Buscar

Competências da BNCC

Prévia do material em texto

LICENCIATURA EM HISTORIA
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
WENDERSON HUMBERTO RODOVALHO
UBERABA
2023
ATIVIDADE
Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais e definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Descreva tais competências. 
INTRODUÇÃOO QUE É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR 
 A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essências que todos os alunos de vem desenvolverão longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, com o também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. A Base aponta os conhecimentos, competências e habilidades que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes do país. Ela segue princípios éticos, políticos e estéticos que direcionam a educação brasileira para a formação humana e construção de uma sociedade mais justa. Estrutura da BNCCA estrutura da BNCC é formada por competências gerais (transformadas nas10 competências gerais da BNCC), competência específicas e habilidades. As competências gerais devem ser desenvolvidas ao longo de todas as etapas da Educação Básica e atuam como um guia sócio emocional para a aprendizagem; As competências específicas são divididas por área do conhecimento e pelos componentes curriculares; As habilidades estão relacionadas aos objetos de conhecimento que os alunos devem desenvolver da Educação Infantil ao Ensino Médio. 
COMPETÊNCIAS:
A Base aponta 10 competências que devem estar contempladas em todas as etapas da educação básica. São elas: Conhecimento Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre os mundos físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade. Continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 
Pensamento científico, crítico e criativo exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. 
Repertório Cultural Valorizar usufruir as diversas manifestações artísticas e culturais das locai às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural. 
Comunicação Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual -motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, par a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos se produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo Cultura Digital.
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. 
Trabalho e projeto de vida valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto devida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade. 
Argumentação com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e de fender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável nos âmbitos local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta. 
Autoconhecimento e autocuidado conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas
Empatia e cooperação exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 
Responsabilidade e autonomia de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Todas as competências indicam o que deve ser aprendido pelos estudantes do mesmo modo que especificam com que finalidade determinada competência deverá ser desenvolvida, elucidando a sua importância para a formação do estudante ao longo da Educação Básica. Vamos tomar a primeira Competência, como exemplo:
Conhecimento valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construí dos sobre os mundos físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade. Continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Partindo dessa descrição, os conhecimentos dos campos de experiência e das áreas específicas devem ser mobilizados para compreender e explicar a realidade, protagonizar escolhas e agir de maneira colaborativa, com a intenção de construir uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 
CONCLUSÃO:
A Base Nacional Comum Curricular traz orientações fundamentais para desenvolver as competências necessárias para a formação integral de crianças e jovens. As competências colocam o aluno em um lugar ativo no processo de ensino-aprendizagem e estimulam o desenvolvimento de habilidades capazes de promover impacto significativos na sociedade. O objetivo da Base é contribuir para um maior equilíbrio na educação do Brasil, e garantir que todos os alunos tenham acesso a um ensino de qualidade, comprometido com as reais necessidades da geração atual
REFERÊNCIAS:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/https://beieducacao.com.br/competencias-gerais-previstas-na-bncc/
https://sae.digital/base-nacional-comum-curricular-competencias/https://tutormundi.com/blog/10-competencias-gerais-da-bncc
UBERABA
2023
image1.png

Continue navegando