Buscar

Diplomacia Brasileira na ONU

Prévia do material em texto

9o
 Geografia
9o bimestre – Aula 24
Ensino Fundamental: Anos Finais
Conflitos por territórios 
ANO
2024_AF_V1
Resolução de conflitos: o papel do Brasil no mundo.
Examinar e reconhecer a diplomacia brasileira e seu papel na geografia política e na resolução de conflitos ao redor do globo.
Conteúdo
Objetivo
2024_AF_V1
Currículo Paulista – Ensino Fundamental​​​​​​​: Anos Finais
Componente curricular: Geografia​​​​​​​
Ano: 9o ​​​
​​​​​
Unidade Temática: conexões e escalas.​​
​​
Objeto de conhecimento: integração mundial e suas interpretações: globalização e mundialização.
A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura.
Habilidades:​​
(EF09GE05) Analisar fatos e situações referentes à integração mundial econômica, política e cultural e comparar as características e fenômenos dos processos de globalização e mundialização.
(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflitos, intervenções militares e/ou influência cultural, em diferentes tempos e lugares.
O Brasil é reconhecido positivamente por suas posições diplomáticas. Por tradição, é o primeiro a discursar quando ocorre uma Assembleia Geral das Nações Unidas.
Assista ao vídeo 1, de menos de 3 minutos: ONU: a inspiração de Portinari para Guerra e paz, 
publicado pela Organização das Nações Unidas, sobre uma obra de Portinari. Em seguida, comente com seus colegas sobre a relevância da obra apresentada.
5 MINUTOS
https://www.youtube.com/watch?v=Rz8SDekuETE 
Todos levantam a mão
Para começar
2024_AF_V1
Possível resposta:
A obra é muito importante pelo seu tema, tamanho e como é exposta.
O tema está interligado com a formação e função da Organização das Nações Unidas, que é zelar pela paz e pelo ser humano.
Seu tamanho e disposição fazem com que o visitante não “escape” de visualizar a capacidade do ser humano, seja promovendo a paz ou a guerra. Essa sensibilização torna possível, ainda que sem palavras, relembrar uma disposição histórica do Brasil: promover a paz!
Correção
Você sabia?
Portinari se inspirou em pessoas, comuns ou civis, para fazer esse quadro. Você pode conferir isso e mais, navegando por este link:
https://artsandculture.google.com/story/dAVh9lXSqG6hJA?hl=pt-br 
Para começar
2024_AF_V1
O Brasil, tradicionalmente, abre a Assembleia Geral da ONU – Organização das Nações Unidas. 
Essa tradição iniciou-se ainda durante as primeiras assembleias na década de 1940. Não há uma única explicação para isso, mas as principais hipóteses levantadas sobre o assunto são:
A diplomacia brasileira 
Imagem 1. Câmara de assembleias da ONU
Continua...
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
O Brasil foi o primeiro a se voluntariar para discursar durante as primeiras assembleias, ainda da década de 1940. Quando foi oficializado um cronograma, em 1955, o Brasil já desempenhava esse papel;
Essa prioridade funcionou um prêmio de consolação para o Brasil, que foi vetado de ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU;
Oswaldo Aranha foi um importante e reconhecido diplomata brasileiro, reconhecido pelo seu importante papel em algumas das principais votações, nos princípios da ONU.
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 5 países, que podem vetar qualquer decisão que o grupo, formado por 15 países ao todo, votar. Esse modelo gera críticas pelo excesso de poder do Conselho de Segurança e questiona a real efetividade do grupo.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Para conhecer um pouco mais sobre a trajetória da diplomacia brasileira, assista ao vídeo 2: Jornal da Cultura Apresenta: a história da diplomacia brasileira e seus principais atores em sua integralidade (4 min 45 s), publicado pelo Jornal da Cultura em 16 de novembro de 2023. Faça anotações em seu caderno sobre as pessoas em destaque e seus feitos, que serão pertinentes para a aula.
Solo silencioso
10 MINUTOS
https://www.youtube.com/watch?v=ImbxrXw1VWg 
2024_AF_V1
Na prática
Barão do Rio Branco: José Maria da Silva Paranhos Júnior foi um diplomata brasileiro e ministro das Relações Exteriores na primeira década do século XX. Entre seus principais feitos estão a consolidação das fronteiras entre Brasil e Bolívia e o Pacto ABC. É considerado o patrono da diplomacia brasileira.
Rui Barbosa: diplomata que defendeu o princípio da igualdade soberana entre os Estados e participou da Conferência de Paz em Den Haague (Haia) e da construção da política adotada pelo Brasil com seus vizinhos na América do Sul.
Correção
Continua...
2024_AF_V1
Na prática
Oswaldo Aranha: adota uma nova postura frente a Segunda Guerra Mundial. O Brasil deixa a neutralidade no conflito, ficando ao lado dos EUA. Presidiu a assembleia que culminou na constituição do Estado de Israel e inaugurou a tradição do Brasil de abrir a Assembleia Geral da ONU com seus discursos, anualmente.
O Brasil, segundo alguns estudiosos, herdou sua diplomacia de Portugal, devido ao relacionamento deste país com a Espanha ter uma relativa paz. Isso reflete no bom relacionamento do Brasil com seus vizinhos sul-americanos.
Correção
2024_AF_V1
Na prática
O Brasil também participou da criação da Força de Paz, que são grupos de militares que atuam nas missões ou operações de paz da ONU. 
Desde sua criação, o Brasil já participou de cerca de 50 dessas missões.
A principal característica dos militares que participam dessas operações são o capacete ou similar no tom azul da ONU.
O Brasil e a Força de Paz 
Imagem 2. Soldados brasileiros em missão de paz no Haiti, 2011
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Imagem 3. Soldados de diversos países no Dia da Queda da Bastilha, na França
Desfile de militares da ONU no Dia da Queda da Bastilha, na França.
É possível reparar nas bandeiras de diversos países em suas mangas e boinas e turbantes, no tom de azul da ONU, respeitando suas origens.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Além dos diferentes tipos de capacetes ou afins, nas imagens 2 e 3, os soldados estão armados, mas representam um órgão que “leva a paz”.
Em pequenos grupos, pesquisem e discutam: 
Qual a inspiração para a presença da cor azul na identificação dos acessórios, em especial nos capacetes, dos militares que participam de missões de paz?
Por que se utilizam armamentos nas missões de paz?
Virem e conversem
8 MINUTOS
2024_AF_V1
Na prática
A inspiração para o azul da ONU é uma
referência à paz. Seu logo em azul e branco
são o oposto da guerra e seus símbolos.
Segundo as Forças Armadas Brasileiras, por envolver situações de conflito, como guerras civis, gangues, grupos paramilitares e terroristas, o uso de armamentos faz-se necessário como meio de segurança para os soldados enviados pelos países, além de ter a função de auxiliar no resgate e resguardo de civis que estão nessas zonas de conflito.
Correção
Imagem 4. 
Logo da ONU
2024_AF_V1
Na prática
A participação do Brasil em diferentes acordos pelo mundo, visando soluções pacíficas e a construção de um mundo mais justo, equitativo e sustentável, são parte da identidade do nosso país e de sua diplomacia histórica.
A postura brasileira em diferentes áreas
Imagem 5. Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores
O Brasil foi sede e liderou importantes acordos ambientais, econômicos e políticos, como territórios e hegemonias. Esses são alguns: 
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Crise dos mísseis em Cuba: apesar de não muito divulgado, o Brasil teve um papel central nessa crise. Os EUA procuraram o Brasil para levar uma mensagem a Cuba, como se fosse o Brasil, devido ao medo do que um ataque nuclear entre os envolvidos poderia causar ao planeta Terra e à humanidade. Pouco tempo depois, a crise foi sanada.
Acordo de paz de Brasília: esse acordo assinado em 1998 pôs fim a décadas de disputa e conflito, com a demarcação correta da fronteira entre Equador e Peru. Entre uma das soluções acatadas, foram criados parques de conservação ambiental, com a fiscalização sendo feita por guardas-florestais de ambos os países.
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Rio 92ou cúpula da Terra: em 1992, ocorreu a segunda conferência da ONU pelo meio ambiente, no Rio de Janeiro. Esse encontro reuniu mais de cem países e culminou na Agenda 2021, que seria uma das bases para a Agenda 2030. Em 2012, tivemos o Rio +20 e, em 2025, teremos a COP 30.
Mediação em conflitos diversos: nos últimos anos, conflitos como os ocorridos no Timor Leste e em Kosovo, além das disputas entre Rússia e Ucrânia e entre Israel e Palestina, tiveram o Brasil como mediador ou importante voz em busca da paz, sem eximir as partes envolvidas de suas responsabilidades. A segurança da população civil e um mundo mais justo sempre foram norteadores da postura brasileira e de seus ideais. 
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Agora que vocês conhecem um pouco mais sobre a postura do Brasil em diferentes setores dentro da diplomacia, leiam a matéria Especialistas divergem sobre risco de guerra entre Venezuela e Guiana, publicada pela Agência Brasil em 02 de novembro de 2023. Em seguida, em grupos, discutam o que é pedido: 
Como o Brasil é requerido no embate entre Guiana e Venezuela?
Quais os interesses do Brasil nesse conflito?
Qual a postura que o Brasil tende a adotar em situações como essa?
 
10 MINUTOS
https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-12/especialistas-divergem-sobre-risco-de-guerra-entre-venezuela-e-guiana 
2024_AF_V1
Aplicando
O Brasil é requerido para mediar situações como essa devido ao seu histórico conciliador e política pacificadora, buscando evitar que o conflito ocorra ou persista.
O Brasil possui um profundo interesse no conflito em questão, pois faz fronteira com esses países. A crise humanitária e política na Venezuela já impacta as políticas migratórias do Brasil, e um conflito entre Guiana e Venezuela impactaria ainda mais.
O Brasil tende a adotar uma postura de diálogo, sempre buscando a paz e a segurança da sociedade civil, pois ela não está envolvida diretamente no conflito. Além disso, por seus inúmeros acordos e seu histórico, apresenta uma legítima preocupação com mulheres, crianças, saúde e segurança das populações. 
Correção
2024_AF_V1
Aplicando
Aprendemos sobre o papel que o Brasil desempenha em diversas situações diplomáticas ao redor do mundo;
A influência do Brasil em diferentes escalas e a postura adotada pelo país em situações diversas. 
2024_AF_V1
O que aprendemos hoje?
Lista de imagens
Slide 3 – Vídeo 1. ONU: A inspiração de Portinari para Guerra e paz. Disponível em: https://artsandculture.google.com/story/dAVh9lXSqG6hJA?hl=pt-br Acesso em: 11 mar. 2024.
Slide 4 – Link da atividade: https://artsandculture.google.com/story/dAVh9lXSqG6hJA?hl=pt-br – Acesso em: 11 mar. 2024.
Slide 5 – Imagem 1. Câmara da Assembleia Geral das Nações Unidas. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/united-nations-general-assembly-chamber-front-view-imagem-royalty-free/1396548238?phrase=assembleia+onu&adppopup=true Acesso em: 11 mar. 2024.
Slide 10 – Imagem 2. Soldados brasileiros no Haiti, 2011. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/haiti-presidential-run-off-election-march-20-2011-imagem-royalty-free/481319884?phrase=miss%C3%B5es+de+paz+onu&adppopup=true Acesso em: 11 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Lista de imagens
Slide 11 – Imagem 3. Militares de diversos países, pela ONU, desfilando no Dia da Queda da Bastilha, na França, 2008. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:UN_battalion_Bastille_Day_2008_n2.jpg Acesso em: 11 mar. 2024.
Slide 7 – Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ImbxrXw1VWg Acesso em: 12 mar. 2024.
Slide 13 – Imagem 4. Logo da ONU. Disponível em: https://unric.org/pt/ Acesso em: 15 mar. 2024.
Slide 14 – Imagem 5. Palácio do Itamaraty. Disponível em: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/palacio-itamaraty - Acesso em 12/03/2024.
Slide 17 – Link para atividade: Especialistas divergem sobre risco de guerra entre Venezuela e Guiana | Agência Brasil (ebc.com.br) Acesso em: 12 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
ONU Biblioteca. What is the origin of the blue helmets worn by UN peacekeepers?, [s.d.]. Disponível em: https://ask.un.org/faq/209615 Acesso em: 11 mar. 2024.
ONU News. ONU 70: “bandeira azul da ONU é a única que pertence a todos”, diz Ban, 2015. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2015/10/1529521 - Acesso em 12/03/2024.
ONU News. Galeria de Fotos: 70 anos da contribuição dos boinas-azuis da ONU, 2018. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2018/05/1624931 Acesso em: 11 mar. 2024.
ONU News. ONU75: Europa ilumina símbolos icônicos com “azul da cor das Nações Unidas”, 2020. Disponível em: https://news.un.org/pt/story/2020/10/1730502 Acesso em: 12 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
AGÊNCIA SENADO. Oswaldo Aranha é o novo herói da pátria, 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/04/20/oswaldo-aranha-e-o-novo-heroi-da-patria-1 - Acesso em 11/03/2024 Acesso em: 11 mar. 2024.
GOUSSINSKY, Eugênio. Conheça a origem dos famosos capacetes azuis da ONU, R7 News, 2018. Disponível em: https://noticias.r7.com/internacional/conheca-a-origem-dos-famosos-capacetes-azuis-da-onu-29052018 Acesso em: 12 mar. 2024.
ONU News. O que a ONU pode fazer? 5 respostas para suas perguntas, 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/177026-o-que-onu-pode-fazer-5-respostas-para-suas-perguntas Acesso em: 12 mar. 2024.
FAGANELLO, Priscila Liane. Operações de Manutenção da Paz da ONU, 2013. Disponível em: https://funag.gov.br/loja/download/1078-operacoes-de-manutencao-de-paz.pdf Acesso em: 11 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
GIRALDI, Renata. Acordo de paz entre Equador e Peru, mediado pelo Brasil, faz 20 anos. Agencia Brasil – EBC, 2018. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2018-10/acordo-de-paz-entre-equador-e-peru-mediado-pelo-brasil-faz-20-anos Acesso em: 12 mar. 2024.
LAFER, Celso. Relações internacionais, política externa e diplomacia brasileira, 2018. Disponível em: CELSO_LAFER_VOL_1_FINAL_09_07_2019.indd (funag.gov.br) Acesso em: 11 mar. 2024.
BEZERRA, Gustavo Henrique Marques. Brasil – Cuba: elações político-diplomáticas no contexto da Guerra Fria (1959-1986), 2010. Disponível em: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-532-brasil_cuba_relacoes_politico_diplomaticas_no_contexto_da_guerra_fria_1959_1986_ Acesso em: 13 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
MINISTÉRIO DA DEFESA. Histórico da participação brasileira em missões da ONU, 2020. Disponível em: Histórico da participação brasileira em missões da ONU — Ministério da Defesa (www.gov.br) Acesso em: 13 mar. 2024.
MINISTÉRIO DA DEFESA. Missões de paz, [s.d.]. Disponível em: Missões de paz — Ministério da Defesa (www.gov.br) Acesso em: 13 mar. 2024.
AGÊNCIA BRASIL – EBC. História Hoje: painéis Guerra e paz de Portinari foram entregues à ONU em 1956, 2017. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/acervo/cultura/audio/2017-02/historia-hoje-paineis-guerra-e-paz-de-portinari-foram-entregues-onu-em-1956/ Acesso em: 11 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
2024_AF_V1
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image10.jpeg
image11.png
image12.png
image13.png
image14.png
image15.jpg
image16.jpeg
image17.png
image18.jpg
image19.jpg
image20.png
image21.jpeg
image22.png
image7.png
image8.png
image9.png

Continue navegando