Buscar

Resposta historiografia

Prévia do material em texto

Caio Prado Júnior foi deputado em 1946 pelo Partido Comunista Brasileiro - PCB, partido que ajudou a fundar, ajudou também na fundação da editora brasiliense. Mas ele logo foi caçado e preso pelas críticas que fazia ao governo, na época uma ditadura militar. Para Caio a independência política do país não significou a independência financeira, pois o Brasil dependia do mercado consumidor internacional, principalmente da Inglaterra. Fazia críticas sobre o processo de crescimento da indústria do Brasil, que levou a uma desigualdade e exclusão social da sociedade.
De acordo com Kant, a responsabilidade no acio namento da dinâmica do movimento histórico recaia sobre os desejos antagônicos dos seres humanos na vi da social. Ao 
competirem em sociedade para terem acesso aos recursos que desejam, os seres humanos criam as instituições e leis que regem a sociedade. Assim, em Kant, a História avança em razão da competição entre os indivíduos que precisam um dos outros para se realizarem
	1.
	Ao professor historiador cabe motivar seus alunos para se perceberem como sujeitos históricos imersos em um determinado contexto temporal e espacial. Para tanto, a abordagem da História do Tempo presente se torna uma ferramenta didática e de pesquisa bastante interessante. Com base nos seus estudos na Disciplina Prática interdisciplinar VI, disserte sobre a objetividade e rigor científico e metodológico de uma pesquisa histórica que tenha como objeto um tema da História do Tempo Presente
Pensar em história é pensar no futuro e não apenas no passado. Para fazer uma pesquisa histórica usando a temática do tempo presente, é preciso estar alerta e ser conhecedor do seu tempo histórico. Utilizar de outras áreas do conhecimento para a sua pesquisa, como a geografia, economia, sociologia e outras. Nesse tipo de estudo o ponto principal são os fatos que podem acontecer e estarem concentrados em certo espaço demográfico, mas que têm a capacidade de ecoar e crescer para afetar e abalar um público maior. A história do tempo presente usa diversos tipos de fontes da imprensa, sendo elas impressas ou digitais, usa fotografias, coberturas jornalísticas, documentários etc. Mas os historiadores deve avaliar também as fontes de história oral, entrevistas, testemunhos de algum fato interessante que queiram dar seus depoimentos. Tudo deve ser muito bem checado e analisado reunir as informações e consultar diversas fontes, deve-se desconfiar sempre, ir a fundo e pesquisar muito cada informação obtida.
	
	
	2.
	Nos dias atuais, vivemos num contexto saturado de informação. Nessa saturação, cabe ao professor e pesquisador da História contribuir com seus alunos para poderem refletir sobre suas realidades vividas e fazer uma análise crítica dessa profusão de informações que, a todo momento, são expostos. Ao pesquisarmos sobre a História do Tempo presente, nos deparamos com a necessidade de escolhermos fontes para o ensino e a investigação da história. Tendo em vista a facilidade de acesso que temos às fontes sobre os eventos contemporâneos, podemos dispor de fontes jornalísticas, redes sociais, arquivos públicos/privados e fontes orais como fontes de pesquisa. Levando em conta essa diversidade de fontes e sua pesquisa na disciplina Prática Interdisciplinar VI, disserte sobre a validade das informações contidas nesses meios para a Pesquisa da História do Tempo Presente
Para verificar a validade de informações numa pesquisa do tempo presente é 
	1.
	Tornar os temas e conteúdos de História inteligíveis e ao mesmo tempo despertar o interesse e obter o envolvimento dos estudantes do ensino fundamental (5º a 9º ano) representa um dos grandes desafios aos profissionais que atuam na Educação Básica. No sentido de sensibilizar e mobilizar os estudantes, é sugerido que o professor lance mão de diferentes estratégias didático-pedagógicas, bem como se utilize de fontes de pesquisa não convencionais, de recursos tecnológicos, de atividades lúdicas e teatrais entre outras. Diante disto, apresente três diferentes estratégias de ensino-aprendizagem e descreva como elas podem se tornar ferramentas aliadas aos profissionais da história que atuam no ensino fundamental. ( * Máximo 4000 caracteres )
Fazer uma visita de campo, ou seja, levar os estudantes a conhecer a história edificada da sua cidade, estado ou país, é uma ferramenta muito importante, porque os alunos estando fisicamente em lugares onde aconteceram importantes acontecimentos históricos de certa forma os une ao passado, isso incentiva e aproxima o aluno da história. Uma tarefa também bem interessante é pedir para apresentarem em vídeo, o que hoje pode ser feito de qualquer celular. Devem desenvolver um tema histórico usando as ferramentas digitais que quiserem, esse tipo de atividade os motiva a entender bem sobre o assunto que irão apresentar, o que eu os leva a fazerem pesquisas além de que podem usar a imaginação e fazer de uma maneira divertida, utilizando a linguagem deles. Outra inovação nas estratégias de ensino-aprendizagem nos dias de hoje é usar os games, jogos de computador, onde os estudantes podem interagir através da internet, eles podem criar cidades virtuais inspiradas na época da história que estiverem estudando. Por exemplo, são criados castelo e feudos medievais e cada aluno estará com seu avatar dentro do jogo, interagindo e ajudando a entender a história construindo e criando juntos cenários semelhantes àqueles estudados. Essa atividade em especial é muito apreciada pelos estudantes, pois é divertido e usa as ferramentas que eles estão mais habituados hoje, o mundo virtual, principalmente em tempos de pandemia.
	
	
	2.
	A presença e a exigência dos planos de aula costumam causar debates e controvérsias entre os profissionais da educação. Em termos gerais, os planos de aula são defendidos pelo fato de favorecerem o diálogo harmônico entre o PPC, o professor e a sala de aula propriamente dita, e são debatidos/criticados por restringirem o campo temático e de liberdade de exercício dos profissionais que atuam como professores. Diante disso, construa um texto descrevendo quais foram os principais avanços obtidos a partir da elaboração das estratégias didáticas na sua experiência de estágio.
Na minha experiência de estágio observei que a escola realiza reuniões semanais onde os professores discutem quais os assuntos a serem ensinados na próxima semana e como serão dadas as aulas, quais ferramentas serão usadas. Mas nesse semestre tudo ficou diferente, por conta da pandemia da Covid-19, as reuniões passaram a ser via internet as aulas também. As estratégias também mudaram, tudo passou a ser on-line, via internet, o conteúdo, as avaliações, as aulas. Os professores precisaram aprender a ensinar de maneiras diferentes para prender a atenção do aluno, tornar as aulas interessantes é essencial para o bom aprendizado. Aulas dinâmicas que utilizam recursos digitais e visuais, passados aos estudantes via internet, faz com que o aluno não disperse do assunto, pois ele estando em casa a tendência é relaxar, deixando de lado o estudo.
image1.wmf

Continue navegando