pensamento religioso. 
 
Pergunta 3
6 / 6 pts
Octavio Paz afirma que esse poeta estadunidense [...] é o único grande poeta moderno que não parece sentir contrariedade diante de seu mundo. E nem mesmo solidão; seu monólogo é um imenso coro. Sem dúvida existem, pelo menos duas pessoas nele: o poeta público e a pessoa privada, que oculta suas verdadeiras inclinações eróticas.(PAZ, Octavio, O arco e a lira, 2012, p. 305). Trata-se de 
 
 Walt Whitman. 
 Keats. 
 Byron. 
 Victor Hugo. 
 Shelley. 
 
Pergunta 4
6 / 6 pts
Sobre o Modernismo no Brasil, leia as afirmaçõe a seguir e identifique se são falsas ou verdadeiras. 
 
 
 
( ) Começa com o evento da Semana moderna em 1922 que importa os ideais das vanguardas para o solo brasileiro. Entre seus representantes mais expressivos nesse momento de ruptura com a tradição estão Oswald de Andrade e Mário de Andrade 
 
( ) Nosso destaque para a prosa brasileira do Modernismo, apesar da grande contribuição dos vanguardistas Mário e Oswald de Andrade na renovação formal do romance, deve ser feito ao escritor Graciliano Ramos que pouco aderiu aos recursos de vanguarda, produzindo suas principais obras numa estética que lembra o Neo-Realismo. 
 
( ) No clima de tensão que antecede a Segunda Guerra Mundial, destaca-se a produção poética de Carlos Drummond de Andrade; ele é considerado nosso maior poeta e produz uma poesia de expressão social e existencial, como se nota nos poemas “A rosa do povo” e o “José”. 
 
( ) Outro autor importante da poesia do Modernismo foi o poeta Manuel Bandeira que embora tenha incorporado os ideais vanguardistas construiu uma obra com mais equilíbrio entre os modernistas da primeira geração, adotando, muitos recursos formais dos movimentos de vanguarda, mas se recusando a extinção do eu. 
 
Assinale a alternativa que contém a sequência que preenche adequadamente as proposições acima. 
 
 V - F- F - F 
 F- F- F- F 
 F- F- V- V 
 V - V - V - V 
 V - V - F- F 
 
Pergunta 5
6 / 6 pts
O Realismo foi um movimento surgido na Europa mas que espalhou suas ideias para outros lugares na Europa e até fora dela. Entre os nomes mais significativos, herdeiros direto da tradição de Flaubert e Zola, destaca-se, em Portugal, o nome de _____________ e no Brasil o nome de ___________. 
 
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as sentença acima 
 
 Machado de Assis - Eça de Queirós. 
 José de Alencar - Eça de Queirós. 
 Eça de Queirós - Machado de Assis. 
 Eça de Queirós - José de Alencar. 
 José de Alencar- Machado de Assis. 
 
Pergunta 6
6 / 6 pts
A produção do período da Antiguidade Clássica, embora distanciado no tempo é bastante relevante para a história da literatura. Entre as obras desse período destacam-se a Ilíada e Édipo-Rei . Sobre esses textos é correto afirmar que 
 
 são peças teatrais muito conhecidas entre os gregos que tratam sobre a Guerra de Troia. 
 são obras gregas representativas, respectivamente, do gênero épico e do gênero trágico. 
 são obras compostas por Virgílio para representar a coragem do povo romano. 
 tratam-se de obras de pouca relevância entre os gregos, que foram facilmente esquecidas. 
 tratam-se de textos épicos latinos, atribuídos, respectivamente, a Homero e Virgílio . 
 
Pergunta 7
6 / 6 pts
Essa epopeia é a continuação da narração de outro texto épico de Homero, e está centrada na figura de Ulisses que tenta voltar à sua casa, em Ítaca, depois do fim da Guerra de Troia; por ter desafiado os deuses ele é castigado e mantido por dez anos vagando entre o mar e civilizações estranhas à sua. Essa descrição corresponde à obra 
 
 Ilíada 
 Antígona 
 Odisseia 
 Édipo-rei 
 Eneida 
 
Pergunta 8
6 / 6 pts
Sobre a literatura do século XIX, intitulada Romantismo é incorreto afirmar que 
 
 não teve nenhuma relação com as transformações sociais e econômicas da época, porque escolheu abstrair-se da realidade. 
 possui uma vasta produção de obras divididas entre o romance, a poesia e o teatro. 
 expressou a visão social e os valores morais e intelectuais que a burguesia buscava afirmar. 
 Foi muito relevante em países como Inglaterra, Alemanha, França, Portugal e Brasil. 
 foi uma produção que respondeu na literatura às transformações do contexto histórico do final do século XVIII. 
 
Pergunta 9
6 / 6 pts
Em 1967, o colombiano Gabriel García Márquez, publica o romance Cem anos de solidão, no qual narra a história das setes gerações da família Buendía e de Macombo, a cidade utópica fundada por josé Arcadio Buendía e sua esposa. Trata-se de um romance repleto de acontecimentos fantásticos e irreais que populariza um estilo de narrativa latinoamericana, conhecido como 
 
 Realismo Mágico. 
 Filosofia do absurdo. 
 literatura de Vanguarda. 
 Realismo sentimental. 
 Realismo utópico. 
 
Pergunta 10
6 / 6 pts
Uma das obras mais importantes do romance inglês do século XVIII é Robinson Crusoé, de Daniel de Dafoe. O crítico Italo Calvino lembra que essa obra é considerado “a autêntica bíblia das virtudes mercantis e industriais, a epopéia da iniciativa individual”. Isso porque 
 
 O autor não se preocupa em relatar minuciosamente as ações e gestos de Crusoé na ilha e nem se preocupa em dar a sua narrativa um caráter verossímil. 
 ao criar uma narrativa de aventura, a maior parte das reflexões que faz sobre os acontecimentos da ilha não refletem o pensamento dominante de sua época. 
 Crusoé é somente admirado por suas façanhas e astúcia ao sobreviver em uma ilha, mas não representa os elementos da civilização que sua ilha natal, a inglaterra, deseja impor ao mundo, como o progresso econômico e da fé cristã. 
 O relato de um homem que sobrevive sozinho em uma ilha por 28 anos, dominando a natureza e seus obstáculos, e por meio de seus atributos individuais, construindo uma vida confortável, serviu bem ao ideal imperialista da burguesia inglesa. 
 A relação de Crusoé com o nativo da ilha, nomeado por ele Sexta-feira, a quem salva de um ritual canibal e para quem apresenta os valores cristãos não atende aos princípios religiosos dos demais ingleses da época.

Continue navegando