Buscar

CASO CLÍNICO 2

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DIGESTIVA
Juliana, 31 anos, procura a unidade de saúde com inchaço indolor em face e desconforto com sintomas piorando com as refeições. Percebe que os sintomas pioram com as refeições, ou, quando vê ou pensa em algum alimento, ou ainda sente o cheiro ou sabor da comida ou na mastigação. Têm-se relatos de febre, eritema ou calafrios, disfagia, dificuldade de respirar e trismo.
Qual possível diagnóstico de Juliana? Explique os sinais e sintomas da paciente com a alteração da fisiologia normal.
FISIOLOGIA ENDÓCRINA
Valentina, 7 anos e 6 meses, passou em consulta com endocrinologista pediátrico, pois família referia que a filha era uma das menores da sala de aula, com crescimento lento. O interrogatório sobre diferentes aparelhos não trouxe outras queixas significativas.
A criança foi uma recém-nascida a termo, de uma gestação sem intercorrências, com peso de 2.590 g e comprimento de 49 cm. Recebeu aleitamento materno exclusivo até o primeiro mês de vida, quando iniciou aleitamento misto por baixo ganho de peso. Não teve alterações no desenvolvimento neuropsicomotor nem antecedentes de internações ou cirurgias. A vacinação estava em dia. Apresentava bom desempenho escolar, praticava atividade física três vezes por semana e mantinha alimentação adequada e variada.
Os pais eram saudáveis, assim como o irmão mais velho. A mãe tinha 162 cm de estatura e relatava menarca aos 11 anos e 6 meses. O pai tinha 180 cm e relatava desenvolvimento puberal dentro da normalidade. Os dados possibilitaram calcular a estatura-alvo da criança em 164,5 centímetros.
O exame físico inicial da criança não evidenciou alterações, com peso de 17,5 kg (Z-score = -2,41), estatura de 114 cm (Z-score = -2,01), pressão arterial (PA) de 90 x 60 mmHg e estadiamento puberal de Tanner M1P1.
Qual possível diagnóstico de Valentina? Explique os sinais e sintomas da paciente com a alteração da fisiologia normal.
FISIOLOGIA ENDÓCRINA
Maria Fernanda, sexo feminino, 22 anos, que deseja engravidar, percebeu que não estava mais menstruando desde que interrompeu o uso oral de anticoncepcional hormonal há um ano e recentemente desenvolveu galactorreia. Ela não estava utilizando nenhuma medicação e afirma não apresentar cefaleia, perda de visão ou alteração de libido. No exame físico, não se constatou qualquer anormalidade, exceto por galactorreia bilateral. O teste de gonadotrofina coriônica humana foi negativo, e o nível de tireotrofina estava normal. A dosagem de prolactina sérica foi de 95 g/L. A ressonância magnética (RM) de encéfalo evidenciou uma massa de 6mm de diâmetro no lobo anterior da hipófise.
Qual possível diagnóstico de Maria Fernanda? Explique os sinais e sintomas da paciente com a alteração da fisiologia normal.
FISIOLOGIA ENDÓCRINA E DIGESTIVA
Júlio, de 1 ano e 9 meses, masculino, branco, natural e procedente de Salvador, Bahia, previamente hígido, portador de síndrome de Down, nasceu com peso de 2.940 g, DNPM atrasado e sem história prévia de uso de medicamentos. Foi encaminhado a um Serviço de Saúde após ter ingerido uma lasca de madeira, iniciou com dor abdominal acompanhado de perda de peso de um quilo aproximadamente neste período. Exames recentes do paciente evidenciaram hemoglobina de 10,6 g/dl (VCM 77,5 fl, HGM = 26 pg, CHGM = 33,5%), leucócitos 2.700/mm3 e diferencial dentro dos parâmetros da normalidade para idade. Foi realizada endoscopia digestiva alta que mostrou mucosa do esôfago e duodeno sem alterações, estomago com forma e volume sem alterações, lago mucoso hialino e mucosa de fundo e corpo sem alterações. Em antro evidenciou-se lesão elevada com depressão central e piloro centrado, circular e pérvio. A gastrina sérica mostrou-se elevada, 604 pg/ml (normalmente até 115pg/ml), e ultrassonografia do abdome total não apresentava alterações. Foi realizada nova endoscopia digestiva alta seis meses após, que revelou lesão ulcerada com bordas regulares localizada em antro.
Qual possível diagnóstico de Júlio? Explique os sinais e sintomas da paciente com a alteração da fisiologia normal.
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png

Continue navegando