Buscar

exercício de avaliação

Prévia do material em texto

Avaliação educacional
A avaliação educacional é uma das partes que compõem processos de ensino-aprendizagem dos estudantes, já que é por intermédio dela que o professor pode realizar uma análise dos conteúdos, os quais ele trabalhou em sua disciplina. É uma tarefa necessária e permanente no trabalho do professor e para conhecer o desenvolvimento do conhecimento dos estudantes. 
É a partir das avaliações que os resultados podem ser medidos, comparados e recuperados no decorrer dos trabalhos durante a execução da matéria, em conjunto com professores e alunos, considerando-se quais são os objetivos propostos, os avanços, dificuldades e, dessa forma, orientar e organizar o trabalho para que se façam as correções necessárias. 
Avaliação diagnostica
o papel da avaliação diagnóstica é identificar os conhecimentos que alicerçam a aprendizagem, propiciando assim assimilar conteúdos que serão partilhados durante o caminhar desse educando. Para que isso ocorra de forma a contribuir para a avaliação formativa, é preciso que essas duas etapas não estejam tão separadas, muito pelo contrário.
Não se trata de modelos avaliativos separados, já que a avaliação formativa não deixa de ser um diagnóstico da etapa de conhecimento em que se encontra o estudante. Para que haja um pleno desenvolvimento da aprendizagem, a avaliação diagnóstica deve promover uma reflexão com o objetivo de reformular o plano de ação dos educadores. Sendo assim, se torna essencial que a cada ciclo sejam realizadas análises, pois a variável “tempo” pode ser um fator decisivo e favorecer ou prejudicar o percurso formativo, caso não seja realizada uma ponderação constante, crítica e participativa.

Continue navegando

Outros materiais