Buscar

Conceito de bioinsumos

Prévia do material em texto

Conceito de bioinsumos
Quando pensamos em microrganismos, geralmente a primeira ideia que nos vêm à mente são os microrganismos maléficos, como os que causam viroses, infecções e outras doenças. No entanto, existem também microrganismos benéficos, que são utilizados em diversas áreas. E é sobre estes que vamos falar agora. Os microrganismos benéficos (que podem ser fungos, bactérias e vírus) são veiculados pelo solo ou pelo ar, e colonizam as raízes e a parte aérea das plantas como oportunistas simbiontes (não prejudicam as plantas) e não patogênicos às plantas.
• Fungos: seres vivos macroscópicos (como o cogumelo) e microscópicos, corpo constituído por filamentos multicelulares e alimentam-se por absorção dos nutrientes.
 • Bactérias: seres vivos microscópicos unicelulares que também se alimentam por absorção de nutrientes do organismo que estiverem inseridas. 
• Vírus: pequenos seres parasitas formados por uma cápsula proteica que podem infectar organismos vivos.
Quando esses microrganismos são isolados, identificados e determinam a sua função biológica dentro da planta, podem fornecer benefícios importantes para a agricultura sustentável, como: 
• proteção das culturas contra doenças; e/ou 
• aumento do rendimento das culturas em condições de campo

Continue navegando