Buscar

APA (LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA-disc 4- LAZER E RECREAÇÃO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIFATECIE - CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFATECIE
Curso: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Nome: VIVIAN EVELYN LIMA DE ASSIS
Matrícula: 201473 Turma: LEDU03
Período letivo: 2023/3
Segundo Isayama (2013) que considera o lazer como um espaço privilegiado para vivências lúdicas de conteúdos culturais, também é caracterizando como abrangente, em profundas relações com o trabalho, com a educação, com a família, entre outras esferas do sujeito, além da compreensão como direito social previsto na Constituição Federal de 1988, existem características que um recreador deva possuir para um bom desempenho da sua função, tais como, não confundir o papel de monitor com o de aluno; ser organizado; ter bom senso; ser eclético; ter visual; ser alegre; ter conhecimentos da área de lazer e recreação; ser criativo, dinâmico; saber trabalhar em equipe; possuir respeito; responsabilidade; ser carismático e extrovertido.
O recreador deve ter as seguintes competências na atuação da profissão de recreador, tais como 
· Empatia, comunicação e escuta ativa.
· Saber socializar as pessoas;
· Criatividade e resolução de problemas;
· Pensamento adaptativo e flexibilidade;
· Liderança e influência social;
· Trabalho em equipe e cooperação;
Para Negrine (2001, p.53) atuar como recreador, precisa algumas habilidades que lapidam e moldam o perfil do profissional são elas: facilidade de comunicação, ter iniciativa, respeitar a opinião dos outros e ser criativo. 
Entretanto, não é apenas nas fases iniciais da vida que a recreação deve ser praticada: adultos também devem buscar o lazer. “Para adultos e idosos, as atividades recreativas têm seu papel para formação, reposição de energias, reencontro e transformação do olhar para cada uma dessas fases, auxiliando no equilíbrio e harmonia da qualidade de vida”, claro que essas não são as únicas habilidades, porém elas fazem parte de um conjunto de habilidades que o recreador precisa desenvolver para cada vez mais se destacar no mercado de trabalho.
As Habilidades que mais me identifico são: facilidade de me comunicação com crianças, idosos, adolescente e sem sombra de duvida criatividade para entreter essa turma é fundamental, além de respeito às opiniões de todos.
Facilidade de comunicação
Essa habilidade é facilmente desenvolvida por alguns e detestada por muitos. Falar em público é apenas um exemplo de uma ação em que há uma super exposição ao julgamento alheio, sejam por meio das crianças, pais, futuro contratante e até mesmo por quem te contratou de tal forma não se pode ignorar totalmente o julgamento alheio, mas também não se pode viver com base nisso, mas se temos o conhecimento no que vai ser falado fica mais fácil a conversação.
Ser criativo
 Utilizar o lazer como veículo educador, e objeto de educação, é instigar nas crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos o espírito de coletividade, criar ambientes lúdicos, e que envolvam atividades físicas associadas a momentos de alegria e diversão. Conhecermos e experimentarmos diferentes formas de lazer é mais um aspecto que pode nos proporcionar maior bem-estar e conseqüentemente melhoria de qualidade de vida, uma vez que haverá um aumento das chances de nos identificarmos mais com um determinado tipo de atividade, que é mais prazeroso para nós, do que com outro.
Respeitar a opinião dos outros
Respeitar as diferenças é entender que cada pessoa pensa e age de maneira única. Ninguém (nem seus filhos) é obrigado aceitar ou concordar com opiniões e estilos que divergem dos seus valores. Entretanto, ofender e discriminar alguém apenas por ela não ser compatível com o seu jeito de ser, não é legal e vai contra os direitos de qualquer indivíduo.
Para refletir: Ajudar as crianças a perceberem a importância de olhar para as outras crianças e para si mesmo como diferentes e complementares, pois indica um sentimento de apreço, consideração, deferência,

Continue navegando