Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1-Em Python, objetos são instâncias de classes e são fundamentais para a programação orientada a objetos (POO). A POO é um paradigma de programação que organiza o código em torno de objetos, que representam entidades do mundo real com características (atributos) e comportamentos (métodos).
O que acontece quando você executa o comando "conta1 = conta2" em Python, considerando que ambos são objetos da classe Conta?
RESPOSTA:
conta1 e conta2 apontarão para o mesmo objeto na memória
EXPLICAÇÃO:
O comando faz com que conta1 referencie o mesmo objeto que conta2 está referenciando. Ambos os identificadores agora apontam para o mesmo objeto na memória, e as mudanças feitas através de um afetarão o outro.
2-(DPE-RJ/2014) Considere o seguinte trecho de um programa escrito na linguagem Python.
class Carro(object): 
 def FaleComigo(self): 
 print ("Sou um carro")
 
class Fusca (Carro): 
 def FaleComUmFusca(self): 
 print ("Sou um Fusca") 
 
x = Carro() 
y = Fusca() 
 
x.FaleComigo() 
y.FaleComigo() 
No primeiro bloco, o método FaleComigo é definido para a classe Carro, que simplesmente produz a mensagem "Sou um carro" ao ser invocado. Para a classe Fusca, definida no segundo bloco, foi definido o método FaleComUmFusca, que apenas produz a mensagem "Sou um Fusca". No terceiro bloco, os objetos x e y tornam-se instâncias das classes Carro e Fusca, respectivamente. No quarto bloco, o método FaleComigo é invocado para cada um dos dois objetos, x e y. Ao ser executado, esse programa produz duas linhas na sua tela de saída:
Sou um carro 
Sou um carro 
A mensagem produzida no comando y.FaleComigo deve-se ao mecanismo de
RESPOSTA:
Herança
EXPLICAÇÃO:
A resposta correta é: herança.
O mecanismo que forneceu o comportamento é a HERANÇA. Observe que classe filha (fusca) herda da classe mãe (carro) seus métodos e atributos adicionando um grau de especialização.
3-O ensino de programação já é realidade em escolas de países desenvolvidos. Brincadeiras lúdicas, jogos digitais e comandos simples são utilizados para introduzir o aluno a essa nova realidade. Na fase adulta, o aluno poderá se especializar em uma linguagem já tendo a base de programação e o raciocínio lógico desenvolvidos no ciclo básico de educação. Acerca das diferentes linguagens e seus propósitos, assinale a opção que contém apenas as linguagens de programação que são interpretadas em tempo real.
RESPOSTA:
PHP e Python
EXPLICAÇÃO:
As linguagens de programação PHP e Python são interpretadas em tempo real. Isso significa que o código é executado linha por linha pelo interpretador, sem a necessidade de um processo de compilação prévio. Essa característica torna essas linguagens mais flexíveis e dinâmicas, permitindo a execução de códigos de maneira mais imediata. Portanto, a alternativa que contém apenas linguagens interpretadas em tempo real é a "PHP e Python".
4-(TRE-CE/2012 - Adaptada) Compreender os princípios do desenvolvimento de software orientado a objetos é fundamental para o profissional de TI moderno. Acerca da linguagem de programação Python, é correto afirmar que:
I. Excetuando-se as classes, tudo é um objeto (tipos, valores, funções, métodos e instâncias), e todos possuem atributos e métodos associados.
II. Um ponto fundamental da sintaxe para métodos é que o primeiro argumento é especial, e convenciona- se utilizar o nome self para ele.
III. O método construtor (p.ex.: __init__()) é um método opcional invocado quando a classe é instanciada.
IV. Instâncias são objetos criados a partir de uma classe definida pelo programador; o que Python chama de instância é frequentemente denominado objeto em outras linguagens.
RESPOSTA:
II, III e IV, apenas.
EXPLICAÇÃO:
A resposta correta é: II, III e IV, apenas.
Na linguagem Python absolutamente tudo é objeto, inclusive as classes, que na verdade são objetos de object. Object é um objeto do tipo type que possui vários atributos e métodos próprios.
5-(COVEST-COPSET/2019 - Adaptada) Dentro do contexto de linguagens de programação e de orientação a objetos, o conceito de polimorfismo descreve meios em que classes abstratas e concretas podem se relacionar. Assinale a alternativa que conceitua corretamente polimorfismo.
RESPOSTA:
Polimorfismo representa um conceito em que um mesmo nome (como uma variável, por exemplo) pode denotar objetos de diferentes classes que estão relacionadas por uma superclasse comum.
EXPLICAÇÃO:
Polimorfismo é um conceito em que um mesmo nome (como uma variável, por exemplo) pode denotar objetos de diferentes classes que estão relacionadas por uma superclasse comum. No contexto de programação orientada a objetos, o polimorfismo é a capacidade de um objeto assumir diferentes formas e comportamentos em diferentes situações. Isso permite que um objeto de uma classe possa ser tratado como um objeto de outra classe que esteja relacionada a ela por herança, proporcionando flexibilidade e reutilização de código.
6-Analise o código Python a seguir.
class End_simples(object):
 def __init__(self, rua, num, bairro):
 self.rua = rua
 self.num = num
 self.bairro = bairro
 def Endereco(self):
 return self.rua + ", " + self.num + " " + self.bairro
class End_com(End_simples):
 def __init__(self, rua, num, bairro, com):
 End_simples.__init__(self, rua, num, bairro)
 self.com = com
 def Endereco(self):
 return End_simples.Endereco(self) + ", " + self.com
a = End_simples("Av Brasil", "243", "Floresta")
b = End_com("Av Miracema", "12", "Centro", "apto 3")
print(a.Endereco())
print(b.Endereco())
Sabe-se que a execução desse código produziu as duas linhas a seguir.
Av Brasil, 243 Floresta
Av Miracema, 12 Centro, apto 3
Assinale a opção que apresenta a correta definição para o método Endereco na classe End_com.
RESPOSTA:
return super(End_com, self).Endereco() \+ ", " + self.com
EXPLICAÇÃO:
No método Endereco da classe End_com deve ser feita uma chamada ao método Endereco de sua classe Pai, a classe End_simples, o qual retorna os valores para rua, número e bairro em forma de uma string: return self.rua + `,¿ + self.num + `\¿ + self.bairro (esses valores são passados por parâmetro ao construtor End_simples dentro do construtor da classe End_com, pois há entre essas duas classes um relacionamento de herança). O método Endereco de End_com concatena a string retornada pelo método Endereco de End_simples com o valor da variável self.com de End_com, sendo essa string concatenada o seu valor de retorno.
7-A herança múltipla é um conceito na programação orientada a objetos que permite que uma classe herde atributos e métodos de mais de uma classe pai (ou superclasse). Isso significa que uma classe filha pode herdar características e comportamentos de várias classes diferentes.
Qual das seguintes linguagens de programação implementa herança múltipla diretamente por meio de classes?
RESPOSTA:
Python
EXPLICAÇÃO:
A linguagem Python implementa herança múltipla diretamente por meio de classes.
8-O polimorfismo em Python permite que você crie código mais genérico e flexível, facilitando a expansão e manutenção do seu programa. É uma característica poderosa da POO que ajuda a escrever código mais eficiente e organizado.
Qual é a principal vantagem do polimorfismo em programação orientada a objetos?
RESPOSTA:
Possibilita que objetos tenham diferentes comportamentos.
EXPLICAÇÃO:
O polimorfismo permite que objetos de diferentes tipos respondam a chamadas de métodos com o mesmo nome, mas com comportamentos específicos para cada tipo.
9-Em Python, o termo "self" é uma convenção amplamente usada, embora seja apenas um nome de variável como qualquer outro. Ele é usado como o primeiro parâmetro em definições de métodos em uma classe e representa a instância atual da classe.
Em Python, o que o termo "self" em um método de uma classe se refere?
RESPOSTA:
O objeto que chama o método
EXPLICAÇÃO:
Em Python, "self" é uma referência à instância
atual da classe (objeto) e é usado para acessar variáveis que pertencem à classe.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina