Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

DIAGRAMA DE MUDANÇAS DE FASES
Os diagramas de fases permitem conhecer a fase termodinamicamente mais estável de um
material em qualquer condição de temperatura e pressão, diferentemente das curvas de aquecimento que são construídas mantendo a pressão constante.
Nesse diagrama, as curvas que separam as regiões correspondentes às fases são denominadas curvas de equilíbrio. Essas curvas mostram os valores de temperatura e pressão em que duas fases estão presentes em equilíbrio, em um sistema. A curva verde corresponde à fusão ou solidificação, a vermelha corresponde à sublimação e, finalmente, a azul corresponde à vaporização ou condensação. O ponto triplo é o ponto que indica os valores de 
temperatura e pressão em que estão presentes, em equilíbrio, as três fases. 
O ponto crítico nos dá as condições de temperatura e pressão crítica. Sistemas que apresentam valores de temperatura e pressão acima do ponto crítico são denominados fluidos supercrítico.
image1.jpg

Mais conteúdos dessa disciplina