Buscar

História das Políticas de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO GRAN CURSOS
A história das Políticas de Saúde no Brasil perpassa por diversos momentos ao longo dos séculos, acompanhando os momentos históricos e políticos do País. No contexto da ditadura militar que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, as ações de saúde, à época do INAMPS, eram destinadas somente a parcela da população que estivesse inserida no mercado formal de trabalho, vinculado, assim, a Previdência Social – de caráter contributivo.
CERTO 
A Reforma Sanitária representou uma reforma social em diversos sentidos, incluindo a Democratização da saúde, garantindo-se acesso universal e igualitário a um sistema único e com participação social.
CERTO 
A Lei Eloy Chaves instituiu os Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPS), sendo considerada a o marco da Previdência Social no Brasil.
ERRADO
Ainda que a atuação eficaz não ocorresse, o Estado brasileiro sempre assumiu a responsabilidade pela saúde da população, fato corroborado pelas Constituições brasileiras desde 1824.
ERRADO
A partir de 1988, a saúde foi colocada como direito fundamental de todos os brasileiros, fazendo parte da Constituição Federal, dentro da Seguridade Social, juntamente com a previdência e a Assistência Social.
CERTO 
O SUS é considerado por muitos como a maior política pública de assistência à Saúde do mundo, principalmente pelo fato da iniciativa privada ser proibida participar, ainda que, de forma complementar do sistema único de Saúde.
ERRADO
As Leis Orgânicas da Saúde, promulgadas em 1990, são consideradas como regulamentadoras do SUS. Enquanto a primeira Lei, 8.080, trata de toda a organização do novo sistema, a segunda, 8.142, trata sobre a participação da comunidade na gestão do sistema. A Lei Orgânica 8.080/90 é fundamental na consolidação do SUS e vem sofrendo alterações ao longo dos anos que corroboram com essa visão, como por exemplo, a inclusão do seu mais novo princípio, no ano de 2017.
CERTO 
Para recebimento dos recursos inerentes à Saúde, os Municípios, Estados e o Distrito Federal deverão cumprir uma série de requisitos, dentre os quais, podemos destacar – possuir comissão de elaboração do plano de carreira, cargos e salários (PCCS), previsto o prazo de três anos para sua implantação.
CERTO 
O Decreto nº 7.508 de 2011, regulamenta a Lei orgânica da Saúde 8.080/90. No âmbito desse Decreto, as Regiões de Saúde são conceituadas como a “descrição geográfica da distribuição de recursos humanos e de ações e serviços de saúde ofertados pelo SUS e pela iniciativa privada, considerando-se a capacidade instalada existente, os investimentos e o desempenho aferido a partir dos indicadores de saúde do sistema”.
ERRADO
O SUS conforma modelo público de prestação de serviços e ações de saúde em âmbito nacional, incorporando novos instrumentos gerenciais, técnicos e de democratização da gestão (VIANA, 2012). Podemos afirmar que o SUS é chamado de sistema único, por seguir a mesma doutrina e os mesmos princípios organizativos em todo o território nacional, sob a responsabilidade das três esferas autônomas de governo federal, estadual e municipal.
CERTO

Mais conteúdos dessa disciplina