Buscar

Teste de CMT

Prévia do material em texto

Teste de CMT
O reagente do CMT é um detergente que possui um indicador de pH, por isso sua coloração é roxa. Quando o leite é misturado ao CMT em quantidades iguais, esse reagente dissolve ou rompe a membrana das células de defesa (leucócitos) e o material genético (DNA) da célula é liberado. O DNA formará uma massa ou gel. Quanto maior o número de leucócitos, maior a quantidade de gel formada. 
O CMT deve ser feito com os primeiros jatos de leite, e a presença de sujeira, fezes e outras partículas não interfere no resultado do teste, pois não há material genético de leucócitos. Se o leite estiver contaminado, o líquido muda de cor e fica gelatinoso.
Limites de contaminação bacteriana: Representados pela contagem bacteriana total (CBT), a qual indica a carga de contaminação bacteriana no leite e é expressa em Unidade Formadora de Colônia por mililitro (UFC/mL).
A IN-51 estabelece que a partir de 2011, nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste e a partir de 2012, no Norte e Nordeste, o leite produzido deverá apresentar contagem de células somáticas (CCS) menor ou igual a 400.000 células/mL e contagem bacteriana total (CBT) menor ou igual a 100.000 UFC/mL respectivamente.
image1.png

Continue navegando