Buscar

A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR.
1 INTRODUÇÃO
A psicopedagogia é uma área que visa compreender os processos de aprendizagem desde a infância até a terceira idade, e que busca trabalhar a autoestima do ser humano, auxiliando e desenvolvendo técnicas para melhorar a capacidade de ensino.
O intuito do presente texto é conhecer as áreas em que o psicopedagogo atua, e como esse profissional trabalha no ambiente escolar. Ao conhecer a psicopedagogia em diferentes vertentes, será possível abordar os transtornos que causam dificuldade no processo ensino/aprendizagem.
O profissional da educação – em especial, o professor – contribui para o processo ensino/aprendizagem, independentemente da idade do aluno. É por meio do educador que se pode capacitar e melhorar a educação do indivíduo, avaliando e buscando alternativas para solucionar os problemas encontrados dentro da sala de aula. Com isso, o psicopedagogo, em sua prática no ambiente escolar, vem favorecer todos aqueles que estão inseridos nele.
No entanto, os principais fatores para essas nominações são identificados na falta de estrutura familiar e falta de diagnóstico de transtornos e/ou distúrbios comuns que ocasionam o baixo rendimento escolar. Considerando esse aspecto, questiona-se: como o psicopedagogo pode auxiliar no desenvolvimento da criança que apresenta dificuldades no processo ensino/aprendizagem?
O psicopedagogo é aquele profissional que identifica os problemas relacionados aos distúrbios de aprendizagem, promovendo técnicas e projetos que alcancem a melhoria do rendimento escolar. Também identifica crianças que precisam de acompanhamento em outras áreas do conhecimento, e trabalha o comportamento, a fala, a escrita, entre outros aspectos.
Conforme destaca Pontes (2010), o psicopedagogo contribui para uma boa comunicação entre a escola e a família, fazendo-se necessária a integração de ambas as partes para o desenvolvimento do educando que apresenta dificuldade na aprendizagem.
Pode-se entender que a psicopedagogia se trata de um campo de estudo que visa ampliar e coordenar ações, buscando melhorar a perspectiva sobre a Ciência Humana. Nesse conceito, a Filosofia, a Psicologia, a Psicanálise, a Pedagogia e a Neurologia, entre outras especialidades, visam nortear e compreender o processo evolucional de nós, seres humanos. Em nossas mentes, encontram-se comportamentos relativos ao desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo, que podem ser vistos no aspecto da aprendizagem.
O psicopedagogo está ligado ao campo profissional a partir de uma proposta de interdisciplinaridade, conforme destaca Santos (2010). Para a autora, cabe àquele profissional não apenas evidenciar atividades e treinamentos para sujeitos que possuem problemas de aprendizagem e comportamentos com base em teorias comportamentais, como indica a Psicologia Educacional, mas também estabelecer métodos, técnicas e estratégias de ensino como sugere a Pedagogia. Entretanto, cabe mencionar outra perspectiva de atuação do profissional de psicopedagogia, uma vez que o mesmo ocupa um lugar na inter-relação do ensino e da aprendizagem. Dessa forma, o objetivo da psicopedagogia deve ser mostrar, identificar os problemas no tocante à aprendizagem dos estudantes.
Partindo dessa premissa, se compreende que os objetivos do psicopedagogo consistem em mostrar métodos e técnicas específicas para superar as dificuldades vistas pelos estudantes. Para isso, é necessário que o profissional intervenha diariamente no processo de aprendizagem das crianças. Vale ressaltar que o conhecimento multidisciplinar visa compreender o método de construção e planejamento cognitivo do aprendizado de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Sob essa perspectiva, pode-se analisar que a psicopedagogia deve ser vista, não apenas como uma proposta de ensino, mas também como uma metodologia de caráter terapêutico e preventivo.
Assim, busca-se entender como se dá o processo da psicopedagogia dentro do ambiente escolar, bem como entender como o professor pode atuar, pois o profissional, psicopedagogo destaca-se no exercício clínico e institucional dentro da modalidade. No ambiente clínico, trabalha como terapeuta, na educação com um grupo de intervenção multidisciplinar, promovendo intervenções visando sanar e superar dificuldades que possam comprometer o aprendizado. Trabalhando em hospitais, centros de educação e empresas, o psicopedagogo promove a conexão com o psicopedagógico.
Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica, que reflete a utilização de material já publicado, tais como livros, artigos de periódicos e internet, material este que foi utilizado para a construção de todo o referencial teórico, buscando construir uma estrutura que fundamentasse as análises e considerações realizadas nesta pesquisa.

Continue navegando