Buscar

Ordenha higiênica

Prévia do material em texto

Ordenha higiênica
A ordenha higiênica consiste na ação de retirada do leite em adequadas condições de higiene. Sendo esta, relacionada ao animal (úbere e tetas), ao ambiente (área/local) em que é realizada a ordenha, aos equipamentos, utensílios e à própria higiene do manipulador.
A qualidade e a segurança dos alimentos produzidos hoje se constituem em fatores decisivos para o mercado consumidor. Por essa razão, as indústrias lácteas estão implantando nas suas unidades o Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) ou Hazard Analysis Critical Control Points (HACCP), que tem como objetivo identificar, controlar e evitar os pontos e fatores de riscos das possíveis contaminações, sejam elas físicas, químicas e/ou, sobretudo por microrganismos indesejáveis aos produtos a processar (PEREIRA et al, 2001).
Existem três etapas básicas no processo de obtenção higiênica do leite. Para tanto, se faz necessário alguns cuidados para que possamos garantir um produto de boa qualidade e inocuidade. 
Antes da ordenha – observar os fatores relacionados com: local da ordenha, condições inerentes ao animal, equipamentos e utensílios, e com o ordenhador. 
Durante a ordenha – considerar os fatores referentes à: limpeza cuidadosa das tetas, realizar os testes rápidos no leite ordenhado para verificação da saúde animal, observar as condições higiênicas do ambiente (local) da ordenha e os cuidados necessários dispensados ao leite pós- -ordenha, considerando também seu armazenamento em refrigeração adequada. 
Depois da ordenha – realizar o tratamento das tetas, efetivar a higienização dos equipamentos, utensílios e acondicionar o leite sob refrigeração adequada.
image1.png

Continue navegando