Buscar

Características dos Fungos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

· Micologia
Características gerais dos fungos, não ser fotossintéticos é a principal diferença do reino plantae, 4 filos são conhecidos não são tão fáceis de serem identificados as bactérias são mais fáceis e palpáveis de identificar, os fungos são mais subjetivas por necessitarem de um conhecimento prévio do microbiologista, da pra identificar por aspectos morfológicos. Alimentam-se por absorção, cada estrutura alongada é uma hifa, secretam enzimas que quebram substâncias grande em menores para o alimento ser digerido e absorvido. Digestão extra corpórea.
Tem aumentado a incidência de doenças fúngicas, por queda na imunidade até mesmo por tratamentos mais agressivos como câncer e HIV, uso indevido de antibióticos, prolongamento da vida de pacientes imunossuprimidos. Possuem importância tecnológica por serem benéficos para a indústria alimentícia. 
Os fungos podem ser filamentosos, pluricelular, parecem com as plantas como os cogumelos, presença de filamentos longos chamados de hifas, quando não é cogumelo ou quando se retira o talo é chamado de micélio. Hifas são compostas de quitina e as bactérias de peptideoglicano e a membrana celular de ergosterol. Crescimento apical. Hifas vegetativas (sob o meio de cultura) ou reprodutivas (sobre o meio de cultura e carregam os esporos que possuem função reprodutiva) que se diferem por função, aspecto e coloração.
 Leveduras, unicelular a identificação começa pela temperatura, faz coloração de gram para organizar a forma de levedura. São esféricas ou ovais, reprodução por brotamento que pode formar mais de 24 células-filhas que são diferentes e pseudo-hifa ou fissão binária que forma duas novas células idênticas. Podem crescer em ambientes anaeróbios facultativos. Em placa aspecto colonial que apresentam crescimento.
*Fungos são isolados a 25ºC.
Fungos dimórficos são principalmente fungos patológicos, se apresenta como filamentosos ou levedura, dependentes de características ambientais como temperatura (muito importante), isola em 2 meios de cultura iguais com temperaturas diferentes e junta as características nas duas placas. 
Podem se reproduzir por forma assexual (por mitose, blastosporineos, atroconideos, conidiósporo e clamidosporos) e sexual esporádicas contribui para o crescimento evolutivo da espécie. Esporos bacterianos tem a função de proteger o material genético e os fúngicos de reprodução. 
Esporangiósporo- forma assexuada, esporos dentetor do esporogiasporo, hifa asseptada. Blastoconídio- ficam aderidos as hifas septadas. Clamidiósporos- hifas septadas, 1-3 esporos o máximo, dupla parede que protege os esporos, proteção e reprodução. Artroconídios- hifas septadas que cada célula vai se perdendo/desprendendo e formando o esporo.
Esporos sexuais- produzidos por meiose, classificações dos fungos em várias divisões, um núcleo diplóide origina um núcleo haplóide(esporo). Ascósporos- ascomicota, esporos ascopiros e hifas septadas, asco fica dentro da hifa. Basidiósporo- basidiomicótas, septada, da origem ao basidiosporo pelo basidio (ponta). Zigósporo- zigomicotas, somente em hifas asseptadas, um individuo se auto fecunda, fungos imperfeitos, esporogiansporo ou zigósporo. Fungos imperfeitos- Chitridiomycota, pois não são sexuados, são assexuados.

Continue navegando