Buscar

Planejamento Estratégico Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EU POSSO TE JUDAR
Roberto Francisco Cordeiro
01441163
Ciências Aeronáuticas
Empresa Moda Fashion, para que um planejamento estratégico seja eficaz, os gestores precisam conhecer alguns pontos que possam determinar o caminho que a empresa quer seguir. Baseando nesses princípios temos, temos pontos fortes e fracos, que devemos dar atenção a cada um deles para que sua empresa tenha e continue nessa ascensão que almeja.
Um estudo já cimentando no mundo dos negócios e que vem alavancando inúmeras empresas é a chamada Análise SWOT. Com ela podemos avaliar ambientes externos e internos para o empreendedorismo, através de:
Força e Fraqueza, Oportunidades e Ameaças.
Vamos analisa-las e tirar o máximo de proveito de cada uma.
No ambiente externo, temos varias Ameaças, mas também muitas Oportunidades. Vamos falar sobre elas:
***Ameaças: Basicamente a concorrência. Temos que estar de olho no que estão desenvolvendo, não para querer aniquila-los, mas sim para ter um poder de competição a altura, e por que não dizer maior. Preços, produtos de qualidade, atendimento, são a premissa para ser o melhor empreendedor. O ramo de vestuário também é um luta diária, pois a cada metro quadrado surge uma nova loja e um novo empreendimento. Temos que estar atento a estes novos no mercado, que podem fazer com que nosso clientes migrem. E na nossa atual modalidade, temos a tecnologia ao nosso favor, mas se não ficarmos atualizados podemos perder pra ela, se o nosso concorrente desenvolver ou saber usar de uma melhor maneira do que nós.
*** Oportunidades: Diante de alguma forma de ameaça que posso existir ou estar surgindo temos que investir em novidades. Tais como conseguir atrair mais consumidores, pois consumidores impulsivos, podem virar novos clientes em potencial. Para isso, temos que criar e dar a chance desses consumidores quererem provar nosso produto. Isso través de um cartão de fidelidade com bônus diferenciado. Todo cliente gosta de brinde. Então, ao mesmo tempo ser uma loja única, também podemos ter uma concorrente que “trabalhe” pra nós. Um modo de fazer isso, é estudando seu “carro chefe” de vendas e oferecendo um acessório que eles não tem. Um exemplo: se o forte deles é calça jeans, temos que descobrir oque eles não vendem, e passamos a vender como acessório do produto deles. Assim o consumidor virá até nós. Teremos uma calça jeans melhor, preço e bom e o acessório que ele procura.
Temos também o ambiente interno, que provavelmente é o mais detalhado, pois nele, fidelizamos o consumidor, fazendo dele nosso cliente. Mas para isso temos que consertar um problema que todo empreendedor possui, mas nem todos se dão ao trabalho de corrigi-los.
Dentro do ambiente interno, temos Força e Fraqueza, elas caminham juntas, mas temos que tirar o melhor de cada uma. E diminuir ou aniquilar oque desvaloriza nossa empresa.
***Forças: Tudo começa no atendimento. Saber acolher o cliente, desde sua entrada na loja, passando a ele uma sensação de que ali, ele encontrara oque procura, ou faremos o possível para que ele saia com ideia de retornar. Ter produtos atualizados, sempre dentro da moda do mercado. Fazendo workshops para estar sempre dentro da tendência. Um diferencial é tentar evitar do cliente de ficar horas de pé na fila apenas para efetuar um pagamento. Tem que investir em terminais de pagamentos pela loja, aceitando todos tipos de cartões. Um funcionário sempre rondando a loja para ajudar esse cliente, caso ele precise e não apenas quando ele precise. Pois estamos vivendo em um mundo com pessoas de mais idade indo as compras, e essas pessoas não estão conseguindo acompanhar a tecnologia atual, e sempre precisam de um ajuda. Simples assim, consumidor satisfeito, cliente fidelizado.
***Fraqueza: Infelizmente temos que falar sobre o “elefante na sala”. A primeira fraqueza de uma empresa, e ter um funcionário que não se vê nela. Esse tipo de funcionário, sempre esta desmotivado e ele contagia os outros. O atendente é a linha de frente de uma empresa, pois tudo e todos passarão por ele primeiro, seja fisicamente ou virtualmente. O vitualmente pode soar estranho, mas vamos supor que de um problema em nosso site, e nosso consumidor precisa de um suporte técnico para finalizar uma compra ou tirar uma duvida para que essa compra seja efetivada. Ele terá eu falar com alguém, certo? Olha aí a fraqueza surgindo. Falando em site, estes tem que ter sempre uma atenção diferenciada, pois inúmeras vezes estão fora, dando informações errôneas que as vezes o cliente simplesmente nação reclama, mas sim vai para outro que o atenda. E por fim porem longe de ser o menos importante, temos que nos ater ao produto, pois uma grande fraqueza esta em um produto de qualidade duvidosa, que apresente problemas corriqueiros. Não podemos pensar em uma única venda a um consumidor, mas sim em retorno desse consumidor e assim ele se transformando em nosso cliente.
Enfim, as Força e Fraqueza, Oportunidades e Ameaças, sempre existirão e farão parte do cotidiano do empreendedorismo e do empreendedor, mas como elas aprendemos a ser mais forte em um mundo de competitividade. Mas nesse nosso mundo cada vez mais globalizado, temos a sorte de existir analistas e desenvolvedores que nos auxiliam a sempre buscar novos negócios, pois os problemas já existem então temos que achar a solução para eles. 
Estou aqui para auxiliar em seus novos projetos ou nesse que já existe. Pois minha fonte principal para o Empreendedorismo foi a Faculdade UNINASSAU junto com a Análise SWOT, vamos ajuda-lo

Continue navegando