Buscar

AD2-EDUCAÇÃO ESPECIAL-VÍTOR SOUZA DA SILVA- 202104020022-DUQUE DE CAXIAS

Prévia do material em texto

Avaliação a Distância 2 (AD2)
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL - LICENCIATURA
Coordenador: Cátia Crivelenti de Figueiredo Walter
CURSO: Licenciatura em Ciências Biológicas
POLO: Duque de Caxias
ALUNO: Vítor Souza da Silva
MATRÍCULA: 20214020022
DATA: 07 / 10 / 2023.2
 
Introdução: “O Atendimento educacional especializado tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicas e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas.”
Como afirma Paulo Freire: “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”
O dever principal do AEE é garantir os direitos dos alunos especiais quer sejam aqueles possuem deficiências e precisam de um tempo maior para a aprendizagem, passando pelos que possuem transtornos globais em seu desenvolvimento ,quer sejam os superdotados que possuem um potencial bem mais elevado em relação a outros alunos.
Esse atendimento é importante porque visa desenvolver a autonomia, a independência desses alunos não apenas na escola, mas também fora dela. Não é uma tarefa fácil, mas é um desafio que pode ser vencido.
Área acadêmica: Biologia ( Matéria e Energia- misturas homogêneas e heterogêneas)
Objetivos: Identificar diferentes tipos de misturas através da sua participação nas experiências.
Exemplificar diferentes tipos de misturas que utilizamos em nossa vida diária.
Reconhecer a diferença entre misturas homogêneas e heterogêneas.
Desenvolvimento: A atividade será desenvolvida na sala de aula caso não haja um laboratório na escola e será em grupo.
Os materiais utilizados serão os seguintes: vasilhas feitas a partir de garrafas pet, água, sal, açúcar, pó para suco, óleo, areia.
Passo a Passo:
· A turma será dividida em grupos.
· Cada grupo construirá as vasilhas que serão utilizadas na experiência cortando garrafas pet no formato apropriado.
· Utilizando os ingredientes expostos os grupos farão as misturas.
· Após o término, quando todos tiverem feito as misturas, haverá uma troca de experiências. Cada grupo fará um relato sobre as misturas feitas, o que foi misturado o que aconteceu.
· Através dessas conversas, com a mediação do professor será construído o conceito de mistura e a classificação homogênea, heterogênea.
· Diante da turma, o professor fará um suco para todos e enquanto bebem, aproveitará para ressaltar como as misturas fazem parte da nossa vida diária.
Avaliação: A avaliação da atividade será mediante à participação da mesma.( o professor observará passando pelos grupos se todos estão participando de alguma forma da atividade).
Será observado também o relato oral da atividade.
Será pedido um pequeno relatório escrito sobre a atividade que será pontuado após a correção.
Conclusão: Em uma de suas frases mais célebres, Paulo Freire afirma que “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. Então, a experiência dos alunos especiais deve ser encarada como uma contribuição importante para a inclusão. Numa atividade assim acontece a interação entre os alunos especiais ou não e todos podem desenvolver a autonomia.
Referências Bibliográficas: Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial - DIRETRIZES OPERACIONAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192#:~:text=O%20atendimento%20educacional%20especializado%20%2D%20AEE,alunos%2C%20considerando%20suas%20necessidades%20espec%C3%ADficas. Acesso em 6 out. de 2023.
Exemplo de mistura homogênea(suco de uva e água) e heterogênea(água e óleo) dentro de recipiente construído com sucata(garrafa pet).
image1.jpeg

Continue navegando