Buscar

Tipos de panelas

Prévia do material em texto

Tipos de panelas
Podemos diferenciar as panelas pela sua qualidade, durabilidade, resistência e o grau de interferência na sua saúde, pois algumas liberam substâncias que fazem mal ao seu organismo.
ALUMÍNIO
Vantagens: barata; cozinha rapidamente os alimentos; fácil de ser encontrada; leve e de fácil manuseio.
Desvantagens: libera resíduos tóxicos nos alimentos que podem estar relacionados com o desenvolvimento do Alzheimer; arranha e amassa com facilidade; os alimentos podem grudar.
As panelas de alumínio são as mais baratas, porém as que mais devem ser evitadas.
FERRO
Vantagens: o ferro liberado pode ser benéfico a saúde; durável e bem resistente; calor uniforme impedindo que os alimentos queimem com facilidade.
Desvantagens: pesadas e difíceis de manusear; pode enferrujar quando mal cuidadas; alto investimento.
CERÂMICA
Vantagens: aquece o alimento por igual; não libera resíduos; os alimentos não grudam; leves e fáceis de limpar.
Desvantagens: frágil; alto investimento; se não houver o selo de qualidade pode conter chumbo ou cádmio, que são substâncias tóxicas que entram em contato com o alimento.
AÇO INOX
Vantagens: leves; aquecem rapidamente e mantém os alimentos quentes por mais tempo.
Desvantagens: o cabo aquece fácil; escurece com o tempo; risca fácil; por aquecer rapidamente, os alimentos podem queimar rapidamente também; alto investimento; pode liberar níquel, que é uma substância que pode gerar doenças.
ANTIADERENTE
Vantagens: leves e fáceis de usar; aquecem com facilidade; baratas e acessíveis; os alimentos não grudam, por isso, são fáceis de limpar.
Desvantagens: deve ser usada apenas com utensílios de silicone ou nylon para não riscar; perde o teflon facilmente; pode liberar substâncias tóxicas.
BARRO
Vantagens: aquecem e mantém a temperatura por mais tempo; não interfere no sabor e aroma dos alimentos.
Desvantagens: são frágeis e podem quebrar com facilidade; difícil de limpar e se não for bem higienizada pode acumular fungos e bactérias.
VIDRO
Vantagens: não libera nenhum tipo de substância no alimento; podem ir ao forno.
Desvantagens: frágil e pode quebrar com facilidade; difícil de ser encontrada.
AÇO CIRÚRGICO
Vantagens: preservam mais sabor e nutrientes dos alimentos; cozinha com mais eficiência; controla melhor a temperatura; pode ser usada em cooktops de indução; ergonômica; podem ir ao forno; permite cozinhar sem utilizar óleo; pode usar qualquer tipo de talher.
Desvantagens: alto investimento; difícil de encontrar.
image1.png

Continue navegando

Outros materiais