Buscar

653792

Prévia do material em texto

Ciência e tecnologia – Ética e liberdade
Filosofia
Ensino Médio
1a
1o bimestre – Aula 9
SÉRIE
2024_EM_B1_V1
A civilização científica e tecnológica no contexto da ética e da liberdade.
Elaborar hipóteses, selecionar evidências, compor argumentos acerca da discussão ética e da liberdade na ciência e na tecnologia;
Protagonizar debates e discussões quanto aos limites propostos pela ética e para a liberdade.
Conteúdo
Objetivos
2024_EM_B1_V1
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
Ciência e tecnologia
Cabelos bonitos e pele macia por causa dos cosméticos que a ciência desenvolveu. Saúde em dia por causa de remédios, das vacinas e dos tratamentos. De onde veio tudo isso? Será que é tão simples assim?
American Museum of Natural History/Giphy
2024_EM_B1_V1
Para começar
Observe as imagens:
Virem e conversem
Muitos produtos de saúde e beleza que utilizamos foram desenvolvidos a partir de pesquisas científicas com testes em animais. Porém, atualmente, há movimentos na sociedade contrários a essa prática da ciência.
Rato 
Coelho
American Museum of Natural History/Giphy
Reuters/Stringer
2024_EM_B1_V1
Para começar
Você acha que o cientista deve ter toda a liberdade para pesquisar o que e como quiser?
Com orientação do professor, faça dupla com a pessoa que está próxima de você para responder à indagação acima. A pessoa com o número menor na chamada começa. 
5 MINUTOS
Virem e conversem
2024_EM_B1_V1
Na prática
Você acha que o cientista deve ter toda a liberdade para
pesquisar o que e como quiser?
Essa é uma questão aberta, baseada nos slides iniciais, que demanda suas próprias experiências e percepções, que você adquire no dia a dia. O consenso para responder a uma pergunta dessa natureza atualmente é dizer “não”. Contudo, tal negativa precisa de argumentação. Ao longo da aula você encontrará elementos para tanto.
Correção
2024_EM_B1_V1
Na prática
Sofrimento animal e bem-estar humano podem andar juntos? Não! 
O artigo “Ciência em animais de laboratório” (Ciência e Cultura) traz uma importante reflexão sobre o uso de animais em laboratório. O texto alerta para os constantes questionamentos sobre essa prática em experimentação científica. O artigo traz um importante questionamento acerca do que é bem-estar em laboratórios para as diferentes espécies e uma importante conclusão: “o desenvolvimento da ciência a favor do homem não pode nem deve servir de alicerce para o uso indiscriminado e o desrespeito com os animais. É necessária uma postura ética frente à necessidade do desenvolvimento da ciência e a adoção de medidas que diminuam o sofrimento dos animais e favoreçam seu bem-estar”.
Desenvolvimento da ciência e do bem-estar
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Atualmente a sociedade está bastante preocupada com o uso e as condições dos animais nas pesquisas científicas. Se eles são importantes para o avanço de algumas pesquisas, é imprescindível respeitar todos os seres vivos, garantindo-lhes condições mínimas de bem-estar nos laboratórios, dentro de princípios éticos.
Portanto, o cientista deve estar atento aos valores adotados pela comunidade científica, bem como da sociedade como um todo, no desenvolvimento de suas pesquisas, procurando novos rumos ao se deparar com limites éticos e de liberdade determinados por ela.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
As teorias e o pensamento científico 
As teorias científicas buscam responder perguntas e, para além de uma pretensa neutralidade e imparcialidade, devem buscar objetividade e generalização. 
Sobre as teorias, podemos fazer algumas considerações: 
Teorias são explicações generalizadas sobre algum aspecto da realidade e são baseadas em evidências capazes de produzir predições. 
Teorias são constantemente defendidas, modificadas ou substituídas (sempre que se mostrem insuficientes para generalização e predição).
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
A definição científica de “teoria” não pode ser confundida com uma suposição, uma vez que teorias científicas demandam testes variados e constantes com uso de protocolos de observação, medida e avaliação dos resultados. 
A ciência é sempre um trabalho em progresso e as suas conclusões são sempre provisórias. Mas assim como a palavra “teoria” significa algo especial para o cientista, o mesmo acontece com a palavra “tentativa”. As conclusões da ciência não são provisórias no sentido de que são temporárias até que a verdadeira resposta apareça. As conclusões científicas estão bem fundamentadas no seu conteúdo factual e no seu pensamento e são provisórias apenas no sentido de que todas as ideias estão 
abertas ao escrutínio. 
Continua...
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Na ciência, a hesitação de ideias como a natureza dos átomos, das células, das estrelas ou da história da Terra refere-se à vontade dos cientistas de modificar suas ideias à medida que surgem novas evidências. 
Assim, uma teoria não se apresenta como uma conclusão fechada em si mesma, mas deve possibilitar ampliar perspectivas.
Agora, reflita sobre o significado da liberdade no contexto do pensamento conforme o contexto do excerto apresentado.
Originals/Giphy 
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Para o filósofo Gérard Fourez, a ciência é feita por humanos, que têm limitações e sofrem influências sociais e, por isso, a ciência deve ser também crítica. 
“[...] um laboratório terá uma boa performance tanto por seu pessoal ser bem-organizado e ter acesso a aparelhos precisos como por raciocinar corretamente. A fim de produzir resultados científicos, é preciso também possuir recursos, acesso às revistas, às bibliotecas, a congressos etc. É preciso que, nas unidades de pesquisa, a comunicação, o diálogo e a crítica circulem. [...] Mais uma vez, a ciência aparece como um processo humano, feito por humanos, para humanos e com humanos” (FOUREZ, 2012, p. 175). 
Ciência, tecnologia e ética
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
O filósofo Gérard Fourez aponta o caráter humano do fazer científico. 
Logo, é necessário reconhecer a ciência como processo humano para estabelecer limites éticos? Por quê?
Todo mundo escreve
Responda às indagações em seu caderno. A seguir, socialize sua resposta com o resto da turma, caso o professor solicite. 
Lembre-se! Não estamos procurando resposta certa ou errada, estamos desenvolvendo nossa reflexão sobre o tema. 
5 MINUTOS
2024_EM_B1_V1
Na prática
Correção
A ciência é um fazer humano, assim como a ética. Muitos exemplos permeiam o meio científico em relação às questões éticas. Um deles, bastante contundente, é a pesquisa por medicação para curar doenças.
É uma questão de ética não deixar que pessoas adoeçam ou até mesmo morram, para verificar a eficácia de fármacos. Cabe à ciência procurar caminhos para chegar às conclusões almejadas, de forma a respeitar a humanidade e a natureza como um todo. Além disso, o cientista, como qualquer indivíduo, tem responsabilidades das quais não pode abdicar, precisa ser capaz de examinar sua produção e a dos colegas, refletir sobre sua atividade, sem perder de vista que está inserido em uma civilização. Logo, deve fazer uso de sua liberdade considerando os valores éticos.
2024_EM_B1_V1
Na prática
Grupo e discussão
Você costuma acompanhar notícias sobre o avanço científico? Aplique o que você aprendeu nesta aula no cotidiano. Procure por um tema que lhe interessa e se aprofunde por meio da imprensa e outros meios de divulgação. Então, crie um grupo de discussão com seus colegas acerca dele, em redes sociais.
Vocês podem estabelecer muitos critérios para a manutenção do grupo, mas alguns são imprescindíveis, como a validade das informações compartilhadas e os valores a elas imbricados. As ações do grupo podem e devemtambém discutir a própria ética estabelecida e os contextos de liberdade a ela atrelados.
2024_EM_B1_V1
Aplicando
Estamos imersos em uma civilização científica, contudo, não é porque se trata de ciência que tudo é permitido;
É preciso encontrar o equilíbrio entre a liberdade que garante a autonomia, a ética, que aponta excessos e faltas, e a necessidade de avanços frente às demandas da sociedade e da natureza;
Métodos, propostas, resultados etc. precisam ser questionados e analisados por meio de valores consensualmente estabelecidos.
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
LEMOV, Doug. Aula nota 10: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Tradução de Daniel Vieira, Sandra. M. M. da Rosa. Revisão técnica de Fausto Camargo, Thuinie Daros. 3. ed. Porto Alegre : Penso, 2023.
SÃO PAULO. Currículo Paulista: etapa Ensino Médio. Organização da Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020
SÃO PAULO. Currículo em Ação. Caderno do Professor. Primeira Série (Filosofia).
Aula Paraná – RCO. 
Slide 7 – FRAJBLAT, M.; AMARAL, V. L. L.; RIVERA, E. A. B. Ciência em animais de laboratório. Ciência e Cultura, v. 60, n. 2, 2008. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000200019 . Acesso em: 07 dez. 2023
Slides 9, 10 e 11: BERKELEY. Museu de paleontologia. Natureza da Ciência (Glossário). Disponível em: https://evolution.berkeley.edu/nature-of-science/ . Acesso em: 7 dez. 2023
Slide 12: FOUREZ, Gerard. A construção das ciências. In: ARANHA, M. Filosofar com textos. São Paulo: Moderna, 2012, p. 175.
2024_EM_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 2 – Marcelo Ortega/@ortega_alemão OriginalsGiphy 26BoDGStUAafwdZII
Slide 3 – American Museum of Natural History/Giphy PdqRsrfNyawPzhAyyX
Slide 4 – Sheila J. Toro/Wikimedia Commons 
Slide 4 – Stringer/Reuters
Slide 11 –Originals/Giphy 26BoDGStUAafwdZII
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1

Continue navegando