Buscar

715658

Prévia do material em texto

8o
Geografia
2o bimestre – Aula 25
Ensino Fundamental: Anos Finais
Retomada: Potência estadunidense na nova ordem mundial – A partir de aspectos culturais
ANO
2024_AF_V1
A hegemonia dos Estados Unidos da América (EUA) em diferentes regiões do mundo. 
Compreender a hegemonia dos Estados Unidos da América (EUA) em diferentes lugares do mundo, a partir de aspectos culturais.
Conteúdo
Objetivo
2024_AF_V1
Currículo Paulista – Anos Finais do Ensino Fundamental​
Geografia​
8o ano​
2o bimestre​
​
Unidade temática: Conexões e escalas​
Objetos de conhecimento:
Corporações e organismos internacionais e do Brasil na ordem econômica mundial​;
Cartografia: anamorfose, croquis e mapas temáticos da América e África.
​​
Habilidades: 
(EF08GE08) Analisar a situação do Brasil e de outros países da América Latina e da África, assim como da potência estadunidense na ordem mundial do pós-guerra.
(EF08GE29*) Selecionar e organizar indicadores socioeconômicos de países da América Latina e da África e comparar com os de potências tradicionais e potências emergentes na ordem mundial do pós-guerra.
(EF08GE19) Interpretar e elaborar cartogramas, mapas esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas com informações geográficas acerca da América e da África.
Pelos mais diversos motivos, dificilmente as mídias sociais deixarão de existir e continuarão a fazer parte da vida de milhões de pessoas. Assim como qualquer outro tipo de empresa, as detentoras de mídias sociais devem seguir regras estabelecidas nos países em que atuam. Pensando sobre isso, pesquise e anote em seu caderno empresas de mídias sociais e seus países de origem.
Solo silencioso
3 MINUTOS
GIF 1. Emojis
Para começar
2024_AF_V1
Imagem 1. Mídias sociais
Possíveis respostas:
WhatsApp – Estados Unidos;
Instagram – Estados Unidos;
TikTok – China;
X – Estados Unidos;
Pinterest – Estados Unidos;
Telegram – Rússia;
Reddit – Estados Unidos.
Correção
Para começar
2024_AF_V1
Muitas das mídias sociais têm sua origem nos Estados Unidos. E isso não é uma coincidência!
Há décadas os EUA são o lar das principais empresas voltadas para a cultura e comunicação. Seja na música, no audiovisual, nos quadrinhos e várias outras áreas, os EUA exercem dominância.
EUA e suas diferentes influências
Imagem 2. Gravura estilo quadrinhos
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Além disso, muitos dos seus símbolos culturais não ficam apenas em uma área, mas criam um “universo” sobre isso. Esse universo mobiliza pessoas e milhões de dólares por todo o mundo.
Em 2023, uma das maiores bilheterias de cinema, faturando cerca de 1,5 bi de dólares, foi de uma boneca. Esse brinquedo influenciou a moda, estrelou diversas animações, álbuns de figurinhas, revistas e outros. Sim, referimo-nos à Barbie.
Imagem 3. Sapatos de boneca
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
A Barbie é um modelo de como um objeto cultural atravessa gerações e fronteiras. De uma boneca básica, foi a precursora das skins, recriando várias profissões ao longo do tempo, além de levantar o debate sobre estereótipos e adaptando-se ao mercado mundial.
Durante décadas, o mesmo modelo de boneca, loira, de olhos claros e com forma física que apenas 1 a cada 100 mil pessoas atinge, segundo pesquisa australiana, levantou discussões sobre como isso poderia interferir na autoestima das pessoas, sobretudo das crianças, aliado ao seu desenvolvimento.
 
Imagem 4. Boneco Ken na cadeira de rodas
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Skins: São personalizações visuais para personagens e outros objetos em jogos e mídias sociais.
O ideal de beleza, inalcançável para a grande maioria das pessoas, também levantou outras reflexões. Durante muitos anos, a empresa não dispunha de uma diversidade racial ou outros públicos, como se toda a população mundial fosse parecida com a estadunidense.
Nos últimos anos, dentro e fora dos EUA, a valorização de pessoas que não estão dentro de padrões até então aceitáveis, vem ganhando espaço na sociedade 
Imagem 5. Bonecas Barbie
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Skins: São personalizações visuais para personagens e outros objetos em jogos e mídias sociais.
A Disney é o maior conglomerado de mídia do mundo. Ainda na área de audiovisual, a empresa também é dona e responsável por canais como National Geographic – voltado à vida selvagem, Fox – foco em notícias, e ESPN – conteúdo esportivo.
O conglomerado Disney
Imagem 6. Um dos estúdios Disney
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Mas, além dos produtos audiovisuais, a empresa movimenta pessoas ao redor o mundo, com milhões de turistas visitando seus parques, distribuídos em 4 países distintos: China, EUA, França e Japão.
Os parques temáticos da Disney recebem mais de 100 milhões de visitantes por ano, chegando a faturar cerca de 30 bilhões de dólares por ano, fora os milhares de produtos nas mais diversas áreas que estão presentes em quase todos os países. 
Toda essa hegemonia do entretenimento ao redor do globo, também colocou em xeque o quão influente ela pode ser na vida das pessoas em diferentes culturas e lugares.
Imagem 7. Visitantes com vários acessórios da Disney em parque, China 
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Segundo o dicionário Oxford, esta é a definição de hegemonia: supremacia, influência preponderante exercida por cidade, povo, país etc. sobre outros.
Hegemonia estadunidense, perda global?
Os Estados Unidos detêm várias empresas de comunicação, mídias sociais, entretenimento de diversos tipos e outros. Os exemplos citados, com produtos consumíveis muitas vezes de uma forma imaterial, influenciam a vida de milhões de pessoas.
Imagem 8. Itens de cinema
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Os Estados Unidos não são dominantes apenas na cultura, mas até mesmo no acesso a certos tipos de cultura. Pensando nisso, responda em seu caderno e compartilhe com seus colegas:
Quais sites ou aplicativos você conhece que são utilizados para buscar informações sobre cultura e assuntos diversos?
Quais plataformas ou aplicativos relacionados a música, filmes e séries você conhece ou utiliza?
Para acessar esses sites, plataformas ou aplicativos, você utiliza uma conta, de qual empresa?
5 MINUTOS
Todo mundo escreve
2024_AF_V1
Na prática
Possíveis respostas:
Google, Bing e Yahoo.
Netflix, Spotify, Amazon, Disney plus, HBO e outros.
Gmail (Google), Outlook (Microsoft), Icloud (Apple).
Correção
Imagem 9. Notificação
2024_AF_V1
Na prática
A maioria das empresas de tecnologia possuem sua sede ou nasceram nos Estados Unidos. Esse tipo de hegemonia influencia em escalas muito maiores a vida de bilhões de pessoas e dezenas de países.
Você já pensou sobre como seria sua vida se algumas das empresas mencionadas deixassem de existir? 
Onde faria suas buscas? 
Os aplicativos ainda existiriam?
O Brasil e outros poderiam desenvolver tecnologia semelhante?
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Nos últimos anos, na tela de um smartphone, conseguimos baixar aplicativos ou apps que oferecem os mais diversos tipos de produtos ou serviços. De comida de fast food a serviços em geral, de passeio com o pet até professor particular.
Entre alguns dos apps mais utilizados, estão os que auxiliam a aprender uma língua.
O domínio dos apps, o domínio da língua
GIF 2. “Oi”, em diferentes línguas
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Segundo a empresa Duolingo, app focado no aprendizado de línguas, temos uma hegemonia da língua inglesa em muitos países. Na imagem, popularidade da língua e seus respectivos países em 2022.
Imagem 10. Idiomas mais populares e países, segundo a plataforma Duolingo
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Mesmo em aplicativos como o Duolingo, há comunidades e a possibilidade de interação com usuários de qualquer lugar do mundo, conferindo uma característica de, além de aplicativo com função educacional, ser uma mídia social. 
Por mídias sociais, temos aplicativos que permitem, em diferentes níveis, a interação entre seus usuários, sendo a maioria desses aplicativos, ligados a “big techs” nome dado às grandes empresas de tecnologia, comunicação e veiculação de mensagens.
Imagem 11.As mídias sociais estão a um toque e cabem em nossas mãos
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
No Brasil, está em discussão a regulamentação das “big techs”. A responsabilidade, ou falta dela, está sendo revista pela justiça brasileira, referente a essas empresas.
Em nosso país, ainda há muito a ser discutido, mas nos EUA, país sede de muitas das empresas citadas, a discussão é sobre banir empresas ou não, por serem estrangeiras. 
GIF 3. Khaby Lame, pessoa com mais seguidores no TikTok
Foco no conteúdo
2024_AF_V1
Assistam ao vídeo 1– Estados Unidos aprova lei que pode proibir TikTok nos Estados Unidos, publicado pelo Jornal da Cultura em 14/03/2024, de 1 min.28s.
Assistam ao vídeo 2– Mark Zuckerberg pede desculpas a famílias por impacto negativo de redes sociais em crianças, publicado pelo UOL em 31/01/2024, de 1 min.28s.
20 MINUTOS
https://www.youtube.com/watch?v=cmMZF_pBjCA 
https://www.youtube.com/watch?v=yQ62Rh5cYxY 
2024_AF_V1
Aplicando
Em pequenos grupos, leiam a matéria estados norte-americanos processam Meta por viciar crianças, publicado em Poder 360, em 08/11/2023. 
E a matéria TikTok será proibido nos EUA?, publicado pela CNN News em 08/03/2024.
https://www.poder360.com.br/futuro-indicativo/estados-norte-americanos-processam-meta-por-viciar-criancas/ 
https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/tiktok-sera-proibido-nos-eua/#:~:text=Eles%20alegam%20que%20o%20TikTok,dos%20usu%C3%A1rios%20estadunidenses%20do%20TikTok 
2024_AF_V1
Aplicando
Com base no que vocês leram e assistiram, em pequenos grupos discutam sobre as seguintes questões e, em um pequeno debate, tomem posição!
Como as redes sociais podem impactar a vida das pessoas?
Por que alguns grupos são ou estão mais vulneráveis que outros?
O julgamento e soluções propostas à empresa estadunidense e à empresa chinesa foram semelhantes? Explique.
Os Estados Unidos realmente pensam em banir a plataforma chinesa? O que acontecerá caso isso seja oficializado?
20 MINUTOS
2024_AF_V1
Aplicando
Aprendemos hoje sobre a influência e hegemonia dos Estados Unidos sobre a cultura e os meios de acesso à cultura, comunicação e difusão de mensagens.
2024_AF_V1
O que aprendemos hoje?
Lista de imagens e vídeos
Slide 3 – Colab55. Disponível em: https://www.colab55.com/collections/gif-animado-para-criativos-o-guia-completo. Acesso em: 13 mar. 2024.
Slide 4 – Gettyimages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/social-media-platforms-facebook-instagram-youtube-imagem-royalty-free/1704413556?phrase=logo+midias+sociais&adppopup=true. Acesso em: 13 mar. 2024.
Slide 5 – Gettyimages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/city-background-material-with-comic-art-style-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1342084661?phrase=marvel&adppopup=true. Acesso em: 13 mar. 2024.
Slide 6 – Gettyimages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/summer-shoes-imagem-royalty-free/1342476271?phrase=barbie&adppopup=true. Acesso em: 13 mar. 2024.
Slide 7 – Shop.mattel. Disponível e extraído de: https://shop.mattel.com/pt-br/products/barbie-fashionista-boneco-ken-cadeira-de-rodas-hjt59-pt-br. Acesso em: 25 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 8 – Gettyimages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/barbie-doll-group-shot-imagem-royalty-free/487695805?phrase=barbie. Acesso em: 25 mar. 2024.
Slide 9 – Gettyimages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/water-tower-and-entrance-archway-to-walt-disney-imagem-royalty-free/1337471508?phrase=+mickey+mouse&adppopup=true. Acesso em: 13 mar. 2024.
Slide 10 – Gettyimages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/shanghai-disneyland-selfie-imagem-royalty-free/538478112?phrase=mickey+mouse&adppopup=true. Acesso em: 14 mar. 2024.
Slide 11 – Gettyimages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/online-movie-theater-streaming-service-poster-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/2007975509?phrase=streaming+EUA&adppopup=true. Acesso em: 15 mar. 2024.
Slide 13 – Tecnoblog. Disponível de: https://files.tecnoblog.net/wp-content/uploads/2018/10/InstagramGIF.gif. Acesso em: 14 mar. 2024.
 
2024_AF_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 15 – Giphy. Disponível em: https://giphy.com/gifs/moby-little-idiot-NpLHtOsfxhsMqw8Kl6. Acesso em: 26 mar. 2024.
Slide 16 – Duolingo. Disponível e extraído de: https://blog.duolingo.com/pt/relatorio-de-idiomas-duolingo-2022-informativo-global/. Acesso em: 15 mar. 2024.
Slide 17 – Gettyimages. Disponível em: https://www.gettyimages.com.br/detail/foto/young-business-woman-watching-live-streaming-imagem-royalty-free/1499666574?phrase=midias+sociais&adppopup=true. Acesso em: 26 mar. 2024.
Slide 18 – Tenor. Disponível em: https://tenor.com/pt-BR/view/khaby-really-gif-21412740. Acesso em: 26 mar. 2024.
Slide 19 – JORNALISMO TV. Estados Unidos aprova lei que pode proibir Tik Tok nos Estados Unidos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cmMZF_pBjCA. Acesso em: 14 mar. 2024.
Slide 19 – UOL. Mark Zuckerberg pede desculpas a famílias por impacto negativo de redes socias em crianças. Disponível em : https://www.youtube.com/watch?v=yQ62Rh5cYxY. Acesso em: 14 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Lista de imagens e vídeos
Slide 20 – PODER 360. Estados Unidos processam Meta por viciar crianças. Disponível em: :https://www.poder360.com.br/futuro-indicativo/estados-norte-americanos-processam-meta-por-viciar-criancas/. Acesso em: 14 mar. 2024.
Slide 20 – CNN BRASIL. Tik Tok será proibido nos EUA? Disponível em : https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/tiktok-sera-proibido-nos-eua/#:~:text=Eles%20alegam%20que%20o%20TikTok,dos%20usu%C3%A1rios%20estadunidenses%20do%20TikTok. Acesso em: 14 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Artigo: BBC NEWS. Hijarbie: A Barbie com véu islâmico que faz sucesso no Instagram, 12 fev.2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160212_gch_hijarbie_barbie_veu_islamico_lgb. Acesso em: 25 mar. 2024.
Dados: CANALTECH. Origem das mídias sociais. Disponível em: https://canaltech.com.br/empresa/. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: CARVALHO, M.C. Estados norte-americanos processam Meta por viciar crianças. Poder 360, 8 nov. 2023. Disponível em: https://www.poder360.com.br/futuro-indicativo/estados-norte-americanos-processam-meta-por-viciar-criancas/. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: DEMPSEY, J. As críticas que levaram Mattel a lançar Barbie com síndrome de Down. BBC News, 25 abr. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c6p0z4ly4gjo. Acesso em: 25 mar. 2024.
Artigo: EXAME. Os maiores (e mais populares) parques da Disney ao redor do mundo, 26 fev. 2020. Disponível em: https://exame.com/negocios/os-maiores-e-mais-populares-parques-da-disney-ao-redor-do-mundo/. Acesso em: 14 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Artigo: FORBES. "Barbie" é o filme de maior faturamento da Warner Bros., com R$ 6,3 bilhões, 29 ago. 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-mulher/2023/08/barbie-e-o-filme-de-maior-faturamento-da-warner-bros-com-r-63-bilhoes/. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: G1 NOTÍCIAS. Google fecha acordo para evitar processo bilionário em que era acusado de rastrear usuários secretamente, 29 dez. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2023/12/29/google-reconhece-que-rastreava-milhoes-de-pessoas-secretamente-acordo-bilionario-e-firmado-para-evitar-acao.ghtml. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: G1 NOTÍCIAS. Mark Zuckerberg é processado nos EUA devido ao caso Cambridge Analytica, 23 maio 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2022/05/23/mark-zuckerberg-e-processado-nos-eua-devido-ao-caso-cambridge-analytica.ghtml. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: GHIO, V. O.; TikTok será proibido nos EUA? CNN News, 8 mar. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/tiktok-sera-proibido-nos-eua/#:~:text=Eles%20alegam%20que%20o%20TikTok,dos%20usu%C3%A1rios%20estadunidenses%20do%20TikTok. Acesso em: 13mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Artigo: GHIO, V. O.; TikTok será proibido nos EUA? CNN News, 8 mar. 2024. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/tiktok-sera-proibido-nos-eua/#:~:text=Eles%20alegam%20que%20o%20TikTok,dos%20usu%C3%A1rios%20estadunidenses%20do%20TikTok. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: HELDER D.; SALATI, P. Câmara dos EUA aprova projeto de lei que pode banir TikTok no país. G1 Notícias, 13 mar. 2024. Disponível em: https://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2024/03/13/camara-dos-eua-aprova-projeto-de-lei-que-pode-banir-tiktok-no-pais.ghtml. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: HOGENBOOM, M. Como brinquedos podem criar estereótipos de gênero no cérebro da própria criança. BBC News, 14 jul. 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-57564734. Acesso em: 25 mar. 2024.
Artigo: INSPER NOTÍCIAS. Indústria de games vai faturar seis vezes mais do que os cinemas, 19 set. 2022. Disponível em: https://www.insper.edu.br/noticias/industria-de-games-vai-faturar-seis-vezes-mais-do-que-os-cinemas/. Acesso em: 13 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
Artigo: MELLO, A.; OLIVEIRA, J. Depois de Barbie, Mattel quer filme da Polly, Barney e Uno; veja projetos. Portal Canal Tech, 27 jul. 2023. Disponível em: https://canaltech.com.br/cinema/depois-de-barbie-mattel-quer-filme-da-polly-barney-e-uno-veja-projetos-257520/. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: PACHO, L. A incrível vida de Khaby Lame: da perda do emprego a ter mais seguidores do que Zuckerberg nas redes sociais. El País, 24 nov. 2021. Disponível em: https://brasil.elpais.com/tecnologia/2021-11-24/a-incrivel-vida-de-khaby-lame-da-perda-do-emprego-a-ter-mais-seguidores-do-que-zuckerberg-nas-redes-sociais.html. Acesso em: 26 mar. 2024.
Artigo: PODER 360. Câmara dos EUA votará projeto que proíbe TikTok na próxima semana, 08 mar. 2024. Disponível em: https://www.poder360.com.br/tecnologia/camara-dos-eua-votara-projeto-que-proibe-tiktok-na-proxima-semana/. Acesso em: 13 mar. 2024.
Artigo: SHERMAN, N. A reinvenção da Barbie para os novos tempos está funcionando? BBC News, 06/01/2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-50979726. Acesso em: 25 mar. 2024.
2024_AF_V1
Referências
2024_AF_V1
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image10.gif
image11.png
image12.png
image13.jpg
image14.jpg
image15.jpg
image16.jpg
image17.jpg
image18.jpg
image19.jpg
image20.jpg
image21.png
image22.png
image23.gif
image24.png
image25.jpg
image26.gif
image27.jpeg
image28.jpeg
image29.png
image30.png
image7.png
image8.png
image9.png

Continue navegando