Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1. (CESPE/PGE-PE/ASSISTENTE/2019) O orçamento público, um instrumento fundamental de governo, constitui o principal documento de políticas públicas. A respeito desse assunto, julgue o seguinte item. O processo orçamentário brasileiro está baseado em instrumentos de curto prazo — a lei orçamentária anual (LOA) e a lei de diretrizes orçamentárias (LDO) — e em instrumento de médio prazo — o plano plurianual (PPA) —; todos perfeitamente integrados entre si. Realmente, a LOA e a LDO, que abrangem o período de um ano, podem ser considerados instrumentos de curto prazo, enquanto o PPA, que abrange o período de quatro anos, é considerado um instrumento de médio prazo. Esses três instrumentos orçamentários estão integrados nos termos da própria CF/1988.
2. (CESPE/TRE-PE/ANALISTA/2017) Julgue: O plano plurianual estabelece diretrizes nacionais para as despesas de capital e para os programas de duração continuada.
3. (CESPE/DPU/AGENTE/2016) Julgue o item a seguir. O período de vigência do PPA compreende o início do segundo ano de mandato do presidente da República até o final do primeiro ano financeiro do mandato presidencial subsequente.
4. (CESPE/MTE/CONTADOR/2014) Julgue: O projeto de lei do plano plurianual é de iniciativa do chefe do Poder Executivo e deve ser enviado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto do primeiro ano do mandato presidencial.
5. (CESPE/MPU/TÉCNICO/2010) A respeito do Plano Plurianual (PPA), julgue o item subsequente. Caso o governo pretenda instituir um programa assistencial de incentivo à manutenção de alunos carentes nas escolas públicas, ele não precisa incluir o referido programa no PPA.
6. (CESPE/TCE-PE/AUDITOR/2017) Acerca dos instrumentos de planejamento e orçamento, julgue o item a seguir. No plano plurianual, é vedada a regionalização de metas por meio de critérios que abranjam territórios maiores que as macrorregiões econômicas.
7. (CESPE/ENAP/TÉCNICO/2015) Julgue: Conforme determinação da CF, o plano plurianual deve ser elaborado em consonância com os planos e programas nacionais, regionais e setoriais. A explicação para essa vinculação reside no fato de que tais planos e programas apresentam maior duração e são mais específicos.