Buscar

aplicação de argamassa

Prévia do material em texto

Argamassas
O que é?
Argamassa é uma mistura de cimento, agregado miúdo, água e aditivos, pode usar alguns aditivos como: areias naturais ou de britagem aditivos, como barro, cal, saibro, caulim e outros.
Ela é mais mole nas primeiras horas e depois endurece, proporcionando elevada resistência e durabilidade.
A qualidade da argamassa depende dos seus componentes, e do correto preparo e manuseio
Argamassa industrializada
A argamassa industrializada é muito utilizada por conta de sua fácil, rápida e prática aplicação e preparo. Elas são compostas de agregados com granulometria controlada, cimento Portland e aditivos especiais que otimizam suas propriedades.
O que é? 
Argamassa industrializadas é, por definição, uma mistura de agregados(s) miúdo e aglomerante(s) inorgânicos, contendo ou não aditivos ou adições, com propriedades de aderência e endurecimento, ao qual o usuário somente necessita adicionar a quantidade de água requerida. Em outras palavras, podemos dizer que argamassa é a mistura de cimento, areia, cal e água, e sua principal utilização é ter a função de cola para unir os materiais da sua construção.
A composição de argamassa pode variar de acordo com sua aplicação.
Porque são produzidos por processos industrial, mecanizado e com comandos rígidos de produção, argamassas presentes em sacos ótimos uniformidade de dosagem, isso significa que uma repetição de um poder ser alcançada características com um grau mais alto de confiança.
As argamassas industriais são fabricadas em complexos industriais. Lá, os agregados miúdos, os aglomerantes e os aditivos em pó são misturados a seco e ensacados. A embalagem pode ser plástica ou de papel Kraft, semelhantes aos sacos de cal e cimento.
Onde são utilizadas?
· Na união entre blocos de concreto ou cerâmicos, em alvenaria de vedação ou estrutural.
· Como revestimento (chapisco, emboço ou “massa-grossa", reboco ou “massa-fina”).
· Compondo o substrato para revestimentos (emboço).
· No rejuntamento de revestimento cerâmico.
· Impermeabilização e regularização de superfícies.
· Dar acabamento as superfícies, seja ele texturizado, áspero ou liso.
Normas técnicas.
Segundo o catálogo da Associação Brasileira de Normas Técnicas, existe as seguintes normas com argamassas com cimento: 
NBR 7200:1998 – Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento. 
NBR 14081-1:2012 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas. Parte 1: Requisitos. 
NBR 13749:2013 – Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação.
As argamassas à base de cimento são classificadas pela ABNT NBR 14992 em Tipo I (AR I) e Tipo II (AR II). 
Tipo AR I: É para uso em ambientes internos e externos, com aplicação restrita a locais de trânsito não intenso de pedestres e em placas cerâmicas com absorção de água acima de 3%. 
Tipo AR II: Superior nas suas propriedades, também é recomendada para ambientes internos e externos, mas com trânsito intenso de pedestres e em placas com absorção de água baixa (inferior a 3%)”.
Argamassa de assentamento 
É uma argamassa para unir blocos cerâmicos convencionais, ou estruturais diversos. A união entre eles se dá ancoragem mecânica, a argamassa forma uma espécie de raiz e se fixa nos poros do bloco.
São indicadas para revestir paredes e tetos de alvenaria, na fase da vedação da obra, é usado para unir blocos cerâmicos convencionais, ou outros materias estruturais. São usadas em alvenaria de vedacão , alvenaria estrutural e para complementação de alvenaria (encunhamento, respaldo ou aperto).
no geral, as argamassas de assentamento são rodadas em uma central ou em uma betoneira, mas podem ser compradas já prontas. Um dos tipos de argamassa pronta é a estabilizada, que possui polímeros em sua composição que retardam a hidratação do cimento
É uma argamassa utilizada para unir os blocos cerâmicos convencionais ou estruturais diversos. Utiliza-se um cordão de 1 cm abaixo dos blocos e outro verticalmente. A união entre eles se dá por ancoragem mecânica, ou seja, a argamassa forma “raízes” nos poros do bloco e ali se fixa. Em geral ela é rodada em uma central ou no pavimento usando betoneira, mas pode ser adquirida pronta.
Argamassa de rejuntamento
Em peças de cerâmica essa argamassa preenche os vãos entre as peças, tanto em áreas internas e externas, pode ser feita com mistura pronta e recebe pouca água, pode receber pigmentos diversos e dá acabento, assim como as argamassas de assentamento, ela também pode ser feita com uma mistura pronta, deve receber pouca água e pode receber pigmentos diversos, já que é utilizada para acabamentos.
Existem dois tipos de argamassa de rejuntamento
Rejuntamento do tipo I. 
· É a argamassa a base de cimento Portland, usada para rejuntamento de placas cerâmicas de ambientes internos e externos, seguindo algumas regras.
· A aplicação não pode ser feita em locais de tráfego intenso
· A aplicação seja feita apenas em placas cerâmicas com absorção de água acima de 3%;
· A aplicação em ambientes externos (tanto piso como parede) não exceda 20 m² para pisos e 18 m² para paredes – limite a partir do qual é necessário o uso de juntas de movimentação.
Rejuntamento de tipo II
Também é uma argamassa à base de cimento Portland, indicada para rejuntamento de placas cerâmicas em ambientes internos e externos, mas suas indicações são diferentes. Ela é recomendada para:
· Todas as condições do tipo I;
· Pode ser usada em Locais de trânsito intenso de pedestres;
· Placas cerâmicas com absorção de água inferior a 3%;
· Ambientes externos, tanto pisos como paredes, de qualquer dimensão ou sempre em que seja exigido o uso de juntas de movimentação;
· Ambientes internos e externos com presença de água estancada, como espelhos de água, piscina e outros.
Aplicação
· De uma maneira geral, as argamassas possuem várias aplicações, porém é preciso prestar atenção no local onde isso será aplicada, para escolher o tipo mais adequado de argamassa. 
· Em paredes, tetos e pisos são utilizadas as argamassas de assentamento, revestimento e rejuntamento
· É preciso ficar atento ao comprar a argamassa para assentamento de tijolos cerâmicos e blocos de concreto, pois elas são diferentes. E mais, as argamassas de assentamento também se diferenciam entre alvenaria de vedação, alvenaria estrutural e encunhamento
Argamassa de revestimento
· A argamassa de revestimento é indicada para revestir paredes e tetos de alvenaria, tanto em áreas internas quanto externas, e tem a função de proteger, conferir rugosidade ou corrigir defeitos. É dividida em três tipos: 
· Argamassa para chapisco: normalmente feita na obra com apenas cimento e areia grossa, a argamassa para chapisco é aplicada na alvenaria com a finalidade de aumentar a rugosidade e aderência para próxima camada de revestimento. 
· Argamassa para emboço: é feita de cimento, cal, aditivos e areia média ou fina peneirada. Ela é aplicada após o chapisco com o propósito de regularizar e impermeabilizar a superfície da alvenaria, ela proporciona um acabamento rústico, não muito liso, o que permite que a parede receba uma nova camada de revestimento com reboco ou peças de revestimentos. 
· Argamassa para reboco: a argamassa para reboco é semelhante ao emboço, porém mais fina e aplicada sobre ele para proporcionar melhor acabamento as futuras pinturas, texturas ou aplicações de papeis de parede. Normalmente é feita na obra com cimento, cal, aditivos e areia fina peneirada
Aplicação de argamassas
· Tipos de Argamassas
1. Argamassa de assentamento
A argamassa utilizada para assentamento é o tipo mais conhecido e também o mais utilizado, já que serve para unir tijolos e também blocos de alvenaria. A aplicação é fácil podendo ser feita com o auxílio de uma colher de pedreiro ou até mesmo com uma bisnaga, dependendo da superfície a ser aplicada.
2. Argamassa para pisos
É a massa usada para se aplicar pisos, cerâmicas, ladrilhos, entre outros. É aplicada sobre a superfície do contra-piso fazendo a ligação entre este e a cerâmica ou acabamentoaplicado.
3. Argamassa de revestimento
É aquela aplicada na parede crua e até mesmo em um teto que acabou de ser construído. Tem a finalidade de cobrir, proteger e nivelar as superfícies. Geralmente, são aplicadas três camadas, cada uma com a sua função específica. 
· A primeira, também conhecida como chapisco, serve como base para todo o revestimento. É feita com 1 parte de cimento para 4 partes de areia grossa;
· A segunda camada é o emboço que tem como objetivo o nivelamento da superfície;
· A terceira e última camada, conhecida como reboco, serve para dar o acabamento final para o local em que é aplicada. Esta camada é opcional, dependendo do fim desejado.
4. Argamassa impermeabilizante
Outra finalidade para qual a argamassa é utilizada é na impermeabilização de paredes e tetos, protegendo assim esses ambientes da umidade. 
 
· Pisos:
Materiais necessários
· Cerâmica, porcelanato ou outro tipo de piso.
· Argamassa
· Desempenadeiras
· Colher de pedreiro
· Estopa
Como aplicar:
Verificar as condições dos dentes da desempenadeira. Estes deve estar em bom estado de conservação.
Conferir a planeza do piso onde a argamassa será aplicada. A superfície do contrapiso deve estar limpa e sem qualquer tipo de material que possa prejudicar a aplicação da argamassa sobre o piso
Com o lado liso da desempenadeira, aplicar uma camada de argamassa colante sobre toda a área do piso.
Coloque a cerâmica sobre a argamassa movimentando-a levemente para que chegue à posição correta. Com um martelo de borracha, bata na peça para que ela assente completamente, amassando os sulcos criados.
Com a cerâmica em seu devido lugar, coloque espaçadores entre cada peça e, em seguida, faça o ajuste para que fique corretamente encostada no espaçador, acompanhando o alinhamento das outras peças.
Retire o excesso de argamassa das juntas com uma espátula e limpe a superfície com um pano úmido ou estopa até remover todo o resíduo, repetindo a operação até fechar todo o cômodo.
· Paredes
Materiais
· Argamassa
· colher de pedreiro: usada para mexer e trabalhar com a argamassa;
· desempenadeira lisa: utilizada para dar acabamento ao reboco;
· régua de alumínio de 2m: usada na conferência de planicidade da parede;
· prumo: usado para conferir o prumo de paredes;
· esponja macia: usada para dar acabamento à superfície;
· trincha: utilizada para umedecer as superfícies;
· recipiente plástico: utilizado para misturar a argamassa.
Como aplicar
1-Não molhe a cerâmica
O revestimento a ser assentado deve estar seco e limpo. Não há necessidade de saturar a cerâmica antes do assentamento.
2- Retire o engobo
O revestimento deve estar com o verso limpo, isento de material que solte pó. Faça a escovação antes de iniciar o assentamento.
3-Verificação do revestimento e paginação
Antes de iniciar o assentamento, escolha e remova algumas cerâmicas de caixas diferentes, coloque no chão, verifique se há́ diferença de tonalidade e tamanho entre elas. Faça um estudo de paginação.
4-Mistura da argamassa em um recipiente limpo, protegido de sol, vento e chuva, misture o conteúdo de um ou mais sacos com água limpa (ver proporção na embalagem) até́ a argamassa ficar pastosa e firme, sem grumos secos. Deixe repousar por 15 minutos e remisture antes do uso.
Utilize em até́ 2h30 (em temperatura ambiente acima de 20 °C o prazo será́ reduzido).
5-Aplicação da argamassa na base
Estenda a argamassa (espessura de 3 a 4 mm) com o lado liso da desempenadeira.
6-Formação dos cordões paralelos
Passe o lado dentado da desempenadeira em ângulo de 60 graus em relação à base, formando cordões e sulcos paralelos.
7-Dupla camada
Placas com grandes formatos:
Aplique a argamassa com o lado liso da desempenadeira, depois forme os cordões paralelos, no verso de placas com área igual ou superior a 900 cm2 (ex.: 30 x 30 cm).
8-Placas com garras no tardoz
Aplique a argamassa com o lado liso da desempenadeira, preenchendo as saliências de placas com reentrâncias e saliências maiores que 1 mm no verso.
9-Assentando as pecas
Aplique as peças ligeiramente fora de posição, ajuste a placa até́ a posição final e pressione-a com os dedos, batendo com martelo de borracha, até́ conseguir o amassamento dos cordões.
10-Teste de aderência
Durante a aplicação, retire aleatoriamente algumas peças e verifique quanto do verso da placa está impregnado de argamassa e quantos dos cordões estão esmagados.
11-Limpeza das juntas
No máximo, até 1 hora após o assentamento das placas, remova a argamassa colante existente nas juntas de assentamento, preparando-as para receber o rejunte.
12-Limpeza final
Limpe a superfície das placas com esponja limpa e úmida ou pano grosso de algodão para remover qualquer resíduo de argamassa colante sobre as placas.
· Teto
1-Inicie preparando a massa, que é composta, basicamente de areia fina e cimento. Geralmente, usa-se para o reboco de teto, se for fazer em uma caixa de mistura, usando o carrinho de medida, quatro medidas de areia para uma de cimento. Em seguida, espalhe o cimento sobre a areia e depois misture bem até o cimento se confundir com a areia. Logo após, jogue água e mexa bem, usando uma enxada.
2-Antes de iniciar o reboco de seu teto, o local deverá já estar com os chapiscos, feitos com areia grossa e cimento espalhado em fina camada cobrir a laje. Caso prefira, use a opção de trocar o chapisco pela massa usada para colar cerâmica, também passada com uma fina camada por todo o teto.
3-Sempre monte um andaime para ficar perto do teto onde será feito o reboco, pegue duas ripas que servirão como régua e prenda uma em cada lateral do teto. Passe uma linha que vá de uma à outra, essa servirá de nível. Faça vários tacos ou pedaços de madeiras de uns quinze a vinte centímetros cada um e que sejam retos, bata um pouco de massa no teto e cole um por um pra ter como medida de nível, bata ele embaixo da linha de modo que a linha quase esbarre nos tacos.
4-Depois, pegue um pouco da massa que irá rebocar o teto, com a colher de pedreiro e coloque sobre a desempenadeira, e de novo com a colher, vá batendo a massa no teto, de forma que permita ela grudar na laje. Baseie-se sempre pelos tacos e pelas réguas nas laterais. À medida que for avançando vá colocando os tacos e mudando a linha.
5-Quando for rebocar o teto, lembre-se de ter sempre mãos uma régua de madeira ou alumínio que seja bem reta. Coloque sobre as réguas laterais e sobre os tacos e vá arrastando com um movimento uniforme para tirar os excessos e nivelar a massa. Tire os tacos e as réguas laterais e preencha de massa. Quando precisar colocar massa em alguns espaços volte a nivelar após esperar a massa quase secar.
6-Para finalizar o reboco de teto, passe a desempenadeira para deixar a massa bem lisa. Para isso, use um broche com um balde de água, pois a massa vai estar dura. Vá molhando com o broche e alisando com a desempenadeira até ficar bem lisa e sem riscos.
Bibliografia:
Disponível em: https://cimentomontesclaros.com.br/saiba-aqui-como-rebocar-teto-de-forma-facil-e-rapida/ - :~:text=O%20tra%C3%A7o%20mais%20utilizado%20para,massa%2C%20e%204%20de%20areia. Acesso em: 13/05.
Disponível em:https://www.quartzolit.weber/ajuda-e-dicas-para-construir/etapas-do-assentamento-de-revestimento acesso em 13/05.
Disponível em: http://www.superconconcreto.com.br/principais-tipos-argamassa-aplicacoes-ideais/#:~:text=A%20argamassa%20utilizada%20para%20assentamento,da%20superf%C3%ADcie%20a%20ser%20aplicada. Acesso em 13/05
Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/como-aplicar-argamassa-em-pisos-passo-a-passo/ acesso em 13/05
· Argamassa o que é, principais tipos e propriedades. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/argamassa/ . Acesso em:11/05/2021
· Entenda as aplicações dos diferentes tipos de argamassa. Disponível em: https://blog.tocaobra.com.br/tipos-de-argamassa/. Acesso em:14/05/2021
· Argamassas: o que são e quais os tipos?. Disponível em: https://construindocasas.com.br/blog/construcao/argamassas/. Acessoe m:14/05/2021
· Traço de argamassas: 3 pontos deatenção para aescolha na sua obra. Disponível em: https://axialengenharia.eng.br/2018/02/27/traco-de-argamassa-3-pontos-de-atencao-para-escolha-na-sua-obra/. Acesso em:14/05/2021
· Os Tipos e as Patologias Vistas nas Argamassas. Disponível em: https://www.inovacivil.com.br/os-tipos-de-argamassas-e-suas-principais-patologias/ . Acesso em:17/05/2021
· argamassa industrializada. DIisponível em:https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/argamassa-industrializada/43257. Acesso em:17/05/2021
· Argamassa de Assentamento de Alvenaria – Guia Completo. Disponível em:https://carluc.com.br/projeto-arquitetonico/argamassa-de-assentamento/ . Acesso em 19/05/2021
image9.jpg
image3.png
imaged.jpg
imageb.jpg
imagea.jpg
imagec.jpg

Continue navegando