Buscar

BANNER pré projeto

Prévia do material em texto

ALUNAS: ALINE DA SILVA SOARES¹; AMANDA LAISA SOUSA SILVA²; AYLA DO RÊGO OLIVEIRA³; FRANCISCA INDAIÁ PEREIRA SILVA⁴.
ORIENTADORES: BRENDA MARIA DE SOUSA ANDRADE; MAXIMILIANO DA SILVA SANTOS; RIELLE NASCIMENTO MESQUITA SILVA. 
1. INTRODUÇÃO
O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, praticado, segundo o boletim da Federation Internationale de Football Association (FIFA), por mais de 60.000.000 de pessoas em mais de 150 países, (Cohen,1997). A prática do futebol é complexa, envolve um risco considerável de lesão e está associada a um significativo impacto econômico, social e esportivo (Zanuto et al., 2010).
A Fisioterapia Desportiva é um componente da Medicina Esportiva onde seus métodos são aplicados nas lesões causadas pelo esporte, com o propósito de recuperar, sanar e prevenir as lesões. A atuação do fisioterapeuta é observada em todos os domínios de sua prática, sugerindo a sua participação em todas as funções possíveis de serem ocupadas (Marcon, 2015). 
1.1 Problema
O futebol é praticado globalmente e se tornou mais desafiador ao longo do tempo, resultando em um aumento significativo no número de lesões, sendo o esporte mais popular, mas as lesões estão aumentando devido ao contato físico e movimentos ágeis como arrancadas e mudanças bruscas de direção. Logo questiona-se, qual a relação da atuação da fisioterapia na prevenção e na reabilitação funcional de lesões musculoesqueléticas em atletas de futebol?
1.2 Hipótese
 A grande maioria dos atletas sofrem com lesões musculoesqueléticas oriundas do contato físico que o esporte proporciona. A fisioterapia é fundamental no futebol para prevenir e atuar no tratamento se utilizando de técnicas que podem incluir desde a crioterapia à exercícios específicos. Portanto, a atuação da fisioterapia provoca benefícios na melhora da agilidade, propriocepção, força, estabilidade e no rendimento dos desportistas.
2. OBJETIVOS 
2.1 Geral
 
Identificar as principais técnicas fisioterapêuticas na reabilitação de atletas de futebol.
2.2 Específicos
Analisar as principais lesões que ocorrem dentro da prática do futebol.
Discorrer sobre as principais abordagens utilizadas no tratamento desses atletas.
Evidenciar a atuação do fisioterapeuta nas lesões musculoesqueléticas de jogadores de futebol.
3. JUSTIFICATIVA
O futebol vem sendo cada vez mais praticado entre jovens e adultos e é uma das modalidades que mais provoca mais lesões articulares. Lesões essas acometidas, principalmente, nas regiões de coxa, joelho e tornozelo. Cada vez mais a fisioterapia vem se destacando e demonstrando que atletas que se beneficiam da fisioterapia durante a prevenção e no pós- cirúrgico das lesões tem um rendimento melhor que aqueles que não possuem a atuação do fisioterapeuta. Com base nessa premissa, observa-se que ainda são poucos os estudos científicos que abordem as técnicas e a relação da fisioterapia com a melhora do desempenho funcional do praticante de futebol.
4. METODOLOGIA
O presente estudo possui natureza qualitativa, feito através de meios bibliográficos, com objetivo de identificar, nas bibliografias disponíveis e atualizadas, o material de pesquisa, assim como em sua revisão integrativa, cooperando para o procedimento de resumos e verificações das conclusões de muitos estudos e, desta forma formando um corpo de literatura acessível (Lakatos, 2008).
Esta pesquisa foi realizada utilizando bases de dados eletrônicas, Scientific Electronic Library Online (SCIELO). Foram utilizadas palavras-chave específicas relacionadas a “Fisioterapia Desportiva”, “Lesões Musculoesqueléticas” e “Futebol”. No processo de busca aos bancos de dados foram identificadas 11 pesquisas, em português e inglês, e foram analisados 5 artigos.
4.1 Critérios de Inclusão 
Os critérios de inclusão para a escolha dos artigos serão: estudos em português e inglês, relevantes para o tema e indexados nas bases de dados nos últimos dez anos.
4.2 Critérios de Exclusão
Os artigos que não atendam à esses critérios serão excluídos da análise: artigos que não sejam gratuitos, textos incompletos e que não retratem o tema abordado.
5. REFERÊNCIAS
COHEN. M. Abdalla RJ Ejnisman B, Amaro JT. Lesões ortopédicas no futebol. Rev Bras Ortop _ Vol. 32, Nº 12 – dezembro, 1997.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Trabalho Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos / Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 7ª. Edição. São Paulo: Atlas, 2008.
 
ZANUTO. Everton AC, et al. Análise Epidemiológica de Lesões e Perfil
Físico de Atletas do Futebol Amador na Região do Oeste Paulista.
Rev Bras Med Esporte – Vol. 16, No 2 – Mar/Abr, 2010.
ABORDAGENS FISIOTERAPÊUTICAS NAS LESÕES MUSCULOESQUELÉTICAS EM ATLETAS PRATICANTES DE FUTEBOL: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
 
image1.png

Continue navegando