Buscar

Anotacoes CIENCIA DA COMPUTACAO

Prévia do material em texto

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
 
A Ciência da computação não se trata de programação em si, mas sim de se resolver problemas. Assim como em artes, humanas, ciências sociais, ciências em geral, e muito mais.
 
Na ciência da computação você tem alguns inputs, que é o problema com o qual você se preocupa e que quer resolver e então você pensa na solução para esse problema que é chamado output.
 
Para resolver um problema na computação é necessário se comunicar com o computador que não fala a mesma linguagem que nós. Os computadores utilizam o sistema binário para se comunicar, ou seja, se comunicam por 0 e 1.
 
Este sistema possui também outra nomenclatura chamada bits. Os bits são derivados das palavras dígitos binários: 
 
· Binário - implicando duas possibilidades; 
· Dígitos - apenas símbolos na tela.
 
Assim, temos os dígitos binários, também conhecidos como bits.
Os computadores falam em binário, usando estas coisas chamadas bits.
 
 
O QUE OS COMPUTADORES UTILIZAM COMO INPUT?
 
 
A resposta para esta pergunta é a mesma de quando nós plugamos o computador ou celular na tomada para carregar: Eletricidade.
Portanto, o único input físico para nossos dispositivos hoje em dia é a eletricidade.
 
Sendo assim podemos representar essa linguagem em bits com uma lâmpada. Quando pressionamos o interruptor de uma lâmpada desligada, vamos ligá-la e se pressionarmos de novo, iremos desligá-la.
 
Sendo assim, podemos chamar esse comportamento de 0 (lâmpada desligada) e 1 (lâmpada ligada).
 
Se, no fim das contas, tudo que os computadores tem é input físico como eletricidade, então a eletricidade é utilizada para manter um registro de informações.
É armazenado um pouco de eletricidade quando quisermos representar 1, e vamos deixar essa eletricidade pra lá, de certa forma, para representar 0.
Nos dando assim os 0 e 1, que usamos hoje.
 
Quando utilizamos apenas 1 lâmpada, temos apenas estas duas possibilidades: 0 ou 1.
Para que haja mais opções, serão necessárias mais lâmpadas.
 
SE TIVERMOS 3 LÂMPADAS, ATÉ QUANDO PODEMOS CONTAR?
 
Com três lâmpadas, podemos representar um total de 2^3 = 8 combinações diferentes. Cada lâmpada pode estar ligada (1) ou desligada (0), e como temos três lâmpadas, temos 2 opções para cada uma delas. Portanto, podemos contar de 0 a 7 usando três lâmpadas. As combinações possíveis são:
 
1. 000
1. 001
1. 010
1. 011
1. 100
1. 101
1. 110
1. 111
 
Assim, se contarmos do 0, temos 8 padrões possíveis. Porém, só podemos contar de 0 a 7 com 3 lâmpadas.
Por isso, no mundo da informática, devemos começar a contar a partir do 0.
 
COMO REALMENTE PODEMOS CHEGAR A ESSES 0 E 1 QUE O COMPUTADOR USA?
 
Apesar da metáfora, os computadores não são lâmpadas, mas sim pequenos e minúsculos interruptores, milhões de interruptores que podem ter o status de ligado (1) e desligado (0).
Esses interruptores também são chamados de transistores. E hoje em dia os computadores possuem milhões deles, podendo estar em ON (ligado) e OFF (desligado), em padrões diferentes.
 
 
ALGORITMOS
 
Algoritmos são instruções passo a passo para a solução de problemas. Eles não têm sequer de envolver computadores. Nós humanos, podemos executar algoritmos apenas seguindo as instruções de outra pessoa. Se você já preparou algo de um livro de receitas, seguindo uma receita, você está executando um algoritmo passo a passo. Mas, ao contrário de muitas receitas ou, ao contrário de muitos tipos de instruções que nós humanos damos uns aos outros, não há espaço para ambiguidade nos computadores. Os algoritmos dos computadores, quando implementados por máquinas, realmente têm que ser corretos, não apenas ter os outputs com que você se importa de forma adequada, mas eles precisam ser precisos. Diferente de nós, os computadores entendem tudo ao pé da letra.
 
 
 
BUG
 
Na programação, um bug é apenas um erro em um programa, ou um engano, geralmente, em um algoritmo.
 
FUNÇÃO
 
Na programação, uma função é uma ação ou um verbo. É uma declaração que o computador recebe para fazer algo.
 
CONDIÇÕES
 
Na programação, podemos comparar as condições com bifurcações na estrada. Podendo então tomar a decisão de seguir um caminho ou outro. 
 
MAS COMO VOCÊ DECIDE QUAIS CAMINHOS SEGUIR?
 
Para tomar essa decisão, precisamos de algo chamado expressões booleanas.
Uma expressão booleana é somente uma pergunta cuja resposta seja sim ou não, ou verdadeira (true) ou falsa (false), ou, francamente, 1 ou 0.
 
LOOP
 
O loop (ou ciclo) é uma construção de programação ou princípio de um algoritmo que faz com que você faça algo repetidas vezes para que você não precise escrever um algoritmo de 100 linhas. Sendo possível assim, escrever um algoritmo de 13 linhas e reutilizar partes dele repetidas vezes.

Continue navegando