Buscar

Prévia do material em texto

Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0/0,5
Em uma situação hipotética, Mariana está a caminho do trabalho, quando, ao descer do transporte público, torce o pé, estira ligamentos do tornozelo e precisa afastar-se do trabalho por 10 dias, mediante atestado médico, uma vez que o acidente acarretou sua incapacidade temporária para a atividade laboral.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre acidentes de trajeto, o acidente sofrido por Mariana:
Ocultar opções de resposta 
é acidente do trabalho de trajeto, porque Mariana estava a caminho da empregadora, devendo ser indenizada pela empregadora e pelo INSS.
é considerado acidente previdenciário, porque Mariana estava no percurso para seu trabalho, sendo excluído o direito à estabilidade.
é acidente de trabalho de trajeto, uma vez que Mariana estava a caminho da empregadora, excluindo a responsabilidade indenizatória à empregadora.
Resposta correta
é acidente comum, porque Mariana estava no percurso de sua casa para o seu trabalho, excluindo a possibilidade de acidente do trabalho.
2. Pergunta 2
0/0,5
Leia o excerto a seguir:
“O FGTS é utilizado como parte de fonte financiadora do programa habitacional, que tem como foco famílias de baixa renda. Atualmente, os juros cobrados para financiamento da casa própria com recursos do FGTS vão de 4,5% até 7,5%. Já as empresas que constroem as casas também pegam parte desse fundo para financiar a obra, pagando, em média, 3% mais a taxa referencial (TR).” 
Fonte: ROMANO, R. T. FGTS e seus cotistas. Disponível: <https://jus.com.br/artigos/41959/fgts-e-seusotistas#:~:text=O%20artigo%2023%2C%20%C2%A7%204%C2%BA,o%20privil%C3%A9gio%20da%20prescri%C3%A7%C3%A3o%20trinten%C3%A1ria.&text=Essa%20Lei%20al%C3%A9m%20de%20manter,regime%2C%20que%20foi%20ali%20institu%C3%ADdo>. Acesso em 23 nov. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, qual alternativa apresenta o conceito correto desse instituto jurídico?
Ocultar opções de resposta 
Para o empregador, o FGTS, é salário e, para o empregado, é ajuda de custo.
Para o empregador, o FGTS é tributo e, para o empregado, é um salário diferido.
Resposta correta
3. Pergunta 3
0,5/0,5
Leia o excerto a seguir:
“Dependentes são as pessoas que, embora não contribuam para a Seguridade Social, a Lei de Benefícios elenca como possíveis beneficiários do Regime Geral da Previdência Social – RGPS, fazendo jus aos seguintes benefícios: pensão por morte e auxílio-reclusão.”
Fonte: ARAGÃO, T. O. O auxílio-reclusão e sua função social. Âmbito Jurídico, 2018. Disponível em: <https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-171/o-auxilio-reclusao-e-sua-funcao-social/>. Acesso em: 20 mai. 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o auxílio-reclusão, é correto afirmar que o valor do auxílio-reclusão:
Ocultar opções de resposta 
será equivalente à média aritmética simples de todo o período contributivo do segurado.
Correta: será de até um salário mínimo, rateado entre todos os dependentes do segurado.
Resposta correta
o valor do benefício do auxílio-reclusão será equivalente a 100% do salário de contribuição do segurado recluso.
os dependentes do segurado recluso terão direito ao recebimento da média aritmética simples de 80% do tempo contributivo.
4. Pergunta 4
0,5/0,5
A assistência social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social. A assistência social tem alguns objetivos, EXCETO:
Ocultar opções de resposta 
Correta: supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
Resposta correta
Pergunta 5
0/0,5
Os benefícios previdenciários são destinados para momentos em que o segurado não consiga manter o seu sustento próprio e de sua família por motivo de idade avançada, doença ocupacional, acidente de trabalho, doença e acidente de qualquer natureza ou morte.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre auxílio por incapacidade temporária, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
é considerada doença preexistente aquela que se manifesta antes da filiação do segurado no RGPS.
Resposta correta
.
5. Pergunta 6
0,5/0,5
J.C. é auxiliar de almoxarifado e foi diagnosticado com carcinoma maligno (câncer) no sistema linfático. Por esse motivo, J.C. foi afastado de suas funções durante os primeiros cinco anos de tratamento, uma vez que se tratava de tratamento muito invasivo, que acarretava sérias reações adversas. Durante o tratamento, J.C. permaneceu internado por vários meses. Ao final do último ciclo do tratamento, o médico afastou J.C. definitivamente de suas atividades laborais normais. O paciente, contudo, tinha apenas 10 anos de contribuição previdenciária. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os benefícios previdenciários, o benefício que deve ser concedido ao segurado é:
Ocultar opções de resposta 
Correta: a aposentadoria por incapacidade permanente.
Resposta correta
6. Pergunta 7
0,5/0,5
A Lei nº 8.212/1991 estabelece a fonte de custeio da Previdência Social, com regras que tornem possíveis as contribuições que darão lastro aos benefícios, sendo certo que a referida fonte será oriunda dos empregados, empregadores e governo.
Considerando essas informações e ao conteúdo estudado sobre as características da previdência social, analise as afirmativas a seguir.
I. A assistência social é destinada aos idosos e deficientes que estejam em situação de miserabilidade, sem a possibilidade de manutenção por parte da família.
II. No Brasil, a saúde é um direito de todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país, sendo obrigação do poder público estabelecer políticas que visem ao atendimento e à redução do risco de doença.
III. A Previdência Social garante a todos, de forma universal e igualitária, os meios de subsistência para aqueles que possuem incapacidade laboral e idade avançada, desde que estejam filiados no sistema.
IV. A Assistência Social tem como objetivo o atendimento das necessidades básicas para a subsistência das mulheres em situação de miserabilidade, para a proteção da família e da maternidade, quando houver a devida contribuição.
Está correto apenas no que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
Correta: I e II.
Resposta correta
7. Pergunta 8
0,5/0,5
J. é segurado da Previdência Social como empregado, sendo certo que, durante 23 anos, manteve vínculo empregatício com sua ex-empregadora. No ano de 2020, J. foi submetido a um exame que detectou uma doença pulmonar grave, motivo pelo qual o médico determinou o seu afastamento por um período de 14 dias para completar todos os exames internado em hospital.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o auxílio por incapacidade temporária, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
Correta: J. não terá direito ao auxílio por incapacidade temporária, pois o afastamento é inferior a 15 dias.
Resposta correta
8. Pergunta 9
0,5/0,5
Leia o excerto a seguir:
“A perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve considerar caracterizada a natureza acidentária da incapacidade quando constatar ocorrência de nexo técnico epidemiológico entre o trabalho e o agravo, decorrente da relação entre a atividade da empresa ou do empregado doméstico e a entidade mórbida motivadora da incapacidade elencada na Classificação Internacional de Doenças (CID), em conformidade com o que dispuser o regulamento (art. 21-A da Lei 8.213/1991).” 
Fonte: GARCIA, G. F. B. Manual de Direito Previdenciário. 2 ed. Salvador: JusPodivm, 2020, p. 489.
Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre acidente do trabalho, responda: qual a correta conceituação de doença profissional e do trabalho?
Ocultar opções de resposta 
Correta: A doença profissional é desencadeada pelo exercício de uma atividade peculiar a determinadas profissões ou ramo de atividade, conforme relação elaborada pelo Ministério da Economia.
Resposta correta
9. Pergunta 10
0,5/0,5
Leia com atenção o excerto a seguir:
“O objetivocentral do PAT é melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores, com repercussões positivas na qualidade de vida, na redução de acidentes de trabalho e no aumento da produtividade. A partir da década de 90, foi incluída no Programa a promoção de uma alimentação saudável, estimulando as empresas a realizarem ações de educação nutricional.” 
Fonte: BANDONI, D. H; BRASIL, B. G; JAIME, P. C. Programa de Alimentação do Trabalhador: representações sociais e gestores locais. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. 5, out. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000600013>. Acesso em: 20 out. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), podemos afirmar que ele:
Ocultar opções de resposta 
Correta: tem como principal objetivo a alimentação dos trabalhadores que recebem até 5 salários-mínimos por mês.
Resposta correta
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
0,5/0,5
A aposentadoria de deficiente é tratada na Constituição Federal juntamente com a aposentadoria especial, determinando que, para ambas, devem ser estabelecidas regras diferenciadas com o objetivo de respeitar as características peculiares desses segurados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a aposentadoria do deficiente, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A aposentadoria do deficiente levará em consideração o grau de deficiência para os casos de aposentadoria por tempo de contribuição.
II. ( ) Na aposentadoria do deficiente a idade mínima do homem será de 65 anos e da mulher de 60 anos, com período mínimo de 15 anos de contribuição.
III. ( ) A aposentadoria do deficiente deverá ser requerida com comprovação de deficiência por meio de laudo médico do segurado.
IV. ( ) Na aposentadoria do deficiente o salário-de-benefício será de 100% para aposentadoria por tempo de contribuição.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Ocultar opções de resposta 
F, V, F, V.
Correta: V, F, F, V.
Resposta correta
V, F, V, F.
F, V, V, V.
V, V, F, F.
2. Pergunta 2
0,5/0,5
Leia o excerto a seguir.
“É bastante comum o segurado ingressar em juízo com pedido de benefício previdenciário sem que antes tenha havido o prévio requerimento administrativo. Neste caso, parte da doutrina defende a tese de que a ausência total de pedido na via administrativa enseja a falta de uma das condições da ação - interesse de agir - pois, à míngua de qualquer obstáculo imposto pelo INSS, não se aperfeiçoa a lide, doutrinariamente conceituada como um conflito de interesses caracterizado por uma pretensão resistida”. 
Fonte: GOES, H. Manual de Direito Previdenciário. 14. ed. Rio de Janeiro: Ferreira, 2018. p. 832.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre benefícios previdenciários, é correto afirmar que a caráter jurídico dos benefícios previdenciários:
Ocultar opções de resposta 
Correta: possui natureza de direito fundamental.
Resposta correta
trata-se de direito patrimonial.
trata-se de um direito contratual.
trata-se de um direito de família.
traduz um direito personalíssimo.
3. Pergunta 3
0,5/0,5
Na aposentadoria por idade existe uma forma diferente para concessão da aposentadoria no tocante à idade mínima. Há um tratamento diferenciado entre homens e mulheres, nesse sentido, a Constituição Federal estabelece critérios diferentes para o tempo mínimo de contribuição, denominado como período de carência. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aposentadoria programada, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
a aposentadoria programada é para homens de 65 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição e para mulheres de 62 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição.
a aposentadoria programada é para homens de 63 anos, com no mínimo 20 anos de contribuição e para mulheres de 60 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição.
Correta: a aposentadoria programada é para homens de 65 anos, com no mínimo 20 anos de contribuição e para mulheres de 62 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição.
Resposta correta
a aposentadoria programada é para homens de 65 anos, com no mínimo 20 anos de contribuição e para mulheres de 62 anos, com no mínimo 20 anos de contribuição.
a aposentadoria programada é para homens de 65 anos, com no mínimo 20 anos de contribuição e para mulheres de 60 anos, com no mínimo 15 anos de contribuição.
4. Pergunta 4
0,5/0,5
Leia o excerto a seguir:
“O § 5º do art. 116 do Decreto nº 3.048/99 especifica que “o auxílio-reclusão é devido, apenas, durante o período em que o segurado estiver recolhido à prisão sob regime fechado ou semiaberto”. A prisão em regime aberto não gera direito ao benefício por não importar em perda total da liberdade e não impedir que o segurado desempenhe atividades laborativas, logo, igualmente deverá sustentar economicamente seus dependentes.”
Fonte: CARDOSO, O. V.; SILVA JÚNIOR, A. J. Novidades da Lei 13.846/2019: Auxílio-Reclusão. Portal Jus, 2019. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/75912/novidades-da-lei-n-13-846-2019-auxilio-reclusao>. Acesso em: 21 maio 2021.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o auxílio-reclusão, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
o auxílio-reclusão deverá ser requerido pelo recluso para pagamento aos seus dependentes legais.
o cálculo para enquadrar o segurado ao auxílio-reclusão incide na média de contribuição dos últimos 12 meses antes do seu recolhimento à prisão.
Correta: o auxílio-reclusão é devido aos dependentes do segurado de baixa renda que não tenha perdido a condição de segurado.
Resposta correta
o auxílio-reclusão é um benefício devido ao segurado recluso que fica impossibilitado de prover o seu próprio sustento e o de sua família.
o valor do auxílio-reclusão será de dois salários mínimos, rateados entre os dependentes do segurado.
5. Pergunta 5
0,5/0,5
A legislação elenca as doenças que não serão consideradas como doença do trabalho. A doença do trabalho é aquela que acomete o trabalhador em razão do local de trabalho onde o empregado exerce sua função, já a doença profissional acomete o trabalhador em razão de determinada profissão que esteja elencada no quadro de atividades insalubres lançado pelo Ministério do Trabalho.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre doenças ocupacionais, assinale a alternativa que indica a correta tipificação de doença.
Ocultar opções de resposta 
A doença inerente ao grupo etário é considerada doença do trabalho em razão da vulnerabilidade.
A doença degenerativa é considerada doença do trabalho, ainda que seja dissociada da atividade laboral.
A doença comum acarreta o afastamento do trabalhador de suas atividades laborais, dando direito ao auxílio-acidente.
Correta: A tendinite, em uma pessoa que exerce função de secretária, é considerada doença profissional.
Resposta correta
A doença endêmica adquirida em razão da região que habita o trabalhador será considerada doença do trabalho.
6. Pergunta 6
0/0,5
No que se refere a Serviços de Assistência Social e projetos de enfrentamento de pobreza, marque a alternativa INCORRETA:
Ocultar opções de resposta 
na organização dos serviços da assistência social serão criados programas de amparo.
é destinada às pessoas que vivem em situação de rua.
Incorreta: 
visa o amparo a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
é garantido um salário mínimo de benefício mensal.
Resposta correta
é voltada para as necessidades básicas.
7. Pergunta 7
0,5/0,5
A Lei nº 8.212/1991 estabelece a fonte de custeio da Previdência Social, com regras que tornem possíveis as contribuições que darão lastro aos benefícios, sendo certo que a referida fonte será oriunda dos empregados, empregadores e governo.
Considerando essas informações e ao conteúdo estudado sobre as características da previdência social, analise as afirmativas a seguir.
I. A assistência social é destinada aos idosos e deficientesque estejam em situação de miserabilidade, sem a possibilidade de manutenção por parte da família.
II. No Brasil, a saúde é um direito de todos os brasileiros e estrangeiros residentes no país, sendo obrigação do poder público estabelecer políticas que visem ao atendimento e à redução do risco de doença.
III. A Previdência Social garante a todos, de forma universal e igualitária, os meios de subsistência para aqueles que possuem incapacidade laboral e idade avançada, desde que estejam filiados no sistema.
IV. A Assistência Social tem como objetivo o atendimento das necessidades básicas para a subsistência das mulheres em situação de miserabilidade, para a proteção da família e da maternidade, quando houver a devida contribuição.
Está correto apenas no que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
Correta: I e II.
Resposta correta
I e III.
II e III.
I e IV.
II e IV.
8. Pergunta 8
0/0,5
Após a Emenda Constitucional n. 103/2019 o auxílio-reclusão passou a ter regras muito mais rígidas para poder ser concedido, sendo ele um dos benefícios previdenciários mais discutidos em razão do destinatário e dos sentimentos que envolvem a sociedade em geral.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o auxílio-reclusão, analise as afirmativas a seguir.
I. O auxílio-reclusão será devido ao segurado recluso que tenha vertido pelo menos 36 meses de contribuição para o RGPS.
II. O auxílio-reclusão será devido aos dependentes do segurado recluso que tenha vertido pelo menos 24 meses de contribuição para o RGPS.
III. O auxílio-reclusão deve ser pleiteado pelos dependentes do segurado recluso junto ao INSS.
IV. O auxílio-reclusão tem característica compensatória e será devido aos dependentes de qualquer recluso.
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
Incorreta: 
I e IV.
I, II e III.
II e IV. 
III e IV.
II e III.
Resposta correta
9. Pergunta 9
0,5/0,5
Embora a Constituição Federal tenha como regra a impossibilidade de tratamento desigual para os segurados do INSS, no que tange os segurados urbanos e rurais, procura promover regras específicas para casos como aposentadoria do professor, aposentadoria especial e aposentadoria do deficiente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aposentadoria do deficiente, é correto afirmar que:
Ocultar opções de resposta 
é possível a concessão da aposentadoria do deficiente por idade desde que tenha o período de carência de, no mínimo, 20 anos para homens e mulheres, independente do grau de deficiência.
na aposentadoria do deficiente será considerado o grau de deficiência mediante apresentação de documentos que comprovem a deficiência, prova que será de responsabilidade do segurado.
Correta: é garantido o direito do segurado que se torne deficiente, após a sua filiação do RGPS, uma tabela de conversão para adequar às condições da aposentadoria do deficiente.
Resposta correta
o valor do salário de benefício do aposentado deficiente será equivalente a 100% da média aritmética simples de todo o período contributivo para a aposentadoria por idade, com 15 anos de contribuição para ambos.
o valor do salário de benefício do aposentado deficiente será equivalente a 60% da média aritmética simples de todo o período contributivo, acrescido o percentual de 2% a cada ano que exceder 20 anos de contribuição.
10. Pergunta 10
0,5/0,5
A seguridade social se trata de um conjunto que compreende previdência social, assistência social e saúde, que integra ações da sociedade e do poder público com diretrizes determinadas. Nesse sentido, vários são os princípios que tratam de informações norteadoras do sistema, ou seja, servem para a interpretação da legislação previdenciária e sua aplicação, assegurados pela Constituição Federal.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre princípios do direito previdenciário, o princípio mencionado no texto é o do(a):
Ocultar opções de resposta 
Correta: universalidade da cobertura e do atendimento.
Resposta correta
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina