Buscar

Função e Tipos de Músculos

Prévia do material em texto

principal função sistema muscular:Estabilidade corporal; · Produção de movimentos; · Aquecimento do corpo : sustentação e Auxílio nos fluxos sanguíneos.
Os músculos da cabeça e do pescoço são importantes no processo de mastigação, expressões faciais e uteis a comunicação
O tronco conta com um conjunto vasto de musculos que auxiliam em diversas funções, seja, musculos eretores de espinha como para ajudar na respiração, os musculos obliquos e retos formam a parede muscular do tronco. 
O sistema compreende alguns tipos de musculos e responde por quase metade do peso do seu corpo, contribui para seu peso mais doq qualquer outro sistema de orgão, mais precisamente 44 por cento. O corpo humano conta com 700 musculos esqueleticos que vão diferir em tamanho, forma e função, lembrando que o desempenho do musculo esquelético varia de acordo com a organização das fibras musculares e do modo como o musculo anexa-se ao esqueleto. existindo 3 tipos de tecido muscular: liso(visceral), cardíaco e esquelético
Músculo liso (visceral)
Encontrado constituindo orgãos. ex:estomâgo, vasos sanguineos e intestinos. O musculo liso auxilia os orgãos a mover substancias por meio de contração. um musculo involuntario.
Músculo cardíaco
Encontrado apenas no coração, responsável por bombear sangue para todo o corpo. Diferente dos musculos viscerais o cardiaco tem seu tecido estriado, indicando uma célula muscular bem forte. Suas células são ramificadas e fortemente conectadas justamente para resistirem a pressão e tensão de bomabear o sangue a vida toda. Musculo também invonluntario.
Músculo esquelético
Toda ação fisica que uma pessoa faz conscientemente requer a ação de um musuclo esquelético. Sua função é contrair e mover as partes do corpo trabalhando junto com o sistema esquelético, dai seu nome pois o musculo esquelético normalmentr se conecta ao esqueleto pelo menos em algum local. As células desse tecido são fibras longas, retas e multinucleadas, além de estriadas. Musculo voluntário. 
Tendo em vista a quantidade de musculos esqueletico existe um sistema de nomemclatura levando em conta sua localização, origem e inserção(ponto fixo e ponto movél), forma, tamanho direção e função.
ESse sistema se divide em parte axial e apendicular, destes todos se originam do tronco, sendo os axiais aqueles que sustentam e posicionam o esqueleto axial 60 por cento do sistema, posicionam a cabeça, a coluna vertebral e também movém a caixa toracica, auxiliando nso movimentos de respiração. ja os musuculos apendiculares 40 por cento do sistema estabilizam, sustentam, movimentam e contribuem para conectar os membros superiores e inferiores. Lembrando que os musculos proximais são maiores e maisforte do que os musculos distais dos membros.
Existem 9 Grupos Musculares.São eles:
a) Cabeça
b) Pescoço
c) Tórax
d) Abdome
e) Região Posterior do Tronco
f) Membros Superiores
g) Membros Inferiores
h) Órgãos dos Sentidos
i) Períneo
Um grande participante em nossa movimentação além do sistema osséo e o muscular é o sistema articular, como os ossos do esqueleto são inflexivéis, os movimentos ocorrem nas articulações, onde os ossos se interconectam. As articulações tem classifições, sendo elas: frequência, amplitude movimento(Adm) subgrupos por sua estrutura anatomica.
A amplitude de movimento é dividida em Sinartrose, Anfiartrose e diartrose
Sinartrose (sem movimento) - articulações forte, encontrada em regióes onde nao deve haver movimentação entre os ossos interligados. 
Existem tres tipos de Sinartrose 
sutura(conexão fibrosa de superficies encaixadas) - entre ossos do crânio
Gonfose (conexão fibrosa de uma estrutura em um soquete osseo - entre dentes e os ossos da maxila
Sincondrose( articulaçao constituidaa por uma lamina de cartilagem interposta). entre a primeira costela e o esterno
Anfiartrose (pouco movimento) - permitem movimentação mas são muitorigidas.Subdivide-se em:
Sindesmose - os ossos são conectados por um ligamento fibroso - entre a tíbia e a fíbula
Sínfise - os ossos se articulam por um coxim de fibrocartilagem - entre os dois pubis
Diartrose(movimento livre) - articulações sinoviais, complexas e delimitadas por capsulas que contém o fluido sinovial.O fluido sinovial tem função de lubrificação, distribuição de nutriente, absorção de choque. 
Existem alguns tipos de articulações sinovais e são divididas por movimentos permitidos
Articulação plana - movimento de desliamento sob superficie plana-
Articulação cilindrica / movimento em um plano, com função de dobra- cotovelo/joelho/tornozelo
Articulação trocóidea - permite rotação ao redor de um eixo fixo-
Articulação elipsóidea- movimento em dois planos, mas impede rotação- dedos
Articulação selar - movimento amplo em 2 planos, sem rotação - polegar
Articulação esferóidea - movimentação em multiplas direções, rotação e circundação - ombro/quadril
Apesar da diartrose permitir um movimento bastante amplo ela émuito menos resistente, portanto pode ser danificada por movimentos que vão além da sua amplitude normal, isso é a luxação, onde as superficie articular é forçada e fica fora de posição.