Buscar

AVS - 2 SÉRIE GEOGRAFIA - 3 BIMESTRE

Prévia do material em texto

ECIT BENJAMIM MARANHÃO - ECITBM
	AVS DE GEOGRAFIA – 2º BIMESTRE
	
	Disciplina:
GEOGRAFIA
	Professor:
Antonio Cruz
	Série: 2ª
	Turma:
	Data: __/__/
	Aluno (a):
	Nota:
	
	
	
 01. Modelos de Industrialização: A Primeira Revolução Industrial provocou uma grande transformação no espaço geográfico. A esse respeito, leia as afirmações a seguir:
I. Aconteceu um intenso processo de urbanização, e as cidades passaram a comandar as atividades econômicas e a organização do espaço geográfico.
II. Com a ampliação da Divisão Internacional do Trabalho, alguns países europeus se especializaram na produção industrial, controlando o mercado mundial de produtos industrializados.
III. Aconteceram grandes mudanças no modo de produção, sem implicações na organização política e territorial da Europa.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) Apenas I é verdadeira.
B) Apenas III é verdadeira.
D) Apenas II e III são verdadeiras..
C) Apenas I e II são verdadeiras
E) I, II e III são verdadeiras.
 02. A Terceira Revolução Industrial gerou mudanças profundas na configuração espacial do mundo, a qual o geógrafo Milton Santos denominou de meio técnico-científico-informacional. Sobre essas mudanças, são feitas quatro afirmações. Analise-as.
I. O avanço do sistema de comunicações e de informática permitiu uma organização do espaço geográfico através de redes, que ampliam os fluxos possíveis, mesmo sem a fixação concreta das atividades produtivas em muitos pontos do espaço.
II. Apesar de a ciência, a técnica e a produção estarem irregularmente distribuídas no espaço geográfico, as inovações tecnológicas estão disponíveis para todos, visto que elas transitam em fluxos que circulam por todo o mundo.
III. Embora a ampliação das relações internacionais, entre países da economia capitalista, tenha se iniciado há alguns séculos, essas mudanças alteraram o ritmo das interações espaciais, aumentando as trocas de mercadorias e a difusão de hábitos de consumo.
IV. A organização do espaço, através de redes, permitiu uma distribuição multiterritorial das atividades produtivas, gerando maior equilíbrio entre nações ricas e pobres na Divisão Internacional do Trabalho. Estão CORRETAS as afirmações:
A) I, II, III e IV.
B) I, II e III, apenas.
C) II, III e IV, apenas.
D) I e III, apenas.
E) II e IV, apenas.
 03. A Revolução Tecnológica das últimas décadas acelerou a velocidade de transmissão da informação e modificou as noções de próximo e distante. Essas mudanças influem nas estratégias de localização das indústrias. A alternativa que indica CORRETAMENTE os fatores que atuam na localização dos estabelecimentos industriais da “nova economia” é:
A) A proximidade das fontes de matérias-primas industriais e do abastecimento energético.
B) A existência da logística de circulação e o acesso às redes de informações.
C) A proximidade das agências de notícias e das instituições de coleta de dados.
D) A oferta de mão de obra e a facilidade de acesso aos mercados de consumo.
E) A garantia dos investimentos especulativos e a densidade das redes de transporte.
 04 - O desenvolvimento industrial brasileiro ocorreu de forma desigual nas diferentes regiões do Brasil, pois houve uma concentração da atividade industrial, particularmente, nos Municípios de São Paulo e Rio de Janeiro. Dentre outras razões, explicam esse fato:
a) a formação de um mercado externo na região Sudeste e a criação de casas de importação por emigrantes estrangeiros.
b) o domínio da cafeicultura no Sudeste, a consequente acumulação de capital e a imigração estrangeira que se dirigiu para essa região.
c) o domínio da mineração em São Paulo e a fundação de casas de exportação que tinham como objetivo abastecer o mercado brasileiro de produtos nacionais.
d) o desenvolvimento de empresas de extração mineral em São Paulo, que permitiu a acumulação de capital, e o consequente fluxo de emigrantes que para lá se dirigiu.
e) a abolição da escravidão e a concentração da população na região Sudeste, fato que estimulou a criação de casas de importação.
05 - Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importações sustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.
(Honório Kume et al. “A política brasileira de importação no período 1987-1998”. In: Carlos Henrique Corseuil e Honório Kume (coords.). A abertura comercial brasileira nos anos 1990, 2003. Adaptado.)
O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências
a) o acirramento da concorrência entre empresas e a interrupção de acordos comerciais com blocos econômicos.
b) o aumento dos preços dos produtos nacionais e a ampliação da oferta de mercadorias falsificadas.
c) o crescimento da variedade dos produtos disponíveis e o superávit da balança comercial.
d) a queda da qualidade dos produtos importados e o aumento da geração de lixo eletrônico.
e) a falência de indústrias nacionais e o aumento do desemprego estrutural.
 06 - A industrialização clássica, iniciada na segunda metade do século XVIII, provocou uma série de transformações socioeconômicas no continente europeu, tais como:
a) retração do mercado – produção em larga escala.
b) transferência do centro econômico das áreas rurais para os centros urbanos – consolidação do capitalismo como sistema dominante.
c) aumento da intervenção do Estado nas atividades econômicas – afirmação da propriedade privada dos meios de produção.
d) relações de produção assalariada – fortalecimento das monarquias absolutistas.
e) padronização da produção – liberação de contingentes de mão de obra das zonas urbanas para as rurais.
 07 - O processo de desenvolvimento da indústria no Brasil intensificou-se a partir do século XX. Desse modo, a industrialização brasileira
A) resultou em uma melhor distribuição de renda para toda a população.
B) ocorreu de maneira tardia em relação aos países mais desenvolvidos.
C) derivou da instalação de grandes centrais de geração de energia solar.
D) surgiu em razão do investimento privado na produção automobilística.
E) decorreu da intensa utilização de novas tecnologias na produção fabril.
08 - Tradicionalmente, o processo de industrialização brasileira, até meados dos anos de 1980, foi altamente concentrado. Qual região brasileira concentrou o maior volume de indústrias nesse período?
A) Centro-Oeste
B) Nordeste
C) Norte
D) Sudeste
E) Sul
 09. “A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000.
” SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial: mudanças e tendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010.
 A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e: 
a) autonomia tecnológica. 
b) crises de abastecimento.
 c) descentralização política. 
d) concentração econômica. 
e) compartilhamento de lucros.
10. Os modelos de industrialização tardia podem ser classificados com base em alguns indicadores. A partir das diversas estratégias de investimentos em capitais industriais, modelos de industrialização tardia podem ser identificados por grupos de países,em momentos diversos da expansão do modelo industrial, por todo planeta, desde a segunda metade do século XX. 
No caso do modelo implementado nos Tigres Asiáticos, este se diferencia do modelo latino- -americano por ter sido baseado: 
a) mais na consolidação do mercado interno e na poupança do que na conquista do mercado internacional. 
b) mais na conquista do mercado externo e na substituição de importações do que na consolidação do mercado interno. 
c) mais na retração das exportações e no controle das importações do que na retirada de subsídios dos setores de base e militar. 
d) mais na conquista do mercado externo e no fortalecimento da poupança interna do que na substituição de importações.
 e) mais na eliminação das importações e no crescimento dos investimentos internacionais do que no fortalecimento da poupança
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando