Buscar

Acionamento de motores_atividade 02

Prévia do material em texto

Acionamento de motores 
Atividade 02
Com base no enunciado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Em um transformador ideal, a tensão do primário é maior que a tensão do secundário e a corrente do primário é menor que a corrente do secundário, definido pela relação de espiras.
2. Pois:
3. II. A potência do primário é igual à potência do secundário.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
R: A ASSERÇÃO I E II SÃO VERDADEIRAS, E A ASEERÇÃO 2 É UMA JUSTIFICATIVA CORRETA DA I
2. A ANEEL, órgão que estabelece as regras no fornecimento da energia elétrica no Brasil, estabelece que o fator de potência fp não deve ser menor que 0,92. Como os motores possuem uma característica indutiva, em fábricas com motores o fp acaba sendo em torno de 0,8. Esse fato faz com que apareça potência reativa, o que prejudica o sistema elétrico de potência.
 
Uma indústria com diversos motores tem um fp = 0,8 para uma potência aparente de 20 kVA. Qual deve ser a potência reativa que um banco de capacitor deve inserir na rede elétrica para que a norma da ANEEL possa ser atendida com um fp de 0,92? Assinale a alternativa correta.
R: 4,17 kVAr
3. Existem duas formas de corrente elétrica, a corrente elétrica contínua e a corrente elétrica alternada, e cada uma delas tem suas características e aplicações no nosso cotidiano. A geração da corrente contínua é realizada por um processo diferente da geração da corrente alternada, mas ainda há a possibilidade de converter uma corrente contínua em corrente alternada e vice-versa.
 
Considerando a aplicação e utilização de correntes contínuas e alternadas, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A bateria dos carros é um exemplo de aplicação de corrente alternada.
II. Os geradores eólicos geram corrente elétrica alternada.
III. Os painéis fotovoltaicos, usados em energia solar, geram uma corrente contínua.
IV. Os transformadores de energia operam em corrente contínua. 
 
É correto o que se afirma em:
R: II e III APENAS
4. A eletricidade é o conjunto de fenômenos físicos que ocorrem em decorrência da movimentação de cargas elétricas, sendo uma propriedade dos elementos químicos da natureza e suas características, como a quantidade e disposição de elétrons e prótons. Em decorrência da eletricidade surgem os conceitos de corrente, tensão e potência elétrica.
 
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) A corrente alternada possui direção bem definida e não varia com o tempo.
II. ( ) A corrente contínua possui direção variável e de forma cíclica com o passar do tempo.
III. ( ) Uma das formas de representação de tensão elétrica alternada é através de fasores.
IV. ( ) A corrente elétrica contínua pode ser gerada por dínamos.
 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
R: F,F,V,V
5. Quando uma corrente elétrica flui em um condutor elétrico, surge um campo magnético em torno desse condutor. Da mesma forma, quando há um condutor imerso em um campo magnético variável, surge uma corrente elétrica variável, devido a um fenômeno físico.
 
Como é conhecido esse fenômeno físico responsável pelo aparecimento de uma corrente elétrica? Assinale a alternativa correta.
R: INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA
6. A energia elétrica nas residências é de corrente alternada. Considere um circuito elétrico em uma residência que apresenta as seguintes equações na forma senoidal: e . Essas equações podem ser representadas em fasores. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a correta representação de fasores da tensão e da corrente apresentadas considerando os seus valores de pico.
R: V=180 < 0° e I = 5< 45°
7. Os motores elétricos de corrente alternada estão sendo muito utilizados hoje em dia, seja em aplicações industriais, seja em comerciais e residenciais, pelo desenvolvimento das suas tecnologias de controle. Eles são classificados em motores síncronos e assíncronos, podendo ser monofásicos, bifásicos e trifásicos.
 
Diante disso, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s). 
 
I. ( ) A parte fixa do motor, onde ficam as bobinas por onde passa a corrente de alimentação, é conhecida como estator.
II. ( ) A parte fixa do motor, onde ficam as bobinas por onde passa a corrente de alimentação, é conhecida como rotor.
III. ( ) A parte móvel do motor, que gira de acordo com o campo magnético gerado produzindo um torque no seu acoplamento mecânico, é conhecida como estator. 
IV. ( ) A parte móvel do motor, que gira de acordo com o campo magnético gerado produzindo um torque no seu acoplamento mecânico, é conhecida como rotor. 
 
 Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
R: V,F,F,V
8. Uma das características da energia elétrica alternada é a possibilidade da mudança de níveis de tensão e corrente com pequenas perdas, auxiliando na transmissão de energia elétrica a grandes distâncias. Essa mudança pode ser realizada em um dispositivo que usa o fenômeno eletromagnético para tal conversão.
 
Assinale a alternativa que apresenta o nome desse dispositivo elétrico.
R: TRANSFORMADORES
9.
A velocidade síncrona de um motor é expressa em rotações por minuto (RPM) e depende da quantidade de polos e da frequência de operação. Quando temos a operação de um motor assíncrono, há o escorregamento do motor, que faz com que ele fique levemente atrasado em relação à sua velocidade síncrona.
 
Com base no enunciado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
 
I. Um motor com dois polos tem uma velocidade síncrona maior que um motor de oito polos, desde que seja mantida a mesma frequência de operação.
Pois:
II. A velocidade síncrona do motor é diretamente proporcional à quantidade de polos que ele possui.
 
A seguir, assinale a alternativa correta.
R: 1 VERDADEIRA, 2 FALSA
10. Um equipamento está ligado na rede elétrica de uma residência e é necessário saber a sua potência para o correto dimensionamento dos cabos. Com um osciloscópio, conseguimos obter as funções de tensão e de corrente, sendo e 
Assinale a alternativa que apresenta o valor da potência aparente desse equipamento.
R: 
Sua resposta está incorreta. A alternativa está incorreta, pois precisamos calcular a potência reativa atual do sistema e, para isso, precisamos obter o ângulo do triângulo de potências, em que . Em seguida, descobrimos a potência reativa por . Agora, calculando o valor que deveria ser, obtemos . Em seguida, a potência que deve ser é obtida por Obtendo a diferença entre os dois,c