Buscar

2- MODELO PAPER DO ESTÁGIO (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MODELO DE MEMORIAL DESCRITIVO DE ESTÁGIO
TÍTULO
Autor (acadêmico)
Prof. Orientador (Professor- Orientador)
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Curso (TURMA) – Estágio
dd/mm/aa
RESUMO
O resumo deve conter de 15 linhas a 150 palavras e apresentar o que foi abordado no trabalho em uma redação concisa em um único parágrafo destacando os pontos mais relevantes do trabalho.
Palavras-chave: 	.	. 	.
1 INTRODUÇÃO
Na introdução, deve-se anunciar a ideia central do trabalho, delimitando o tema em relação à área de concentração escolhida. O(A) acadêmico(a) de estágio deverá resumir na introdução os quatro primeiros itens do seu projeto de estágio, ou seja, a área de concentração, a fundamentação teórica, os objetivos e a metodologia. Em linhas gerais, podemos afirmar que a introdução atua como uma espécie de roteiro. Sendo assim, situa o leitor sobre o assunto que será discutido. Para tanto, escreva os itens do Projeto de Estágio, informe também o leitor quanto a Instituição Concedente sua localização, nome e histórico.
 
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A fundamentação teórica consiste em realizar uma revisão dos trabalhos já existentes sobre o tema abordado, identificando o grau de importância e a estrutura conceitual (PEROVANO, 2016). De acordo com Perovano (2016), a revisão permite a identificação de questões e temas, bem como a verificação de assuntos ainda não pesquisados. 
Este item pode ser construído com base em livros, artigos, enciclopédias, monografias, dissertações, teses, filmes, mídias eletrônicas e outros materiais cientificamente confiáveis. Ao fazer uso de materiais de outros autores é importante citar o 
autor original da obra que está sendo consultada, para isto existem alguns recursos, tais como citações diretas, que podem ser curtas ou longas. As citações podem ainda ser do tipo indiretas.
É importante salientar que, para uma fundamentação teórica de qualidade, devemos utilizar das várias possibilidades de citações, no entanto deverá prevalecer citações do tipo indiretas, que consiste na exposição da ideia do autor de forma a parafraseá-lo, e jamais a cópia mecanizada.
Para melhor entender as diferenças entre uma citação direta e indireta, o que pode ser caracterizado plágio e demais especificações de uma fundamentação teórica, orienta-se consultar o material “Fundamentação Teórica” que está na sua Trilha de Aprendizagem. Lá você poderá esclarecer suas dúvidas sobre tudo que compõe este tópico e garantir que seu paper final vai estar de acordo com o solicitado pela disciplina.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Nos materiais e métodos você irá descrever tudo que você utilizou para desenvolver este trabalho, bem como os procedimentos adotados. Sugere-se que a empresa onde você realizou o estágio seja brevemente apresentada, caracterizando o seu ramo no mercado e o setor onde você desenvolveu o estágio. Caso a empresa não permita, não é necessário citar seu nome, desta forma poderá ser utilizado nome de empresa fictícia. 
Após a apresentação da empresa, procure realizar a descrição de forma detalhada de todas as suas atividades realizadas, bem como das ferramentas, métodos, equipamentos, etc. utilizados. 
Caso você tenha algum registro fotográfico obtido no estágio, também pode ser inserido neste campo.
É a parte do texto em que as ideias, conceitos, argumentos e informações devem ser apresentados de forma gradual e progressiva. O desenvolvimento retoma a introdução, ampliando o que foi exposto. Deve-se escrever na perspectiva de aprofundar o conhecimento sobre o tema delimitado a partir da área de concentração, exercitando a pesquisa no âmbito da linguagem científica e promover o debate em torno do assunto, com base na análise de pontos e contrapontos de diferentes autores ou obras estudadas, consolidando assim, os conteúdos e os resultados do que fora planejado.
É nesta etapa que o(a) acadêmico(a) de estágio tem a oportunidade de relatar as atividades por ele(ela) desenvolvidas na Instituição Concedente. Aqui, o(a) acadêmico(a) deve mostrar como o projeto de estágio foi implementado na prática, ou seja, como os objetivos foram cumpridos.
No que se refere à escrita deve-se primar pela careza, coerência e coesão requerida pela norma culta. Além disso, é imperativo o rigor e o tratamento recomendado aos textos técnico- científicos.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nos resultados e discussão você irá fazer a ligação da teoria com a prática de seu trabalho. Devem ser inseridos aqui os dados coletados, as análises, discussões, etc. 
Também pode ser abordado neste campo, qual a contribuição do trabalho desenvolvido para o conhecimento existente.
5 CONCLUSÃO
Na conclusão, apresenta-se o posicionamento sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho, informando resultados e reflexões sobre o estágio e área de concentração. Também poderá constar neste item uma opinião pessoal sobre a experiência que acaba de realizar, apresentando recomendações, dificuldades e sugestões referentes ao aperfeiçoamento de futuros trabalhos.
REFERÊNCIAS
Referenciar todas as obras citadas conforme ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023.

Continue navegando