Buscar

Espinafre

Prévia do material em texto

A verdade por trás do espinafre
Se você já comeu espinafre pensando que seria tão forte quanto o Popeye, provavelmente já percebeu que esse vegetal não é tão poderoso quanto o marinheiro do desenho animado prometeu...
O mito do espinafre começou com um artigo publicado em 1870, que continha um erro de datilografia pois faltava uma vírgula no número que representava o teor de ferro. Como resultado, o espinafre ficou parecendo ter 10 vezes mais ferro do que realmente tem.
O ferro é um mineral importante para o nosso organismo, e a falta dele pode levar à anemia ferropriva, uma doença que deixa as pessoas sem fome, cansadas, pálidas, sem disposição para o trabalho e com dificuldade de aprendizado.
Somente em 1937, químicos alemães decidiram reinvestigar o milagroso vegetal e corrigiram o erro. Mas Popeye já estava por aí, propagando o mito do espinafre desde 1929, fazendo as vendas desse vegetal dispararem nos anos 30.
Além de não ter tanto ferro quanto se acreditava, o espinafre também contém uma substância chamada ácido oxálico, que dificulta a absorção do ferro e do cálcio.
No entanto, o ferro dos vegetais será melhor absorvido se você ingerir na mesma refeição que ele, alimentos ricos em vitamina C, como acerola, caju, pimentão, goiaba, laranja, limão, abacaxi e tomate.
E comer espinafre em grandes quantidades pode até ter efeitos tóxicos, principalmente quando ingerido com alimentos ricos em cálcio.
Agora que você já sabe a verdade sobre o espinafre, não vai achar que pode cortá-lo do seu cardápio. O alimento favorito do marinheiro Popeye contém vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a prevenir doenças.
Sendo assim, as leguminosas como grão de bico, feijões, lentilha e soja são as melhores opções para quem quer consumir fontes vegetais de ferro, e o gergelim, couve e brócolis para obter fontes vegetais de cálcio, principalmente para vegetarianos e veganos.
image1.jpeg
image2.png

Continue navegando

Outros materiais