Buscar

640382

Prévia do material em texto

Geopolítica dos alimentos
Geopolítica
1o bimestre – Aula 6
Ensino Médio
3a
SÉRIE
2024_EM_B1_V1
Produção de alimentos no mundo contemporâneo;
O comércio mundial de alimentos;
Tecnologias produtivas;
Um futuro de escassez ou de fartura.
Compreender a produção de alimentos no mundo contemporâneo;
Analisar dados do comércio mundial de alimentos;
Levantar hipóteses sobre o futuro dos alimentos no mundo.
Conteúdo
Objetivos
2024_EM_B1_V1
(EMIFCHS03) Selecionar e sistematizar, com base em estudos e/ou pesquisas (bibliográfica, exploratória, de campo, experimental etc.) em fontes confiáveis, informações sobre temas e processos de natureza histórica, social, econômica, filosófica, política e/ou cultural, em âmbito local, regional, nacional e/ou global, identificando os diversos pontos de vista e posicionando-se mediante argumentação, com o cuidado de citar as fontes dos recursos utilizados na pesquisa e buscando apresentar conclusões com o uso de diferentes mídias.
Observe o gráfico e responda às questões:
O gancho!
Principais exportadores de produtos agrícolas no mundo.
Fonte: EMBRAPA. Geopolítica do alimento: o Brasil como fonte estratégica de alimentos para a humanidade. Brasília – DF. Empraba: 2019. 317 p.
2024_EM_B1_V1
Para começar
Converse com seus colegas sobre as seguintes questões:
Ao observar o gráfico, é possível afirmar que os maiores exportadores são também os maiores produtores de produtos agropecuários?
De acordo com os dados do gráfico, quem são os principais atores na geopolítica de alimentos e por quê?
O gancho!
2024_EM_B1_V1
Para começar
A produção e a comercialização de alimentos entre países envolve diversas questões, como: barreiras protecionistas, oscilações nos preços, demandas dos mercados interno e externo, regras e acordos sobre técnicas de produção, entre outras.
A indústria agropecuária e a de alimentos são diretamente afetadas ao mesmo tempo que afetam a geopolítica dos alimentos no mundo.
Geopolítica de alimentos
Colheita de soja no Mato Grosso.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A cadeia agroalimentar é um dos segmentos com maior crescimento na economia e na política mundiais.
A indústria de alimentos é a que realiza o processamento, a transformação, a preservação e a embalagem de produtos alimentícios de diversos tipos, como carnes, grãos, frutas, óleos, açúcar, refrigerantes, laticínios, entre uma infinidade de itens.
Indústria de alimentos
Frutas prontas para serem transportadas.
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Os efeitos da globalização podem ser percebidos no comércio mundial de alimentos. Algumas empresas multinacionais controlam parte importante da indústria e comércio alimentício e com isso acabam por interferir nos preços de mercado ao administrar a oferta de determinados produtos. Simultaneamente, têm forte influência sobre toda a cadeia produtiva e a distribuição desses produtos no mundo.
O comércio mundial de alimentos é marcado por contradições, como grandes produções, exportações e também desperdício, ao mesmo tempo que uma grande parte da população mundial sofre com a fome.
Indústria de alimentos
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
O que é a geopolítica dos alimentos?
Qual é a relação entre produção e exportação de produtos agropecuários e a geopolítica dos alimentos?
Escreva em seu caderno com suas palavras:
5 MINUTOS
Todo mundo escreve!
2024_EM_B1_V1
Na prática
O futuro do mundo e a qualidade de vida e bem-estar da sociedade se relacionam diretamente com a geopolítica dos alimentos. Alimentação, saúde, potencial de geração de emprego e renda dependem da produção e da distribuição de alimentos no mundo, sem deixar de lado a qualidade deles.
Para garantir esse futuro, é importante conhecermos os conceitos de segurança e insegurança alimentar.
O termo segurança alimentar surgiu após a Primeira Guerra Mundial, ao se perceber que o desenvolvimento de um país não dependia apenas de sua capacidade bélica, mas também de sua capacidade de alimentar a sua população.
Produção de alimentos e segurança alimentar
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Após o fim do período de guerras, mesmo com a retomada da produção agropecuária, a fome persistia, atingindo uma parcela considerável da população mundial.
O contrário da segurança alimentar é a insegurança alimentar, que pode ser classificada em três tipos:
Leve: ocorre com a falta de disponibilidade de alimentos, devido a problemas como sazonalidade, eventos climáticos extremos, entre outros.
Moderada: ocorre quando há ausência de variedade e quantidade de alimentos, prejudicando a alimentação do ponto de vista nutricional.
Aguda: ocorre quando não é possível se alimentar por um dia inteiro ou mais.
Produção de alimentos e segurança alimentar
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Outro conceito importante é o de soberania alimentar, que envolve o respeito à soberania política dos Estados na produção de alimentos, sendo definida como a capacidade de produzir alimentos saudáveis e culturalmente adequados aos seus povos e por métodos ecologicamente corretos e sustentáveis.
Soberania alimentar
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
O equilíbrio entre produção, comércio mundial, distribuição e segurança alimentar já se apresenta como um grande desafio na geopolítica dos alimentos. Para além dele, existem outros mais, como:
Crescimento populacional: há países onde a necessidade de alimentos da população é maior que a produção. Por isso, precisam estabelecer acordos comerciais com outros países para importação desses produtos. Esses países se encontram em maior risco geopolítico, pois eventuais conflitos ou desentendimentos com seus parceiros comerciais podem motivar a ruptura do fornecimento, gerando assim alto risco de insegurança alimentar ao país importador.
Desafios da geopolítica dos alimentos
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Guerras: as guerras trazem, entre suas consequências, grande insegurança alimentar à população dos países envolvidos no conflito, podendo, por vezes, se expandir para muitos outros (se um dos países for um grande produtor/exportador de alimentos, por exemplo). Elas têm grandes impactos na geopolítica dos alimentos, devido à destruição da infraestrutura, assim como de plantações e rebanhos de animais.
Impactos climáticos: eventos climáticos extremos, mudanças climáticas, acesso à água são alguns fatores que afetam e prejudicam a produção de alimentos e, consequentemente, a oferta no mercado.
Problemas sanitários: gripes aviárias, surto de pragas em animais ou nas plantações e epidemias de doenças prejudicam a produção e ameaçam o fornecimento de alimentos. 
Desafios da geopolítica dos alimentos
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Leia o excerto abaixo e, em seguida, responda ao que se pede:
Segurança alimentar e comércio internacional
“A erradicação da fome é o segundo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, infelizmente o Relatório de 2022 das Nações Unidas mostrou que uma a cada dez pessoas no mundo está faminta; 13% da comida produzida é desperdiçada ou descartada entre colheita, transporte, estocagem, processamento e a chegada ao mercado varejista; e 17% é perdida nos mercados, restaurantes e  casas das pessoas. O comércio internacional é fundamental para solucionar este problema, mas ainda a agricultura é um tema controverso na Organização Mundial do Comércio – OMC.”
Fonte: CASTRO, Douglas de; DENNY, Daniele Mendes Thame. Segurança Alimentar e o Comércio Internacional. Disponível em: https://sites.usp.br/netiusp/pt/seguranca-alimentar-e-o-comercio-internacional/. Acesso em 26 dez. 2023.
15 MINUTOS
Todo mundo escreve!
2024_EM_B1_V1
Na prática
Com a orientação do professor, dividam-se em grupos e elaborem uma lista de propostas (de 3 a 5) que busquem solucionar desafios da segurança alimentar, considerando os desafios geopolíticos e o comércio mundial de alimentos.
Em seguida, apresentem para a sala os desafios escolhidos e as propostas para mitigá-los.
Segurança alimentar e comércio internacional
15 MINUTOS
Todo mundo escreve!2024_EM_B1_V1
Na prática
Os quatro maiores produtores mundiais de alimentos são: China, Índia, Estados Unidos e Brasil, nessa ordem. China e Índia são os maiores produtores mas também os maiores consumidores, pois possuem as duas maiores populações do mundo. Sozinhos, esses dois países concentram quase 40% da população mundial, então, mesmo sendo os maiores produtores, ainda precisam importar grandes quantidades de alimentos. No caso do Brasil e dos Estados Unidos, é diferente, pois além de grandes produtores de alimentos são também grandes exportadores.
O Brasil é o maior exportador de soja do mundo e se destaca ainda na produção de milho, feijão, açúcar e carne bovina.
Produção e comércio de alimentos
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Os sistemas produtivos são compostos por uma cadeia de fatores diretos, que envolvem: plantação, colheita, criação de animais, abate, processamento e produção, pesquisa e desenvolvimento, embalagem e acondicionamento, armazenagem, distribuição, transporte e venda. Abarcam ainda outros fatores como, ambientais (clima, solos, relevo, hidrografia),  econômicos (competitividade, disponibilidade de recursos e investimentos), sociais (cultura, comportamento, hábitos alimentares, etc.), políticos (legislações, impostos, estruturas governamentais) e fatores ligados à saúde (controle de doenças, uso de antibióticos etc.).
Na busca de otimizar e ampliar as produções, e as tecnologias de produção de alimentos têm um papel fundamental. 
Fatores produtivos
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Assista aos vídeos a seguir:
Tecnologias produtivas
https://www.youtube.com/watch?v=GGTRoRLFF28
https://www.youtube.com/watch?v=HG9vbbnK1Lg
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Nos vídeos anteriores, você conheceu algumas tecnologias aplicadas na produção de alimentos. Considerando o avanço da população e a escassez de áreas para a produção, têm-se buscado formas mais eficientes de produção.
Há outras tecnologias que também podem transformar a indústria de alimentos, mas que precisam crescer em escala e vencer desafios do setor, como a biotecnologia, com a produção de espécies mais resistentes a pragas e as fazendas verticais;  o uso de análise de dados e inteligência artificial para previsões de demandas e planejamento de produção; e o blockchain, um sistema de rastreamento das cadeias de produção de alimentos, desde a produção agrícola, em pequenas ou grandes fazendas, até o consumidor final. 
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Para além das técnicas desenvolvidas em laboratórios, existem também outras técnicas que vêm sendo aplicadas na agricultura e na pecuária, como associação com sistemas agroflorestais e a agricultura familiar.
São técnicas de manejo sustentáveis, que visam conciliar a produção comercial com o abastecimento interno e o fortalecimento das comunidades.
Outras formas de produzir alimentos
Sistema de produção agroflorestal 
na Mata Atlântica, com o cultivo 
de banana e mamão associados 
à floresta.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Uma técnica de produção natural importante é a agroecologia.
Assista a um vídeo sobre essa técnica, os recursos necessários para sua implantação e seus resultados.
Agroecologia
https://www.youtube.com/watch?v=gYzGk5y0b7A
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Aplicando
Considerando os aprendizados desta aula sobre produção e comércio de alimentos, segurança alimentar e novas tecnologias aplicadas à produção de alimentos, dividam-se em grupos para debater o futuro dos alimentos no mundo. 
Vocês acreditam que será um futuro de fartura ou escassez? E quais métodos e tecnologias vocês consideram mais viáveis à produção de alimentos e por quê?
Elaborem seus argumentos, construindo justificativas pautadas em dados e informações. Proponham também alternativas e soluções para os problemas e os desafios encontrados.
Um futuro de fartura ou de escassez? 
15 MINUTOS
Vamos debater
2024_EM_B1_V1
Compreendemos a produção de alimentos no mundo contemporâneo;
Analisamos dados do comércio mundial de alimentos;
Levantamos hipóteses sobre o futuro dos alimentos no mundo;
Complete a lista com outros aprendizados que foram significativos para você na aula de hoje.
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
AGÊNCIA BRASIL . Brasil propõe associar agricultura familiar a comércio de alimentos. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-07/brasil-propoe-associar-agricultura-familiar-a-comercio-de-alimentos.  Acesso em: 2 jan. 2024.
CASTRO, Douglas de; DENNY, Daniele Mendes Thame. Segurança alimentar e o comércio internacional. Disponível em: https://sites.usp.br/netiusp/pt/seguranca-alimentar-e-o-comercio-internacional/. Acesso em 26 dez. 2023.
VIEIRA, Pedro Abel et al. Geopolítica do alimento: o Brasil como fonte estratégica de alimentos para a humanidade. Brasília, DF : Embrapa, 2019.
JORNAL DA USP/RADIO USP. Aliança entre economia, meio ambiente e sociedade é vital para a ecoinovação. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/alianca-entre-economia-meio-ambiente-e-sociedade-e-vital-para-a-ecoinovacao/. Acesso em: 2 jan. 2024.
​
2024_EM_B1_V1
Referências
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência. Tradução de Leda Beck. Consultoria e revisão técnica de Guiomar N. de Mello e Paula Louzano. São Paulo: Da Prosa/Fundação Lemann, 2011.
OXFAM BRASIL. Descubra o que é segurança alimentar e qual sua importância. Disponível em: https://www.oxfam.org.br/blog/descubra-o-que-e-seguranca-alimentar-e-qual-sua-importancia/#:~:text=Seguran%C3%A7a%20alimentar%20%C3%A9%20a%20garantia,e%20sustentabilidade%20em%20processos%20produtivos. Acesso em: 2 jan. 2024.
SÃO PAULO. Currículo Paulista: etapa Ensino Médio. Organização: Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica . Acesso em: 19 jan. 2024
SCHNEIDER, Suelen.  A geopolítica dos alimentos (Partes 1, 2 e 3).  Disponível em: 
Parte 1: https://www.mitsloanreview.com.br/post/serie-trilogia-da-geopolitica-dos-alimentos-parte-1. Parte 2: https://www.mitsloanreview.com.br/post/a-geopolitica-dos-alimentos-parte-2-de-3. 
Parte 3: https://www.mitsloanreview.com.br/post/a-geopolitica-dos-alimentos-parte-3-de-3. 
Acesso em: 2 jan. 2024.
2024_EM_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – Gráfico – Principais exportadores de produtos agrícolas do mundo. EMBRAPA. Geopolítica do alimento: o Brasil como fonte estratégica de alimentos para a  humanidade. Brasília – DF. Embrapa: 2019. 317 p.
 Slide 5 – Colheita de soja – Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/soybean-harvest-imagem-royalty-free/486573571
 Slide 6 – Frutas prontas para serem transportadas– Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/fruits-in-crates-ready-for-shipping-cold-storage-imagem-royalty-free/1301367127?phrase=exporta%C3%A7%C3%A3o+alimentos
 Slide 11 – Soberania alimentar. Disponível em: https://arvoreagua.org/alimentacao/soberania-alimentar. Acesso em: 2 jan. 2024.
2024_EM_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 18 – Vídeo Carne de laboratório – Luz, camêra e ciência. USP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GGTRoRLFF28. Acesso em: 2 jan. 2024.
Slide 18 – Vídeo Fazendas verticais crescem no Brasil l Crea-RJ Curiosidades – WebTV CREA –  RJ. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HG9vbbnK1Lg. Acesso em: 2 jan. 2024.
Slide 20 – Foto de agrofloresta na Mata Atlântica.  Disponível em https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/agroforestry-system-with-banana-and-papaya-fruit-imagem-royalty-free/1283107542?phrase=agrofloresta
Slide  21 – O que é agroecologia? – Apêtê-Caapuã UFSCar. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=gYzGk5y0b7A. Acesso em: 2 jan. 2024.
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando