Buscar

APX1 - Deuterostomados

Prévia do material em texto

Daiane Vieira
20112020197
Nova Friburgo
APX1 – DIVERSIDADE BIOLÓGICA DOS DEUTEROSTOMADOS
Explique com suas palavras a semelhança encontrada entre os protostomados, deuterostomados e lofoforados.
Os lofoforados são animais que possuem tanto características dos animais deuterostomados quanto protostomados. As características de deuterostomados presente em lofoforados são: em determinados braquiópodes o blastóporo dá origem ao ânus, possuem clivagem radial, presença de celoma enterocélico em alguns braquiópodes. As características que lofoforados compartilham com protostomados são: a boca derivada do blastóporo nos foronídeos e briozoários, e as larvas de foronídeos apresentam protonefrídios. 
A estrutura óssea dos peixes é muito antiga. Explique com suas palavras, quando surgiu, em que grupo e qual foi sua principal vantagem evolutiva.
A estrutura óssea surgiu há cerca de 440 milhões de anos nos Osteichthyes. Os Osteichthyes se diversificaram em dois grupos, um deles, os Sarcopterygii que são peixes pulmonados com uma grande vantagem evolutiva, as nadadeiras carnosas, que deram origem ao par membros para a locomoção dos tetrápodes terrestres.
Existem diferenças morfológicas importantes entre os Enteropneusta e Pterobranchia (do filo Hemichordata). Na sua opinião, que diferenças você destacaria para explicar tal afirmação? Cite pelo menos 3 diferenças.
Enteropneusta são vermes solitários, que medem entre 9 e 45 cm, e possuem uma prosbócide e um colar que juntos parecem uma bola. Os Pterobranchia são vermes tubicúlas que formam colônias de zoóides, com indivíduos de mais ou menos 5 mm, possuem um colar de onde saem braços e tentáculos.
Escreva, com suas palavras, o funcionamento do sistema excretor dos equinodermos?
Dentre outras funções o sistema ambulacrário também é o responsável por eliminar excretas, é composto por vários canais cheios de água do mar, que percorrem o corpo do animal. Ele possui uma estrutura chamada corpúsculos de Tiedmann, que produzem células amebócitas, estas absorvem os restos nitrogenados e os eliminam pela pápulas. Algumas excretas chegam nos canais radiais por difusão e são eliminadas junto com a água do canal pela madreporita.

Mais conteúdos dessa disciplina