Buscar

metodologia Weberiana

Prévia do material em texto

Metodologia Weberiana
Laís Noronha Santos – 3° Hospedagem – Etec Santa Ifigênia
A metodologia Weberiana, é uma metodologia criada por Max Weber, um economista que teve muita relevância nas ciências sociais, uma das suas principais contribuições para área, foi os estudos das ações sociais.
Para Weber, uma ação social é uma realidade finita e é qualquer ação realizada pelos seres humanos, ele separou as ações em 4 tipos ideais, que 2 delas são racionais e o resto, irracionais. Esses tipos ideais são medidos pelos acontecimentos históricos da humanidade sendo utilizado o método de investigação.
O primeiro tipo ideal racional chama-se “ação social racional com relação a fins”, ela é uma ação exclusivamente racional, onde o indivíduo faz suas decisões com um objetivo de chegar a um fim. O segundo tipo é “ação social racional com relação a valores” a diferença desse tipo, é que o ser humano não é guiado por um fim, mas pelos seus valores, seja eles: éticos, políticos, estéticos ou religioso, ou seja, ele realiza sua ação de acordo com suas crenças pessoais. 
Os dois seguintes tipos ideias são irracionais, o primeiro chama-se “ação social tradicional”, onde o sujeito utiliza de seus hábitos, vivências e costumes para fazer uma ação, essa ação é considerada irracional pois o homem faz essas ações de acordo com costumes que já estão presentes em nossa sociedade, isto significa que ele pode fazer essa ação naturalmente. O último tipo social é a “ação social afetiva ou emocional” essa ação, é completamente movida pelo emocional e sentimentais, a pessoa não necessariamente precisa de um motivo ou objetivo para agir, ela age de acordo com o que sente, como: medo, inveja, raiva, orgulho, vingança, paixão etc.
Concluindo, vale ressaltar que para Weber, toda pesquisa sociológica não é objetiva, pois o ser humano é subjetivo com relação aos seus valores, ele não criou leis gerais e não confiava nas leis naturais e suas ideias se diferem muito das apresentadas por Durkheim.

Continue navegando