Buscar

AV1 DIP VEIGA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA 
 A segunda guerra do golfo originalmente foi a batalha entre EUA e Iraque se deu início em 2003 e não foi autorizada pela ONU, infringindo o princípio da não agressão, e o princípio da coexistência pacífica. 
 O princípio da não agressão foi infringido a partir do momento em que os EUA iniciam os ataques no Iraque sem a autorização da ONU, e esse princípio é basicamente quando alguém faz o uso de força contra outra pessoa, nesse caso contra um estado,e o mesmo está passível de punição.
 O princípio da coexistência pacífica se encaixa nesse contexto pelo fato de um de seus princípios ser a não interferência em assuntos internos, que foi exatamente o que os EUA fizeram na segunda guerra do Iraque, com o intuito de derrubar Saddam Hussein. Um forte ponto nesse princípio é o respeito e a integridade territorial que também foi desrespeitada pelos EUA. 
Nessa reportagem escolhida, podemos analisar perfeitamente o que foi dito acima e observar os dois princípios citados. https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43479249
Referências: https://www.coladaweb.com/historia/guerras/segunda-guerra-do-golfo#:~:text=2%C2%AA%20Guerra%20do%20Golfo%20(2003,%E2%80%9Cguerra%20contra%20o%20Isl%C3%A3%E2%80%9D.

Continue navegando