Buscar

MODELO ENVIO DISCENTE - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA

Prévia do material em texto

Contextualizada de toxicologia 
Maria Eduarda Silva e Silva
04092162
Farmácia
A toxicologia é a ciência que estuda os efeitos ocasionados por drogas/substancias em organismos, sejam eles vivos ou morto. Na área forense, a toxicologia é aplicada âmbito das investigações criminais com o propósito bem direcionado a buscar a verdade acerca de um fato perante a lei, quase sempre dentro de infrações, contravenções e crimes. Voltando-se para a identificação e quantificação de substâncias tóxicas, que possam trazer danos ou alterações ao organismo (JESUS; SILVA, 2021; CASTELARI et al., 2018).
É uma ciência multidisciplinar que abrange vários tipos de procedimento para haja a garantia da eficácia dos trabalhos e dos laudos toxicológicos, o trabalho deve ser minucioso já que a partir dele é possível saber qual a droga ou substancia que o indivíduo ingeriu ante ou depois de sua morte (CASTELARI et al., 2018).
Alguns materiais biológicos são coletados durante a autópsia e cada um oferece informações relevantes sobre a presença de substâncias tóxicas no organismo. Os principais materiais biológicos são: Urina- principal via de eliminação das substâncias químicas. Sangue- fornece a concentração exata da droga ou subsistência químicas. Humor vítreo- liquido gelatinoso encontrado dentro dos olhos, local de fácil absorção de drogas. Conteúdo estomacal - Amostra importante para as análises, principalmente quando o histórico se refere a intoxicação por via oral, pois prevalece no estômago a forma inalterada dos xenobióticos. Fígado - É um órgão que apresenta elevada capacidade de ligação a xenobióticos e constitui o principal órgão envolvido na biotransformação dos toxicantes (CASTELARI et al., 2018). 
As principais técnicas analíticas utilizadas são: Cromatografia em fase gasosa ou GC (utilizada para separar e identificar compostos voláteis ou semi-voláteis) e Cromatografia líquida de alta eficiência ou HPLC (empregada na separação e identificação de compostos não voláteis e compostos polares). Além dos Imunoensaios, como o ELISA (empregados para detectar e quantificar compostos específicos, como drogas, hormônios ou produtos químicos) (CORCETTI et al.,2021; EMÍDIO, 2010; BENDER; MUHLEN,).
Referencias:
JESUS, S. S. DE; SILVA, D. S. TOXICOLOGIA FORENSE E SUA IMPORTÂNCIA NA SAÚDE PÚBLICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 7, p. 767–781, 31 jul. 2021. Acesso em: 25/02/2024.
CASTELARI, G. M., et al. TOXICOLOGIA FORENSE: CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR QUE ABRANGE O ESTUDO DAS CAUSAS DE MORTES POR INTOXICAÇÃO E OS MATERIAIS BIOLÓGICOS UTILIZADOS PARA ESSE FIM, QUE DIRECIONAM A INVESTIGAÇÃO MÉDICO-LEGAL E A EMISSÃO DO LAUDO TOXICOLÓGICO. Rev. AMBIENTE ACADÊMICO (ISSN Impresso 2447-7273, ISSN online 2526-0286), v.4, n.1, jan./jun. 2018. Acesso em: 25/02/2024.
CORCETTI, Ana Paula, LOPES, Daniela Alves, LUVIZZOTTI, Eduarda Habermann, LOURENÇO, Giovana Letícia, OZELLO, Júlia Cristina, RAMOS, Kananda Novais. Boa noite cinderela: um estudo sobre a toxicologia e análises forenses, 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em química) -- Etec Deputado Salim Sedeh, Leme, 2021. Acesso em: 25/02/2024.
EMÍDIO, Elissandro Soares et al. Desenvolvimento, validação e aplicação de microextração em fase sólida e microextração em fase líquida para determinação de canabinóides em cabelo humano por cromatografia em fase gasosa acoplada à espectrometria de massas no modo tandem. 2010. Acesso em: 25/02/2024.
BENDER, Ana Lígia; MUHLEN, Carlos Alberto von. Testes Laboratoriais Aplicados à Imunologia Clínica: Capítulo 5. Disponível em: http://docente.ifsc.edu.br/rosane.aquino/MaterialDidatico/AnalisesClinicas/avalia%C3%A7%C3%A3o/Testes-Laboratoriais-Aplicados-Imunologia-Clinica.pdf. Acesso em: 25/02/2024.

Continue navegando