Buscar

AD2 - Prática Aves

Prévia do material em texto

Diversidade Biológica dos Deuterostomados
Nome: Daiane Vieira
Matrícula: 20112020197
AD2
RELATÓRIO DA PRÁTICA 2
DISSECAÇÃO DE AVES
Introdução
As aves são animais vertebrados que tem o corpo revestido por penas e conseguem manter sua temperatura corporal constante, ao contrário de seus ancestrais reptilianos, que também fazem parte do grupo Sauropsidea. Os répteis e as aves apresentam algumas características semelhantes, a origem epidérmica das penas e das escamas são parecidas, possuem côndilo occipital, e o coração é dividido em duas aurículas e dois ventrículos nas aves, enquanto nos répteis apresenta um único ventrículo.
As aves apresentam características singulares, como a extremidade anterior com asas adaptadas para voar e a extremidade posterior adaptada para se locomover no meio terrestre. Para facilitar o vôo elas possuem os pulmões presos em sacos aéreos e não possuem bexiga urinária. Apesar de muitas manterem o hábito de voar, algumas perderam essa habilidade, como pinguins, avestruz e a galinha. Esta última é a espécie que está sendo usada na prática(Gallus gallus).
Objetivos
Analisar e compreender a morfologia interna e externa das aves, associar sua estrutura ao seu hábito de vida e analisar o processo evolulivo.
Materiais
Ave da espécie Gallus gallus (macho e fêmea), luvas, tesoura e bisturi.
Metodologia
A ave foi colocada deitada com a parte ventral para cima. Iniciou a incisão a partir da região posterior, deixando visível toda a musculatura peitoral.
Com uma tesoura foi cortado a musculatura abdominal para observarmos os órgãos internos, a fim de analisarmos cada um deles. Retirou-se os órgão para observar o sistema respiratório e os sistemas reprodutores. A traqueia é bem comprida e se bifurca onde se localiza a siringe, que é o órgão responsável pelos sons emitidos pela ave. No sistema reprodutor, o macho possui 2 testículos e na fêmea apenas o ovário esquerdo é desenvolvido. Analisamos vários ovos em formação, que passariam posteriormente pelo oviduto e sairiam pela cloaca.
Resultados e discussão
Na musculatura peitoral pudemos ver o músculo peitoral externo e interno que tem como função a movimentação das asas, e a presença da quilha do esterno. 
No interior do abdômen podemos ver o coração, o fígado, a moela, os intestinos, e o saco aéreo que é uma adaptação que auxilia no vôo das aves.
O sistema respiratório começa nas narinas que estão localizadas no bico. As narinas se ligam a traqueia por onde passa o ar que é levado aos pulmões, os pulmões não possuem pleura como nos mamíferos.
No macho podemos ver os testículos localizados internamente, junto com os outros órgãos. Nas fêmeas o ovário direito é vestigial, mas podemos ver o esquerdo que é bem desenvolvido, no vídeo a galinha possui vários óvulos em desenvolvimento. Pudemos observar um ovo já em estado avançado de formação passando pelo oviduto. 
Conclusão
Através da prática conhecemos as estruturas internas e externas da galinha, como os órgãos e estruturas que só as aves possuem. Com esse conhecimento podemos assimilar suas estruturas com sua forma de vida e seu processo evolutivo.
Referências
Aves. Início da dissecação. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ooSGflBhlNg>. Acesso em: 20/10/2021.
Aves. Sistema respiratório e reprodutor. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=GPK_stJa2DY>. Acesso em: 20/10/2021.
Rocha-Barbosa, Oscar. Diversidade biológica dos deuterostomados. v3 – 3. ed. - Rio de Janeiro: Fundaação CECIERJ, 2005.

Continue navegando