Logo Passei Direto
Buscar

Concurso_Nacional_Unificado_CNU_Revisao_de_Vespera_Bloco_5_Area

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

001. Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Como um meio de cumprir essa determinação, é correto afirmar que os órgãos públicos devem, por exemplo, fornecer tratamento diferenciado a:
a) assentos de uso ordinário sem sinalização.
b) admissão de entrada e permanência de cão-guia.
c) disponibilização de atendentes que sejam PCDs portando a mesma deficiência do usuário.
d) serviços de atendimento para pessoas com deficiência visual, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas

Quem deveria ser procurado para auxiliar na tomada de decisão:
a) seus familiares.
b) não precisa de autorização, devendo a equipe médica tomar a decisão.
c) o Ministério Público.
d) deve ser nomeado um curador provisório.
e) autoridade sanitária.

Considerando a violência e as formas de coibir essa ação, analise as afirmativas abaixo e quais órgãos obrigatoriamente devem ser comunicados pelos profissionais de saúde nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra a pessoa idosa.
a) autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do Idoso.
b) autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
c) autoridade policial e Ministério Público.
d) Autoridade Sanitária, Autoridade Policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Conselho Estadual da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
e) Autoridade Policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Conselho Estadual da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.

No âmbito do serviço público estadual, transita projeto para preparação dos servidores para futura aposentadoria, decorrente da majoração da idade, fruto da melhoria dos serviços de saúde e do surgimento dos modernos medicamentos. Essa conjuntura faz surgir pessoas com mais disposição e maior longevidade, acarretando normas de proteção a essa categoria de cidadãos. Nos termos da Lei n. 10.741/2003, o envelhecimento é um direito
a) peculiar, e sua proteção, um direito individual.
b) personalíssimo, e sua proteção, um direito social.
c) potestativo, e sua proteção, um direito coletivo.
d) reconhecível, e sua proteção, um direito projetado.
e) moderno, e sua proteção, um direito futuro.

Uma pessoa com deficiência visual, do tipo baixa visão, se dirigiu a uma unidade do Ministério da Saúde em busca de informações sobre o acompanhamento que poderia receber do SUS. Seu atendente pessoal também utilizou da visita para retirar algumas dúvidas sobre o Programa Nacional de Imunizações. Nos termos da Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015, sobre o atendimento preferencial
a) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao atendimento prioritário, visto que não possuem dificuldade de locomoção.
b) A pessoa com deficiência terá atendimento prioritário, porém seu atendente deverá se dirigir para o atendimento convencional.
c) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal tem direito ao atendimento prioritário.
d) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao atendimento prioritário, visto que esse direito não é garantido nas repartições públicas.
e) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao atendimento prioritário, visto que a baixa visão não se configura como deficiência visual.

Nos termos da Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015, qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência deve ser cientificada aos juízes e aos tribunais no exercício de suas funções, os quais deverão remeter peças ao

a) Conselho Tutelar.
b) Secretário de Defesa Civil.
c) Prefeito.
d) Ministério Público.
e) Chefe da Associação.

Nos termos da Lei n. 13.146/2015, a discriminação das pessoas com deficiência para participar de seleção com parâmetros gerais está vedada.

a) a discriminação das pessoas com deficiência para participar de seleção com parâmetros gerais está vedada.
b) a seleção de ampla concorrência somente admite pessoas com deficiência, caso autorizada por comitê interno especial.
c) a instituição financeira deve solicitar à autoridade judiciária competente autorização para a seleção envolvendo pessoas com deficiência.
d) as pessoas com deficiência não estão obrigadas à fruição dos benefícios decorrentes de ação afirmativa.
e) o responsável pela seleção deve aplicar avaliação própria para os portadores de deficiência, compulsoriamente.

[Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE/2022/Prefeitura de Guatambu - SC/Assistente Social/Questão: 21] Assinale a alternativa correta sobre a Avaliação Participativa.
a) A avaliação participativa de um serviço, programa ou projeto social requer somente a participação dos atores diretamente envolvidos.
b) A avaliação participativa é um processo de aprendizagem e de capacitação mútua.
c) A avaliação participativa deve ser flexível, adaptando-se exclusivamente aos diferentes contextos em que é executada.
d) Na avaliação participativa, os participantes assumem o papel de coordenador e/ou facilitador do processo.
e) A avaliação de cunho emancipatório possui um sentido técnico no processo de transformação da realidade.

[CESGRANRIO/2016/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE - BR/ Supervisor de Pesquisas - Área Suporte Geral/Questão: 53] Uma vantagem dos métodos de pesquisa qualitativos sobre os métodos de pesquisa quantitativos é
a) a sua força nos argumentos demonstrativos.
b) a sua possibilidade de análise direta dos dados.
c) a possibilidade de inferir os resultados para outros contextos.
d) a compreensão de resultados individualizados por considerar a subjetividade dos sujeitos.
e) exigir pouco uso do recurso tempo.

[CESGRANRIO/2010/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE - BR/Gestão em Pesquisa/Questão: 36] As pesquisas quantitativas que utilizam instrumentos estruturados são adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, sendo que esses devem ser representativos de um determinado universo, para que os achados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Analisando as afirmacoes acima, conclui-se que
a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.

A Constituição de 1988 caracteriza-se por uma orientação geral no sentido da descentralização das políticas sociais, tais como educação, saúde, habitação e saneamento. Os enunciados a seguir referem-se às razões para isso:

a) todos são falsos.
b) todos são verdadeiros.
c) apenas o 1 é verdadeiro.
d) apenas o 2 é verdadeiro.
e) apenas o 3 é verdadeiro.

No atual contexto, uma coordenação adequada de ações intergovernamentais implica reconhecer os seguintes pressupostos como verdadeiros, exceto:

a) a efetividade das políticas públicas depende do entrosamento entre os níveis de governo, uma vez que, para o sucesso de suas ações, os entes locais precisam de colaboração horizontal e vertical.
b) a existência de recursos financeiros e de normas para a sua descentralização, aliada a uma boa gestão financeira e a um controle formal, é suficiente para a coordenação e a promoção do equilíbrio nas relações entre níveis de governo.
c) no mais das vezes, a cooperação federativa é frágil e há poucos incentivos institucionais a seu favor. Por conta disso, nas áreas em que as relações intergovernamentais são mais azeitadas, as políticas geralmente são mais bem-sucedidas, e vice-versa.
d) a autonomia dos entes federativos, aliada a um vasto rol de competências compartilhadas, possibilita que, frente a uma omissão do poder público, a população permaneça sem uma ação governamental e não saiba de quem cobrar: se do governo municipal, estadual ou federal.
e) instrumento de cooperação mais usado pelos entes federativos, os convênios, por terem seus termos estabelecidos pela esfera de governo superior, mais se assemelham a um contrato de adesão e menos a um acordo negociado entre as partes.

Além dos objetivos relacionados à eficiência e eficácia dos processos de gestão pública, a avaliação de políticas é decisiva para o processo de aprendizagem institucional e também contribuiria para a busca e à obtenção de ganhos das ações governamentais em termos de satisfação dos usuários e de legitimidade social e política. Por essas e outras razões, tem sido ressaltada a sua importância, pois

a) o reconhecimento formal da avaliação de políticas, no Brasil, se traduz em processos de avaliação sistemáticos e consistentes que subsidiam a gestão pública.
b) os processos de avaliação de políticas vêm se tornando crescentemente institucionalizados no contexto da administração pública brasileira.
c) no plano do discurso, produz automaticamente a apropriação dos processos de avaliação como ferramentas de gestão, sem percebê-los como um dever.
d) isso exige o empenho das estruturas político-governamentais na adoção da avaliação como prática aleatória nas suas ações.
e) representam um potente instrumento de gestão na medida em que são utilizados durante determinados ciclos da gestão.

Além dos aspectos mencionados, o Sistema Único de Saúde apresenta a seguinte característica própria:

a) organização centralizada
b) prioridade de atividades preventivas
c) exclusão da iniciativa privada
d) supressão de entidades filantrópicas
e) financiamento exclusivamente federal

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

001. Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Como um meio de cumprir essa determinação, é correto afirmar que os órgãos públicos devem, por exemplo, fornecer tratamento diferenciado a:
a) assentos de uso ordinário sem sinalização.
b) admissão de entrada e permanência de cão-guia.
c) disponibilização de atendentes que sejam PCDs portando a mesma deficiência do usuário.
d) serviços de atendimento para pessoas com deficiência visual, prestado por intérpretes ou pessoas capacitadas

Quem deveria ser procurado para auxiliar na tomada de decisão:
a) seus familiares.
b) não precisa de autorização, devendo a equipe médica tomar a decisão.
c) o Ministério Público.
d) deve ser nomeado um curador provisório.
e) autoridade sanitária.

Considerando a violência e as formas de coibir essa ação, analise as afirmativas abaixo e quais órgãos obrigatoriamente devem ser comunicados pelos profissionais de saúde nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra a pessoa idosa.
a) autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do Idoso.
b) autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
c) autoridade policial e Ministério Público.
d) Autoridade Sanitária, Autoridade Policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Conselho Estadual da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
e) Autoridade Policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Conselho Estadual da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.

No âmbito do serviço público estadual, transita projeto para preparação dos servidores para futura aposentadoria, decorrente da majoração da idade, fruto da melhoria dos serviços de saúde e do surgimento dos modernos medicamentos. Essa conjuntura faz surgir pessoas com mais disposição e maior longevidade, acarretando normas de proteção a essa categoria de cidadãos. Nos termos da Lei n. 10.741/2003, o envelhecimento é um direito
a) peculiar, e sua proteção, um direito individual.
b) personalíssimo, e sua proteção, um direito social.
c) potestativo, e sua proteção, um direito coletivo.
d) reconhecível, e sua proteção, um direito projetado.
e) moderno, e sua proteção, um direito futuro.

Uma pessoa com deficiência visual, do tipo baixa visão, se dirigiu a uma unidade do Ministério da Saúde em busca de informações sobre o acompanhamento que poderia receber do SUS. Seu atendente pessoal também utilizou da visita para retirar algumas dúvidas sobre o Programa Nacional de Imunizações. Nos termos da Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015, sobre o atendimento preferencial
a) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao atendimento prioritário, visto que não possuem dificuldade de locomoção.
b) A pessoa com deficiência terá atendimento prioritário, porém seu atendente deverá se dirigir para o atendimento convencional.
c) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal tem direito ao atendimento prioritário.
d) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao atendimento prioritário, visto que esse direito não é garantido nas repartições públicas.
e) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao atendimento prioritário, visto que a baixa visão não se configura como deficiência visual.

Nos termos da Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015, qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência deve ser cientificada aos juízes e aos tribunais no exercício de suas funções, os quais deverão remeter peças ao

a) Conselho Tutelar.
b) Secretário de Defesa Civil.
c) Prefeito.
d) Ministério Público.
e) Chefe da Associação.

Nos termos da Lei n. 13.146/2015, a discriminação das pessoas com deficiência para participar de seleção com parâmetros gerais está vedada.

a) a discriminação das pessoas com deficiência para participar de seleção com parâmetros gerais está vedada.
b) a seleção de ampla concorrência somente admite pessoas com deficiência, caso autorizada por comitê interno especial.
c) a instituição financeira deve solicitar à autoridade judiciária competente autorização para a seleção envolvendo pessoas com deficiência.
d) as pessoas com deficiência não estão obrigadas à fruição dos benefícios decorrentes de ação afirmativa.
e) o responsável pela seleção deve aplicar avaliação própria para os portadores de deficiência, compulsoriamente.

[Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE/2022/Prefeitura de Guatambu - SC/Assistente Social/Questão: 21] Assinale a alternativa correta sobre a Avaliação Participativa.
a) A avaliação participativa de um serviço, programa ou projeto social requer somente a participação dos atores diretamente envolvidos.
b) A avaliação participativa é um processo de aprendizagem e de capacitação mútua.
c) A avaliação participativa deve ser flexível, adaptando-se exclusivamente aos diferentes contextos em que é executada.
d) Na avaliação participativa, os participantes assumem o papel de coordenador e/ou facilitador do processo.
e) A avaliação de cunho emancipatório possui um sentido técnico no processo de transformação da realidade.

[CESGRANRIO/2016/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE - BR/ Supervisor de Pesquisas - Área Suporte Geral/Questão: 53] Uma vantagem dos métodos de pesquisa qualitativos sobre os métodos de pesquisa quantitativos é
a) a sua força nos argumentos demonstrativos.
b) a sua possibilidade de análise direta dos dados.
c) a possibilidade de inferir os resultados para outros contextos.
d) a compreensão de resultados individualizados por considerar a subjetividade dos sujeitos.
e) exigir pouco uso do recurso tempo.

[CESGRANRIO/2010/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE - BR/Gestão em Pesquisa/Questão: 36] As pesquisas quantitativas que utilizam instrumentos estruturados são adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, sendo que esses devem ser representativos de um determinado universo, para que os achados possam ser generalizados e projetados para aquele universo. Analisando as afirmacoes acima, conclui-se que
a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
c) a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.

A Constituição de 1988 caracteriza-se por uma orientação geral no sentido da descentralização das políticas sociais, tais como educação, saúde, habitação e saneamento. Os enunciados a seguir referem-se às razões para isso:

a) todos são falsos.
b) todos são verdadeiros.
c) apenas o 1 é verdadeiro.
d) apenas o 2 é verdadeiro.
e) apenas o 3 é verdadeiro.

No atual contexto, uma coordenação adequada de ações intergovernamentais implica reconhecer os seguintes pressupostos como verdadeiros, exceto:

a) a efetividade das políticas públicas depende do entrosamento entre os níveis de governo, uma vez que, para o sucesso de suas ações, os entes locais precisam de colaboração horizontal e vertical.
b) a existência de recursos financeiros e de normas para a sua descentralização, aliada a uma boa gestão financeira e a um controle formal, é suficiente para a coordenação e a promoção do equilíbrio nas relações entre níveis de governo.
c) no mais das vezes, a cooperação federativa é frágil e há poucos incentivos institucionais a seu favor. Por conta disso, nas áreas em que as relações intergovernamentais são mais azeitadas, as políticas geralmente são mais bem-sucedidas, e vice-versa.
d) a autonomia dos entes federativos, aliada a um vasto rol de competências compartilhadas, possibilita que, frente a uma omissão do poder público, a população permaneça sem uma ação governamental e não saiba de quem cobrar: se do governo municipal, estadual ou federal.
e) instrumento de cooperação mais usado pelos entes federativos, os convênios, por terem seus termos estabelecidos pela esfera de governo superior, mais se assemelham a um contrato de adesão e menos a um acordo negociado entre as partes.

Além dos objetivos relacionados à eficiência e eficácia dos processos de gestão pública, a avaliação de políticas é decisiva para o processo de aprendizagem institucional e também contribuiria para a busca e à obtenção de ganhos das ações governamentais em termos de satisfação dos usuários e de legitimidade social e política. Por essas e outras razões, tem sido ressaltada a sua importância, pois

a) o reconhecimento formal da avaliação de políticas, no Brasil, se traduz em processos de avaliação sistemáticos e consistentes que subsidiam a gestão pública.
b) os processos de avaliação de políticas vêm se tornando crescentemente institucionalizados no contexto da administração pública brasileira.
c) no plano do discurso, produz automaticamente a apropriação dos processos de avaliação como ferramentas de gestão, sem percebê-los como um dever.
d) isso exige o empenho das estruturas político-governamentais na adoção da avaliação como prática aleatória nas suas ações.
e) representam um potente instrumento de gestão na medida em que são utilizados durante determinados ciclos da gestão.

Além dos aspectos mencionados, o Sistema Único de Saúde apresenta a seguinte característica própria:

a) organização centralizada
b) prioridade de atividades preventivas
c) exclusão da iniciativa privada
d) supressão de entidades filantrópicas
e) financiamento exclusivamente federal

Prévia do material em texto

REVISÃO DE VÉSPERA
BLOCO 5 – ÁREA: EDUCAÇÃO, 
SAÚDE, DESENVOLVIMENTO 
SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
FICHA TÉCNICA DO MATERIAL
grancursosonline.com.br
CÓDIGO:
2404288009M
TIPO DE MATERIAL:
E-book
TÍTULO:
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Revisão de Véspera
BLOCO/ÁREA:
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento
Social e Direitos Humanos
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO:
4/2024
Este material está sujeito a atualizações. O Gran não se responsabiliza por custos 
de impressão, que deve ser realizada sob responsabilidade exclusiva do aluno.
3 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
SUMÁRIO
Cronograma . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
Concurso Nacional Unificado (CNU) Bloco 5 - Área: Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
Eixo Temático 4 – Estatuto da Pessoa Idosa e Estatuto da
Pessoa com Deficiência . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
Gabarito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 16
Eixo Temático 5 – Pesquisa e Avaliação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Gabarito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 22
Eixo Temático 2 – Avaliação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 23
Gabarito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 26
Eixo Temático 2 – Políticas Públicas: Ciência e Tecnologia e Justiça . . . . . . . . . . . . 27
Gabarito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
Eixo Temático 3 – Políticas Públicas: Saúde e Desenvolvimento Social . . . . . . . . . . 33
Gabarito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
Eixo Temático 4 – Direitos Humanos, Direito dos Povos Originários
e das Populações Tradicionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40
Gabarito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
Eixo Temático 1 – Gestão Governamental e Governança Pública . . . . . . . . . . . . . . . 48
Gabarito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 53
Eixo Temático 4 – Direito dos Povos Originários e das
Populações Tradicionais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
Gabarito . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 69
 
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
4 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
CRONOGRAMACRONOGRAMA
07h Eixo Temático 4 – Estatuto da Pessoa Idosa e Estatuto da Pessoa com Deficiência • Carlinhos Costa
07h30 Eixo Temático 5 – Pesquisa e Avaliação • Fernanda Feitosa
08h Eixo Temático 2 – Avaliação • William Dornela
08h30 Eixo Temático 2 – Políticas Públicas: Ciência e Tecnologia e Justiça • Leonardo Albernaz
09h Eixo Temático 3 – Políticas Públicas: Saúde e Desenvolvimento Social • Natale Souza
10h
Eixo Temático 4 – Direitos Humanos, Direito dos Povos Originários e das
Populações Tradicionais • Thiago Medeiros
11h Eixo Temático 1 – Gestão Governamental e Governança Pública • Rafael Barbosa
12h Eixo Temático 4 – Direito dos Povos Originários e das Populações Tradicionais • Bruno Cerqueira
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
5 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CNU) CONCURSO NACIONAL UNIFICADO (CNU) 
BLOCO 5 – ÁREA: EDUCAÇÃO, SAÚDE, BLOCO 5 – ÁREA: EDUCAÇÃO, SAÚDE, 
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOSDESENVOLVIMENTO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS
EIXO TEMÁTICO 4 – ESTATUTO DA PESSOA IDOSA E EIXO TEMÁTICO 4 – ESTATUTO DA PESSOA IDOSA E 
ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIAESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
CARLINHOS COSTA
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
6 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
7 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
8 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
9 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
001. 001. Os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas 
prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento 
prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Como um 
meio de cumprir essa determinação, é correto afirmar que os órgãos públicos devem, por 
exemplo, fornecer tratamento diferenciado a:
a) assentos de uso ordinário sem sinalização.
b) admissão de entrada e permanência de cão-guia.
c) disponibilização de atendentes que sejam PCDs portando a mesma deficiência do usuário.
d) serviços de atendimento para pessoas com deficiência visual, prestado por intérpretes 
ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
e) mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição 
física de PCDs, exceto pessoas em cadeira de rodas.
002. 002. José, pessoa idosa com 72 anos, interditado, foi encontrado sem domínio de suas 
faculdades mentais no caminho de sua casa e o serviço médico de emergência foi acionado 
pela vizinhança. Após o atendimento inicial realizado, José foi encaminhado para uma 
unidade hospitalar onde teria que passar por um tratamento de saúde. A equipe médica 
tentou contato com seu curador, porém sem sucesso. Quem deveria ser procurado para 
auxiliar na tomada de decisão:
a) seus familiares.
b) não precisa de autorização, devendo a equipe médica tomar a decisão.
c) o Ministério Público.
d) deve ser nomeado um curador provisório.
e) autoridade sanitária.
003. 003. A violência contra a pessoa idosa, infelizmente, é uma notícia rotineira, nos cinco 
primeiros meses de 2023 foram mais de 47 mil denúncias de violência e mais de 282 mil 
violações dos direitos da pessoa idosa. Considerando a violência e as formas de coibir essa 
ação, analise as afirmativas abaixo e quais órgãos obrigatoriamente devem ser comunicados 
pelos profissionais de saúde nos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra 
a pessoa idosa.
a) autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual 
do Idoso e Conselho Nacional do Idoso.
b) autoridade policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Conselho 
Nacional da Pessoa Idosa.
c) autoridade policial e Ministério Público.
d) Autoridade Sanitária, Autoridade Policial, Ministério Público, Conselho Municipal da Pessoa 
Idosa, Conselho Estadual da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
e) Autoridade Policial, MinistérioPúblico, Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Conselho 
Estadual da Pessoa Idosa e Conselho Nacional da Pessoa Idosa.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
10 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
004. 004. As medidas de proteção à pessoa idosa são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos 
nesta Lei forem ameaçados ou violados, além das tratadas na lei, existem medidas que 
poderão ser realizadas pelo Ministério Público ou Poder Judiciário, analise as afirmativas 
abaixo e marque aquela que não é medida disposta na lei.
a) encaminhamento à família ou curador, mediante termo de responsabilidade.
b) orientação, apoio e acompanhamento temporários.
c) requisição para tratamento de sua saúde, em regime ambulatorial, hospitalar ou domiciliar.
d) inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a 
usuários dependentes de drogas lícitas ou ilícitas, à própria pessoa idosa ou à pessoa de 
sua convivência que lhe cause perturbação.
e) abrigo em asilo.
005. 005. No âmbito do serviço público estadual, transita projeto para preparação dos servidores 
para futura aposentadoria, decorrente da majoração da idade, fruto da melhoria dos 
serviços de saúde e do surgimento dos modernos medicamentos. Essa conjuntura faz surgir 
pessoas com mais disposição e maior longevidade, acarretando normas de proteção a essa 
categoria de cidadãos. Nos termos da Lei n. 10.741/2003, o envelhecimento é um direito
a) peculiar, e sua proteção, um direito individual.
b) personalíssimo, e sua proteção, um direito social.
c) potestativo, e sua proteção, um direito coletivo.
d) reconhecível, e sua proteção, um direito projetado.
e) moderno, e sua proteção, um direito futuro.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
11 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 - Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
https://www.gran.com.br
12 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
 
006. 006. Uma pessoa com deficiência visual, do tipo baixa visão, se dirigiu a uma unidade do 
Ministério da Saúde em busca de informações sobre o acompanhamento que poderia 
receber do SUS. Seu atendente pessoal também utilizou da visita para retirar algumas 
dúvidas sobre o Programa Nacional de Imunizações. Nos termos da Lei n. 13.146, de 06 de 
julho de 2015, sobre o atendimento preferencial
a) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao 
atendimento prioritário, visto que não possuem dificuldade de locomoção.
b) A pessoa com deficiência terá atendimento prioritário, porém seu atendente deverá se 
dirigir para o atendimento convencional.
c) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal tem direito ao 
atendimento prioritário.
d) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao 
atendimento prioritário, visto que esse direito não é garantido nas repartições públicas.
e) Tanto a pessoa com deficiência, quanto seu atendente pessoal não tem direito ao 
atendimento prioritário, visto que a baixa visão não se configura como deficiência visual.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
13 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
007. 007. Um economista vinculado à UNEMAT é pessoa com deficiência. Com necessidade de 
atuar em processo judicial, constitui advogado para representá-lo. Nos termos da Lei n 
13.146/2015, para que uma pessoa com deficiência tenha garantido o acesso à justiça, 
sempre que figure em um dos polos da ação, devem ser oferecidos todos os recursos de 
tecnologia
a) assistiva.
b) atual.
c) moderna.
d) ativa.
e) conciliadora.
008. 008. O poder público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades 
esportivas, recreativas, de lazer, culturais e artísticas. Para isso, deve observar a Lei n. 13.146, 
de 2015, conhecida como o Estatuto da Pessoa com deficiência. A referida lei prevê, por 
exemplo, que as instituições promotoras providenciem
a) cardápio em braile em todos os serviços de alimentação.
b) ingressos gratuitos na proporção de 10% da capacidade do local.
c) vagas nos estacionamentos, equivalentes a 2% do total disponível.
d) intérpretes de libras quando, em um evento, houver público maior que 100 pessoas.
e) transporte gratuito para até 50 pessoas, por dia de evento.
009. 009. Sobre a Lei n. 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento 
prioritário, exceto:
a) proteção e socorro circunstâncias determinadas.
b) atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento ao público.
c) disponibilização de recursos, tanto humanos quanto tecnológicos, que garantam 
atendimento em igualdade de condições com as demais pessoas.
d) disponibilização de pontos de parada, estações e terminais acessíveis de transporte 
coletivo de passageiros e garantia de segurança no embarque e no desembarque.
e) acesso a informações e disponibilização de recursos de comunicação acessíveis.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
14 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
010. 010. Um bancário exerce suas funções regularmente em agência localizada em município 
de pequeno porte no Estado K. A agência está localizada em prédio adequado, construído 
segundo as modernas exigências da engenharia, com rampas de acesso e elevadores especiais. 
Em determinado momento, esse bancário é acometido por doença e perde parte dos seus 
movimentos, sendo que, concomitantemente, é promovido a gerente e transferido para 
município de médio porte. Ao assumir o novo posto, verifica que o prédio ocupado pela 
agência não possui qualquer mecanismo previsto em lei para assegurar o desempenho de 
pessoas com deficiência. Nos termos da Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015, toda forma 
de distinção, restrição ou exclusão, que tenha o efeito de prejudicar, impedir ou anular o 
reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com 
deficiência é considerada
a) omissão.
b) quantificação.
c) valoração.
d) colaboração.
e) discriminação.
011. 011. D é um deficiente visual e necessita realizar atendimento presencial em determinada 
agência bancária. Dirige-se ao local onde possui conta corrente e vários investimentos 
com seu acompanhante vidente, que também necessita do mesmo serviço. Ao ingressar 
no estabelecimento bancário, verifica a existência de longa fila para obtenção de idêntico 
serviço. O gerente da agência, constatando a necessidade do correntista, pessoalmente 
disponibiliza um caixa, que presta os serviços a D, bem como ao seu acompanhante. Nos 
termos da Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015, a providência do gerente
a) confronta com o princípio da igualdade entre os correntistas.
b) caracteriza um privilégio que deve ser reprimido.
c) está em dissonância com o posto na norma por privilegiar o acompanhante.
d) realiza o direito a receber atendimento prioritário.
e) é medida sem proteção pelo estatuto legal.
012. 012. Um correntista de certa instituição financeira frequenta as agências físicas com 
assiduidade por opção, pois tem dificuldades com os meios tecnológicos. Por ter também 
necessidades especiais, a instituição designa funcionários para o seu atendimento. Nos 
termos da Lei n. 13.146/2015, a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento
a) sofisticado.
b) prioritário.
c) engajado.
d) qualitativo.
e) criativo.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
15 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
013. 013. Um cidadão costuma percorrer o seu município em busca de irregularidadesde qualquer 
natureza para criticar e enviar pleitos para as autoridades competentes. Em determinado 
momento, presencia violação ocorrida em agência bancária de instituição financeira e 
comunica a situação ao juiz de plantão. Nos termos da Lei n. 13.146, de 06 de julho de 2015, 
qualquer forma de ameaça ou de violação aos direitos da pessoa com deficiência deve 
ser cientificada aos juízes e aos tribunais no exercício de suas funções, os quais deverão 
remeter peças ao
a) Conselho Tutelar.
b) Secretário de Defesa Civil.
c) Prefeito.
d) Ministério Público.
e) Chefe da Associação.
014. 014. Duas amigas pleiteiam vaga em instituição financeira que inaugurou processo seletivo 
para jovens profissionais de nível superior. Após receber as duas inscrições, o responsável pela 
seleção verificou que ambas possuíam necessidades especiais e lhes ofereceu parâmetros 
mais singelos de avaliação. As amigas, no entanto, recusaram a oferta e optaram por 
participar do evento nas mesmas condições dos demais pleiteantes. Nos termos da Lei n. 
13.146/2015,
a) a discriminação das pessoas com deficiência para participar de seleção com parâmetros 
gerais está vedada.
b) a seleção de ampla concorrência somente admite pessoas com deficiência, caso autorizada 
por comitê interno especial.
c) a instituição financeira deve solicitar à autoridade judiciária competente autorização 
para a seleção envolvendo pessoas com deficiência.
d) as pessoas com deficiência não estão obrigadas à fruição dos benefícios decorrentes 
de ação afirmativa.
e) o responsável pela seleção deve aplicar avaliação própria para os portadores de deficiência, 
compulsoriamente.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
16 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
GABARITOGABARITO
1. b
2. a
3. d
4. e
5. b
6. c
7. a
8. c
9. a
10. e
11. d
12. b
13. d
14. d
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
17 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
EIXO TEMÁTICO 5 – PESQUISA E AVALIAÇÃOEIXO TEMÁTICO 5 – PESQUISA E AVALIAÇÃO
FERNANDA FEITOSA
001. 001. [CESGRANRIO/2024/Órgão não definido/Cargo não definido/Questão: 19] A avaliação 
de políticas públicas é um processo crucial que fornece feedback sobre a eficácia e eficiência 
das políticas implementadas, permitindo ajustes e melhorias contínuas. Assinale a alternativa 
que NÃO é um componente típico do processo de avaliação de políticas públicas:
a) Análise de impacto social e econômico das políticas.
b) Medição da satisfação pessoal dos políticos envolvidos.
c) Avaliação da relação custo-benefício das ações implementadas.
d) Consideração da efetividade e alcance das políticas.
e) Revisão dos resultados com base em dados e evidências.
Disciplinas/Assuntos vinculados:
002. 002. [CESGRANRIO/2024/Órgão não definido/Cargo não definido/Questão: 24] Em relação 
aos critérios, indicadores e padrões utilizados para avaliar uma política pública. Ao se avaliar 
uma política pública e constatar-se que produziu um grande impacto no status quo do 
problema público, dessa forma afetando positivamente a realidade do seu público-alvo, 
pode-se dizer que essa política obteve uma alta:
a) Eficiência administrativa.
b) Eficácia.
c) Efetividade.
d) Economicidade.
e) Equidade.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
18 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
003. 003. [CESGRANRIO/2024/Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada IPEA - BR/
Técnico de Planejamento e Pesquisa - Área: Gestão e Logística/Questão: 48] Determinada 
empresa tem como um dos objetivos qualificar seus colaboradores para a realização de 
atividades de atendimento aos clientes por meio de videoconferência. Como não havia 
informações a respeito da quantidade de colaboradores treinados ao longo do ano ou da 
quantidade de treinamentos aplicados, o consultor contratado para analisar os indicadores 
de gestão utilizou os resultados de receita da empresa para medir a qualificação dos 
colaboradores para a tarefa.
Nesse caso, o indicador utilizado não representa de forma real o que se pretende medir, o 
que significa que não atende à propriedade essencial dos indicadores denominada
a) validade
b) estabilidade
c) sensibilidade
d) materialidade
e) confiabilidade
004. 004. [CESGRANRIO/2024/Órgão não definido/Cargo não definido/Questão: 21] O termo 
políticas públicas é entendido como um conjunto de programas ou ações governamentais 
necessárias e suficientes, integradas e articuladas para a provisão de bens ou serviços 
à sociedade. No que se refere à avaliação de políticas públicas, julgue os itens a seguir e 
assinale a alternativa incorreta.
a) Uma das principais finalidades da avaliação das políticas públicas é fornecer informações 
necessárias à tomada de decisões e consequentemente o aprimoramento da política pública.
b) A avaliação deve ser um processo subjetivo de exame e diagnóstico da política pública 
sob análise.
c) Para a avaliação de políticas públicas cumprir seu papel de aprimorar o debate sobre a 
atuação do Estado brasileiro, é importante que exista transparência em sua divulgação, 
independentemente de seus resultados.
d) A avaliação das políticas públicas deve começar no nascedouro, por meio da análise ex 
ante, a fim de verificar, fundamentalmente, se respondem a um problema bem delimitado 
e pertinente.
e) Um passo importante para a proposição de uma nova política ou para a reformulação ou 
o aperfeiçoamento de política já existente é o diagnóstico do problema que se pretende 
combater. Dessa forma, deve-se identificar claramente o problema que enseja a proposta, 
associado a uma população ou a um grupo em particular.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
19 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
005. 005. [Instituto Verbena/ 2023/Universidade Federal de Catalão UFCAT - BR/Técnico de 
Laboratório - Área: Desenvolvimento Comunitário/ Questão: 32] É ocasional dentre as 
etapas de pesquisa científica:
a) a revisão da literatura.
b) a análise dos resultados.
c) a coleta de dados.
d) a experimentação aleatória.
006. 006. [Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP/2023/
Universidade Estadual de Campinas UNICAMP - SP/Profissional de Pesquisa - Área: Ciências 
Sociais e Humanas/ Questão: 48] É correto afirmar que o papel de Comitês de Ética em 
Pesquisa em ciências sociais aplicadas, grande área em que se situam pesquisas em políticas 
públicas, diz respeito a
a) garantir a presença de especialistas e sociedade civil organizada na condução e no controle 
de experimentos laboratoriais e ambulatoriais.
b) definir os conteúdos temáticos e os programas de pesquisa com seres humanos.
c) avaliar protocolos de pesquisa com seres humanos, visando, entre outros aspectos, 
resguardar a dignidade humana dos participantes de pesquisa.
d) adicionar protocolos de pesquisa aos dispostos na Convenção Nacional de Direitos de 
Humanos e Não Humanos.
e) induzir comportamento não autodestrutivo ou destrutivo do pesquisador na análise 
dos dados de pesquisa.
007. 007. [Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP/2023/
Universidade Estadual de Campinas UNICAMP - SP/ Profissional de Pesquisa - Área: Ciências 
Sociais e Humanas / Questão: 49] Tendo em vista a Resolução n. 510/2016 do Conselho Nacional 
de Saúde (CNS), que dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e 
Sociais e as práticas de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP), devem ser obrigatoriamente 
registradas e avaliadas pelo CEP toda e qualquer pesquisa que envolva
a) pesquisa de opinião pública com participantes não identificados.
b) entrevista estruturadacom identificação de respondente para fins de realização de 
Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), Mestrados e Doutorados.
c) pesquisa que utilize informações de domínio público.
d) atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento 
sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de 
profissionais em especialização.
e) pesquisa com bancos de dados, cujas informações são agregadas, sem possibilidade de 
identificação individual.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
20 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
008. 008. [Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – FEPESE/2022/Prefeitura de 
Guatambu - SC/Assistente Social/Questão: 21] Assinale a alternativa correta sobre a 
Avaliação Participativa.
a) A avaliação participativa de um serviço, programa ou projeto social requer somente a 
participação dos atores diretamente envolvidos.
b) A avaliação participativa é um processo de aprendizagem e de capacitação mútua.
c) A avaliação participativa deve ser flexível, adaptando-se exclusivamente aos diferentes 
contextos em que é executada.
d) Na avaliação participativa, os participantes assumem o papel de coordenador e/ou 
facilitador do processo.
e) A avaliação de cunho emancipatório possui um sentido técnico no processo de transformação 
da realidade.
009. 009. [CESGRANRIO/2016/ Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE - BR/ Supervisor 
de Pesquisas - Área Suporte Geral/Questão: 53] Uma vantagem dos métodos de pesquisa 
qualitativos sobre os métodos de pesquisa quantitativos é
a) a sua força nos argumentos demonstrativos.
b) a sua possibilidade de análise direta dos dados.
c) a possibilidade de inferir os resultados para outros contextos.
d) a compreensão de resultados individualizados por considerar a subjetividade dos sujeitos.
e) exigir pouco uso do recurso tempo.
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, a respeito da 
pesquisa científica e do seu planejamento.
010. 010. [CEBRASPE/2010/Instituto Jones dos Santos Neves IJSN - ES/Especialista em Pesquisas 
Governamentais - Área Sistemas de Informações Geográficas /Questão: 26] São fases ou 
etapas da pesquisa científica, em ordem cronológica, apresentação do relatório, execução 
do plano, construção do plano e delimitação do problema.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
21 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
011. 011. [CESGRANRIO/2010/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE - BR/Gestão em 
Pesquisa/Questão: 36] As pesquisas quantitativas que utilizam instrumentos estruturados 
são adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, 
sendo que esses devem ser representativos de um determinado universo, para que os 
achados possam ser generalizados e projetados para aquele universo.
As pesquisas quantitativas devem ser usadas quando se tem por objetivo a busca de 
percepções e o entendimento sobre a natureza geral de um universo.
Analisando as afirmações acima, conclui-se que
a) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
b) as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira. c) a primeira 
afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
d) a primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
e) as duas afirmações são falsas.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
22 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
GABARITOGABARITO
1. b
2. c
3. a
4. b
5. d
6. c
7. b
8. b
9. d
10. e
11. c
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
23 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
EIXO TEMÁTICO 2 – AVALIAÇÃOEIXO TEMÁTICO 2 – AVALIAÇÃO
WILLIAM DORNELA
001. 001. A avaliação de larga escala se desenvolveu rapidamente no Brasil e apresenta, hoje, 
inúmeras versões e possibilidades, sendo realizada em diferentes níveis (federais, estaduais, 
municipais) e apresentando variadas contribuições às políticas públicas. Uma delas gera 
resultados por escola, por município, por sistema de ensino, por unidade da federação e 
para o país como um todo. Logo, o seu objetivo não é avaliar os alunos individualmente, 
mas a educação nacional em suas diversas esferas. Dessa maneira, identifique abaixo a 
alternativa que apresenta uma avaliação em larga escala que tem como principal objetivo 
diagnosticar a Educação Básica no Brasil.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) SAEPE
b) SAEB
c) ENEM
d) PISA
e) ENCCEJA
002. 002. Analise o excerto abaixo:
O _________ é um sistema de avaliação externa em larga escala, composto por um conjunto 
de instrumentos, realizado periodicamente pelo Inep desde os anos 1990, e que tem, entre 
os seus objetivos, no âmbito da Educação Básica produzir indicadores educacionais para 
o Brasil, suas Regiões e Unidades da Federação e, quando possível, para os Municípios e 
as Instituições Escolares, tendo em vista a manutenção da comparabilidade dos dados, 
permitindo, assim, o incremento das séries históricas.
Assinale a alternativa que preenche a coluna corretamente:
a) Exame Nacional de Cursos (ENC)
b) Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa)
c) Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb)
d) Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
24 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
003. 003. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) avalia a preparação do 
estudante para a vida adulta. O PISA é coordenado pela Organização para Cooperação e 
Desenvolvimento Econômico (OCDE) com apoio de uma coordenação nacional em cada país 
participante. No Brasil, a Coordenação do PISA fica sob a responsabilidade do(a) _______, 
e as avaliações são realizadas a cada ____ anos e abrange as áreas do conhecimento: 
__________________.
A alternativa que preenche, correta e sequencialmente, as lacunas do trecho acima é:
a) INEP / dois / matemática e história.
b) SEESP / dois / leitura e matemática.
c) CAPES / três / matemática e ciências.
d) INEP / três / leitura, matemática e ciências.
e) INEP / dois / leitura, matemática e geografia.
004. 004. Assinale a alternativa correta sobre a organização do novo Sistema de Avaliação da 
Educação Básica (SAEB):
a) O “Novo SAEB” é composto pelo censo escolar, pelo IDEB e pelos resultados das avaliações 
em larga escala, como a Prova Brasil.
b) O “Novo SAEB”, divulgado em 2019, está estruturado a partir de provas em larga escala, ANA 
e ANRESC, que avaliam alunos nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências.
c) Em 2019, para atender às orientações da BNCC, o “Novo SAEB” manteve as siglas ANA, ANEB 
e ANRESC e as provas passaram a ser a aplicadas no Ensino Fundamental e Ensino Médio.
d) Para avaliar o ciclo de alfabetização, o “Novo SAEB” realizará avaliações no último ano da 
Educação Infantil e no 3º ano do Ensino Fundamental, conforme prevê a BNCC.
e) O “Novo SAEB” extinguiu as siglas ANA, ANEB e ANRESC, realizará a avaliação da alfabetização 
no 2º ano do Ensino Fundamental e incluiu a avaliação da educação infantil, por meio de 
questionários eletrônicos, para professores e diretores.
005. 005. Por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Instituto Nacional de 
Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) realiza o diagnóstico da educação por meio de 
testes e o monitoramento dos resultados com base nos cálculos das taxas de abandono, 
aprovação e reprovação apurados pelo Censo Escolar. Essa base de cálculos leva ao resultado 
da qualidade do ensinoinstituído pelo:
a) Plano Nacional da Educação (PNE).
b) Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
c) Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS).
d) Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização dos Profissionais 
da Educação (FUNDEB).
e) Custo Aluno- Qualidade Inicial (CAQi).
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
25 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
006. 006. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), tradução de Programme 
for International Student Assessment, é um estudo comparativo internacional realizado 
pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacio-
nais/pisa. Acesso em 19/01/2024.
Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.
a) O Pisa oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 12 anos.
b) O Pisa é realizado a cada três anos.
c) O Pisa avalia apenas dois domínios – leitura e matemática.
d) Sua primeira edição foi em 2010.
e) O Conselho Nacional de Educação é o órgão responsável pelo planejamento e a 
operacionalização da avaliação no país.
007. 007. As avaliações de larga escala desempenham um papel fundamental no sistema educacional, 
fornecendo dados abrangentes sobre o desempenho dos alunos e o funcionamento das 
escolas. Elas ajudam a identificar lacunas no ensino, orientar políticas educacionais e 
aprimorar a qualidade do ensino.
Acerca do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), assinale a alternativa correta.
a) As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas 
de aprovação, reprovação e abandono, compõem o Censo Escolar.
b) É realizado anualmente.
c) É objetivo do Saeb a equidade e a eficiência da educação praticada no país em seus 
diversos níveis governamentais.
d) É realizado da mesma forma desde 1990.
e) Escolas ou turmas que atendem apenas estudantes público-alvo da educação especial 
são avaliadas pelo Saeb.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
26 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
GABARITOGABARITO
1. b
2. c
3. d
4. d
5. e
6. a
7. b
8. c
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
27 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
EIXO TEMÁTICO 2 – POLÍTICAS PÚBLICAS: CIÊNCIA E EIXO TEMÁTICO 2 – POLÍTICAS PÚBLICAS: CIÊNCIA E 
TECNOLOGIA E JUSTIÇATECNOLOGIA E JUSTIÇA
LEONARDO ALBERNAZ
001. 001. Conforme a tipologia de políticas públicas, apresentada no modelo de Lowi, assinale 
a opção que indica um exemplo de Política pública redistributiva.
a) Política de emergência para vítimas de enchente.
b) Campanha de vacinação contra febre amarela.
c) Programa de reforma agrária.
d) Distribuição de cestas básicas.
e) Elaboração do código do consumidor.
002. 002. Secchi (2022) define que a tipologia de Theodore J. Lowi, formulada inicialmente em 
seu artigo publicado na revista World Politics, em 1964, e posteriormente aprimorada em 
sucessivos trabalhos, baseia-se no critério de “impacto esperado na sociedade”. Segundo 
o autor, há quatro tipos de políticas públicas. Com base nas definições de Secchi, relacione 
a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de políticas públicas aos respectivos exemplos.
Coluna 1
1. Políticas regulatórias.
2. Políticas distributivas.
3. Políticas redistributivas.
4. Políticas constitutivas.
Coluna 2
(  ) � Regras do sistema político-eleitoral, regras da participação da sociedade civil em 
decisões públicas.
(  ) � Subsídios, gratuidade de taxas para certos usuários de serviços públicos.
(  ) � Código de trânsito e códigos de ética.
(  ) � Cotas raciais para universidades, políticas de benefícios sociais ao trabalhador.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a) 3 – 1 – 2 – 4.
b) 4 – 2 – 1 – 3.
c) 2 – 3 – 4 – 1.
d) 1 – 4 – 3 – 2.
e) 3 – 2 – 1 – 4.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
28 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
003. 003. A Constituição de 1988 caracteriza-se por uma orientação geral no sentido da 
descentralização das políticas sociais, tais como educação, saúde, habitação e saneamento. 
Os enunciados a seguir referem-se às razões para isso:
1. os governos locais estão mais próximos da população e isso facilita o planejamento, a 
implementação e o controle social em relação a essas políticas.
2. devido à heterogeneidade do País, as políticas sociais devem ser diferenciadas e não 
uniformes e centralizadas.
3. a descentralização obriga os governos subnacionais a dedicarem maior atenção às 
políticas sociais.
A descentralização reduz os custos com uma estrutura administrativa central sem flexibilidade 
e distante da população a que se destinam as políticas.
Desses enunciados:
a) todos são falsos.
b) todos são verdadeiros.
c) apenas o 1 é verdadeiro.
d) apenas o 2 é verdadeiro.
e) apenas o 3 é verdadeiro.
004. 004. No atual contexto, uma coordenação adequada de ações intergovernamentais implica 
reconhecer os seguintes pressupostos como verdadeiros, exceto:
a) a efetividade das políticas públicas depende do entrosamento entre os níveis de governo, 
uma vez que, para o sucesso de suas ações, os entes locais precisam de colaboração 
horizontal e vertical.
b) a existência de recursos financeiros e de normas para a sua descentralização, aliada a 
uma boa gestão financeira e a um controle formal, é suficiente para a coordenação e a 
promoção do equilíbrio nas relações entre níveis de governo.
c) no mais das vezes, a cooperação federativa é frágil e há poucos incentivos institucionais 
a seu favor. Por conta disso, nas áreas em que as relações intergovernamentais são mais 
azeitadas, as políticas geralmente são mais bem-sucedidas, e vice-versa.
d) a autonomia dos entes federativos, aliada a um vasto rol de competências compartilhadas, 
possibilita que, frente a uma omissão do poder público, a população permaneça sem uma ação 
governamental e não saiba de quem cobrar: se do governo municipal, estadual ou federal.
e) instrumento de cooperação mais usado pelos entes federativos, os convênios, por terem 
seus termos estabelecidos pela esfera de governo superior, mais se assemelham a um 
contrato de adesão e menos a um acordo negociado entre as partes.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
29 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
005. 005. O neo-institucionalismo tem se revelado uma profícua abordagem na análise das 
estratégias e resultados das políticas públicas. Examine os enunciados sobre o neo-
institucionalismo e marque a opção com os itens corretos.
1. Uma decisão é o resultado das regras de decisão específicas em jogo, bem como dos 
esforços dos atores do processo em tirar vantagem dessas regras
2. Os indivíduos tomam decisões com base na sua confiança em padrões operacionais de 
procedimentos, e usam o tempo e as informações disponíveis para avaliar todas as alternativas.
3. As economias e os sistemas políticos são estruturados por interações entre os atores, que 
carregam traços de suas próprias histórias e operam segundo lógicas e em contextos diferenciados
4. As estratégias para a definição, organização e mobilização de interesses são afetadas pela 
estrutura de oportunidades, mas só tangencialmente pelas autoridades e pela cultura política.
a) Todos
b) 1 e 2
c) 1 e 3
d) 3 e 4
e) 2 e 3
006. 006. Segundo a teoria dos múltiplos fluxos, a mudança na agenda ocorre quando há 
convergência entre
a) difusão de ideias, debate de alternativas e decisão política.
b) oportunidades, decisãode lideranças e apoio político.
c) decisão, construção de apoio político e apoio popular.
d) reconhecimento de um problema, identificação de alternativas e construção de apoio político.
e) identificação de um problema, tomada de decisão e implementação eficiente.
007. 007. As políticas públicas brasileiras têm caminhado para a construção de um sistema 
nacional de educação que valorize a universalidade de direitos e a necessidade de superar 
desigualdades sociais e incorporar o respeito à diversidade no sistema educacional. A 
propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.
a) As políticas sociais são organizadas para tratar todas as pessoas igualmente, sem distinções.
b) Quando as políticas públicas de educação inclusiva estão aprovadas, sua implantação 
no ambiente escolar torna-se rápida e fácil.
c) A proposição da igualdade de direitos dispensa a produção de material específico para 
abordagem das questões de inclusão e diversidade.
d) Os movimentos sociais são importantes na problematização das situações de desigualdade 
e na afirmação da necessidade de reconhecer o direito à diferença.
e) O projeto político-pedagógico da escola pode ignorar as questões de inclusão, uma vez 
que esse tema já foi aprovado em leis e decretos.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
30 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
008. 008. As ações afirmativas são políticas de correção de desigualdades e de efetivação de 
direitos. É uma tentativa de garantir a todos os segmentos excluídos uma participação e o 
usufruto dos bens, riquezas e oportunidades, o direito à cidadania, à cultura, à educação, 
ao trabalho digno e à participação das políticas públicas de caráter social.
(Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/acoes-afirmativas>. Acesso em: 19 abr. 2014.)
Com base nos conhecimentos sobre o debate teórico e político a respeito das ações 
afirmativas, assinale a alternativa correta.
a) As ações afirmativas atuam especificamente no campo cultural, promovendo políticas 
de valorização das diversidades culturais e de reconhecimento das singularidades dos 
grupos identitários.
b) As ações afirmativas dizem respeito especificamente às ações estatais, como, por exemplo, 
a prioridade a determinados grupos sociais no atendimento prestado pelos serviços públicos.
c) As ações afirmativas se diferenciam das políticas puramente antidiscriminatórias, sendo 
uma ferramenta tanto de prevenção à discriminação quanto de reparação de seus efeitos.
d) Entende-se por ações afirmativas as políticas universalistas, com o objetivo de promover 
a uniformidade social entre os diferentes grupos etnorraciais, de gênero e religiosos, 
entre outros.
e) O Programa Bolsa Família, sendo uma política de combate à pobreza e de promoção 
da inclusão social, é um exemplo paradigmático de ação afirmativa para a efetivação de 
direitos dos segmentos excluídos.
009. 009. A Constituição Federal do Brasil (1988) inaugura expressivas mudanças no âmbito da 
gestão das políticas públicas, em especial naquelas de corte social. Houve uma importante 
inflexão em suas esferas decisórias, ressignificando as convicções de planejamento 
historicamente subordinadas à tecnocracia. Como resultado destas mudanças é possível 
afirmar que os
a) processos de centralização política afirmaram-se, por suas virtudes, como premissa ao 
processo de planejamento e gestão de políticas públicas.
b) processos participativos converteram-se em recursos estratégicos para a formulação 
de políticas públicas, particularmente na área social.
c) processos de formulação e gestão de políticas públicas constituem-se em estratégias 
de articulação entre o governo central e os governos subnacionais.
d) processos participativos converteram-se em recursos estratégicos para a formulação 
de políticas públicas, esvaziando as instituições representativas.
e) processos participativos converteram-se em recursos estratégicos para o fortalecimento 
da sociedade civil, esvaziando as prerrogativas do poder executivo.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
31 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
010. 010. Além dos objetivos relacionados à eficiência e eficácia dos processos de gestão pública, 
a avaliação de políticas é decisiva para o processo de aprendizagem institucional e também 
contribuiria para a busca e à obtenção de ganhos das ações governamentais em termos de 
satisfação dos usuários e de legitimidade social e política. Por essas e outras razões, tem 
sido ressaltada a sua importância, pois
a) o reconhecimento formal da avaliação de políticas, no Brasil, se traduz em processos de 
avaliação sistemáticos e consistentes que subsidiam a gestão pública.
b) os processos de avaliação de políticas vêm se tornando crescentemente institucionalizados 
no contexto da administração pública brasileira.
c) no plano do discurso, produz automaticamente a apropriação dos processos de avaliação 
como ferramentas de gestão, sem percebê-los como um dever.
d) isso exige o empenho das estruturas político-governamentais na adoção da avaliação 
como prática aleatória nas suas ações.
e) representam um potente instrumento de gestão na medida em que são utilizados durante 
determinados ciclos da gestão.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
32 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
GABARITOGABARITO
1. c
2. b
3. b
4. b
5. c
6. d
7. d
8. c
9. b
10. b
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
33 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
EIXO TEMÁTICO 3 – POLÍTICAS PÚBLICAS: SAÚDE E EIXO TEMÁTICO 3 – POLÍTICAS PÚBLICAS: SAÚDE E 
DESENVOLVIMENTO SOCIALDESENVOLVIMENTO SOCIAL
NATALE SOUZA
011. 011. (2024/CESGRANRIO/IPEA/TÉCNICO - ÁREA: POLÍTICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE 
MANHÃ) O texto abaixo aborda a dinâmica demográfica brasileira.
A composição de uma população em seus elementos básicos, como sexo e idade, está 
dialeticamente associada aos componentes dos processos econômicos, como mercado 
de trabalho e mercado consumidor. Um ponto importante é que as especificidades da 
composição populacional variam ao longo do tempo como decorrência dos processos 
históricos de cada sociedade. A dinâmica demográfica é marcada por processos inerciais, 
que demandam décadas entre o início e a identificação dos efeitos das mudanças na 
composição populacional. Destaca-se que um dos processos mais marcantes da dinâmica 
demográfica que está em curso no Brasil é a transição demográfica. Nessa perspectiva, a 
transição demográfica consiste na passagem de uma sociedade rural e tradicional, com 
altas taxas de natalidade e mortalidade, para uma sociedade urbana e moderna, com essas 
mesmas taxas em índices reduzidos.
CARMO, R.; CAMARGO, K. Dinâmica demográfica brasileira recente: padrões regionais de diferenciação. Rio 
de Janeiro: Ipea, 2018. p.7. (Texto para Discussão n. 2.415). Adaptado.
A transição demográfica do Brasil atual provoca o seguinte efeito na dinâmica populacional:
a) aumento da proporção relativa de pessoas em idade ativa, devido ao bônus demográfico 
em andamento
b) elevação da razão de dependência de crianças e adolescentes, em comparação à de 
adultos e idosos
c) redução dos gastos governamentais com seguridade social, devido ao início do período 
do bônus demográfico
d) impedimento da agregação de indivíduos da faixa etária senil à população em idade ativa
e) incremento da elevação das taxas de fecundidade total vinculado ao aumento da 
expectativa média de vida
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
34 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e DireitosHumanos
012. 012. (2023/CESGRANRIO - TRANSPETRO - PROFISSIONAL DE NÍVEL SUPERIOR - ÁREA: SERVIÇO 
SOCIAL) Considere o texto sobre o sistema de saúde no Brasil.
A Constituição Federal, no capítulo da seguridade social, incorpora a visão do Movimento 
Sanitário, da saúde como direito universal e dever do Estado; as ações e os serviços de saúde 
como de relevância pública; a constituição de um sistema único de saúde com as seguintes 
características: universalidade, gratuidade e integralidade.
CAVALCANTI, L.; ZUCCO, L. Política de saúde e serviço social. In. REZENDE, I.; CAVALCANTI, L. (Org.). Serviço 
Social e Políticas Sociais. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006, p.71.
Além dos aspectos mencionados, o Sistema Único de Saúde apresenta a seguinte 
característica própria:
a) organização centralizada
b) prioridade de atividades preventivas
c) exclusão da iniciativa privada
d) supressão de entidades filantrópicas
e) financiamento exclusivamente federal
013. 013. (2024/CESGRANRIO/ UNEMAT/ TÉCNICO EM ENFERMAGEM) O Sistema Único de Saúde, 
SUS, é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo. A atual 
Constituição Federal preconiza o acesso universal ao SUS, sem discriminação, e a atenção 
integral à saúde como um direito de todos os brasileiros.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, constitui o Sistema Único de Saúde o conjunto de
a) serviços hospitalares prestados na rede básica e em institutos de referência nacional 
em saúde de instituições públicas federais, estaduais e municipais.
b) serviços de atenção básica à saúde prestados em instituições públicas federais, 
estaduais e municipais, não incluídos os de odontologia especializada, ofertados nas 
instituições conveniadas.
c) ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e 
municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
d) ações e serviços de saúde prestados por unidades de média e de alta complexidade em 
instituições públicas federais, estaduais e municipais da Administração direta.
e) ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais 
e municipais, não incluídos os de pesquisa e os de produção de insumos e de medicamentos.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
35 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
014. 014. (2023/CESGRANRIO/TRANSPETRO/ENFERMEIRO DO TRABALHO) No contexto da Lei no 
8.080/1990, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como uma de suas atribuições a execução 
de ações referentes à saúde do trabalhador, sendo saúde do trabalhador entendida no 
artigo 6º, parágrafo 3º dessa lei, como um conjunto de atividades que se destina, através 
das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde 
dos trabalhadores, como também à recuperação e reabilitação daqueles submetidos aos 
riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
Tal conceito expressa o princípio do SUS, denominado
a) igualdade
b) descentralização
c) universalidade
d) integralidade
e) Autonomia
015. 015. (2024/CESGRANRIO/IPEA/ TÉCNICO - ÁREA: POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIEDADE TARDE) 
Considere o texto sobre o Sistema Único de Saúde no Brasil.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para assegurar o 
acesso da população a bens e a serviços de saúde, observando os princípios de universalidade 
e igualdade nesse acesso. O SUS foi regulamentado pela Lei Federal no 8.080, de 19 de 
setembro de 1990, que dispôs sobre a organização e regulação das ações de saúde, e pela Lei 
Federal no 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que versou sobre o financiamento da saúde 
e a participação popular. A universalidade significa que todos os indivíduos, incluindo os 
estrangeiros que estejam no país, têm direito de ser atendidos nas unidades de saúde do SUS. 
Esse atendimento deve ser igualitário, ou seja, não pode haver qualquer tipo de discriminação 
ou de diferenciação no cuidado prestado. A gestão do SUS está sob a responsabilidade da União, 
dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que são os entes da Federação brasileira.
Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/beneficiometro/beneficiometro-artigos/saude/sistema-u-
nico-de-saude. Acesso em: 31 dez. 2023. Adaptado.
A estrutura organizacional do SUS, no que diz respeito à provisão dos serviços de saúde, é 
condicionada por um processo segundo o qual
a) o sistema nacional é constituído por uma rede regionalizada e hierarquizada de ações e 
serviços visando à descentralização.
b) o gasto federal com a saúde pública representa mais da metade do gasto total entre os 
três níveis de governo.
c) a oferta e o gerenciamento dos serviços básicos de saúde são previstos preferencialmente 
para a execução da esfera federal.
d) os gastos municipais e estaduais com a saúde pública reduziram-se no século XXI, 
comparados aos gastos federais.
e) as receitas para o atendimento integral da saúde pública são oriundas especificamente 
dos impostos da União.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
36 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
016. 016. (2016/IDECAN/Prefeitura de Damianópolis–GO) “Tem por objetivo o registro e o 
processamento de agravos de notificação no Brasil, fornecendo informações para a análise 
do perfil epidemiológico sobre a ocorrência de doenças, além de informar outras variáveis.” 
Essa afirmativa refere-se a:
a) Sistema de Informações de Natimortalidade (SIN).
b) Declaração de Morbimortalidade Infantil (SINASC).
c) Sistema Integrado de Notificação de Óbitos (SINO).
d) Sistema de Informações de Agravos de Notificação (SINAN).
017. 017. (2023/FURB/ PREFEITURA DE SCHROEDER – SC – ADAPTADA) Qual é o papel da equipe 
de saúde na prevenção de doenças crônico-degenerativas?
a) Promover mudanças no estilo de vida do paciente, como a adoção de uma dieta equilibrada 
e a prática de atividades físicas.
b) Administrar os medicamentos prescritos pelo médico.
c) Realizar o diagnóstico precoce da doença.
d) Monitorar a pressão arterial e a glicemia capilar do paciente.
e) Orientar o paciente sobre os sinais e sintomas da doença.
018. 018. (2023/QUADRIX/PREFEITURA DE ALTO PARAÍSO DE GOIÁS–GO) Considerando as regras 
de assistência terapêutica e de incorporação de tecnologia em saúde, determinadas na Lei 
n.º 8.080/1990, julgue os itens seguintes.
I – A incorporação, a exclusão ou a alteração de medicamentos, produtos e procedimentos e 
a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica são atribuições 
do Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias 
no SUS.
II – A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, cuja composição e regimento 
são definidos em regulamento, contará com a participação de dois representantes indicados 
pelo Conselho Nacional de Saúde e de dois representantes, especialistas na área, indicados 
pelo Conselho Federal de Medicina.
III – O relatório da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS levará em 
consideração, necessariamente: as evidências científicas sobre a eficácia, a acurácia, 
a efetividade e a segurança do medicamento, produto ou procedimento objeto do 
processo, acatadas pelo órgão competente para o registro ou a autorização de uso; e a 
avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação às tecnologias 
já incorporadas, inclusive no que se refere ao atendimento domiciliar, ambulatorial ou 
hospitalar, quando cabível.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
37 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas o item I está certo.
b) Apenas o item II está certo.
c) Apenas o item III está certo.
d)Apenas os itens I e II estão certos.
e) Apenas os itens I e III estão certos.
019. 019. (2017/CESGRANRIO/PETROBRAS) A Lei Orgânica 8.142/1990 é o marco legal de criação 
dos Conselhos e Conferências de Saúde, grandes conquistas da população no controle 
social e na defesa do SUS.
As Conferências de Saúde são espaços de discussão das políticas públicas de saúde e são 
realizadas a cada
a) cinco anos
b) quatro anos
c) ano
d) seis meses
e) três meses
020. 020. (2022/IBFC/SESACRE) Acerca das disposições do Decreto n. 7.508/2011 sobre regiões 
de saúde, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).
(  ) � Poderão ser instituídas Regiões de Saúde interestaduais, compostas por Municípios 
limítrofes, por ato conjunto dos respectivos Estados em articulação com os Municípios.
(  ) � A instituição de Regiões de Saúde situadas em áreas de fronteira com outros países 
deverá respeitar as normas que regem as relações internacionais.
(  ) � As Regiões de Saúde serão referência para as transferências de recursos entre os 
entes federativos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
a) V - V - V
b) V - F - V
c) F - F - V
d) V - V – F
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
38 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
021. 021. (2020/IBADE/PREFEITURA DE SANTA LUZIA D`OESTE – RO) Com relação à Política 
Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), assinale a alternativa correta
a) Não há possibilidade de registrar atividades de Promoção da Saúde em sistemas de 
informação e por isso, as pesquisas que medem impacto das ações são frágeis
b) São práticas realizadas apenas pelo setor saúde, não se relacionando com outros setores 
que influenciam no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas
c) Segue a lógica de redes que favoreçam práticas de cuidado humanizadas, mas não 
inclui o saber popular e tradicional, pois se baseia no conhecimento científico visando 
melhores resultados
d) A participação e controle social se refere à aceitação e obediência dos sujeitos às decisões 
de políticas públicas definidas pelos governantes
e) Inclui a promoção da cultura da paz e de direitos humanos - ações que estimulem a 
convivência, a solidariedade, o respeito à vida e o fortalecimento de vínculos, contribuindo 
para a redução das violências e para a cultura de paz
022. 022. (2023/FURB/Prefeitura de Tijucas – SC)
A Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) consiste em uma política pública de Estado 
e função essencial do SUS, de caráter universal, transversal e orientadora do modelo de 
atenção à saúde nos territórios. Ao encontro disso, no que se refere à Política Nacional de 
Vigilância em Saúde (PNVS), registre V para Verdadeiro, e F, para falso:
(  ) � A PNVS abrange todos os níveis e tipos de atenção à saúde, incluindo serviços públicos 
e privados, assim como estabelecimentos relacionados à produção e distribuição de 
bens e tecnologias relacionadas à saúde.
(  ) � A PNVS tem como objetivo promover a saúde, proteger contra doenças e agravos, 
aumentar a morbimortalidade, vulnerabilidades e riscos associados às dinâmicas de 
produção e consumo em diferentes territórios.
(  ) � A PNVS estabelece os princípios, diretrizes e estratégias a serem seguidos pelas esferas 
de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para fortalecer a vigilância em saúde.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
Alternativas
a) V - F - V.
b) V - V - V.
c) F - V - F.
d) F - V - V.
e) F - F - V.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
39 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
GABARITOGABARITO
1. a
2. b
3. c
4. d
5. a
6. d
7. a
8. e
9. b
10. a
11. e
12. a
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
40 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
EIXO TEMÁTICO 4 – DIREITOS HUMANOS, DIREITO DOS EIXO TEMÁTICO 4 – DIREITOS HUMANOS, DIREITO DOS 
POVOS ORIGINÁRIOS E DAS POPULAÇÕES TRADICIONAISPOVOS ORIGINÁRIOS E DAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS
THIAGO MEDEIROS
Acerca dos direitos e das garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 
1988, julgue o item a seguir.
001. 001. Os direitos individuais, por estarem ligados ao conceito de pessoa humana e de sua 
própria personalidade, correspondem às chamadas liberdades negativas; os direitos sociais, 
por sua vez, constituem as chamadas liberdades positivas, de observância obrigatória em 
um estado social de direito para a concretização de um ideal de vida digna na sociedade.
002. 002. Quanto à Lei n. 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), assinale a alternativa correta.
a) O Estatuto do Idoso se destina a regular direitos assegurados às pessoas com idade 
igual ou superior a 60 (sessenta) anos se do sexo feminino e 65 (sessenta e cinco) anos se 
do sexo masculino.
b) O idoso tem direito aos alimentos a serem prestados preferencialmente por seus filhos.
c) Em todo atendimento de saúde, os maiores de 65 (setenta e cinco) anos terão preferência 
especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência.
d) Os idosos maiores de 80 (oitenta) anos têm assegurada prioridade especial, devendo ter 
atendidas as suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais idosos.
e) Aos idosos, a partir de 80 (oitenta) anos, que não possuam meios para prover sua 
subsistência, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo.
003. 003. (IBADE/2019/ PREFEITURA DE JARU – RO/FISCAL DE TRÂNSITO) As pessoas com 
deficiência têm direito a se locomover pelas vias e lugares públicos, podendo utilizar 
diversos meios de transporte e locomoção para isto. Nesse sentido, a legislação brasileira 
sobre direitos da pessoa com deficiência determina que:
a) as locadoras de veículos não estão obrigadas a oferecer veículos adaptados para uso 
de pessoa com deficiência (PcD), pois ela já tem desconto na compra de veículo PcD, não 
necessitando alugar um veículo.
b) as frotas de empresas de táxi devem reservar 50% (cinquenta por cento) de seus veículos 
acessíveis à pessoa com deficiência.
c) em todas as áreas de estacionamento aberto ao público, de uso público ou privado de 
uso coletivo e em vias públicas, podem ser reservadas vagas para deficientes, sem exigência 
de sinalização ou localização próxima aos acessos de circulação de pedestres.
d) é permitida a cobrança diferenciada de tarifas ou de valores adicionais pelo serviço de táxi 
prestado à pessoa com deficiência, visto que o custo de se ter um carro adaptado é maior.
e) são asseguradas à pessoa com deficiência prioridade e segurança nos procedimentos de 
embarque e de desembarque nos veículos de transporte coletivo, de acordo com as normas.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
41 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
004. 004. A Agenda 2030 é um plano de ação global que engloba 17 objetivos de desenvolvimento 
sustentável. Parte deles está listada nas alternativas a seguir, À EXCEÇÃO DE UMA. Assinale-a.
a) igualdade de gênero
b) parcerias e meios de concessão
c) vida terrestre
d) vida na água
e) saúde e bem-estar
 
005. 005. Observe a imagem e em seguida faça a leitura do texto.
O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a 
propensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural”. 
Considerando a diversidade cultural que distingue as sociedades entre si, essa propensão 
deve ser tratada como expressão do:
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
42 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
a) Relativismo cultural.
b) Etnocentrismo.
c) Determinismo geográfico.
d) Determinismo biológico.
e) Pluralismocultural.
006. 006. A Convenção Interamericana contra o Racismo e Discriminação Racial e outras formas 
correlatas de Intolerância estabelece que
a) a discriminação racial consiste em preferência, distinção, exclusão ou restrição baseada, 
isolada ou concomitante, em raça, cor, ascendência ou origem nacional ou étnica, ou outras 
reconhecidas em instrumentos internacionais.
b) discriminação racial agravada é aquela que ocorre, em qualquer esfera da vida pública 
ou privada, quando um único dispositivo, prática ou critério aparentemente neutro tem 
a capacidade de acarretar uma desvantagem particular para pessoas pertencentes a um 
grupo específico.
c) as medidas especiais ou de ação afirmativa são adotadas com a finalidade de assegurar o 
gozo ou exercício, em condições de igualdade, de um ou mais direitos humanos e liberdades 
fundamentais, mantendo de maneira contínua direitos separados para grupos diferentes.
d) intolerância consiste em qualquer teoria, doutrina, ideologia ou conjunto de ideias que 
enunciam um vínculo causal entre as características fenotípicas ou genotípicas de indivíduos 
ou grupos e seus traços intelectuais, culturais e de personalidade.
e) racismo é um ato ou conjunto de atos ou manifestações que denotam desrespeito, 
rejeição ou desprezo à dignidade, características, convicções ou opiniões de pessoas por 
serem diferentes ou contrárias.
007. 007. Órgão de monitoramento do Sistema Interamericano de proteção e promoção dos 
direitos humanos, com sede em Washington, D.C. É um órgão principal e autônomo da 
Organização dos Estados Americanos (OEA). É integrado por sete membros independentes 
que atuam a título individual, os quais não representam nenhum país em particular, sendo 
eleitos pela Assembleia Geral da OEA. Entre suas competências está receber, analisar e 
investigar petições, realizar visitas in loco, fazer recomendações aos Estados membros, 
apresentar casos à jurisdição da Corte Interamericana, solicitar opiniões consultivas à Corte 
Interamericana, realizar e publicar estudos sobre diferentes temas.
É correto afirmar que o enunciado se refere
a) ao Comitê Interamericano de Direitos Humanos.
b) à Corte Interamericana de Direitos Humanos.
c) à Assembleia Permanente de Direitos Humanos.
d) ao Gabinete das Instituições Democráticas e dos Direitos Humanos.
e) à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
43 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
008. 008. Acerca da composição da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, assinale 
assertiva correta.
a) É composta por cinco comissários, eleitos pela Assembleia Geral da OEA, para mandato 
de dois anos, com a possibilidade de uma recondução.
b) É composta por oito Comissários, eleitos pela Assembleia Geral da OEA, para mandado 
de três anos, com a possibilidade de uma recondução.
c) É composta por cinco comissários, eleitos pela Assembleia Geral da OEA, para mandato 
de quatro anos, vedada sua recondução.
d) É composta por dez comissários, eleitos pela Assembleia Geral da OEA, para mandato 
de dois anos, com a possibilidade de duas reconduções.
e) É composta por sete comissários, eleitos pela Assembleia Geral da OEA, para mandato 
de quatro anos, com a possibilidade de uma recondução.
009. 009. Atente ao seguinte enunciado: “O objetivo da Declaração é o de reafirmar, no contexto 
internacional pós-Guerra Fria e de aprofundamento da globalização, os princípios relativos 
à proteção da dignidade humana e atualizá-los ao novo quadro internacional. À época 
em que a Declaração foi proclamada, havia uma percepção de que se configurava uma 
oportunidade sem precedentes para a internacionalização dos direitos humanos, visto que 
havia terminado a confrontação ideológica capitalismo-comunismo, e o modelo do Estado 
Democrático de Direito experimentava vigorosa expansão ao redor do mundo”.
O texto acima se refere
a) às Regras de Beijing.
b) à Declaração de Viena.
c) às Diretrizes de Riade.
d) ao Pacto dos Direitos Civis e Políticos.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
44 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
010. 010. Sobre o tema do racismo e da discriminação, levando em consideração suas abordagens 
na Constituição Federal de 1988, na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal e na 
doutrina constitucionalista, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
(  ) � O conceito de racismo deve ser compreendido também em sua dimensão social, 
pois projeta-se para além de aspectos estritamente biológicos ou fenotípicos. As 
práticas homotransfóbicas qualificam-se como espécies do gênero racismo e são 
exemplos de tal dimensão social de seu conceito.
(  ) � O texto da Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e 
Formas Correlatas de Intolerância, adotada na Guatemala, por ocasião da 43ª Sessão 
Ordinária da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos, em 5 de 
junho de 2013, atualmente, possui supremacia com relação a eventual legislação 
ordinária com ele conflitante.
011. 011. O Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
a) impõe a todos os Estados-partes a gratuidade da educação primária e secundária, mas 
não da educação universitária.
b) reconhece implicitamente o direito à proteção contra a fome.
c) estabelece prazo mínimo de seis meses de licença-maternidade para as mães trabalhadoras.
d) ainda não foi ratificado pelo Brasil.
e) contém disposições que concernem ao direito do trabalho.
012. 012. Assinale a opção correta no que diz respeito à afirmação histórica dos direitos humanos.
a) O expresso reconhecimento do princípio da universalidade dos direitos humanos pela 
Declaração de Viena de 1993 pôs termo ao debate sobre o multiculturalismo e o relativismo 
cultural.
b) O Bill of Rights, de 1689, foi a primeira carta de direitos de que se tem notícia na história.
c) A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da 
afirmação dos direitos humanos de segunda geração.
d) Após a Segunda Guerra Mundial, para que os direitos dos trabalhadores enumerados 
na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948 fossem garantidos no plano 
internacional, criou-se a Organização Internacional do Trabalho.
e) Não há referência, na Declaração de Viena de 1993, ao princípio da indivisibilidade dos 
direitos humanos.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
45 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
Julgue o item seguinte, a respeito dos direitos e garantias fundamentais.
013. 013. O poder público não pode censurar a manifestação do pensamento, pois ela é livre e 
envolve o direito absoluto de dizer tudo aquilo que se queira, aí incluído o discurso de ódio.
014. 014. O Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais é caracterizado por 
veicular normas ditas programáticas, cuja implementação haveria de ser progressiva, eis que 
preconizavam posturas dispendiosas aos Estados-partes. Sobre os direitos e compromissos 
previstos no referido Pacto, assinale a alternativa incorreta.
a) A escolha da escola pelos pais, independentemente das indicações das autoridades 
públicas é um direito
b) Determina o compromisso de todo Estado-parte elaborar um plano de ação para 
implementação progressiva da educação primária obrigatória e gratuita para todos
c) O direito à escolha do trabalho é limitado a depender das necessidades momentâneas 
de determinados profissionais
d) A greve é reconhecida como um direito
e) A previdência social é reconhecida como um direito
015. 015. O Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e o Protocolo de San 
Salvador em matéria de direitos econômicos, sociais eculturais prevêem que estes direitos 
têm aplicação
a) imediata, devendo ser implementados pelos Estados-partes no prazo de cinco anos a 
contar da ratificação dos aludidos tratados.
b) imediata, devendo ser implementados pelos Estados-partes no prazo de dois anos a 
contar da ratificação dos aludidos tratados.
c) progressiva, estando condicionados à prévia implementação dos direitos civis e políticos, 
vedado o retrocesso social.
d) imediata, devendo os Estados dispor do máximo dos recursos disponíveis para a sua 
realização, permitido o retrocesso social com base na reserva do possível.
e) progressiva, devendo os Estados dispor do máximo dos recursos disponíveis para a sua 
realização, vedado o retrocesso social.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
46 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
016. 016. Acerca dos direitos dos povos indígenas na Constituição Federal,
a) compete concorrentemente aos Estados e à União a demarcação, proteção e respeito a 
todos os bens dos povos indígenas, de acordo com a localização do território indígena em 
um ou mais Estados.
b) as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se à sua propriedade 
permanente, cabendo-lhes o uso exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos 
nelas existentes.
c) o aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa 
e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas, somente pode ser efetivado com 
autorização do Congresso Nacional.
d) os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo 
em defesa de seus direitos e interesses, intervindo a FUNAI e a Defensoria Pública em todos 
os atos do processo.
e) a remoção dos grupos indígenas de suas terras somente pode ocorrer por determinação 
da defesa civil de cada Estado em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua 
população, garantida a sua realocação em território próximo ao original.
017. 017. Com relação à Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a afirmativa correta.
a) Todo ser humano, vítima de perseguição por crime de direito comum, tem o direito de 
procurar e de gozar asilo em outros países.
b) A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um dos mais importantes tratados sobre direitos 
humanos, estando diretamente relacionada aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
c) Toda pessoa tem direito à educação, devendo ser gratuita pelo menos a correspondente 
aos ensinos elementar, fundamental e profissional.
d) Ninguém pode ser arbitrariamente detido, salvo quando a segurança nacional assim exigir.
e) Todo indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de 
não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração 
de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.
018. 018. O trabalho escravo é uma das mais graves formas de violação de direitos humanos. 
Essa prática revela como uma mesma situação pode violar diferentes tipos de direitos. 
Diante disso, a Declaração dos Direitos Humanos de Viena (1993) – afirmou que todos os 
direitos humanos devem ser considerados:
a) universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados;
b) naturais, positivos, nacionais e internacionais;
c) civis, políticos, morais e existenciais;
d) individuais, coletivos e transgeracionais;
e) morais, legais e constitucionais.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
47 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
GABARITOGABARITO
1. C
2. c
3. e
4. b
5. e
6. e
7. b
8. a
9. e
10. e
11. b
12. c
13. e
14. c
15. e
16. c
17. e
18. c
19. e
20. a
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
48 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
EIXO TEMÁTICO 1 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E EIXO TEMÁTICO 1 – GESTÃO GOVERNAMENTAL E 
GOVERNANÇA PÚBLICAGOVERNANÇA PÚBLICA
RAFAEL BARBOSA
001. 001. (CESGRANRIO/2019) Todos os diretores de uma empresa foram convocados para três 
dias de discussões a respeito de qual seria oposicionamento da empresa para os próximos 
quatro anos. Para dar suporte à discussão, foram levantados dados de vendas e ações 
promocionais dos concorrentes,do comportamento dos consumidores e das perspectivas 
da economia nacional. Essas discussões servirão para a elaboração de um plano classificado 
como plano
a) tático
b) objetivo
c) estratégico
d) operacional
e) interdisciplinar
002. 002. (CESGRANRIO/2022) Num cenário global em rápida alteração, um gestor buscou monitorar 
o macroambiente político-legal de sua organização. Para tanto ele deve identificar que
a) o maior crescimento populacional de camadas da população rural de menor renda no 
Brasil leva a maiores despesas com o custeio de serviços públicos geridos pelo Estado.
b) o aumento da população carente no campo aumenta os fluxos migratórios para as 
cidades grandes, ou eleva a ocupação desordenada de áreas florestais ou de preservação.
c) o aumento da taxa de crescimento da população eleva a distribuição das faixas etárias 
e sua composição étnica, os seus níveis de instrução e os seus arranjos familiares.
d) o aumento de negócios realizados no ciberespaço demanda uma regulamentação mais 
rigorosa e exige que os profissionais conheçam as principais leis que protegem a concorrência, 
os consumidores e a sociedade.
e) as novas soluções tecnológicas na área de saúde e os novos métodos de planejamento 
familiar auxiliam na redução do número de filhos por mulher nesses grupos.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
49 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
003. 003. (CESGRANRIO/2023) Uma empresa de petróleo atuando em território nacional anunciou 
em 2021 seu ingresso na mineração, devido à lucratividade do setor, por meio de joint 
venture para exploração de mina em Carajás. A capacidade de produção da empresa poderá 
chegar a 10 milhões de toneladas de minério de ferro ao ano, o que preocupa analistas, em 
função do potencial de redução de preço da commodity. Segundo executivos, o projeto é 
viabilizado até mesmo se o preço do minério de ferro cair para US$ 60 a tonelada. Analistas 
ressaltaram o excelente histórico da empresa para alocação de capital, o que exerce papel 
fundamental na captação de financiamento para o projeto. Considerando-se o modelo das 
5 forças, o reflexo da criação da unidade de negócios na queda de preços da commodity 
está relacionado à força de
a) barganha dos fornecedores
b) ameaça de substitutos
c) barreira de saída
b) força dos clientes
e) novos entrantes
004. 004. (CESGRANRIO/2023) Um aplicativo de delivery alimentar lançou formalmente ainda 
em 2021 uma fintech voltada ao segmento de alimentação. Segundo o CEO, o objetivo foi 
oferecer créditos e soluções digitais aos restaurantes para que pudessem manter ou ampliar 
seus serviços, após analisarem os reflexos da pandemia em seu segmento de atuação. A 
nova estratégia foi assim pensada, já que a grande maioria dos restaurantes cadastrados foi 
impactada com queda de faturamento e dificuldades de se adaptarem tecnologicamente. 
Através da ferramenta, os donos de restaurantes poderiam realizar transferências, TEDs, 
pagar boletos e receber via cartão, além de solicitar a antecipação de recebíveis do aplicativo 
e fazerem solicitações de crédito. Essa fintech foi o primeiro banco dos restaurantes sub-
bancarizados, sendo uma construção que contou com colaboradores de vários setores da 
organização. Na visão do CEO, o aplicativo criou a estratégia em um processo
a) espontâneo
b) intencional
c) mimético
d) implícito
e) sigiloso
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
50 de70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
005. 005. (CESGRANRIO/2023) Uma importante utilização da análise das variações orçamentárias 
é na avaliação de desempenho. Os dois atributos do desempenho mais comumente 
mensurados são
a) assertividade e acurácia
b) efetividade e eficiência
c) efetividade e eficácia
d) eficácia e eficiência
e) objetivos e a reprojeção
006. 006. (CESGRANRIO/2019) No setor comercial de uma grande empresa de moda,houve uma 
encomenda maior do que o esperado. Como Resultado, a direção informou a todos que, 
para aquela situação, teriam de atingir a meta de produzir mais 20%de peças nos próximos 
30 dias.O atingimento de uma meta está relacionado ao conceito de
a) eficácia, apenas
b) eficiência, apenas
c) efetividade, apenas
d) produtividade, apenas
e) eficácia e eficiência
007. 007. (CESGRANRIO/2023) No contexto do gerenciamento de projetos, há um grupo de 
processos responsável por monitorar, rastrear e revisar o progresso de um projeto, além 
de implementar medidas corretivas quando necessário. Trata-se do grupo de processos de
a) controle
b) encerramento
c) execução
d) iniciação
e) planejamento
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
51 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
008. 008. (CESGRANRIO/2023) Diretores de uma empresa de software perceberam como era 
difícil planejar todo o desenvolvimento do projeto antes de iniciá-lo e decidiram adotar 
métodos de gestão de projetos que enfatizam o desenvolvimento e a entrega do produto. 
Dessa forma, os membros do time passaram a deixar de lado documentação e planejamento 
do projeto e passaram a se preocupar em manter uma comunicação constante da equipe 
com clientes e gestores, sempre com o foco na entrega do produto esperado. Os métodos 
de gestão de projeto adotados nesse caso são classificados como
a) métodos ágeis
b) métodos Kanban
c) métodos preditivos
d) métodos sobrepostos
e) métodos experimentais
009. 009. (CESGRANRIO/2022) Na metodologia scrum, são realizados cinco eventos específicos 
(reuniões), com duração máxima definida para criar cadência e regularidade, e para 
minimizar a necessidade de reuniões emergenciais, aumentando a eficiência do processo 
de desenvolvimento de produtos.Um desses eventos é a reunião diária, que deve ser de, 
no máximo,
a) 5 minutos
b) 10 minutos
c) 15 minutos
d) 20 minutos
e) 30 minutos
010. 010. (CESGRANRIO/2023) O modelo das três linhas de defesa apresenta uma forma de 
estabelecer os papéis e responsabilidades essenciais de cada gestor dentro da organização 
para protegê-la dos riscos por meio de uma estrutura adequada de governança. Nesse 
modelo, as linhas de defesa são, respectivamente,
a) amplitude de controle; priorização; supervisão e monitoramento
b) coordenação; unidade de comando; controle
c) execução; supervisão e monitoramento; avaliação
d) mapeamento; implementação; avaliação
e) planejamento; execução; coopetição
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
52 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
011. 011. (CESGRANRIO/2023) Uma equipe precisa implantar o modelo das três linhas de defesa na 
gestão de riscos da organização. Nesse sentido, convidou alguns membros de diferentes partes 
da estrutura organizacional que desconhecem o modelo.Para inteirar-se dos procedimentos 
adequados, o grupo estudou o assunto e percebeu que NÃO é objetivo desse modelo
a) adotar uma abordagem baseada em princípios e adaptar o modelo para atender aos 
objetivos e circunstâncias organizacionais.
b) compreender claramente os papéis e responsabilidades representados no modelo e os 
relacionamentos entre eles.
c) criar estratagemas para enganar os concorrentes, usuários e órgãos regulatórios, 
considerando que o ataque seria a melhor forma de defesa.
d) focar na contribuição que o gerenciamento de riscos oferece para atingir objetivos e 
criar valor, bem como questões de “defesa” e proteção de valor.
e) implantar medidas para garantir que as atividades e os objetivos estejam alinhados com 
os interesses priorizados dos stakeholders.
012. 012. (CESGRANRIO/2022) A crescente preocupação com o desenvolvimento sustentável 
trouxe à tona o conceito de triple bottom line. Esse conceito está baseado na ideia de que 
as empresas devem incorporar às suas decisões e ações três dimensões, a saber:
a) econômica, social e ambiental
b) discursiva, utilitária e processual
c) democrática, plural e empresarial
d) lucrativa, societária e comunitária
e) corporativa, rentável e competente
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
53 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
GABARITOGABARITO
1. c
2. d
3. e
4. b
5. d
6. a
7. a
8. a
9. c
10. c
11. c
12. a
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
54 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
EIXO TEMÁTICO 4 – DIREITO DOS POVOS ORIGINÁRIOS E EIXO TEMÁTICO 4 – DIREITO DOS POVOS ORIGINÁRIOS E 
DAS POPULAÇÕES TRADICIONAISDAS POPULAÇÕES TRADICIONAIS
BRUNO CERQUEIRA
001. 001. (CEBRASPE/IPHAN/2018) Considerando o conceito de cultura sob a perspectiva 
antropológica, julgue: [C ou E]
A cultura é sempre determinada por fenômenos infraestruturais, como as necessidades 
fisiológicas, o caráter psicológico de uma população, as relações de produção material e a 
organização social e política, e se transforma em decorrência de mudanças nesses fatores 
estruturais básicos, mas não é capaz de gerar transformações sobre eles.
002. 002. (IFMT/2022) “A etnicidade tornou-se uma das chaves para a abordagem de questões 
relacionadas às desigualdades econômico-sociais, conflitos políticos e culturais nas 
sociedades contemporâneas.”. Lima e Castilho, Grupos étnicos e etnicidades. In: Sociologia. 
Coleção Explorando o Ensino, vol. 15, MEC/SEB, 2010). Marque abaixo a única alternativa 
INCORRETA no que se refere às contribuições das teorias da etnicidade desenvolvidas a 
partir dos anos 1960.
a) Abordagens primordialistas da etnicidade supõem que a identificação étnica está embasada 
em laços reais e tangíveis de tipo primordiais e não contextuais. Algumas correntes dessa 
vertente supõem que os laços primordiais sejam de base biológica, determinadas pela 
genética e fatores geográficos. Outras correntes defendem que exista uma suposta estrutura 
cultural, que produz um sentimento de afinidade natural produzida ao longo da história.
b) Muito influente no cenário brasileiro, a perspectiva de Fredrik Barth entende que a 
etnicidade é uma construção histórica situacional, fruto de um processo de adscrição 
altamente dinâmico e mutável, baseado na interação entre grupos que procuram manter 
fronteiras entre si, a partir de elementos culturais contextualmente selecionados. É a fronteira 
étnica que define o grupo, e não o conteúdo cultural por ela delimitado: as tradições culturais 
são importantes para os grupos étnicos na medida em que são acionadas e utilizadas como 
símbolo ou emblema de diferença, e não são o único elemento a distinguir tais grupos.
c) Para admitir que, ao contrário do que supõem os estereótipos do senso comum, é 
legítimo que um jovem universitário nascido e habitante de uma metrópole urbana se sinta 
e se afirme como indígena, por exemplo, temos de adotar uma perspectiva primordialista 
de etnicidade.
d) As noções de identidade étnica, grupos identitários ou de identidade e fenômenos 
identitários têm sido utilizadas por autores que entendem que termos como grupo e 
fronteiras, trabalhados por Fredrik Barth, por denotar ainda grande fixidez, dificultam 
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
55 de 70gran.com.brConcurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
a abordagem da etnicidade no cenário contemporâneo, progressivamente mais fluido e 
dinâmico, notadamente pelos múltiplos pertencimentos que se superpõem em identidades 
muitas vezes voláteis.
e) As discussões sobre etnicidade criam o efeito político de contribuir para a aceitação da 
diversidade étnica e cultural e para a assimilação da ideia de que “Temos o direito a ser 
iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a 
nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as 
diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”, 
nos termos usados por Boaventura de Sousa Santos.
003. 003. (BSAC/GRAN/2024) A Cidade de São Paulo de Piratininga é totalmente originária do 
missionarismo jesuítico em confluência com a ação do Grão-Cacique Tibiriçá (c.1475-1562), 
chefe da Aldeia de Inhampuambuçu. Ele chefiou grande parte do seu povo em favor dos 
jesuítas, ajudando a construir o colégio que hoje encontramos, reconstruído, no Centro de 
São Paulo, no “Pateo do Collegio”. Guerreou contra seu irmão, Piqueroby (c. 1480-1562), 
que se contrapunha aos costumes e às ações colonizatórias dos portugueses. A geração 
seguinte desses irmãos, contudo, já se casou com os conquistadores, dando origem às 
futuras famílias paulistas que se autointitulavam “quatrocentonas” na São Paulo do início 
do século XX, uma vez que de fato descendem todas do pai de Tibiriçá e Piqueroby, o Cacique 
Amyipaguana. Os restos mortais de Tibiriçá se encontram depositados na Catedral da Sé 
de São Paulo. Com base no trecho acima, julgue os itens a seguir:
I – Os povos nativos das “Américas” lograram estabelecer alianças com os povos europeus 
que chegaram, independentemente de suas origens étnicas, visando à manutenção de seus 
direitos e de suas conquistas;
II – A prática colonial e colonialista de “dividir para reinar” foi atenuada na colônia luso-
americana, uma vez que os portugueses preferiam lançar mão apenas da estratégia 
matrimonial para obter vantagens junto aos indígenas;
III – A colonização do Brasil pela França teria sido muito mais frutuosa para os povos 
indígenas, conforme se pode notar em países como Madagascar, Vietnã, Camboja, Burkina 
Faso ou o Mali;
IV – A memória do bandeirantismo paulista enquanto movimento heroico escamoteia o 
ímpeto escravista e argentário dos interesses envolvidos, o que não deve ensejar, de outro 
lado, a demonização desses agentes coloniais, sem que lhes conheça o percurso histórico.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III
b) I e III
c) I, III e IV
d) I e IV
e) III e IV
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
56 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
004. 004. (BSAC/GRAN/2024) “A mãe do Brasil é indígena. Ainda que o país tenha mais orgulho 
do seu pai europeu, que o trata como um filho bastardo. Brasil, sua raiz vem daqui, do povo 
ancestral que veste uma história, que escreve na pedra a sua cultura, suas preces, suas 
lutas. Nós somos um país rico, diverso e guerreiro, porém, um país que mata o seu povo 
originário, aqueles que construíram essa Nação. O indígena não é aquele que você conhece 
dos antigos livros de história, porque o livro de história não foi escrito pelo indígena. Ele não 
está apenas na aldeia, tentando sobreviver. Ele está na aldeia, na universidade, no mercado 
de trabalho, na arte, porque o Brasil todo, todo, é terra indígena. O brasileiro deveria ter mais 
orgulho do sangue indígena que corre em suas veias. Porque a mãe do Brasil é indígena.”. 
Poema de Myrian Krexu Guarani Mbyá, declamado por Maria Bethania Veloso, 2021. Com 
base nesse texto, julgue os itens a seguir:
I – Ignorar a trajetórias históricas das principais “mães do Brasil”, como Muyra Ubi (D. Maria 
do Espirito Santo Arco-Verde), Paraguassu (D. Catharina Alvares Paraguassu) e Bartyra 
M´bicy (D. Izabel Dias) faz com que os brasileiros não-indígenas reiterem preconceitos 
contra os povos originários.
II – A afirmação de que “o Brasil todo é terra indígena” tem caráter jurídico-político e deve 
ser interpretada como norma cogente na Administração Pública;
III – A referência aos indígenas urbanos no poema destaca a importância de não ver indígenas 
com o olhar quinhentista, assim como não podemos ver portugueses e brasileiros atuais 
com esse mesmo olhar;
IV – A inclusão dos estudos introdutórios sobre História Indígena e sobre História Afro-
Brasileira na grade curricular brasileira no Ensino Médio, nos anos 2000, foi passo importante 
para o combate à ignorância dos brasileiros sobre suas próprias origens.
Está correto o que se afirma em:
a) II e IV
b) I, III e IV
c) I, II e IV
d) I, somente
e) III e IV, somente
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
57 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
005. 005. (BSAC/GRAN/2024) “É particular providência de Deus que vivais de presente escravos 
e cativos para que por meio do cativeiro temporal consigais a liberdade ou alforria eterna”. 
Padre Antonio Vieira, Sermão XXVII.
A liceidade da guerra — ou “guerra justa” — foi um dos argumentos jurídicos mais empregados 
por colonizadores e colonos quando uma população indígena se revoltava contra as condições 
de trabalho, o esbulho territorial ou o massacre a comunidades ao longo dos séculos XVI ao 
XIX. Com base no trecho acima, em que o Pe. Antonio Vieira, eminente jesuíta português, 
está se colocando favorável à escravização colonial, julgue os itens a seguir:
I – A Companhia de Jesus era favorável à escravização dos indígenas e ela mesma possuía 
muitos escravos;
II – Os jesuítas lutaram contra o poder dos colonos, que justamente os acusavam de manter 
“escravos índios” somente para eles;
III – As guerras justas, para aprisionamento dos indígenas, foram recorrentes, e independiam 
de autorização do monarca;
IV – Os povos indígenas não resistiam às guerras dos colonizadores, sempre considerando 
estrategicamente que se entregar era a melhor saída.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III
b) I, III
c) I, III e IV
d) II
e) III, IV
006. 006. (BSAC/GRAN-2024) O Tratado de Madrid tinha o objetivo de substituir o Tratado de 
Tordesilhas (1494), estabelecendo assim, novas fronteiras entre as colônias de Portugal e 
Espanha na América. Através do Tratado, Portugal cedia a Colônia do Santíssimo Sacramento 
(no Uruguai) para a Espanha. Esta, por sua vez, dava o território ocupado pelos Sete Povos 
das Missões a Portugal. O acordo foi assinado em 13 de janeiro de 1750. Para conquistar o 
direito a estas terras, o brasileiro Alexandre de Gusmão (1695-1753), embaixador e secretário 
de Dom João V de Portugal, invocou o direito do “uti possidetis, ita possideatis” (“como 
possuís, assim possuais”). Este princípio estabelece que quem ocupa um território é seu 
proprietário. Como na região dos Sete Povos das Missões havia portugueses, o argumento 
foi aceito pela Espanha. Como estratégia de combate, o Povo das Missões utilizou uma 
tática de meia lua, concentrando-se na parte central do território, onde grande parte dos 
indígenas se reuniam, atraindo o fogo e a cavalaria dos inimigos — muito mais poderosos 
belicamente —, quando duas pequenas partes se deslocam em grande velocidade para os 
flancos e ao decorrer da batalha fecha-se criando um bolsão, indo da meia lua ao círculo 
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
58 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
fechado usando flechas e lanças, bordunas e poucas armas de fogo, levando o inimigo ao 
embate direto. No caso dos espanhóis e portugueses, usavam armaduras que limitavamo locomover e a batalha direta com o sabre e lanças os deixando em desvantagem. No 
massacre, os indígenas foram varados por lanças, por espadas, degolados, outros tantos 
foram vitimados pelos canhões e quase não houve aceitação de pedido de clemência. 
Somente uns 150 indígenas foram tomados como reféns, segundo os relatos históricos. 
Sepé Tiaraju havia sido morto e foi sucedido na chefia por Ñanguiru, que morreu na batalha.
Este relato faz referência ao seguinte conflito:
a) Guerra dos Farrapos
b) Revolta dos Cabanos
c) Guerra Guaranítica
d) Massacre de Alto Alegre
e) Guerra aos Índios Botocudos
007. 007. (BSAC/GRAN/2024) O indigenismo é um conjunto de políticas voltadas à proteção e 
promoção dos direitos dos povos indígenas. Ao longo dos séculos de colonização, ele serviu 
ambígua e ambivalentemente para proteger e ajudar a dominar os povos ameríndios. 
A legislação indigenista nasce quando nasce o apossamento (“descoberta” em sentido 
quinhentista) dos territórios da “América” por Portugal e Espanha e, depois, Inglaterra, 
França e Províncias Unidas Neerlandesas (“Holanda”).
Sobre a história do indigenismo, em perspectiva, na Colônia, no Império e na República, 
julgue os itens a seguir.
I – O indigenismo foi sempre caracterizado pelo ímpeto dominatório e exterminador, não 
havendo espaço para práticas de alteridade entre colonizadores, colonos e colonizados;
II – O jesuitismo foi o mais forte indigenismo religioso católico e seu afã era a evangelização 
dos povos indígenas e o esbulho de suas terras;
III – O indigenismo das Coroas ibéricas não foi humanista e rejeitava o direito de propriedade 
e de liberdade dos indígenas, já que eram vistos como “homúnculos” e não como homens;
IV – A Igreja estatuiu, desde o Papa Paulo III, no início do séc. XVI, que os ameríndios eram 
livres e senhores de si e de suas terras, razão pela qual não poderiam ser escravizados pelos 
colonizadores e os colonos.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III
b) I, III
c) I, III e IV
d) IV
e) III, IV
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
59 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
008. 008. (BSAC-GRAN-2024) Em 21 de dezembro de 1686, o rei português promulgou o “Regimento 
das Missões do Estado do Grão-Pará e Maranhão”, seguindo-se diversas outras normas 
regulamentares posteriores, sobre temas específicos, como o dos “descimentos”, isto é, a 
autorização para levar indígenas do interior para aldeamentos mais próximos do litoral. O 
monopólio dos “descimentos” era dos jesuítas, embora outras ordens pudessem atuar na 
catequese dos aldeamentos.
A política de descimentos vigeu do XVI ao XIX no território luso-americano que depois se 
transformou no Brasil. Com base nesses dados, julgue os itens a seguir:
I – Os descimentos ocorriam de forma sazonal, não implicando em grandes deslocamentos 
dos povos indígenas;
II – Descer os indígenas das selvas para aldeamentos próximos do litoral evitava, muitas 
vezes, as investidas dos colonos;
III – A atração e alocação dos povos indígenas para os aldeamentos propiciava a convivência 
harmônica entre etnias diversas;
IV – Os descimentos e os aldeamentos tinham caráter exclusivamente econômico, 
desimportando o aspecto religioso e moral.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III
b) I, III
c) I, III e IV
d) II
e) III, IV
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
60 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
009. 009. (BSAC/GRAN/2024) Com o expurgo dos jesuítas, o irmão do Marquês de Pombal, Francisco 
Xavier de Mendonça Furtado (1701-1769), comissionado governador-geral do Grão-Pará 
e Maranhão (1751 a 1759), conseguiu engendrar um novo regimento, o “Directorio que se 
deve observar nas povoaçoens dos Indios do Pará e Maranhaõ em quanto Sua Magestade 
não mandar o contrario”, de 3 de maio de 1757.
O chamado “Diretório dos Índios” do Marquês de Pombal tinha como características principais:
I – A extinção do “gentilismo” e a civilização dos indígenas;
II – A propagação do Evangelho com a predominância catequética jesuítica;
III – O incremento da agricultura, de todos os modos possíveis;
IV – A redução do comércio dos bens produzidos;
V – O incremento dos casamentos entre portugueses, luso-brasílicos e indígenas, que 
passavam a ser considerados legalmente casamentos nobilitantes.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III
b) I, III
c) I, III e V
d) II
e) III, IV
010. 010. (BSAC-GRAN-2024) Tanto o Regimento das Missões de 1688 quanto o chamado Diretório 
dos Índios, de 1757, tinham pendores assimilacionistas e integracionistas, dentro da 
mentalidade de época dos colonizadores portugueses.
Sobre esses dois importantes conjuntos normativos da política indigenista da metrópole, 
julgue a alternativa correta:
a) Em ambos os casos, os jesuítas e os franciscanos eram chamados a governar os índios.
b) O Regimento das Missões e o Diretório pugnavam pela entrada de não indígenas nos aldeamentos.
c) No Regimento das Missões os indígenas eram considerados tutelados e servos dos jesuítas, 
enquanto no Diretório era-lhes garantida plena liberdade.
d) O chamado Diretório dos Índios se mostrou imensamente produtivo e eficaz, sedentarizando 
os indígenas e fazendo com que eles construíssem cidades imensas, como São Paulo.
e) O Regimento das Missões criou a função de “procurador dos índios”, responsável por sua 
representação processual junto às seções judiciárias na colônia.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
61 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
011. 011. Em 1777, morre o Rei Dom José (Joseph/Jozé) e sua filha se torna a primeira rainha-
reinante e titular da monarquia e do império português, Dona Maria I. Adoecida mentalmente, 
passa seu filho Dom João a atuar como regente desde 1792. Em 12 de maio de 1798, a 
regência extinguiu o Directorio pombalino e estatuiu nova política indigenista.
Sobre essa nova legislação para a “administração dos índios”, julgue a alternativa correta:
a) A política de descimentos foi amplamente suspendida.
b) A liberdade dos índios foi considerada relativa e se lhes estatuiu o regime orfanológico.
c) Estabeleceu-se uma política de formação de milícias régias, em que os caciques/principais 
seriam nomeados comandantes.
d) A estratégia dos casamentos mistos foi completamente suspensa.
e) O comércio e a navegação para o Mato Grosso passavam a ser feito pelos indígenas e não 
mais pelos escravizados africanos.
012. 012. Em 1808, transmigrada a corte portuguesa ao Brasil, o Príncipe Regente Dom João 
assina importantes medidas com vistas à colonização das terras do interior de Minas Gerais, 
São Paulo, Paraná e Espírito Santo. Com a desculpa de que os “Botocudos” e os “Bugres” 
eram antropófagos, ele lhes ordena a guerra justa, para captura e escravização.
Sobre a política indigenista joanina, julgue a alternativa correta:
a) A política joanina para todos os povos indígenas do Principado do Brasil, depois elevado 
a Reino do Brasil, foi similar.
b) As cartas régias de 1808 não possuíam o fito de explorar o Vale do Rio Doce e as matas 
virgens de São Paulo e Paraná.
c) Manuela Carneiro da Cunha considera Dom João, contudo, um protetor dos direitos dos 
povos indígenas.
d) Uma das consequências atuais decorrentes dessas guerras guarda relação com a reunião 
dos povos estabelecidos na Terra Indígena Ibirama-Laklaño, dos povos Xokleng, Kaingang 
e Guarani (Ñandeva, Mbya), em Santa Catarina.
e) Os indígenas escravizados durante essas guerras nunca mais obtiveram liberdade e Dom 
Pedro I e as Regências se desobrigaram de tratar de seus direitos.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
62 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação,Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
013. 013. (CEBRASPE/2020/COM ADAPTAÇÕES) O mais importante documento de denúncia sobre 
crimes de violações de direitos dos indígenas — o Relatório Figueiredo — foi produzido 
pelo próprio Estado em 1967, e ficou desaparecido durante 44 anos, sob a alegação oficial 
de que havia sido destruído num incêndio. O relatório foi encontrado quase intacto em 
2013, com 5 mil páginas e 29 tomos — das 7 mil páginas e trinta tomos da versão original. 
(...) O resultado é estarrecedor: incluiu relatos de dezenas de testemunhas, apresentou 
centenas de documentos e identificou cada uma das violações que encontrou: assassinatos, 
prostituição de índias, sevícias, trabalho escravo, apropriação e desvios de recursos do 
patrimônio indígena.
Lilia Moritz Schwarcz; Heloísa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 463.
O Relatório Figueiredo foi produzido pelo procurador Jader de Figueiredo Correia, a pedido 
do então Ministro do Interior brasileiro, o engenheiro militar Afonso Augusto de Albuquerque 
Lima, e continha relatos do período compreendido entre as décadas de 40, 50 e 60 do século 
XX. Acerca da política indigenista estabelecida durante o regime militar no Brasil, assinale 
a opção correta.
a) Os indígenas isolados eram vistos como aliados no projeto estratégico de ocupação do 
território brasileiro pensado pelo regime militar.
b) Após o AI-5, em 1968, a maioria dos processos contra agentes de governo denunciados 
no Relatório Figueiredo impediu que as investigações fossem concluídas.
c) Criado em 1964, o Serviço de Proteção ao Índio extinguiu-se quando a Constituição de 
1988 o substituiu pela Fundação Nacional de Apoio ao Índio (Funai).
d) Após a conclusão do relatório, o regime militar incluiu uma emenda na Constituição de 
1967 sobre a necessidade de demarcação de terras indígenas, no prazo de cinco anos.
e) O relatório teve pouco impacto interno e externo, razão por que apenas alguns poucos 
agentes do SPI foram punidos por meio de exonerações.
014. 014. É incorreto afirmar que a política indigenista do Estado brasileiro é baseada no(s) 
seguinte(s) princípio(s):
a) Reconhecimento da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos 
povos indígenas.
b) Garantia aos povos indígenas isolados do exercício de sua liberdade e de suas atividades 
tradicionais sem a obrigatoriedade de contatá-los.
c) Aceleração do processo de integração dos povos indígenas à civilização nacional.
d) Garantia da proteção e conservação do meio ambiente nas terras indígenas.
e) Respeito ao cidadão indígena, suas comunidades e organizações
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
63 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
015. 015. (PGR/2017 – COM ADAPTAÇÕES) A sobreposição de unidades de conservação da natureza 
e territórios ocupados por populações tradicionais é um fato. Dados de 2011 apontam a 
presença de povos e comunidades tradicionais em 37% das unidades de conservação federais, 
sendo 14% em unidades de conservação de proteção integral. Quando se trata de unidades 
de conservação de proteção integral onde há a presença de populações tradicionais, que 
alternativas podem revelar-se adequadas para enfrentar o problema?
I – A remoção das populações tradicionais, em caráter excepcional, quando comprovada a 
inviabilidade, especialmente de longo prazo, da permanência das populações.
II – A dupla afetação da área como unidade de conservação e como território tradicional, 
viabilizada por meio de administração conjunta ou gestão compartilhada.
III – A recategorização da unidade de conservação de proteção integral, para transformá-la 
em unidade de conservação de uso sustentável.
IV – A desafetação da unidade, com alteração de seus limites incidentes sobre o território tradicional, 
nos casos de incompatibilidade em relação à permanência das comunidades tradicionais.
Está correto o que se afirma em:
a) I, II, III e IV
b) II, III e IV
c) I, II e III
d) II e IV
016. 016. (FGV/2022/SENADO FEDERAL – COM ADAPTAÇÕES) O instituto jurídico do indigenato 
tem como característica essencial o fato de ser um título congênito, ou seja, ele nasce 
com o próprio indígena, que vive em comunidade na sua terra tradicionalmente ocupada, 
diferente da ocupação comum do não indígena. A sistematização do indigenato foi feita 
pelo ministro do STF João Mendes de Almeida Junior, em 1902, tendo sido publicada em 
livro em 1912. Nesse sentido, de acordo com os parâmetros constitucionais brasileiros 
vigentes, analise as afirmativas a seguir:
I – São reconhecidos aos indígenas sua organização social, seus costumes, suas línguas, suas 
crenças, suas tradições, e seus direitos originários sobre as terras que tradicionalmente 
ocupam, em caráter permanente, direitos estes de usufruto, podendo nelas caçar, pescar, 
colher frutos, exercer exclusivamente agricultura de subsistência, como plantação de 
mandioca, milho e criação de alguns animais, conforme seus usos e costumes.
II – As terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas pertencem ou são de 
propriedade da União, constituindo-se em bens inalienáveis. Cabe à União demarcá-las, 
protegê-las e fazer respeitar todos os direitos dos povos indígenas.
III – Apesar do direito de uso e de usufruto das terras atribuídos aos povos indígenas, esse direito 
não lhes garante a exploração das riquezas do solo, dos rios e potenciais energéticos, como 
o uso dos mananciais, e das águas dos trechos fluviais compreendidas nas terras ocupadas.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
64 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
Está correto o que se afirma em:
a) I, II e III.
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) III, apenas.
017. 017. (CEBRASPE/2022/PGEPA – COM ADAPTAÇÕES) A respeito de terras indígenas, julgue 
os próximos itens.
I – A terra indígena não é apenas o espaço ocupado pelos povos originários, mas também 
todo o espaço necessário para a sobrevivência de sua cultura.
II – A Fundação Nacional dos Povos Indígenas é impedida de investigar e demarcar terras 
indígenas em área onde exista propriedade particular devidamente registrada no competente 
cartório de imóveis.
III – Conforme preceitua a Constituição de 1988, aos estados-membros pertence a propriedade 
das terras indígenas não situadas em área de domínio da União.
IV – A demarcação de terras indígenas tem efeito constitutivo, por isso, somente a partir 
dela, é possível exigir da União o dever de proteger as terras indígenas da ação, por exemplo, 
de pequenos proprietários rurais, assentados pelo Incra.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas
b) II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) III e IV, apenas.
018. 018. (BSAC/GRAN/2024) O instituto jurídico do indigenato, sistematizado pelo jurisconsulto 
João Mendes de Almeida Junior, defende que as terras indígenas estão revestidas tanto 
do jus possessionis quanto do jus possidendi, razão pela qual possuem um regime muito 
particular, que não encontra paridade no direito civil possessório comum. Isto ocorre 
porque esse direito deita raízes no processo colonizatório de Portugal, em que o direito de 
propriedade e o direito de liberdade dos povos nativos era considerado ao mesmo tempo 
em que o direito de conquista lusitano também recebia relevo. Segundo o indigenato 
mendesiano, constitucionalizado desde 1934, mas exalçado em 1988, os povos indígenas 
possuem direitos territoriais:
a) Originários, congênitos, absolutos e intransponíveis;
b) Congênitos, renunciáveis e inoponíveis;
c) Originários, congênitos, distintos e imprescritíveis;
d) Enfitêuticos, congênitos, originários e nobiliárquicos;
e) Inalienáveis, civil-possessórios e consuetudinários.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
65 de 70gran.com.brConcurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
019. 019. (BSAC/GRAN/2024) A relação do Estado brasileiro com os povos indígenas é perpassada, 
historicamente, pelas noções de “progresso”, de “desenvolvimento” e de “assimilação”, com 
raízes nos pensamentos europeus dos séculos XV, XVI, XVII, XVIII e XIX. Uma das consequências 
desses pensamentos e teorias dos povos europeus foi o desenvolvimento, no Brasil, das teses 
nacional-desenvolvimentistas, no século XX. Segundo essas abordagens, os povos originários 
do Brasil eram encarados como empecilho ao desenvolvimento econômico, haja vista que 
suas terras e seus direitos impediriam, por exemplo, a construção de megaempreendimentos 
para a infraestrutura energética convencional. Neste sentido, assinale a alternativa correta:
a) O Marechal Rondon, Darcy Ribeiro e os Irmãos Villas-Bôas são exemplos de agentes do 
Estado brasileiro que ajudaram a viabilizar projetos desenvolvimentistas, jamais levando 
em consideração a vulnerabilidade dos povos indígenas afetados;
b) Tanto para o positivismo, como para o militarismo, totalmente legatário do primeiro, 
os indígenas necessariamente deixariam de ser “índios”, razão pela qual era necessário 
incrementar sua integração à sociedade nacional;
c) A maior parte dos agentes do indigenismo, no Império e na República, atuou no 
sentido de promover o massacre dos povos indígenas quando eles se recusavam à ação 
civilizatória estatal;
d) Os povos indígenas aderiram, em sua maioria, aos projetos desenvolvimentistas do Estado 
Imperial e do Estado Republicano brasileiro, servindo de mão de obra para a construção 
das ferrovias, das hidrovias e das rodovias;
e) O Serviço de Proteção aos Índios (SPI), instituído em 1910 e substituído pela Funai em 
1967, foi o grande responsável pelo genocídio dos povos indígenas no Brasil novecentista.
020. 020. (BSAC/GRAN/2024) A gestão territorial e ambiental das terras indígenas ganhou 
importante marco regulatório com a promulgação do Decreto Presidencial n. 7.747/2012. 
A política pública criada pelo decreto é a PNGati (Política Nacional de Gestão Territorial e 
Ambiental de Terras Indígenas), fortemente lastreada nos ditames da Convenção n. 169/1989/
OIT. A PNGati é norteada pelas seguintes ferramentas, diretrizes e objetivos, exceto:
a) Reconhecimento e respeito às crenças, usos, costumes, línguas, tradições e especificidades 
de cada povo indígena;
b) Etnomapeamento, etnozoneamento e etno-história;
c) Implementação da política para povos e comunidades indígenas em área urbana;
d) Promoção de relatórios e sistematizações de dados sobre a situação ambiental das terras 
indígenas, com a participação dos povos originários;
e) Monitoramento das transformações nos ecossistemas das terras indígenas e adoção de 
medidas de recuperação ambiental.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
66 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
021. 021. (BSAC/GRAN/2024) O mundo acompanhou, perplexo, a crise humanitária com os 
Povos Yanomami no Brasil em 2022 e 2023. Embora haja desassistência histórica para os 
problemas de saúde e segurança alimentar dessas populações, houve agudização na última 
década. Sobre essa hecatombe vivida pelos Yanomami em Roraima e no Amazonas, assinale 
a alternativa INCORRETA.
a) O garimpo é responsável direto pelo agravamento da situação. No caso Yanomami, 
há relação comprovada entre a explosão da atividade e o aumento de casos de doenças 
infectocontagiosas, como gripe e pneumonia.
b) É inequívoca ainda a associação entre a devastação provocada pela mineração ilegal e 
a propagação da malária, facilitada pela multiplicação de invasores e pelas crateras com 
água parada, fruto da atividade e propícias à proliferação de mosquitos transmissores 
da enfermidade.
c) A ocupação do território, a destruição da floresta, a contaminação dos corpos de água 
promovidas pelo garimpo dificultam a manutenção e abertura de roças, a caça, a pesca e 
a coleta de frutos, as principais fontes de alimentação das comunidades.
d) Embora o Governo Federal tenha sido incansável no combate ao garimpo na TI Yanomami 
nos últimos dez anos, ainda assim, os bandidos conseguem entrar na terra e mesmo aliciar 
os jovens indígenas para a lavra;
e) Em janeiro de 2024, o governo do Presidente Lula decretou Emergência em Saúde Pública 
Nacional na TI Yanomami, visando dotar de infraestrutura mínima a capital roraimense e 
os equipamentos sanitários e logísticos da terra indígena para a superação da crise.
022. 022. (BSAC/GRAN/2024) A relação entre os profissionais do campo antropológico e os 
servidores do indigenismo estatal foi sempre permeada de disputas e conflitos. O indigenismo 
tendeu quase sempre à ambiguidade e à ambivalência na sua relação com os povos indígenas, 
que era tutelar e autoritária, posto que houvesse espaço para muitas práticas dialógicas 
também. Críticos do indigenismo estatal são os importantes antropólogos João Pacheco de 
Oliveira Filho e Antonio Carlos de Souza Lima, do Museu Nacional. Segundo eles, a chamada 
“antropologia aplicada” jamais poderia ser confundida com o indigenismo, especialmente 
o estatal, cujas características principais são as que seguem, exceto:
a) Uma “doutrina” e um “conjunto ideológico” que oportunizam a assimilação e a integração 
dos indígenas à sociedade brasileira;
b) A herança positivista e militarista no SPI e na Funai, que tornavam as agências estatais 
indigenistas locais privilegiados da ação de pessoas ignorantes às perspectivas antropológicas 
mais basilares, no trato com os povos nativos do território americano;
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
67 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
c) A proposição de uma “história apologética” do SPI e do Marechal Rondon, escamoteando 
os interesses desenvolvimentistas do indigenismo estatal;
d) A inexistência de um verdadeiro indigenismo, como o mexicano ou o norte-americano, 
por exemplo;
e) A falta de abertura para o diálogo com os profissionais que colaboram na prática 
para a resolução de questões para as quais tenha sido convocado por um determinado 
grupo indígena.
023. 023. (BSAC/GRAN/2024) A saúde indígena constitui, hoje, um importante sistema próprio na 
estrutura da Administração Pública brasileira, por intermédio da Sesai-MS e do Subsistema 
de Saúde Indígena do SUS (SasiSUS). Sobre os indicadores para a saúde dos povos indígenas 
no Brasil e os desafios que esse campo da gestão de políticas públicas e do conhecimento 
sobre biotecnologia, saberes medicinais tradicionais e atuação de profissionais de saúde 
treinados para o tratamento de povos indígenas apresentam, julgue a alternativa correta:
a) A Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas foi estatuída por meio do 
Decreto Presidencial n. 3.156/1999, para compatibilizar as determinações das Leis Orgânicas 
da Saúde com as da Constituição, que reconhecem aos povos indígenas suas especificidades 
étnicas e seus direitos territoriais e existenciais;
b) Os Distritos Sanitários Especiais Indígenas, ou “Distritos Especiais de Saúde Indígena”, 
são as unidades regionais responsáveis pela execução das funções e atribuições do SasiSUS; 
os coordenadores dos DSEIs respondem diretamente ao Ministro de Estado da Saúde;
c) A mortalidade geral, a materna, o número de internações e óbitos por doenças respiratórias 
e doenças infecciosas e parasitárias na infância e doenças transmissíveis colocam a saúde 
indígena em elevado patamar no Brasil, sendo modelo para o mundo;
d) O incremento da articulação entre as chamadas ‘medicinas tradicionais’ e o sistema 
médico oficial tem sido constante e as análises recentes sugerem que as iniciativas oficiais 
de incorporação das práticas e saberes nativosresultaram na constituição de dispositivos 
de controle pelo Estado, sem perspectivas integracionistas;
e) O direito à saúde com base nas ferramentas estratégicas de atenção primária à saúde 
(APS) já se se encontram em franca efetivação.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
68 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
024. 024. (BSAC/GRAN/2024) “Nossos objetos não podem sumir, tem que ser passados para 
os nossos filhos. Os objetos que a gente faz não vão existir se não tivermos o patrimônio 
imaterial. Porque tudo que a gente tem, devemos incorporar nos nossos conhecimentos. 
É isso que nós pensamos. Aí está a miçanga que nós chamamos de samura. Está certo que 
é o branco que fabrica, mas a miçanga só é material lá na loja ainda. Quando ela chega na 
mão do índio, ela já vai se transformando. Ela vai se transformar em patrimônio material? 
Não, em patrimônio imaterial também. Automaticamente vai se transformando. Pelo 
conhecimento dele, que é invisível. O nosso pensar, o nosso conhecer, todo gravado na 
nossa cabeça. As mulheres vão enfiando miçanga em metros e metros de linha, todo dia, 
não sei como... Então, na medida que a mulher vai trabalhando, enfiando a miçanga, ela 
já está transformando a miçanga em imaterial, ela está enfiando o conhecimento dela 
dentro da miçanga”.
João Tiriyó Tarëno, indígena do Amapá.
Sobre a proteção das culturas indígenas em seus aspectos materiais e imateriais, julgue 
os itens a seguir:
a) A Convenção sobre a Diversidade Biológica, ratificada pelo Brasil em 1998, descreve o 
saber tradicional como incluindo conhecimentos, práticas e — sobretudo — inovações. “O 
que é tradicional no saber tradicional não é sua antiguidade, mas a maneira como ele é 
adquirido e como é usado”.
b) As sucessivas reuniões de especialistas que procuram aperfeiçoar os instrumentos legais 
decorrentes da Convenção de 2003 para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial 
nunca deixam de frisar que o termo “autenticidade”, tal como aplicado ao patrimônio 
material, não é adequado para identificar e salvaguardar o patrimônio cultural imaterial. 
c) Os recortes étnicos continuam sendo fundamentais para a identificação dos elementos 
da cultura imaterial dos povos indígenas, sob pena de que os povos sejam incentivados a 
perderem sua etnicidade e ancestralidade. 
d) Nos estudos e pesquisas sobre Patrimônio Cultural Imaterial são fundamentais as noções 
e conceitos de documentação, identificação, preservação, restauração, proteção, promoção, 
processo e transmissão. 
e) O trabalho desenvolvido pelos laboratórios de línguas indígenas e centros de memória 
e de documentação sobre patrimônio cultural auxiliam fortemente os povos indígenas na 
luta pela preservação de suas culturas.
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
69 de 70gran.com.br
Concurso Nacional Unificado (CNU)
Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento 
Social e Direitos Humanos
GABARITOGABARITO
1. E
2. c
3. d
4. b
5. d
6. c
7. d
8. d
9. c
10. e
11. c
12. d
13. b
14. c
15. a
16. b
17. a
18. c
19. b
20. b
21. d
22. d
23. a
24. C/C/E/E/C
https://www.gran.com.br
https://www.gran.com.br
A realização do seu sonho merece
um investimento de qualidade.
Não desperdice tempo, dinheiro e 
energia. Invista no seu sucesso, no seu 
futuro e na sua realização profissional.
Assine AGORA a melhor e mais completa 
plataforma de ensino para concursos 
públicos. Sua nomeação na palma da sua 
mão com a Assinatura Ilimitada 9.0
do Gran Cursos Online.
Mude de vida. Garanta seu 
futuro com a melhor plataforma de 
estudos para concurso público.
FACILITE SEUS ESTUDOS:
rotas de aprovação, mapas 
mentais, resumos e 
exercícios irão te guiar por 
um caminho mais simples 
e rápido.
TUDO NO SEU TEMPO E 
ESPAÇO:
faça o download de 
videoaulas e de PDFs e 
estude onde e quando 
você quiser e puder.
VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO:
mentorias diárias, ao vivo,
e fórum de dúvidas não
te deixarão só nesta 
caminhada.
TUDO DE NOVO QUANTAS 
VEZES VOCÊ QUISER:
quantas vezes você quiser, 
quantas vezes você precisar, 
estude com o material mais 
atualizado e de melhor 
qualidade do mercado.
NÚMEROS GRANDES:
milhares de alunos aprovados, 
mais de 2,8 milhões de 
questões, mais de 35 mil 
cursos e centenas de 
professores para te 
ajudar a passar.
TUDO NA SUA MÃO:
só a Assinatura Ilimitada 
oferece, de forma livre 
e gratuita: Gran Questões, 
Gerenciador de Estudos, 
Audiobooks e muito mais!
(61) 99884-6348 | De segunda a quinta até as 22h e sexta até as 21h.
Contato para vendas: Quero ser assinante 
ilimitado agora
https://www.grancursosonline.com.br/assinatura-ilimitada#utm_source=Landing_Page&utm_medium=Materiais_Gratuitos&utm_campaign=anuncio_material_gratuito_AI
	Sumário
	Cronograma
	Concurso Nacional Unificado (CNU) Bloco 5 - Área: Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
	Eixo Temático 4 – Estatuto da Pessoa Idosa e Estatuto da Pessoa com Deficiência
	Gabarito
	Eixo Temático 5 – Pesquisa e Avaliação
	Gabarito
	Eixo Temático 2 – Avaliação
	Gabarito
	Eixo Temático 2 – Políticas Públicas: Ciência e Tecnologia e Justiça
	Gabarito
	Eixo Temático 3 – Políticas Públicas: Saúde e Desenvolvimento Social
	Gabarito
	Eixo Temático 4 – Direitos Humanos, Direito dos Povos Originários e das Populações Tradicionais
	Gabarito
	Eixo Temático 1 – Gestão Governamental e Governança Pública
	Gabarito
	Eixo Temático 4 – Direito dos Povos Originários e das Populações Tradicionais
	Gabarito

Mais conteúdos dessa disciplina