Buscar

637946

Prévia do material em texto

Seleção artificial em vegetais
Biotecnologia
1o bimestre – Aula 14
Ensino Médio
2024_EM_B1_V1
Seleção de vegetais para alimentação.
Retomar os conhecimentos sobre seleção artificial;
Identificar e argumentar sobre a seleção artificial e a produção de alimentos.
Conteúdo
Objetivos
2024_EM_B1_V1
(EMIFCNT03) Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre a dinâmica dos fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias
A seleção artificial em vegetais tem sido praticada há milhares de anos, desde que os agricultores começaram a selecionar e cultivar plantas com características desejáveis. 
Com o avanço da biotecnologia, a seleção artificial em vegetais tornou-se mais precisa e eficiente, permitindo a identificação e a manipulação de genes específicos associados a características desejáveis.
Quais seriam as práticas atuais de seleção artificial em vegetais?
https://www.youtube.com/shorts/cQat6MXnvOQ 
Virem e conversem
2024_EM_B1_V1
Para começar
Hoje em dia, esses procedimentos de seleção artificial variam de métodos muito simples, parecidos com os feitos na Antiguidade, até a seleção indireta de características, com base em alterações no nível do DNA, usando marcadores moleculares.
Independentemente do método, o objetivo é produzir plantas melhores para o cultivo ou mais produtivas.
A técnica da seleção genômica é um exemplo claro para o maior alcance, precisão da seleção e velocidade com que os resultados são obtidos.
As plantas modernas e a seleção artificial 
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Desde o início da agronomia, os profissionais da área selecionaram variedades 
de culturas para aumentar a produção e a qualidade nutricional, resistência a pragas e doenças, além
de melhorar a aparência e o sabor.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
(Enem 2020) Os frutos da pupunha têm cerca de 1 g em populações silvestres no Acre, mas chegam a 70 g em plantas domesticadas por populações indígenas. No princípio, porém, a domesticação não era intencional. Os grupos humanos apenas identificavam vegetais mais saborosos ou úteis, e sua propagação se dava pelo descarte de sementes para perto dos sítios habitados.
DÓRIA, C. A.; VIEIRA, I. C. G. Iguarias da floresta. Ciência Hoje, n. 310, dez. 2013.
Semente, fruto e palmito pupunha (Bactris gasipae)
2024_EM_B1_V1
Na prática
A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu-se porque houve:
introdução de novos genes.
redução da pressão de mutação.
diminuição da uniformidade genética.
aumento da frequência de alelos de interesse.
expressão de genes de resistência a patógenos.
2024_EM_B1_V1
Na prática
A mudança de fenótipo (tamanho dos frutos) nas populações domesticadas de pupunha deu-se porque houve:
introdução de novos genes.
redução da pressão de mutação.
diminuição da uniformidade genética.
aumento da frequência de alelos de interesse.
expressão de genes de resistência a patógenos.
Correção
2024_EM_B1_V1
Na prática
A seleção artificial é uma forma de mudar as características das plantas. Ela é diferente da seleção natural, que acontece naturalmente, sem a interferência do ser humano.
Na seleção artificial, os agricultores escolhem as plantas que têm as características que eles querem e as cruzam entre si. Os descendentes dessas plantas terão mais chances de ter as mesmas características dos ancestrais.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Eles fazem isso para melhorar as plantas, tornando-as mais produtivas, resistentes a pragas e doenças, ou com características mais atraentes.
Por exemplo, selecionar morangos maiores, mais vermelhos e com formato de coração. Ou selecionar plantas de soja mais baixas, com muitas vagens e grande número de grãos por vagem.
A seleção artificial é uma ferramenta importante para a agricultura. Ela ajuda os agricultores a produzir mais alimentos e a proteger as plantas de pragas e doenças.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Tamanho dos frutos: selecionar plantas que produzem frutos maiores. Isso é feito porque frutos maiores, geralmente, têm mais nutrientes e são mais saborosos.
Número de grãos por vagem: selecionar plantas que produzem mais grãos por vagem. Isso é feito porque plantas mais produtivas produzem mais alimentos.
Resistência a pragas e doenças: selecionar plantas que são resistentes a pragas e doenças. Isso ajuda a proteger as plantas e a reduzir a necessidade de usar pesticidas.
Exemplos de seleção artificial
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Tamanho de folhas e flores: selecionar plantas com folhas e flores maiores. Isso pode ajudar a melhorar a fotossíntese e a produção de frutos.
Tolerância às mudanças climáticas: selecionar plantas que são tolerantes a mudanças de clima, como secas ou inundações. Isso ajuda as plantas a sobreviver em condições adversas.
Cor, formato, sabor: selecionar plantas com cores, formatos ou sabores específicos. Isso pode ajudar a atender às preferências dos consumidores.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A seleção artificial é uma importante ferramenta, contudo é importante estar atento aos seguintes pontos:
Resultar em uma população de plantas com genética muito semelhante: quando todas as plantas de uma espécie têm o mesmo perfil genético, elas são mais vulneráveis a doenças. 
Não garantir que as qualidades selecionadas irão para os filhos: mesmo que os agricultores selecionem as plantas com as características desejadas, nem todos os descendentes dessas plantas terão essas características.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Mudanças na evolução: a seleção artificial interfere no processo evolutivo natural, fazendo com que as plantas se adaptem às necessidades humanas, em vez de se adaptarem ao ambiente natural. Por exemplo, as bananas que comemos hoje são resultado de milhares de anos de seleção artificial. No entanto, as bananas modernas são muito mais suscetíveis a doenças do que as bananas selvagens.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A criação e manutenção de bancos de germoplasma são essenciais para a conservação da diversidade genética das espécies.
Um banco de germoplasma é formado a partir da identificação, da caracterização e da preservação de células germinativas de alguns seres vivos, sejam eles animais, sejam eles vegetais. 
Saiu na mídia
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Maior banco de sementes do mundo
A biodiversidade está sofrendo e muitos alimentos podem desaparecer do nosso cardápio no futuro. Uma das estratégias que tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos é criação de banco de sementes, que, além de armazenar sementes de diferentes espécies para o caso de piorar a situação mundial, são utilizadas para desenvolver variedades mais resistentes.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A aplicação da  biotecnologia para seleção de vegetais envolve uma equipe multidisciplinar de profissionais com diferentes especialidades, trabalhando juntos para produzir plantas com características desejáveis e garantir a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos. Dentre os quais podemos destacar:
Quem trabalha com seleção artificial em vegetais?
Geneticistas: responsáveis por estudar a genética das plantas e identificar os genes associados a características desejáveis. 
2024_EM_B1_V1
Biólogos moleculares: são responsáveis por manipular o DNA das plantas para introduzir ou remover genes específicos.
Engenheiros agrônomos: responsáveis por aplicar as técnicas de seleção artificial em vegetais em larga escala, visando a produção de plantas com características desejáveis.
Agrônomos: responsáveis por avaliar o desempenho das plantas em diferentes condições ambientais e identificar as melhores variedades para diferentes regiões e culturas
2024_EM_B1_V1
Técnicosem laboratório: responsáveis por realizar as técnicas de manipulação genética em plantas, como a transferência genética e a edição de genes.
Especialistas em segurança alimentar: responsáveis por avaliar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos a partir de plantas selecionadas artificialmente.
Especialistas em ética: responsáveis por avaliar os impactos éticos e sociais da seleção artificial em vegetais e garantir que as práticas sejam realizadas de forma responsável e ética.
2024_EM_B1_V1
Retomamos os conhecimentos sobre seleção artificial;
Identificamos e argumentamos sobre a seleção artificial e a produção de alimentos.
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
LEMOV, Doug. Aula nota 10 2.0: 62 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2018. 
Esses vegetais tão te enganando. Disponível em: https://www.youtube.com/shorts/cQat6MXnvOQ. Acesso em: 21 dez. 2023.
SELEÇÃO artificial: plantas melhores e mais produtivas! CropLife Brasil, [s.d.]. Disponível em: https://croplifebrasil.org/conceitos/selecao-artificial-de-plantas/#:~:text=A%20sele%C3%A7%C3%A3o%20artificial%20pode%20ser,alimentos%20mais%20acess%C3%ADveis%20ao%20consumidor. Acesso em: 21 dez. 2023.
BIOTECNOLOGIA. EMBRAPA, Contando ciência na web, [s.d.]. Disponível em: https://www.embrapa.br/contando-ciencia/biotecnologia/-/asset_publisher/wNet9XcMlLFn/content/banco-de-germoplasma/1355746?inheritRedirect=false. Acesso em: 22 dez. 2023.
BANCOS de sementes, o que são e seu papel para salvar a biodiversidade e a nossa alimentação. LBERDROLA, [s.d.] Disponível em: https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/banco-de-sementes-a-biodiversidade-futura. Acesso em: 21 dez. 2023.
2024_EM_B1_V1
Referências
Lista de imagens
Slide 3 – https://www.facebook.com/NomesCientificos/posts/2271473186336514/?locale=ku_TR 
Slide 5 – https://croplifebrasil.org/conceitos/selecao-artificial-de-plantas/#:~:text=A%20sele%C3%A7%C3%A3o%20artificial%20pode%20ser,alimentos%20mais%20acess%C3%ADveis%20ao%20consumidor. 
Slide 6 – https://www.ibflorestas.org.br/conteudo/palmito-pupunha 
Slide 9 – https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-de-tiro-medio-trabalhando-ao-ar-livre_19262646.htm#page=2&query=sele%C3%A7%C3%A3o%20artificial%20e%20vegetais&position=24&from_view=search&track=ais&uuid=37f83264-ff6e-44ac-82a5-96e083c01183 
Slide 16 –  https://www.iberdrola.com/documents/20125/1608717/Biodiversidad_PT.pdf ; https://www.croptrust.org/terms-conditions/ 
Slide 17 – https://br.freepik.com/vetores-gratis/conceito-de-biotecnologia-de-design-plano_12893245.htm#query=geneticista&position=9&from_view=search&track=sph&uuid=ddbbafe7-1cd1-41a0-bbfa-a732b44436da 
Slide 18 – https://br.freepik.com/vetores-gratis/ilustracao-do-conceito-de-agricultor-hidroponico_45161231.htm#query=cientista%20agronomia&position=31&from_view=search&track=ais&uuid=364522ef-18b6-4a73-be1f-f7f071d95f5d 
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando