Buscar

Profissões Atuais e do Futuro T


Continue navegando


Prévia do material em texto

Profissões Atuais e do Futuro T.I. 
Profissões Atuais e do Futuro T.I. 
A busca por profissionais de T.I. está cada vez mais constante ao passar do tempo, profissionais como desenvolvedor de software, big data, profissionais que trabalham à distância são um diferencial no mercado de trabalho. O mundo está passando por uma era revolucionária da tecnologia e as pessoas estão sendo obrigadas a acompanharem essa evolução. 
Aqui vai alguns exemplos de profissões que já estão dominando o mercado de trabalho e possivelmente continuará sendo a profissão do futuro:
Desenvolvedor de software e back-end 
O desenvolvedor de software cria aplicativos, programas e sistemas para diversas plataformas. O desenvolvedor de back-end é responsável por criar, planejar, testar, aplicar e realizar a manutenção que estruturam o site. Ou seja, é o profissional que desenvolve a parte que não é visível de um projeto de programação. 
Analista de Segurança da Informação ou Cibersegurança:
Protege sistemas e redes contra ameaças cibernéticas. Dentre as responsabilidades desse profissional estão: 
 Criação, planejamento, implementação, manutenção e acompanhamento de medidas de segurança para os sistemas das empresas; 
 Identificação de problemas de rede e solução dos mesmos; 
 Promoção da cultura da proteção de dados; 
 Realização de testes para identificação de ameaças de rede e sistemas.
Engenheiro de dados:
Projeta, constrói e gerencia sistemas de armazenamento e processamento de dados. Confira as funções de um engenheiro de dados: 
 Coleta as informações e faz o processamento desses dados em sistemas, para consultas posteriores; 
Traça estratégias e planos de ação para auxiliar a empresa a atingir metas; 
 Tem conhecimento em linguagens de programação, big data e computação em nuvem, pois é responsável pelo armazenamento dos dados.
Cientista de dados:
Analisa grandes volumes de dados para obter insights valiosos para as organizações. 
Quanto ganha um analista de dados? 
Sua renda média no Brasil passa dos sete mil/mês.
Especialista em inteligência artificial (IA):
Desenvolve soluções usando técnicas de IA, como aprendizado de máquina e redes neurais. Profissionais que trabalham nessa área normalmente têm um conhecimento extenso em programação e matemática.
Especialista em internet das coisas (IOT):
Trabalhar com dispositivos e sistemas conectados à internet para coletar e trocar dados. Um especialista em IOT deve ter conhecimentos em eletrônica, programação, redes e segurança da informação, além de habilidades em análise de dados e desenvolvimento de soluções inovadoras.