Buscar

INVENTÁRIO

Prévia do material em texto

INVENTÁRIO
As empresas geralmente priorizam dois tipos de inventario para o controle de custos:
- Inventario patrimonial: o levantamento patrimonial se aplica aos ativos imobilizados da empresa. Bens de propriedade da empresa que são concretos, podem ser tocáveis. Maquinas, veículos, equipamentos, mobiliário, computadores, etc. A realização do inventario de bens patrimoniais pode ser um aliado na tomada de decisões estratégicas por parte dos gestores. 
Passos para o inventario – mão de obra especializada, ou seja, inventariantes tecnicamente habilitados a função. Erros acontecem quando você contrata profissionais inexperientes, isso poderá gerar distorções nos números e valores das análises. No processo de levantamento de bens patrimoniais é a fixação das etiquetas patrimoniais 
As principais vantagens de realizar o Inventario Patrimonial dentro da sua empresa – proteção ao patrimônio, diminuição dos riscos de furto e extravios, aumento da vida útil dos bens, diminuição dos custos com manutenção, conhecimento real do valor dos ativos, higienização da base de dados. 
- Inventario de estoque: é um importante pratica que se da por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados. Tem o objetivo de atualizar as informações do sistema de estoque elaborar demonstrativo financeiro e corrigir eventuais falhas humanas. Uma vantagem é ajudas a melhorar o atendimento, reduz perdas e evita desperdícios, faz com que a empresa cumpra a legislação
Para fazer o inventário de estoque são realizadas as comunicações internas, para que todos sejam informados sobre o inicio do trabalho, a importância dele parar a organização e os cuidados necessários para garantir o sucesso dos resultados.
Fatores para o sucesso do inventario de estoque: conhecimento detalhado e correto do estoque, não pode haver falhar ou esquecimentos na hora de dar baixa nos materiais, não comprometer a gestão dos recursos financeiros.
 O inventario de estoque pode ser dividido:
Rotativos: exige que o estoque seja submetido a contagem com uma frequência predeterminada. Garante que as informações de estoque estejam atualizadas em períodos cíclicos, de acordo com as necessidades da empresa em suprir a demanda.
Periódico: a contagem de um inventario periódico é realizada no final de um período determinado pela empresa.

Continue navegando