Buscar

TICs 5 - Demência associada ao HIV

Prévia do material em texto

TICS 5 – Demência associada ao hiv 
A Demência Associada ao HIV (HAD) é o assunto da tarefa da semana.Quais os princípios gerais do tratamento desta patologia? Qual é o prognóstico desta patologia? Qual a relação desta demência com os índices de mortalidade dos pacientes portadores de HIV?
O tratamento primário da demência associada ao HIV é terapia antirretroviral, que aumenta a contagem de células CD4 e melhora a função cognitiva. Síndrome inflamatória de reconstituição imune (SIRI) pode causar piora paradoxal do estado neurológico e mental quando o tratamento antirretroviral é iniciado; deve-se antecipar e tratar esse problema. Vale ressaltar que os medicamentos psicofármacos devem ser instituídos com parcimônia, principalmente no tocante às interações medicamentosas entre os TARV (terapia antiviral e os psicofármacos), onde pode ocorrer alteração da metabolização de ambos os medicamentos. Os grupos de apoio e ajuda, bem como o apoio familiar e de amigos auxiliam sobremaneira no acompanhamento dos quadros e atuam como rede de proteção, onde o paciente terá uma rede de atenção que o auxiliará na condução de seus tratamentos, na adesão ao tratamento e nas rotinas de vida, que podem ficar comprometidas com a evolução da patologia As medidas de suporte são similares às de outras demências. Por exemplo, o ambiente deve ser iluminado, alegre e familiar, e deve ser projetado para reforçar a orientação (p. ex., colocar grandes relógios e calendários no ambiente). Medidas para garantir a segurança do paciente (p. ex., sistemas de monitoramento de sinal para os pacientes que perambulam) devem ser implementadas. Os sintomas são tratados como necessário.
Quanto mais rápido o diagnóstico for estabelecido, melhor prognóstico de perda cognitiva pois o tratamento precoce pode prolongar a vida. Já os pacientes HIV-positivos com demência não tratada têm prognóstico mais desfavorável (expectativa média de vida de 6 meses) que os pacientes sem demência. A demência associada ao HIV pode ser a primeira manifestação da AIDS no idoso, afeta significativamente sua capacidade funcional e qualidade de vida. É um importante fator de risco para mortalidade, associa-se a baixa aderência à medicação e à progressão da doença, o que eleva significativamente os custos com a saúde. 
Referências:
https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/59/o/EmanuelaTorreao-2009.pdf
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-neurol%C3%B3gicos/delirium-e-dem%C3%AAncia/dem%C3%AAncia-associada-ao-hiv#v8418408_pt
https://mncp.org.br/2021/04/14/demencia-associada-ao-hiv/

Mais conteúdos dessa disciplina