Buscar

Categorias- SensoresAtualizado

Prévia do material em texto

IWS - CATEGORIAS
SENSORES
AM - Pilar
Objetivo
Garantir que todos os membros dos times naturais estejam capacitados a identificar possíveis causas crônicas de processo , realizando então análises diferenciadas ajudando a garantir a performance dos equipamentos do processo nas áreas industriais.
SENSORES
Introdução
 
Pode-se definir a palavra sensor como “aquilo que sente”. Na eletrônica, um sensor é conhecido como qualquer componente que permita a análise de uma determinada condição do ambiente. Podendo ser utilizados em determinada situação dependo da sua condição a ser usada.
Um sensor é um dispositivo capaz de detectar e/ou captar ações ou estímulos externos e responder em sequência.
Quando utiliza-lo?
 
Nas aplicações eletrônicas atuais encontramos uma boa quantidade de tipos de sensores cuja característica se aplica para determinada finalidade. Assim, ao escolher um sensor para uma determinada aplicação, o profissional da eletrônica deve conhecer essas características de modo a fazer a escolha certa.
Usar um sensor pouco sensível ( não sensível ) numa aplicação que opere com fontes fracas de luz ou ainda um sensor lento ( de comutação lenta ) que deva detectar o movimento rápido de luz ou sombra pode comprometer um projeto.
Sensor Ópticos
São sensores cujos elementos de emissão e recepção estão justapostos no mesmo conjunto óptico. Os raios emitidos pelo transmissor refletem na superfície do objeto detectado e retornam ao elemento receptor.
Funcionamento 
São sensores cujo funcionamento baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensível. Basicamente são divididos em três tipos 
distintos: sistema por barreira, difusão e reflexão
Sistema por Barreira - Corpo metálico cilíndrico
É um sistema formado por ópticos alinhados, ou seja, o dispositivo emissor de luz é colocado frontalmente e alinhado ao dispositivo receptor.
Sistema por Barreira - Funcionamento 
 Neste tipo de transdutor, o emissor e o receptor encontram-se em dois dispositivos diferentes. Eles devem ser colocados em perfeito alinhamento de maneira tal que a luz emitida chegue ao receptor. Quando um objeto não transparente se interpõe entre o emissor e o receptor, a luz obviamente não chega, desativando o receptor, e entregando o estado correspondente na saída.
Sistema por difusão - Corpo metálico cilíndrico
Os elementos de emissão e recepção infravermelho estão montados justapostos em um mesmo conjunto óptico, direcionados para a face sensível do sensor. Os raios infra-vermelhos emitidos pelo transmissor, refletem sobre a superfície de um objeto e retornam em direção do receptor, a uma distância determinada (distância de comutação)que provoca o chaveamento eletrônico, desde que o objeto possua uma superfície não totalmente fosca.
Sistema por difusão - Funcionamento
Neste tipo de transdutor, o emissor de luz e o receptor também se encontram no mesmo dispositivo, normalmente muito próximos um do outro e apontando paralelamente. Quando uma superfície clara ou brilhante (que não absorva a luz) é colocada bem na frente do dispositivo, o feixe emitido é refletido nele e retorna para ser captado pelo receptor, saturando assim o fototransistor.
Sistema reflectivo - Corpo metálico cilíndrico
São sensores cujos elementos de emissão e recepção estão justapostos no mesmo conjunto óptico. Os raios emitidos pelo transmissor refletem em um espelho prismático colocado a sua frente e retornam ao elemento receptor.
Sistema reflectivo - Corpo metálico cilíndrico
Neste tipo de transdutor, emissor e receptor de luz encontram-se no mesmo dispositivo, apontando paralelamente. Para que o raio de luz infravermelha emitido pelo emissor chegue ao receptor, é necessário que ele se reflita em uma superfície refletora posicionada na frente do dispositivo e de forma perpendicular a este.
Principais tipos de Sensores Opticos 
Cortina de Luz 
							Aplicações
As cortinas de luz de proteção são dispositivos opto-eletrônicos de segurança, detectores de presença, que identificam um objeto no campo de detecção da cortina de luz. São geralmente usados em aplicações de proteção de máquinas para detectar a presença do dedo, mão, braço ou corpo de uma pessoa. Também chamadas de AOPDs (Dispositivos de proteção ativa opto-eletrônica), as cortinas de luz oferecem uma segurança ideal. Elas são ideais para aplicações nas quais as pessoas necessitam de acesso fácil e frequente a um ponto de perigo de operação.
Sensores Ultra-sônicos
Um sensor ultra-sônico usa o som de alta frequência para medir a distância emitindo ondas e medindo o tempo de retorno. Um sensor ultra-sônico realiza medidas muito precisas.
Curiosidade
O princípio de operação desses sensores é exatamente o mesmo do sonar, usado pelo morcego para detectar objetos e presas em seu vôo cego.
O pequeno comprimento de onda das vibrações ultra-sônicas faz com que elas se reflitam em pequenos objetos, podendo ser captadas por um sensor colocado em posição apropriada.
Sensores Ultra-sônicos
Funcionamento
A partir da emissão de som em alta frequência , inaudível ao ser humano. O tempo de propagação é diretamente proporcional a distância do obstáculo a ser identificado.
Sensores Indutivos
É um dispositivo eletrônico que é capaz de reagir a proximidade de objetos metálicos, esses dispositivos exploram o princípio da impedância de uma bobina de indução. Quando um objeto metálico, passa pelo campo magnético da bobina do sensor indutivo, liberando assim a passagem da corrente elétrica.
Funcionamento
Aproximação de peças metálicas.
Sensores Indutivos
Funcionamento
Com a aproximação de peças metálicas , ocorre uma variação na tensão gerada por um oscilador.
Um comparador monitora essa tensão e envia um sinal para o transistor caso ocorra uma variação .
Transístor
Sensores Magnéticos
São sensores que efetuam um chaveamento eletrônico mediante a presença de um campo magnético externo, próximo e dentro da área sensível. Esses sensores podem ser sensíveis aos pólos do imã ou somente a um pólo.
Características 
Montagem em cilindros pneumáticos dotados de embolo magnético
Acionamento preciso
LED indicador de acionamento
Montagem robusta em “caixa” plástica
Sensores Capacitivos
Estes sensores eletrônicos são acionados quando qualquer objeto (vidro, grãos e até líquidos) invade sua área sensível, promovendo a mudança de seu estado lógico. Porém precisam está localizados dentro da distância de atuação do sensor.
Realizando contagem, medições, posicionamento e outras aplicações.
Esse tipo de sensor normalmente 
Encontra-se parado livre de qualquer
movimento e sujeiras! Isso garante o tempo prolongado
de vida do sensor.
Curiosidade
São sensores semelhantes aos indutivos, porém sua diferença está exatamente no princípio de funcionamento, o qual baseia-se na mudança da capacitância
da placa detectora localizada na região denominada face sensível.
Sensores Capacitivos
Aplicações
São largamente utilizados para a detecção de objetos de natureza metálica ou não, tais como: madeira, papelão, cerâmica, vidro, plástico, alumínio, laminados ou 
granulados, pós de natureza mineral como talco, cimento, argila, etc. Os líquidos de maneira geral são ótimos atuadores para os sensores capacitivos, não importando
se são condutivos ou não, viscosidade ou cor. Desta forma, excelentes sistemas para controle de níveis máximos e mínimos de líquidos ou sólidos são obtidos com a 
instalação de um ou dois sensores, mesmo que mergulhados totalmente no produto. 
Conceitos importantes
Frequência – Como são componentes eletrônicos não há como prever a troca, está sujeita quando há má utilização ( desgaste forçado ) ou desgaste normal.
Alguns fabricantes expõem a quantidade de pulsos ou ciclos que o sensor deve fornecer. 
Exemplos : Rompimento devido a má organização e a diversas utilizações incorretas.
Pontos de inspeção 
Durante inspeção, verificar :
Organização
Pontos de inspeção 
A falta de organizaçãonos cabos dos sensores causa mal desempenho e quebras.
Pontos de inspeção 
Cabo do sensor rompido, devido organização inadequada.
Pontos de inspeção 
A Limpeza é essencial para garantir o bom funcionamento .
Pontos de inspeção 
Sensor bem ajustado, organizado e livre de movimento improprio, nos garante tempo de vida prolongado.
Obrigado!
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.png
image8.png
image9.png
image10.png
image11.png
image12.emf
image13.png
image14.png
image15.png
image16.png
image17.png
image18.png
image19.png
image20.png
image21.png
image22.png
image23.png
image24.png
image25.png
image26.png
image27.png
image28.png
image29.png
image30.png
image31.jpeg
image32.jpeg
image33.jpeg
image34.jpeg
image35.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina