Buscar

Indústria Cultural

Prévia do material em texto

Indústria Cultural
IDENTIDADE E PROJETO DE NAÇÃO
1
O que é Indústria Cultural?
O conceito desenvolvido por Adorno e Horkheimer se refere à ideia de produção em massa, comum nas fábricas e indústrias, que passou a ser adaptada à produção artística. É uma nova concepção de se fazer arte e cultura, utilizando-se técnicas do sistema capitalista. 
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
2
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
3
Dessa maneira, músicas, filmes, espetáculos e outras obras, são desenvolvidos sob a lógica de produção em massa. Há um pensamento dominante que passa a influenciar o modo como os artistas produzem e como os telespectadores consomem a cultura. Nesse conceito, um quadro ou uma música são reproduzidos de forma padronizada, mesmo que possuam cores e estilos diferentes. 
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.
Origem da Indústria Cultural
Os sociólogos alemães Adorno e Horkheimer escreveram o livro “Dialética do esclarecimento”, cujo um dos capítulos aborda a noção de Indústria Cultural, no ano de 1944. Nesse período, o mundo testemunhava a consolidação dos regimes totalitários, como o Nazismo. Os próprios estudiosos precisaram se refugiar em outros países. 
Todo esse cenário político influenciou os intelectuais a refletir como a cultura também pode ser utilizada para legitimar determinados interesses. Os autores acreditam que a Indústria Cultural trata as pessoas como simples consumidores, acríticos, que são definidos a partir dos produtos consumidos, incluindo a produção artística.
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
4
Características da Indústria Cultural
Nesse cenário, a indústria cultural passa a ser um mecanismo de controle dos indivíduos. A sua imposição acontece de cima para baixo e tem como objetivo padronizar, homogeneizar e fortalecer os valores capitalistas de consumo perante as grandes massas. Para isso, a própria indústria trabalha em prol da alienação das pessoas. Através dela é possível homogeneizar os gostos e interesses pessoais para que os produtos sejam consumidos sem uma reflexão a seu respeito.
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
5
Características da indústria cultural:
- O lucro é a sua finalidade
 Padronização dos gostos e interesses dos consumidores
- Massificação dos produtos
- Produtos fáceis de serem consumidos
-Homogeneização dos produtos (filmes, músicas, novelas, peças, etc são semelhantes e, por isso, acabam fazendo sucesso).
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
6
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
7
A indústria cultural e a cultura são conceitos diferentes. A cultura é a expressão dos valores, das identidades e das criações de uma sociedade. A indústria cultural é a produção e a distribuição de bens culturais com o objetivo de obter lucro e influenciar as pessoas. A indústria cultural cria a cultura de massa, que é um tipo de cultura padronizada, superficial e comercial, que não reflete a diversidade e a originalidade da cultura popular
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
8
A indústria cultural afeta as artes de várias formas. Por um lado, ela cria uma padronização da produção artística, que segue fórmulas e modelos que visam o lucro e o consumo. Por outro lado, ela gera uma alienação do público, que perde a capacidade de apreciar e criticar a arte de forma autônoma e criativa. A indústria cultural também desvaloriza a arte que não se enquadra nos seus padrões, que é considerada difícil, elitista ou subversiva123. No entanto, a arte também pode ser uma forma de resistência à indústria cultural, quando expressa a diversidade, a originalidade e a crítica da sociedade
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
9
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
10
"Apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado." sobre "Conceito de Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer" e
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
11
"Oferecendo produtos que promovem uma satisfação compensatória e efêmera, que agrada aos indivíduos, ela impõe-se sobre estes, submetendo-os a seu monopólio e tornando-os acríticos (já que seus produtos são adquiridos consensualmente)."Veja mais sobre "Conceito de Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer" 
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
12
"Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência. Ela torna-se o guia que orienta os indivíduos em um mundo caótico e que por isso desativa, desarticula, qualquer revolta contra seu sistema. Isso quer dizer que a pseudo felicidade ou satisfação promovida pela Indústria Cultural acaba por desmobilizar ou impedir qualquer mobilização crítica que, de alguma forma, fora o papel principal da arte (como no Renascimento, por exemplo). Ela transforma os indivíduos em seu objeto e não permite a formação de uma autonomia consciente.
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
13
"Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. E embora a arte clássica, erudita, também pudesse ser distinta da popular e da comercial, sua origem não tem uma primeira intenção de ser comercializada e nem surge espontaneamente, mas é trabalhada tecnicamente e possui uma originalidade incomum – depois pode ser estandardizada, reproduzida e comercializada segundo os interesses da Indústria Cultural.
01/03/20XX
EXEMPLO DE TEXTO DE RODAPÉ
14
image1.jpeg

Continue navegando