Buscar

653805

Prévia do material em texto

Desenvolvimento científico
Filosofia
Ensino Médio
1o bimestre – Aula 11
1a
SÉRIE
2024_EM_B1_V1
O desenvolvimento científico.
Elaborar hipóteses, selecionar evidências, compor argumentos acerca dos meios pelos quais o desenvolvimento científico se processa;
Reconhecer a importância da filosofia para o desenvolvimento científico.
Conteúdo
Objetivos
2024_EM_B1_V1
(EM13CHS103) Elaborar hipóteses, selecionar evidências e compor argumentos relativos a processos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e epistemológicos, com base na sistematização de dados e informações de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros).
Olhar de radar
Assista ao vídeo “Galileu Galilei”:
https://cutt.ly/FwIz71Tn 
2024_EM_B1_V1
Para começar
Todo mundo escreve
Avanços científicos e novas tecnologias podem estar em desacordo com os nossos conhecimentos e crenças prévias, como ocorreu em relação às descobertas de Galileu. 
Escreva um parágrafo em seu caderno em resposta às questões: 
Há alguma tecnologia recente que produziu resistências semelhantes? Por quê? 
Procure explicar por que, mesmo sendo a ciência e a filosofia produtoras de conhecimentos seguros, as pessoas optam por acreditar em pseudoconhecimentos.
Jessoutureart/Giphy 
5 MINUTOS
2024_EM_B1_V1
Na prática
Trata-se de uma resposta aberta. Uma possível redação seria:
Sim, há algumas tecnologias recentes que produziram resistências semelhantes àquelas que Galileu Galilei sofreu. Uma delas é a inteligência artificial (IA). A IA tem o potencial de automatizar tarefas que, atualmente, são realizadas por humanos, o que poderia levar a um aumento do desemprego e a mudanças sociais significativas. 
Algumas pessoas temem que a IA possa se tornar tão inteligente a ponto de se voltar contra a humanidade. Outros temem que a IA possa ser usada para criar sistemas de vigilância que violem a privacidade das pessoas, entre outros exemplos.
Correção
2024_EM_B1_V1
Na prática
Você deve ter observado que o vídeo faz alusão a elementos estudados nas aulas anteriores: heliocentrismo e geocentrismo; Aristarco, Copérnico e Galileu; aperfeiçoamento do telescópio e seu uso por Galileu; religião e ciência; desenvolvimento da ciência moderna. 
Em meados do século passado, a corrida espacial propiciou um desenvolvimento científico e tecnológico nunca experimentado pela civilização. Desse movimento, desdobraram-se diversas facilidades e melhorias que tornaram o cotidiano das pessoas mais prático. Atualmente, vivenciamos algo semelhante, mas não análogo. Com uma “corrida tecnológica”, várias frentes se unem para aprimorar a tecnologia, valendo-se do avanço científico.
Desenvolvimento científico
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Segundo Thomas Kuhn, a ciência se desenvolve por meio de paradigmas: “paradigmas são as realizações científicas universalmente reconhecidas que, durante algum tempo, fornecem problemas e soluções modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência” (1991, p. 13).
Podemos compreender os paradigmas como aplicações tomadas pela comunidade científica no desenvolvimento de pesquisas científicas, como leis, teorias, experimentos, metodologias, relações, interpretações etc. Um fato a se destacar é que um paradigma nunca deve ser tomado como definitivo. Todo paradigma é provisório.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
O geocentrismo é um exemplo claro disso. Esse paradigma foi questionado por que apresentava muitas anomalias, que demandaram pesquisas que comprovaram que ele não explicava e/ou ignorava uma série de elementos
GIF Maker/Giphy
e evidenciaram que o centro do universo era o Sol, estabelecendo um novo paradigma, por meio de uma “revolução científica”. 
Esse exemplo vai ao encontro da proposição de Thomas Kuhn. Para ele, o desenvolvimento científico é movido por “revoluções científicas” que marcam a mudança de paradigmas.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
NASA/Giphy 
As revoluções científicas, ou seja, mudanças no paradigma dominante, podem ter repercussões sociais mais amplas, para muito além da comunidade de pesquisadores à qual esse paradigma está ligado. A civilização científica e tecnológica na qual vivemos é fruto das revoluções científicas do passado. Vimos que o estudo da astronomia motivou o desenvolvimento do telescópio por Galileu. Também vimos que o uso desse instrumento de pesquisa produziu uma revolução científica no campo da astronomia, com consequências sociais, religiosas, políticas e culturais.
2024_EM_B1_V1
Foco no conteúdo
Vamos finalizar as discussões acerca da ciência. Retome as anotações que você fez em seu caderno sobre esta aula e as três aulas anteriores. 
Forme um grupo de quatro integrantes com seus colegas e leia os tópicos que cada um anotou, de forma a criar um consenso no grupo para responder brevemente aos itens a seguir:
Como vocês definiriam “civilização científica e tecnológica”?
Por que é possível afirmar que a ética, a liberdade, a cultura e a religião se conectam ao desenvolvimento científico?
Todo mundo escreve
2024_EM_B1_V1
Na prática
Correção
A civilização científica e tecnológica é marcada por revoluções científicas constantes em diversas áreas do saber. Um exemplo pode ser encontrado na ciência da computação, com o advento da inteligência artificial e a massificação de ferramentas como o Chat GPT. Essa nova tecnologia tem grandes implicações éticas, sociais e culturais, com as quais estamos aprendendo a lidar.
Como o desenvolvimento científico é marcado por revoluções nos paradigmas adotados, segundo Kuhn, não é possível afirmar que no futuro não haverá novas revoluções científicas. A ética, a liberdade, a cultura e a religião podem indicar anomalias no paradigma vigente, estimulando uma nova revolução.
2024_EM_B1_V1
Na prática
“Se somássemos todas as descobertas científicas, invenções e inovações técnicas realizadas pelos seres humanos desde as origens da nossa espécie até hoje, chegaríamos à espantosa conclusão de que mais de oitenta por cento de todas elas se deram nos últimos cem anos.”
Reflita sobre como, ao longo da sua vida até agora, muitas coisas mudaram devido ao avanço científico e tecnológico. Converse com pessoas da mesma faixa etária sobre o assunto. Converse com os mais velhos também, levantando a importância sobre ser um agente ativo nesse processo, por meio da ética, da cultura, da liberdade, entre outros desdobramentos.
Club do Auto/Giphy 
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das letras, 2001, p.24.
2024_EM_B1_V1
Aplicando
O desenvolvimento científico e tecnológico é um importante marcador da civilização; 
O primeiro passo para o desenvolvimento científico e tecnológico vem de inquietações que demandam reflexão;
A filosofia tem importância ímpar nesse processo porque contribui refletindo resultados, metodologias, entre outros.
2024_EM_B1_V1
O que aprendemos hoje?
LEMOV, D. Aula nota 10: 63 técnicas para melhorar a gestão da sala de aula. Tradução: Daniel Vieira, Sandra. M. M. da Rosa. Revisão técnica: Fausto Camargo, Thuinie Daros. 3ª. ed. Porto Alegre: Penso, 2023.
SÃO PAULO (Estado). Currículo Paulista: etapa ensino médio. Organização: Secretaria da Educação. Coordenadoria Pedagógica: União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo – UNDIME. São Paulo: SEDUC, 2020
SÃO PAULO (Estado). Currículo em Ação. Caderno do Professor. Primeira Série (Filosofia).
Aula Paraná – RCO 
Slide 7: KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 1991. p. 13.
Slide 12: SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. São Paulo: Companhia das letras, 2001, p.24.
2024_EM_B1_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos:
Slide 2 – Marcelo Ortega/@ortega_alemao
Slide 3 – https://cutt.ly/FwIz71Tn 
Slide 4 – Jessoutureart/Giphy jU8yHwHSAoHvepN65t
Slide 8 – GIF Maker/Giphy YqopropuC719C
Slide 9 – NASA/Giphy 3o7btNhwMD8J6BsxTWSlide 12 – Club do Auto/Giphy 5iJjCPhvjVpxC4jbqg
2024_EM_B1_V1
Referências
2024_EM_B1_V1
1175047469341699

Continue navegando