Buscar

1 - Produzir um material educativo diferenciando as doenças profissionais ou ocupacionais e doenças relacionadas ao trabalho, de forma clara para o trabalhador. Deverá usar exemplos para cada tipo de

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

MAPA - SEG - SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO - 52_2024
Assessoria nos seus TRABALHOS entre em contato com a DL ASSESSORIA
E-mail:  assessoriaacademicadl@gmail.com
· (15) 99143-3322
QUESTÃO 1
A influência do Trabalho na saúde do trabalhador Olá, caro(a), aluno(a)! Você como estudante e futuro(a) profissional em Tecnólogo em Segurança no Trabalho, já parou para refletir sobre seu dia a dia de trabalho? Já pensou sobre como as práticas do seu dia a dia profissional pode influenciar no processo saúde-doença?
Fonte: Pixabay, 2024.
Quero que você faça a leitura comigo da situação abaixo:
O número de profissionais doentes no Brasil não para de crescer. As doenças psíquicas têm se tornado cada vez mais frequente entre os trabalhadores. Vários são os fatores que contribuem para esse esgotamento físico e mental como; estresse, pressão no trabalho, correria no dia a dia, multitarefas, cobranças no trabalho e convívio familiar entre outros.
Casos de depressão, ansiedade e síndrome de Burnout estão cada vez mais frequentes nos consultórios médicos e muito tem se falado sobre prevenção, a busca por ajuda assim que perceber os sintomas, fazer um diagnóstico correto e tratamento adequado porém, temos uma série de outras condições de adoecimento desse trabalhador.
O trabalhador em segurança no trabalho, deve estar consciente dessa problemática entendendo os processos laborais e intervir diante de situações que coloquem o trabalhador em situação de risco do adoecimento. Colocando em prática seus conhecimentos e ações, priorizando a saúde e bem-estar do trabalhador.
Elaborado pelo professor, 2024.
Veja o texto publicado pelo Ministério da Saúde no ano de 2023.
“O Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu quase 3 milhões de casos de doenças ocupacionais entre 2007 e 2022, conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. A maior parte das notificações, 52,9%, foi relativa a acidentes de trabalho grave”.
O levantamento aponta ainda que 26,8% das notificações foram geradas pela exposição a material biológico; 12,2%, devido a acidente com animais peçonhentos; e 3,7% por lesões por esforços repetitivos (LER) ou distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Somente neste ano, já são mais de 390 mil casos notificados de doenças relacionados ao trabalho.
Ministério da Saúde, 2023. Disponível em: <https://bit.ly/4airRDL>. Acesso em: 16 mar. 2024.
O ADOECIMENTO DOS TRABALHADORES E SUA RELAÇÃO COM O TRABALHO
Os trabalhadores compartilham os perfis de adoecimento e morte da população em geral, em função de sua idade, gênero, grupo social ou inserção em um grupo específico de risco. Além disso, os trabalhadores podem adoecer ou morrer por causas relacionadas ao trabalho, como consequência da profissão que exercem ou exerceram, ou pelas condições adversas em que seu trabalho é ou foi realizado. Assim, o perfil de adoecimento e morte dos trabalhadores resultará da amalgamação desses fatores, que podem ser sintetizados em quatro grupos de causas
Doenças comuns, aparentemente sem qualquer relação com o trabalho;
Doenças comuns que pode ter influência com o trabalho; (crônico-degenerativas, infecciosas, neoplásicas, traumáticas, etc.) eventualmente modificadas no aumento da freqüência de sua ocorrência ou na precocidade de seu surgimento em trabalhadores, sob determinadas condições de trabalho. A hipertensão arterial em motoristas de ônibus urbanos, nas grandes cidades, exemplifica esta possibilidade;
Doenças comuns que têm o espectro de sua etiologia ampliado ou tornado mais complexo pelo trabalho. A asma brônquica, a dermatite de contato alérgica, a perda auditiva induzida pelo ruído (ocupacional), doenças músculo-esqueléticas e alguns transtornos mentais exemplificam esta possibilidade, na qual, em decorrência do trabalho, somam-se (efeito aditivo) ou se multiplicam (efeito sinérgico) as condições provocadoras ou desencadeadoras destes quadros nosológicos;
agravos à saúde específicos, tipificados pelos acidentes do trabalho e pelas doenças profissionais.
Ministério da Saúde. Disponível em: <https://bit.ly/3TtVkmF>. Acesso em: 16 mar. 2024.
Você percebe a seriedade do assunto quando pensamos em como o trabalho pode influenciar na saúde e em nossa vida?
Percebe como o profissional em segurança do trabalho pode atuar em várias frentes de prevenção? A educação continuada dos trabalhadores é fundamental para prevenir os agravos no local de trabalho, reduzir riscos, acidentes e o adoecimento do trabalhador. Estabelecer uma relação próxima esclarecedora com o trabalhador, é fundamental para boa adesão das práticas e segurança no trabalho.
Dessa forma, o desafio da atividade MAPA da disciplina de Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho, é justamente, propiciar a reflexão e a experimentação considerando sua inserção profissional como Tecnólogo em Segurança do Trabalho.
Tendo em vista a necessária atuação prática em seu dia a dia profissional, vamos desenvolver uma proposta de atividade de ensino baseada nos aspectos de adoecimento do trabalhador. Sendo a sua tarefa:
1 - Produzir um material educativo diferenciando as doenças profissionais ou ocupacionais e doenças relacionadas ao trabalho, de forma clara para o trabalhador. Deverá usar exemplos para cada tipo de adoecimento com fotos ou figuras da internet (mínimo 2 exemplos para cada).
OBS: pode-se utilizar o Canva para realização da sua arte. O vídeo explicativo do mesmo está na Sala do Café.
2 - Apresentar um caso real ou fictício, de um trabalhador que desenvolveu uma doença ocupacional ou do trabalho (você pode buscar casos reais na internet caso preferir). Relatar o tipo de trabalho; função; local; uso de EPIs se aplicável; condições, tipo de agravo que acometeu o trabalhador, consequências desse agravo na saúde e/ou vida desse trabalhador
3 - Diante desse caso que você escolheu, de que forma acredita que, como profissional em segurança do trabalho poderia intervir? Descreva suas ações, que acredita ser importante para prevenção de doenças ocupacionais e do trabalho. (apresentar no mínimo 2 ações para doenças ocupacionais e 2 ações para doença do trabalho).
Orientações adicionais:
- Baixar o Formulário Padrão para resposta da atividade MAPA, no "Material da Disciplina".
- O uso do Formulário Padrão para resposta é obrigatório.
- Ler atentamente as informações apresentadas.
- Responda todos os itens solicitados, conforme apresentado no formulário padrão.
- Fundamentar sua resposta com citações de autores e/ou documentos da área de Segurança do Trabalho, não se esquecendo de colocar corretamente a referência.
- Siga as normas da ABNT, utilizando letra Arial ou Times New Roman 12, com espaçamento 1,5 entre linhas e alinhamento das margens justificado. 
- Salvar o formulário padrão, com todos os itens solicitados.
- Anexar seu arquivo no espaço da atividade MAPA.
- Certifique-se que o arquivo a ser enviado é o correto, no momento do envio.
- Clique em "Responder".
Abraço, bons estudos!
Equipe de Segurança do Trabalho 1
image0.wmf
image1.wmf
image2.wmf